Line 6 M13 Stompbox Modeler - Review e Vídeo !

Autor Mensagem
Fernando
Veterano
# set/09


Opa!

Eu adquiri uma Line 6 M13 há algum tempo, e estou gostando muito da bichinha. Como vi que a procura por ela tem aumentando, resolvi fazer um breve review passando minhas impressões sobre o equipamento.

http://mos.musicradar.com/images/Guitarist/Issue%20308/line6/Line-6-M1 3-3-460-80.jpg

Eu me interessei pela M13 porque não é uma pedaleira comum. Ela não tem simulador de amps, de caixas, nada disso. Ela simula apenas pedais. É como se fosse um pedalboard com pedais individuais. Como eu já tenho um bom amplificador (Pedrone SLO), eu não preciso das milhares de funções das pedaleiras convencionais, e não quero ficar navegando por menus intermináveis, etc. Outro fator que me cativou é o custo-benefício: ela tem todos os efeitos dos 4 pedais grandes da Line 6 (DL4, MM4, FM4 e DM4), mais o Verbzilla, afinador e um Looper de 30 segundos. Isso tudo pelo preço de apenas 2 pedais grandes... É até difícil de acreditar.

A M13 é simples: são 4 colunas com 3 efeitos em cada, totalizando 12 efeitos por cena (são 12 cenas diferentes). Só 1 efeito pode ser acionado por coluna. Ou seja, você pode ter até 4 efeitos atuando juntos. O legal é que é possível combiná-los do jeito que quiser. Você pode usar 4 delays juntos, por exemplo. Isso abre muitas possibilidades. Ela atua como um pedalboard mesmo: salva automaticamente a última regulagem utilizada, como um pedal individual. Bem simples de usar.

Falando um pouco dos timbres:

Drives: No geral são medianos. Tratam-se de simulações dos mais famosos e clássicos drives, fuzzes, além de alguns modelos da própria Line 6. Alguns são bem artificiais, a maioria é de qualidade média e alguns são muito bons. O que eu mais gostei foi o Tube Drive (simulação do Chandler Tube Driver). Ele soa bem natural, cremoso e definido. Claro, comparando com o drive do meu amp ele é bem mais comprimido e magro, mas dá pra tirar um timbre muito bom. Certa vez, antes de um show, na passagem de som, gravei um riff usando o Looper, deixei tocando e fui na platéia ouvir o som no PA. Não acreditei na sonzeira que estava rolando. Som definido, bonito, com punch. Timbrasso mesmo! Impossível dizer que era uma pedaleira digital.

Modulações: São boas, não maravilhosas, mas boas. Gostei muito do Tremolo e Phaser. O Chorus é um pouco sem graça mas cumpre seu papel (eu particularmente não gosto de Chorus, é bom avisar hehe). O Flanger é um pouco difícil de regular (às vezes ele dá uma desafinada na onda que não me agrada). Esses são os que eu mais uso.

Filters:
Esse não dá pra falar muito, eu sou bem simplista nos efeitos, não gosto de fazer som de flauta doce, serra elétrica, etc. Desses sons diferentes eu gostei muito do Seeker (ver vídeo). Achei bem difícil regular um auto-wah bacana... Talvez seja falta de capacidade minha mesmo, sei lá.

Ambiência: É aqui que a M13 se destaca! Se você olhar no Youtube, muitos usuários a escolhem para tocar U2, e não é por acaso. Os Delays são LINDOS. Gostei bastante do Lo Res Delay (degrada as repetições) e do Analog Delay With Modulation. Os Delays são bonitos, vivos, encorpados, coisa fina mesmo. Já tive o Boss DD20 o TC Nova Delay, pra mim a M13 é superior a eles. Combinar dois Delays em figuras rítmicas diferentes é diversão garantida, eu me sinto um The Edge... Os reverbs são bem legais, mas confesso que uso direto apenas o Octo. É um reverb que atua na tonalidade da música, fazendo aquele efeito Shimmer usado pelo U2 em algumas músicas. Coisa linda... Junto com o Auto Volume Echo, dá pra simular um Strings de teclado com perfeição.

Bom, gravei um vídeo mostrando alguns efeitos que mais uso. Foi gravado com câmera digital, então a qualidade está meio baixa. É mais pra ter uma noção mesmo de como são os timbres.



Se alguém tiver alguma dúvida ou comentário, responderei com o maior prazer.

Abraços!

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Bom dia!!!

Fernando
Tô com uma GAS "fuderosa" por este equipo...rs
Valeu!!!

Deji
Veterano
# set/09
· votar


Boa!

Muito bom review! gostei de tudo cara, inclusive do Chorus!
Muito bom mesmo!


Deja Vu

GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar


digital? :P

Fernando
Veterano
# set/09
· votar


Penta_Blues
A M13 é muito bacana, vale a pena!

Deji
Valeu, cara! Eu regulei o Chorus rapidinho pra gravar o vídeo, e depois vi que até que ficou satisfatório mesmo! hehe

GuitarUser
Ela é digital sim... Hoje qualquer guitarrista que use o mínimo de efeitos tem algum pedal digital no set, e isso não significa nenhuma descaracterização do timbre.

Fernando
Veterano
# set/09
· votar


Up pra quem ainda não viu!

erico.ascencao
Veterano
# set/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Fernando
E aí rapaz! Estou planejando uma migração para um set analógico/valvulado. Antes eu cogitava um set 90% analógico (os outros 10% ficariam por conta de uma Zoom G2 para efeitos mais estranhos), mas agora comecei a cogitar uma pedaleira de maior porte para substituir as modulações/reverb/delay. A idéia não é montar um patch pra cada música como eu faço atualmente com minha pedaleira, e sim usar configurações que eu gosto - além, obviamente, de configurações mais particulares.

As dúvidas são as seguintes:
- Ela "cagaria" o "analogicismo" do set ou ela tem uma qualidade igual ou superior aos pedais analógicos?
- Sobre a memória do aparelho: são 4 colunas com 3 efeitos cada, totalizando 12 efeitos por cena. Ainda há 12 cenas (ou, no meu linguajar, "patches") para eu salvar, em cada uma delas, 12 efeitos diferentes? Em cada coluna eu posso colocar qualquer coisa (modulação, reverb, delay)?
- O Chorus é um pouco sem graça mas cumpre seu papel (eu particularmente não gosto de Chorus, é bom avisar hehe). Você pode me detalhar um pouquinho o motivo da falta de graça? O que você esperava do chorus?
- E o famigerado pitch shifter, tem ou não tem? Se tem, é usável ou é uma merda como o da X3L?
- Ah, e por último: como você usa esta pedaleira em conjunto com o Pedrone SLO? Usa os drives do ampli e as modulações da pedaleira? Pedaleira no loop? Outras latinhas de distorção?

Fernando
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao
Opa! Blz?

- Ela não caga a qualidade não! Pode até dar uma mudadinha no timbre original, mas isso é normal em muitos pedais por aí. Até acredito que ela mude menos o timbre do que um set de 10 pedais TBP, por exemplo.

- Sim, em cada cena você grava os efeitos que quiser. Não há regra para gravar efeitos. Se você quiser fazer uma doideira e gravar 12 drives diferentes em uma cena, você pode. Isso é legal por que você pode dobrar efeitos, os deixando mais fortes e presentes, misturar dois delays com tempo diferentes, várias modulação juntas, etc.

- Cara, na verdade eu não gosto de chorus como a grande maioria dos guitarristas usa... Então acho quase todos os chorus sem graça hehehe. Mas o chorus da M13 é legal sim! Não é espetacular, mas veja o vídeo que gravei dela, depois que eu gravei eu até gostei do timbre hehe.

- Cara, acho que não tem pitch shifter não.

- Então, em shows eu uso ela no loop, já que uso os drives do meu amp. Fica muito bom! Só uso ela no input quando não levo meu amp pra tocar fora, aí utilizo o amp da casa no canal clean, usando os drives da M13.

- Uma coisa legal é que você pode ligar ela no loop e no input ao mesmo tempo com o sistema de 4 cabos. Aí no Setup da M13 você escolhe a posição do loop da pedaleira: você pode deixar ele entre os pedais 2 e 3 da M13, por exemplo. Então os pedais 1 e 2 irão no input do amp, antes do preamp, e os pedais 3 e 4 vão loop, depois do preamp do amplificador.

Para quem já tem um bom amp, a M13 vale muito a pena! É legal ter um set analógico, mas se você precisa de um mínimo de configurações em delay, por exemplo, precisará de um pedal digital. Então já que é pra ter um pedal digital, porque não ter uma M13 que tem muitos mais efeitos, possibilidades, menor preço, e um baita timbre?

[]s!

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Fernando

Onde você comprou ela? Quanto custou?

Acho engraçado que tem gente que diz que elas são pra "musico iniciante" ou bandas da noite, mas o Buddy Guy usa 2 M13 dessas e uma outr com algumas distorções e Wahs analógicos

Fernando
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
Opa, comprei no Ebay, saiu mais ou menos R$1500.

Concordo, esse negócio de que equipo digital é isso e aquilo é coisa de quem não sabe o que está falando. É só olhar no Youtube e ver o nível dos guitarristas que estão usando a M13 em todo mundo. Os caras tem equipos tops, tocam pra caramba, enfim... Quem sabe tocar pelo menos um pouco e tem um mínimo de noção de timbres, consegue tirar um timbre muito convincente de equipamentos digitais.

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


Fernando
Valeu pelas dicas!

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Fernando: té acredito que ela mude menos o timbre do que um set de 10 pedais TBP, por exemplo.

Ou até menos que 1 pedal Boss. Meu SD-1 é tone sucker fdp!

Abs

Fernando
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Pode crer!

[]s!

slash bsb
Veterano
# set/09
· votar


Eu acho q essa pedaleira só não barra a G - system da tc electronics, mas a praticidades e a qualidade dos efeitos é surpreendente, uma mão na roda. pretendo comprar uma o mais rapido possivel

Fernando
Veterano
# set/09
· votar


slash bsb
Vai fundo que vale a pena.

[]s!

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu acho o design da M13 o mais bonito que já vi! É algo pra ficar olhando durante horas. Nota 10.

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Lembra o tópico que eu fiz desabafando sobre meu desejo de um valvulado? Pois então, naquele tópico comentei que vi um cara tocando com um Mesa e uma pedaleira MIDI. Depois de ver o design da Line6 M13, pode até ser que aquilo lá fosse esta pedaleira da Line6.

Diogo_AS
Veterano
# set/09
· votar


Gostei do Fernando comentando "os caras com equipos tops" heheh.

Um dos melhores reviews que vi no youtube. Simples, direto, sem enrolar, sem elogiar ou desmerecer, com uma edição de video show de bola, uma cameraman legal, um set muito bom (não é um set que nunca vamos ter, mas tb não é um set que vai prejudicar o desempenho do produto).
Enfim, parabéns, Fernando. Show a M13 e realmente olhando o video dá vontade de ter uma dessas.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


erico.ascencao

Essa M13 é um estouro!

Fernando

Esqueci de dizer o review tá bom demais cara!

Abs

erico.ascencao
Veterano
# set/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Fernando
Estava vendo o seu vídeo e agora me surgiu uma dúvida sobre o Looper. Qual é a limitação (em termos de memória) do looper? Eu posso, por exemplo, colocar um loop em cada um dos 12 botões de um cenário? Estive pensando nisso pois este recurso deve ser bom pra rodar uns playbacks em apresentações ao vivo - as caixas registradoras de Money, os relógios de Time, os sinos de Hell's Bells, etc...

Ah, e quanto aos canais (direita e esquerda): como funciona o gerenciamento do pan?

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Boa tarde!!!

MauricioBahia
Cara, eu estive ontem na Expomusic e tive a oportunidade de experimentar a M13.
Numa palavra?
S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!!!!!!!!!
Se eu já estava com uma GAS total para adquirir este equipo, o problema será optar por ela ou pelo JamVox (outro sonho de consumo). Mas que eu ainda terei uma, isso eu terei!...rs
Valeu!!!

sobrevivente
Veterano
# set/09
· votar


Vi o vídeo e achei essa pedaleira muito maneira! As ambiências e modulações são sensacionais.
Putz, se eu já estava pensando em substituir minhas latinhas de ambiência por uma pedaleira, imagine agora...

Parabéns pelo vídeo, muito bem feito.

Fernando
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Valeu! A M13 no palco escuro é um show à parte, cada switch fica com a cor do efeito gravado, então imagina a cena... hehehe

Diogo_AS
Obrigado pela opinião! Realmente quis fazer um vídeo simples e direto, odeio aqueles reviews em que o cara fica falando sem parar...

erico.ascencao
Cara, o loop não funciona com memória. Não dá pra gravar sons e deixar armazenado. Ele só grava o que você tocar na hora, se desligar a pedaleira já era, ela não armazena desse modo. Eu ainda não usei ela em estéreo, então fico te devendo essa resposta. Mas creio que os efeitos em estéreo devam ficar animais...

sobrevivente
Valeu, cara!

Abraço a todos.

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


Fernando
Cara, o loop não funciona com memória.

Que fezes... mas valeu!

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Penta_Blues

Jam Vox... Queria ver esse em ação. Parece ser bem legal. Eu até criei um tópico sobre o Jam Vox!

Fernando: A M13 no palco escuro é um show à parte, cada switch fica com a cor do efeito gravado, então imagina a cena... hehehe

Foto!!!!! :-)

Abs

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Você que tem um loop station da Boss, não é? Ele tem memória? Seria interessante algum dispositivo que funcionasse como um "playbacker"...

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fernando: Gostei bastante do Lo Res Delay (degrada as repetições)

Tipo um delay analógico?

erico.ascencao: Você que tem um loop station da Boss, não é? Ele tem memória? Seria interessante algum dispositivo que funcionasse como um "playbacker"...

Eu tenho, o Curly também. Ele fez um review bacana! Dá uma lida lá. :-) Vale a pena.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/193826/

Abs

Fernando
Veterano
# set/09 · Editado por: Fernando
· votar


Tipo um delay analógico?
Isso mesmo, mas a degradação nesse modelo pode ser bem acentuada, mais que um analógico comum... Soa bem orgânico, bacana mesmo.

Fernando
Veterano
# set/09 · Editado por: Fernando
· votar


MauricioBahia
Tirei a foto dela no escuro! Claro que ao vivo é mais legal, mas ta aí:

http://img34.imageshack.us/img34/7120/dsc00018jk.jpg

Depois de tirar a foto, FINALMENTE ENTENDI PORQUE ELA CHAMA M13!

Segundo o São Google:

M13 é uma aglomeração estelar situada na constelação de Hércules, a uma distância de 25 mil anos-luz da Terra. A M13 possui mais de 100 mil estrelas que se movimentam em uma região circular com cerca de 150 anos-luz de diâmetro. As estrelas passam o período de sua existência se locomovendo em torno do pólo, como um redemoinho.

http://img28.imageshack.us/img28/5306/messier13hubblewikisky.jpg

Legal, né?

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Fernando: M13 é uma aglomeração estelar situada na constelação

Hummm... Tá aí o pq do nome! Eu tinha pensado nisso (gosto muito de ler sobre astronomia) e quando via a 1a. foto liguei as coisas no ato. Quando abri a segunda imagem eu ri! :-))

Muito bom o nome, design... E de quebra ainda tem um som excelente.

Cara, mesmo pagando imposto vc se de bem! Tem uma no ML vendendo por R$2000,00! Por isso é que eu importo a porra toda agora... Sem pena. :-)

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Line 6 M13 Stompbox Modeler - Review e Vídeo !