Dicas de Luthieria - Tópico Oficial

Autor Mensagem
lula_molusco
Veterano
# dez/04


Postem aqui, quem tiver dicas sobre regulagens, manutenção, construção e esquemas elétricos no ramo da Luthieria

Criei esse tópico com o intuito dele se tornar fixo e evitar outros 1000 tópicos sobre o assunto concentrando todas as dicas em um topico só e mais pra frente talvez um guia sobre luthieria, com uma coletânia de dicas.

Algum MODERADOR: Stick nesse tópico por favor.

lula_molusco
Veterano
# dez/04 · Editado por: lula_molusco
· votar


“Humbuckers – Dicas e comparações” - Edmar Luighi

“Humbuckers – Dicas e comparações II” - Edmar Luighi

Push-Pull (Versatilidade sem truques) - Edmar Luighi

Guia de compras I - Edmar Luighi

Guia de compras II - Edmar Luighi

Cuidados no verão - Edmar Luighi

Regulagem de oitavas - Edmar Luighi

“Performance rápida e virtuosa” - Edmar Luighi

Faça você mesmo - Primeiros socorros - Edmar Luighi

Ruídos em guitarras - Edmar Luighi

O braço da guitarra está empenado, ou apenas desregulado? - Edmar Luighi

Regulagem de Floyd Rose - Edmar Luighi


Fonte: http://www.edmarluighi.com.br


Continua...

italo_angra
Veterano
# dez/04
· votar


lula_molusco
ae tava pensando em cmpra uma guitarra desse edmar luight vi no saite dele akelas 3 guitarras que ele fez... muitos massa sera que compensa

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


italo_angra
Nunca toquei em uma guitarra do Edmar Luighi, mas dizem que sao muito boas. Não é a toa que ele é um dos luthiers mais conhecidos do Brasil.

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


Proto. Consegui arrumar uns links...Não deixem o tópico afundar!!!

ThE_Fe4r_guitar
Veterano
# dez/04
· votar


mtoo bom esse tópico..parabens lula...hehehhee

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


Mai um link:

FAQ - Perguntas mais frequentes sobre Luthieria

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# dez/04
· votar


Estes textos são do Mr Mister
TIPOS DE CORPO:
Sólido - Feito de madeira sólida, sem câmaras internas.

Semi-Sólido - A construção é iniciada com o copro sólido e termina com partes escavadas, coladas no final do processo.

Semi-Acústico - Sua concepção parte da estrutura acústica. O corpo, em geral, é mais fino do que nas guitarras acústicas e conta com um sistema de bloco central ou uma estrutura de sustentação interna para possibilitar o uso de pontes fixas no top do instrumento. As semi-acústicas podem ser feitas com tamps sólidos ou laminados. O timbre mistura o brilho do acústico com o peso do sólido.

Acústico - Não se coloca nenhum bloco central, portanto não é possível fixar pontes no tampo, apenas cordais e pontes ajustáveis. A estrutura interna é feita por tiras de sustentação no top e na traseira do instrumento. Essas guitarras são mais "gordas" do que as semi-acústicas e podem ter o tampo laminado ou sólido. A sonoridade, em geral, é mais grave e encorpada.

MADEIRAS PARA BRAÇO:
Mogno - Madeira nobre muito utilizada pela Gibson e outros fabricantes como Paul Reed Smith e Guild. Tem um som gordo, bem encorpado, privilegiando os graves. Oferece boa sustentação. É encontrada no Brasil.

Maple - Uma das madeiras mais utilizadas no mercado mundial. Possui alta densidade e sonoridade aguda cortante. O hard maple é predominante em braços, enquanto o soft maple, mais usado nos corpos, apresenta vários tipos de figuração: tigrado(flamed maple), retalhado(quilted maple) e "olho de passarinho"(bird's eye), entre outros.

MADEIRAS BRASILEIRAS PARA BRAÇO:
Pau-marfim - Parecida com o maple, é utilizada na fabricação de braços pelos fabricantes no Brasil. Tem alta densidade, mas sua retrabilidade depende muito de estar bem seca e cortada de forma correta.

Grumixava - Com seus veios destacados, assemelha-se ao maple. Tem boa sonoridade de agudos e balanço tonal claro e definido.
---
Pois é galera.... amanhã tem mais!

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# dez/04
· votar


MADEIRAS PARA CORPO:

Ash e swamp ash - Madeira de média densidade e muito utilizada pela Fender nas primeiras Teles (1952) e Stratos (1954). É usada hoje em dia nas reedições e modelos custom shop da Fender. Sua sonoridade é de agudos bem definidos, brilho e ataque bluseiro.

Alder - Utilizada pela Fender a partir de 1956, difere do ash no visual e na sonoridade. Os agudos são mais comportados e o timbre é bem equilibrado.

Sen - Madeira com visual semelhante ao ash. É muito utilizada em guitarras asiáticas. Encontrada em grande escala na China, é uma das madeiras mais usadas em modelos de baixo e médio custo. Tem uma sonoridade aguda, mas sem muito ataque.

Baswood - Madeira de baixo custo experimentada nos anos 80 pelo luthier Wayne Charvel e pelo guitarrista Allan Holdsworth. Possui som macio, mas sem muita consistência em termos de peso. Funciona bem com captadores de alto ganho.

Cedro - Madeira brasileira de aspecto parecido com o mogno, porém possui sonoridade mais aberta e menor peso. Seu balanço de gravs, médios e agudos é muito bem equilibrado.

Marupá ou caxeta - De origem brasileira, o marupá é muito utilizado por fabricantes nacionais. Tem agudo encorpado e sonoridade que se aproxima de madeiras internacionais como korina, poplar e sycamore. Muito adequada para guitarras do tipo Strato e Telecaster.

Vinhático - Outra madeira do Brasil. Seu aspecto nobre e alta densidade faz com que seja aproveitada por luthiers ingleses como Patrick Eggle e Anthony Zemaitis. Prosuz uma sonoridade que combina agudos equilibrados e graves encorpados.

Madeira laminada - Colagem e prensagem de lâminas de madeira sobrepostas. Pela baixa condutibilidade sonora, é pocuo consistente em termos de timbre. Depende mais dos captadores e do equipamento.

Madeira aglomerada - Constituída por aglomeração de fragmentos de madeira. Contém, em geral, resinas mineirais ou sintéticas para que haja compactação ou aglutinação do material. O som tem pouco voume e peso.

Materiais alternativos - Fibra de carbono, acrílico e alumínio são materias de alta densidade, sonoridades agudas e brilho acentuado.
---
isso ai galera, amanhã tem mais

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# dez/04
· votar


MADEIRAS PARA ESCALAS:
Ébano indiano - Madeira de alta densidade e cor quase preta. Ten som cortante e agudo. Encontrada na Gibson Les Paul Custom e em instrumentos de orquestra.

Rosewood indiano - Madeira nobre de coloração marrom terra. É usada em escalas por grande parte das marcas do mundo. Oferece timbre macio e equilibrado, boa tocabilidade e resistência.

Jacarandá da Bahia - Muito utilizadas em escalas da Gibson, Fender e Martin nos anos 60. Seu uso foi proibido em 1969 pelo tratado de Washington. O jacarandá é uma madeira nobre de alta qualidade. Sua cor é um marrom escuro. Tem como características alto volume, som encorpado e ataque, além de belo visual.

Pau ferro - Madeira de cor marrom avermelhada utilizada pela Fender, Jackson, Scheter e por Roger Sadowisky. Tem uma sonoridade macia e balanceada. Funciona bem com captadores single-coil.

Outras - Maple, sycamore, grumixava, fresno e chesnut são madeiras empregadas em escalas claras coladas ou braços claros de peça única.


CORTE:
Toda madeira dever ser extraída levando-se em consideração a preservação e recuperação das áreas de corte. Determinadas épocas são mais adequadas para o corte das árvores, em que a estrutura celular da madeira é mais propícia para sua utilização em instrumentos musicais. O tipo de corte mais adequado é o radial, seguindo o sentido dos veios da madeira para mantê-los lineares em relação ao próprio instrumento (do corpo ao headstock). Assim, a frequência de ressonância caminha livre por toda a extensão das fibras. Cortes tangenciais ou perpendiculares aos raios comprometem a sonoridade em proporções maiores, mas podem ser feitos para destacar o visual da madeira, como no top de uma Gibson Les Paul sunsburst.


SECAGEM:
Antes da construção de um instrumento, a madeira deve estar livre de umidade da água e da seiva. Quando não está seca, a madeira é chamada "verde". Neste caso, há comprometimento da resistência da guitarra a variações climáticas ou à força exercida pelas cordas quando deixasas afinadas por muito tempo. A sonoridade também sofre prejuízos, pos há pouca condutibilidade e o som torna-se seco e sem sustentação.

Processo natural de secagem - Cortadas em toras, as madeiras são armazenadas em lotes que serão manipulados de várias formas, expostas à condições naturais de tempo: vento, chuva, sol e poeira. As estufas naturais de vinil também são muito usadas, assim como o fundo dos rios, para liberar a seiva de dentro das toras.

Processo artificial de secagem - Estufas industriais e inserções de nutrientes químicos são meios para dissolver a seiva acumulada ou derreter os fungos que impedem a saída desta seiva. Este processo é muito usado por empresas asiáticas. Baixo custo e rapidez são as suas principais vantagem. Madeiras com certificado de procedência, climatizadas e timbradas são destinadas aos instrumentos de alto custo. Madeiras manipuladas para diversos segmentos comerciais são usadas em guitarra de médio e baixo custo.

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# dez/04
· votar


ENCAIXE BRAÇO/CORPO:
Braço colado - Sistema antigo, surgido na China, em que o corpo do instrumento tem um encaixe onde o braço é colado. Este princípio é adotado na construção de violões e em grande parte da produção de guitarras da Gibson. O maior mérito desse tipo de construção é a boa transmissão sonora, proporcionando boa sustentação. Porém, qualquer erro de angulação no momento do encaixe e colagem pode comprometer a tocabilidade da guitarra.

Braço parafusado - Construção em que o braço é encaixado e fixado ao corpo com parafusos. Esta é uma característica predominante nas guitarras Fender, Ibanez, ESP,Jackson, Washburn, Schecter, entre outras marcas. Neste caso, o corpo e o braço estão apenas encostados, com relativo prejuízo na transmissão sonora. O timbre se torna mais estalado e zaguido, sem muita sustentação. A favor deste sistema está a sua praticidade, que possibilita pequenos ajustes de angulação do braço.

Braço integral - O braço, de peça única ou dividido em várias tiras ou longarinas, vai do headstock até a parte central do corpo. O restante do corpo é colado nas laterais da peça, compondo o shape final. No sistema de peça única, os exemplos são as Jackson Soloist e guitarras Carvim. Marcas como Rickenbacker e Alembic utilizam braços de várias tiras ou longarinas. A construção integral proporciona mais sustentação, uma vez que toda parte central do instrumento está na memsa peça. O timbre é encorpado e consistente.

Ciber-joint - Criado pela marca japonesa ESP, trata-se de um encaixe parafusado mais profundo. O braço segue até o meio do corpo. São necessários mais parafusos e o captador do braço fica acima desse encaixe. Este tipo de construção melhora a sustentação e encorpa o timbre. A Yamaha emprega esse sistema no modelo do guitarrista Frank Gambale,

Stephen's cutaway - Características das guitarras Washburn N4 Nuno Bettencourt. Esta construção foi primeiro testada em violões e depois em guitarras. Facilita o acesso da mão à região das casas mais agudas.


TIPOS DE BRAÇOS:
Peça única - Quando o braço e escala são a mesma madeira, como nas guitarras Fender do período de 1954 a 1959. Apresenta sonoridade mais aguda e estalada, além de pegada mais forte.

Duas peças com escala colada - A escala colada escura tem sonoridade mais grave e macia. Escalas coladas claras são mais agudas e de som brilhante.

Scarf-joint - Sistema de colagem de braços feita na região próxima do headstock, na altura dos primeiros trastes e na parte de trás do braço. Seu objetivo é facilitar a definição de angulação do headstock, economizar matéria-prima e tornar mais prático o trabalho de construção. Este sistema deixa o braço mais frágil e causa perda de sustain.
--
isso aí, galera..... amanhã tem mais

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# dez/04
· votar


ANGULAÇÃO DE HEADSTOCK:
Estilo Gibson - Headstock angulado que exerce pressão maior sobre a pestana, melhorando a sustentação.

Estilo Jackson ou guitarras de heavy metal com floyd rose - Headstock bastante angulado, mas a trava do sistema Floyd Rose, que se encontra na região da pestana, cancela boa parte da tensão de cordas e tira sustein.

Estilo Fender - Pouca angulação e baixa pressão na pestana. As cordas tendem a estalar um pouco nas primeiras casas. O timbre e aberto e agudo.


TENSOR:
Os sistemas de tensor pouco influem na sonoridade do instrumento. Os tipos de tensores utilidades em guitarras são:

Barra simples - O tensor e colocado curvo em relação à parte de tras do braço. A cavidade tambem tem curvatura e uma tampa ou longarina e colocada atras do braço, que fecha a cavidade. Este tipo de tensor e muito usado em guitarras Gibson, Fender e Gretsch. O ajuste no headstock implica no giro anti-horario, para apertar, e sentido horario, para soltar.Apertando o tensor, o braço se curva para tras. soltando-o, curva-se para frente. No final do braço, o sentido da regulagem e o inverso ao do headstock.

Barra dupla - A cavidade e reta e a "barriga" do tensor, com o aperto na regulagem, cresce para a escala, forçando o braço para tras. Este tipo de tensor e muito utilizado em guitarras como Jackson, Ibanez e ESP. O principio e o mesmo do tensor de barra simples

Barra dupla de duas vias - Conhecido como Fender Bi-Flex ou tensor de ação dupla. Tambem e utilizado pela PRS, James Tyler e Sadowsky. NEste sistema, o ajuste possibilita a regulagem em ambas as direções(curva positiva e negativa)

Fixo ou barras fixas - Tensor sem ajuste externo. As barras fixas tambem são utilizadas para reforçar o braço, mas implicam na perda de massa de madeira, influindo na sonoridade.


CURVATURA DE ESCALAS:
Estilo vintage - De 7" a 9"
Estilo de transição - De 9" a 12"
Estilo moderno para Floyd Rose - De 14" a 20"
Reedições - 7.25"


MEDIDAS DE ESCALA:
Padrão Gibson(24.75") - Timbre grave e encorpado, com peso e maciez.
Padrão PRS(25") - Bom equilibrio e balanço tonal.
Padrão Fender(25.5") - Medida mais longa que estica mais a corda e proporciona mais agudo e ataque.
Baritono(27") - Para guitarras-baritono e utilização de encordoamentos leves para afinações baixas, evitando prejuizo na tensão de cordas.
--
isso ai galera, amanhã tem mais...

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# dez/04
· votar


PONTE:
Fixa - Fixação plena da ponte no corpo da guitarra. Quando as cordas são colocadas por trás do corpo, o som é mais agudo, definido e seco. Quando as cordas são colocadas pela ponte, o timbre fica mais médio-grave e macio. As pontes de Telecaster produzem sons mais agudos e estridentes porque o captador fica preso à própria ponte. As pontes fixas do tipo Tune-o-matic, das Les Paul, ampliam o sustain e o nível de clareza do som. Pontes de guitarras acústicas, em geral, ficm soltas, sem cola. Sua face inferior deve estar em pleno contato com o tampo da guitarra.

Com sistema de alavanca - Tanto o sistetma synchronized, da Fender, ou de qualquer marca que tenha os parafusos da base presos ao top da guitarra oferecem boa sonoridade em termos de agudos e ataque. O contato da base da ponte com a madeira do corpo permite boa transmissão do som. Já os sostemas que utilizam dois pivôs de apoio, nos quais a ponte fica flutuante no corpo, apresentam deficiência de sustentação. A base da ponte não fica em contato com a madeira do corpo. Dois exemplos são a Wikinson e Fender American Standart.

Com sistema de Floyd Rose - Neste sistema, o som sofre mais perdas de sustain devido à trava da pestana. A base fica flutuante, apoiada nos dois pivôs. O sistema Floyd Rose tem uma sonoridade mais aberta e aguda.

Com cordal e trêmolo do tipo Bigsby - Pelo fato de estarem sempre em contato com o corpo, este sistema tem mais sustentação e melhor consistência em determinadas frequências.


Trastes:
São muitas as medidas e opções, tanto em termos de material como de largura, altura e formato. A classificação básica é small, medium e jumbo. Quanto mais fino o traste, mais precisa a afinação da nota. Quanto mais largo, melhor o ataque e o decaimento. Trastes baixos tem menos som, altos possuem timbre mais metálico. O formato arredondado ajuda no deslizamento dos dedos, o quadrado dificulta a mudança de posição. Trastes de latão têm o som mais opaco; de níquel, alpaca ou prata possuem o timbre mais agudo.


Tarraxas:
Kluxon - Muito usadas na Fender e Gibson. Seu mecanismo simpless pode apresentar problemas se não houver cuidado constante.

Blindadas - Tem um mecanismo mais preciso e uma manipulação mais confortável.

Com trava de cordas - Muito utilizadas por músicos que gostam de usar a alavanca. Apresentam bom funcionamento e são muito práticas.
--
isso aí galera, amanhã tem mais

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# dez/04
· votar


TIPOS DE PICKUPS:
Os captadores transformam a vibração da corda em sinais
elétricos. Em guitarras, são usados em três posições:
ponte, meio e braço.

Single coil - São pickups de uma bbina. Sua
característica tonal é aguda, límpda e brilhante. O
ruído peculiar do single coil acontece porque a bobina
tem a capacidade de captar interferências de radiação
eletromagnética. Os single coils tradicionais podem ser
encontrados em dois tipos básicos: Fender (formato
padrão e o mais consagrado) e P-90 (usado pela Gibson.
No final dos anos 80, lançaram outros dois tipos: P-94,
com mais ganho, e P-100, humbucker). Alguns fabricantes
costumam oferecer captadores single coil que não
apresentam o ruído característico deste tipo de pickup.
Essas opções trazem duas bobinas internas. Uma passiva,
que faz a timbragem do captador, e outra ativa, para
ddissipar o ruído. Mas existe prejuízo de frequências
altas. Alguns exemplos: Fender Lace Senzor e Noiseless,
DiMarzio HS, Virtual Vintage e Virtual Blues, etc.
Outro tipo de single coil é o lipstick, usado em
guitarras Danelectro e Ibanez Talman.

Humbucker - Captadores com duas bobinas idealizadas por
Seth Lover, um ex-engenheiro da Marinha nos EUA que foi
o grande colaborador da Gibson os anos 50 e 60. O
humbucker tem as bobinas ligadas em série e, como as
correntes passam por ele em direções opostas, elas se
cancelam e o ruído não é passado para o amp. Os
humbuckers têm o som encorpado, macio e grave e podem
ser encontrados com capa, bobinas expostas ou em
formato de single coil, como o Seymour Duncan JB Jr.
Humbuckers para guitarras com sistema de alavanca tipo
Floyd Rose podem apresentar problemas com espaçamento
dos pólos em relação às cordas. A Seymour Duncan lançou
a linha Trembucker e a Dimarzio fabricou o F-spaced.

Tribucker - Captador com três bobinas, que combinava um
humbucker com um single coil. Foi fabricado, nos anos
80, pela Dimarzio para as guitarras Hammer.

Quadra rail - Sistema de quatro bobinas, combinadas duas a duas - dois humbuckers verticais lado a lado. É usadopela Kramer nos modelos atuais. Com uma chave de seleção e potenciômetros push-pull, possibilita vários tipos de combinações entre as bobinas.

Piezo - Em geral, os pickups piezo são colocados sob os saddles da ponte. O som é anasalado e agudo, simulando timbres acústicos. Foi adotado por muitos fabricantes de instrumentos, entre eles Ibanez, Music Man, Fender e Brian Moore.

Captadores hexafônicos - Neste caso, são 6 bobinas independentes para cada corda da guitarra. É possível escolher efeitos e timbres específicos para cada corda. O luthier Steve Ripley produziu um instrumento para Eddie Van Halen, nos anos 80, com este multicaptador. Para os módulos de guitarra synth (Roland e Yamaha), existe o sistema de captação hexafônica em forma de controlador, que é fixado à guitarra. Muitas marcas já trazem embutidas no instrumento o módulo controlador e o captador.
--
isso aí galera, amanhã tem mais....

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# dez/04
· votar


todos os textos foram escritos pelo Mr Mister

RafaelBittencourt
Veterano
# dez/04
· votar


pooo.. topico fmz hein.. me ajudo pra karamba.. vlw kra .. continua postano informaçoes fmz assim !!

Tiruk
Veterano
# dez/04
· votar


saindo um pouco do assunto...
alguem sabe qt custa uma regulagem basica com ele? (luighi)

ThE_Fe4r_guitar
Veterano
# dez/04
· votar


um up pra galera v

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


Up!!!!


ALGUM MODERADOR FIXE ESSE TOPICO LÁ NO ALTO!!!

TASIVA
Veterano
# dez/04
· votar


!

White Explorer
Veterano
# dez/04
· votar


Eai pessoal to construindo uma explorer...
Corpo em Marupa, sera q vai dar um som legal???

Vejam as fotos no BLOG



http://whitexplorer.weblogger.com.br

_ YzY _
Veterano
# dez/04
· votar


MODERADORES coloquem um " ! " ...

c alguem tiver ou puder postar aki sobre, como q faz o "aterramento" ... eu ja procurei na busca mas não me adiantou ... eu quero saber como se faz em uma Les Paul ... vlw

PabloDiego
Veterano
# dez/04
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
Muito bom os textos, exclarece mta coisa

_ YzY _
Se aterramento for o que eu to pensando, um cara me falou que é juntando todos os fios pretos, e soldando juntos mais não sei se é isso mesmo pois o cara que falou isso não é luthier nem nada

Se a sua les paul for com 4 potenciometros, 2 de tom e de 2 volumes com 2 humbuckers e chave de 3 posições essa imagem diz quais são os terras e como fazer a eletrica:

http://img141.exs.cx/img141/7613/2hb2vol2tone3waywsplit4wy.jpg

Mais se não for isso desculpa por ter flado merda :P

E concordo, moderadores coloquem um ! no tópico

White Explorer

Ta ficando legal, você fez tudo sem ser o corte com o formão?

_ YzY _
Veterano
# dez/04
· votar


PabloDiego

acho q naum eh isso não ... quero saber aquele q vc coloca papel alumínio ... serve pra parar com alguns chiados da guita ... ah e a minha guita eh q nem vc falo ali ... valew ai cara !!!!

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


Algum moderador pode por favor fixar esse tópico com um "!" !!!


_ YzY _
EU conheço essa do papel alumínio como blindagem.

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


White Explorer
Cara, tá ficando muito legal! Parabéns pelo projeto e pela motivação, continue postando os progressos do projeto aqui pra a gente acompanhar!

PabloDiego
Veterano
# dez/04
· votar


_ YzY _
Li em algum lugar dizendo que com aqueles papeis aluminio que vende em loja de ar condicionado servem, acho q li aqui no forum mesmo

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


a questão aqui não seira o material e ser utilizado e sim como fazer a ligação...achoq ue seria algo como ligar o terra no papel aluminio ou coisa parecida

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


Tipos de Corpo

Sólido - Feito de madeira solida, sem camaras internas.
Semi-Sólido - A construçao é iniciada com um corpo sólido e terminada com partes escavadas, coladas no final do processo.
Semi-Acustico - Sua concepção parte dda estrutura acustica. O corpo en geral, é mais fino que nas guitarras acusticas e conta com um sistema de bloco central ou uma estrutura de sustentação interna para possibilitar o uso de pontes fixas no top do instrumento. As semi-acusticas podem ser feitas com tampos solidos ou laminados. O timbre mistura o brilho do acustico com o peso do sólido.
Acustico - Nao se coloca nenhum bloco central, portanto nao é possivel fixar pontes no tampo, apenas cordais e pontes ajustaveis. A estrutura interna é feita pore tiras de sustentaçao no top e na traseira do instrumento. Essas guitarras sao mais gordas do que as semi-acusticas e podem ter o tampo laminado ou solido. A sonoridade, em geral, eh mais grave e encorporada.




Retirado de: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/69426/

lovefox
Veterano
# dez/04
· votar


.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Luthieria - Tópico Oficial