ouvido absoluto - dicas (posso colocar no título "tópico oficial"? e agora já foi hehe)

    Autor Mensagem
    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: MANFREDINI


    bem, sei que a gente desenvolve ele com o tempo, pois a um ano atras eu não sabia afinar um violão com um diapasão, hoje eu consigo e fica bem afinado, mas queria saber se alguém conhece alguns exercícios para "encurtarmos" esse tempo para desenvolver o ouvido absoluto, fiz uma busca, e o que achei foi o curso do David L. Burge, só que pô, baixar um treco desse tamanho é osso (fora que nem sei onde baixar), então, quem souber do assunto e tiver boas dicas poste ai =)
    não aguento mais cifra, tablaturas e arquivos em Guitar Pro errados, queria poder escutar uma música do The Who e tirar tudo de ouvido, e não só umas partes, como faço atualmente, agradeço a quem ajudar

    Minow
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tem um tópico do Marisco falando do curso do Burge. Mas a verdade é que não existe segredo, ninguém vai ligar um botão no cérebro e vai ter ouvido absoluto. É coisa de muitos anos de treino.
    Existem vários programinhas que ajudam com a percepção, é só catar eles por aí.
    Tem gente que não sabe reconhecer um intervalo melódico ou um arpejar uma tríade simples e já quer ter 'ouvido absoluto', tem que dar um passo de cada vez.
    Sobre tirar músicas, não necessariamente precisa ouvir e falar "Fá sustenido com sétima maior!", mas conhecendo sobre harmonia você vai pegando a manha de uns clichês que rolam, aí fica tudo mais fácil.
    Pra mim é isso, antes de querer ter ouvido absoluto, estude muita harmonia e percepção.

    gucrispim
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    faça como vc falou q faz, usa a mesma técnica do Jack, vai por partes.
    tira as partes, e se esforça pra tirar as lacunas entre as partes.
    no fim, mesmo que vc distrinchou, ou na linguagem do Jack, estripou, vc chegará aonde você quer.

    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gucrispim
    usa a mesma técnica do Jack

    quem é Jack?

    Guitar_L
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    MANFREDINI
    um programa legal que eu tenho aqui é o Earmaster School. Nele tem vários exercícios (muitos mesmo) pra treinar seu ouvido e percepção. Tava fazendo ele há algum tempo, os resultados são legais ;)
    Abraços

    gucrispim
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    MANFREDINI
    Jack, o estripador

    Floyd N Roses
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Guitar_Luppi
    OPA!!! Tava vendo esse programa awe....e parece se bem legal mesmo!!! Vo lah nas "casas bahia" AGORA "compra" o meu...rsrsrs!!!

    Flw...um abraço...vlw pela dica hein!!!

    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Earmaster School
    *baixando*

    Floyd N Roses
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    MANFREDINI
    NAum cara...num eh *baixando*...eh "indo nas casas bahia"!!!!hsuhauHUHASUHuhsuhahasu...

    gege_correa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    MANFREDINI
    usa a mesma técnica do Jack

    quem é Jack?


    Ainda bem que foi JACK e não MÁRIO...

    _Felipe_Rock_n_Roll_
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    MANFREDINI

    Onde vc tá baixando??

    Igor Martins
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    MANFREDINI
    Bom já postaram, é questão de costume, e estudar harmonia
    ajuda.

    Você tem que subir a dificuldade gradualmente, não vá querer
    tirar um Allan Holdsworth de primeira, e de ouvido.

    Tente começar tirando coisas simples, tipo Creedance, Raul, aqueles tipos de música que com cifra o cara já consegue aprender as bases. Essas músicas no geral não são difíceis de tirar de ouvido.

    Então, "confira" com uma transcrição até onde acertou errou.
    (claro que a cifra/tab pode ter erros, e tal, mas já é um exercício).

    Tente afinar cordas sem a referência da nota correta de outra corda, e então teste.

    Outra coisa, se tiver com dificuldade de saber quais acordes são, se for uma música simples, tente descobrir pelo menos as tônicas dos acordes para tentar descobrir o acorde correto. (Ou seja, se tiver inversões, e outras coisas já não funciona).

    Conheça o som das notas, e das escalas que toca de cabeça, sem precisar tocar na guitarra. Isso é algo que leva algum tempo, mas saber pelo menos o som todo da escala maior de C não é difícil.

    Uma música simples e legal de tirar de ouvido (acho q foi minha primeira completa, incluindo o solo heheh) é Day Tripper dos Beatles. Uma das guitarras (creio q a do George Harrison) passa a maior parte do tempo "single notes", então isso facilita.

    Hoje em dia, todas as músicas que aprendo, tento sempre tirar de ouvido primeiro, e então olho em alguma transcrição para ver se tem algo errado, isso tem me forçado a melhorar.

    belinox
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Afinar um violão com diapasão não eh questão de ouvido absoluto.. E sim de ouvido relativo...

    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Onde vc tá baixando??
    rapidshare

    Invalid User
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    MANFREDINI

    Posta o link ae mano, por favor.

    gege_correa

    tem a Jaque, Jaque que tá duro lambe. :P

    Machine Gun Man
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    faça como vc falou q faz, usa a mesma técnica do Jack, vai por partes.
    tira as partes, e se esforça pra tirar as lacunas entre as partes.
    no fim, mesmo que vc distrinchou, ou na linguagem do Jack, estripou, vc chegará aonde você quer.


    hauhauhauhauahuahauhauah!

    Ótimo post!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ouvido absoluto - dicas (posso colocar no título "tópico oficial"? e agora já foi hehe)