Dicas de Luthieria - Tópico Oficial

Autor Mensagem
GeorgeVieira
Veterano
# mar/05
· votar


Israel MSN

Pelo que sei, posicionamento de captadores é um assunto mais complicado do que parece...

A regra geral é que quanto mais próximo da ponte, mais "ataque" e "brilho" vai ter, porém menos volume de saída (pois o movimento das cordas nessas posições é menor). Quanto mais perto do braço, mais volume de saída e o som tende a ser mais "encorpado".

Ce manja o lance de harmônicos? Tipo, que são "sub-vibrações" que a corda gera, etc...?

Quanto a posicionar os captadores no local dos harmônicos existem opniões controversas sobre o assunto. Assim como existem pessoas que dizem que colocando o captador do braço no local do 24o traste vc vai ter mais "corpo", outras pessoas dizem que a guitarra tem que ter 24 trastes e que o captador do braço deve ser posicionado mais pra trás, pois qdo colocado nesse harmônico as frequências médias cancelam-se, deixando o som meio "embolado"...

Bem, eu sou baixista, mas meu irmão e minha cunhada tocam guitarra, e ambos tem Les Pauls (cujo captador do braço fica no lugar do 24 traste), e *pro meu gosto*, ele soa realmente embolado. Por isso que na guita que eu tô fazendo, eu me baseiei no posicionamento mais ou menos da PRS, como se tivesse 24 trastes, mesmo o braço tendo 22, saca? Ou seja, ficou um espaço maior que a média entre o final da escala e o captador do braço.

As stratos e teles, por exemplo, tem o captador da ponte angulado na tentativa de que as cordas mais agudas tenham mais brilho, e as cordas mais graves sejam mais encorpadas.

Uma coisa tb é verdade, depois do traste 24, qq posição que vc colocar dificilmente NÃO cairá em algum harmônico.

Resumo, na minha opnião, tudo depende do som que vc quer obter, e depende tb da experiência. Claro, um bom ponto de partida é copiar o posicionamento dos modelos famosos.

Lá vai novamente meu fotoblog: http://basshero.nafoto.net

JEA
Veterano
# mar/05
· votar


O fato de passar esmalte ou super donder nos captadores influencia em alguma coisa no timbre?

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


GeorgeVieira

Valeu brohter... Ja era mais ou menos isso que eu estava imaginando. Esse lance é um troço mais ou menos lógico tb.

Valeu!!!!

O fotoblog ta bem massa.... A minha guitar não está tão avançada mas ta a caminho...

Um abraço...

IJMC

meu_pai
Veterano
# mar/05
· votar


Ola alguém sabe onde eu posso comprar madeira para confecção de corpos de guita no Rio de Janeiro, e qual a méida de preço? valeuuu.

meu_pai
Veterano
# mar/05
· votar


e braços também se possível.
Obrigado.

urso76
Veterano
# mar/05
· votar


Daí galera alguem sabe onde eu posso conseguir o projeto ou pelo menos as dimensões do corpo de uma fender telecaster?

urso76
Veterano
# mar/05
· votar


Quanto ao fornecimento de madeira manda um e-mail para tarcisio@vieira.com.br . a madeireira e de sampa mas o cara envia a madeira cortada pro Brasil inteiro, pede um orçamento

meu_pai
Veterano
# mar/05
· votar


Valeuuu urso76.Já tô enviando.

meu_pai
Veterano
# mar/05
· votar


Ae urso76 o e-mail esta voltando do servidor com erro de entrega como se o e-mail não estando en uso. vc. não tem nehnum outro?

urso76
Veterano
# mar/05
· votar


Oh foi mal te dei o end errado o certo e esse aki tarcisio@vieiramar.com.br . Vc ja sabe que madeira vai pedir?

urso76
Veterano
# mar/05
· votar


Ai galera pra quem se interessar e tiver o emule instalado

baixem sem demora o livro building electric guitar (5mb)

o autor e o Martin Koch. Nesse livro ele mostra uma porrada de macetes sobre contrução de guitarras

urso76
Veterano
# mar/05
· votar


Quanto a outro fornecedores de madeira tenho uns dois aki em Santa Catarina so que eles não enviam a madeira .Os caras são meio antigos ,do tipo que a gente ainda tem que ir na serraria e scolher a tabua

Rowashburn
Veterano
# mar/05
· votar


uma dica rápida...
Tipo, provavelmente a maioria aqui sabe disso, mas...
Como aproveitar palhetas:
Tipo, aquelas palhetas já gastas, que vc nem sabe onde é a ponta dela, de tão arredondada que está...elas têm solução!!!!!!
Seus problemas acabaram!!!!!!!
Ao invés de ficar tentando apontar ela com uma lixa de unha, ou cortando ela, faça o seguinte:
Segure a palheta, e esfregue ela em um tapete!!! Tipo, esfregue-a no lugar que vc quer que gaste, em um único sentido, não precisa esfregar muitas vezes, esfregue com força que 2 ou 3 vezes bastarão...
Esfregue dos dois lados, que o atrito da palheta com o tapete, derrete o plástico, daí vai sobrar umas rebarbinhas de plástico, daí é só tirar com a mão mesmo, puxando...
Falow galera, espero ter dado uma informação útil!!!

meu_pai
Veterano
# mar/05
· votar


Ae urso76 eu to pensando em algo como:araucária ou marupá pois pelo que eu li essa madeiras são boas para a confecção de corpos certo?! E po em Santa Catarina é meio fd. pois sou do Rio.

urso76
Veterano
# mar/05
· votar


Eu vo ve se descolo outros fornecedores, ai eu coloco na rede blz

urso76
Veterano
# mar/05
· votar


Dai galera se alguem puder me ajudar Gostaria de saber a opinião do grupo: Vou construir uma Telecaster com braço de Marfim e corpo em araucaria(pinho brasileiro) quais os pontos negativos e positivos que vcs enchergam? estou aberto a sugestões

Valeu gurizada

GeorgeVieira
Veterano
# mar/05
· votar


urso76

Marfim eu acho uma ótima escolha pro braço. É uma madeira super bacana de trabalhar, e é bem estável. Qual madeira ce vai usar na escala?

Ce conseguiu o projeto da Teleca? Se quiser, tem nesse site aqui ->
http://www.guitarbuild.com/modules/mydownloads/

Pinho acho uma escolha legal tb. É uma madeira legal pra trabalhar tb, e o acabamento é fácil tb.

---
http://basshero.nafoto.net

GeorgeVieira
Veterano
# mar/05 · Editado por: GeorgeVieira
· votar


Israel MSN

Opa cara, ce tem fotos da tua guita?
A tua guita era uma tipo RG, confere?

Ce conseguiu descolar aquelas arruelas concavas pra colocar nos parafusos que prendem o braço?

[]'s

---
http://basshero.nafoto.net

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


urso76

Vc é de que cidade?
Sou de Joinville... Quais os fornecedores de Madeiras Descentes aqui pela região?

Um abraço...

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


GeorgeVieira

Fotos? Tenho sim... mas não achei o seu e-mail no Blog...



A fixação do braço vou fazer mesmo com aquelas chapinhas de metal. mandei fazer uma nas medidas em que eu quis e com o raio de curvatura que eu desenhei. Vou fixa-la em baixo relevo, rente com o corpo. Deve ficar legal. A cavidade para encaixa-la fiz com a tupia correndo dentro de um molde que fiz de acrílico. VAMOS VER NO QUE VAI DAR... h ehe

Qualquer coisa entra em contato...

ijmc@ig.com.br

Um abraço

urso76
Veterano
# mar/05
· votar


IIsrael MSN

Sou de Jaragua do Sul e fornecedor de madeira tem um cara legal ai em Joinville a Mabra pertp do rudinik na BR 101
Meu e-mail e heniog@weg.com.br

urso76
Veterano
# mar/05
· votar


GeorgeVieira

Dai carinha valeu a a participação quanto a madeira pra escala eu estou entre o marfim (pra ficar com cara de tele vintage) ou imbuia que e bem escura , resistente com timbre legal e bem mais barata que o jacaranda

GeorgeVieira
Veterano
# mar/05
· votar


urso76

É cara, usar jacarandá além de preço exorbitante, é contribuir com o crime. :)

Então, Imbuia acho que é mole demais pra ficar na escala... O Marfim é mais duro que a Imbuia, por exemplo. Mas se vc quiser tentar...

Tenta ver se vc acha Ipê (relativamente fácil de trabalhar), Roxinho (fácil), Peroba (dificil) ou Sucupira (dificil), são madeiras mais duras, e vc consegue achar essas madeiras reflorestadas.

meu_pai
Veterano
# mar/05
· votar


Ae alguém aqui já viu alguma guitarra de compenssado? pq deve ser uma porcaria ou estou errado?

Narebout
Veterano
# mar/05
· votar


Cara!!! compensado pra min so pra construção civil, e se vc tivesse q construir uma guitarra de compensado teria q investir muito em captação,eu disse,MUITO. ha .... nunca vi tam,bem.

GeorgeVieira
Veterano
# mar/05 · Editado por: GeorgeVieira
· votar


meu_pai

Cara, eu já vi... Um amigo meu tinha uma Squier, e batia no peito pra dizer que tinha uma "Fender"... É que nem a história do cara que tem um Fiat Uno, e diz que tem um carro da mesma fábrica da Ferrari, só porque ambas fábricas possuem o mesmo dono... :) Ele foi repintar a guitarra, qdo lixou descobriu que era feito de compensado... Horripilante...

Bem, pelo que sei, compensado é ruim para construção de instrumentos, em sua maior parte por causa da cola. Se vc for ver, compensado naval é até mais resistente do que marupá, por exemplo, mas como o compensado possui MUITA cola para fazer as prensagens, essa cola acaba absorvendo irregularmente as vibrações.

Mas se o seu objetivo com o compensado é "treinar", derrepente vale a pena. Assim vc não gasta muito, consegue facilmente o compensado e vai pegando os macetes. Depois vc constroi um corpo com madeira de verdade. Se for fazer isso, procure usar o compensado naval.

Veja, empresas como Squier, Epiphone e várias outras mais usam compensado nos instrumentos, muitas pessoas até gostam desses instrumentos, chegando a preferir eles em relação a instrumentos honestos nacionais (Giannini, Tagima). Pq vc não pode usar apenas pra fazer um teste?

--
http://basshero.nafoto.net

PEDAIS BARATOS
Veterano
# mar/05 · Editado por: Moderador
· votar


PEDAL OLIVER FLANGER BF-20 r$ 1,00
PEDAL OLIVER SUPER OVER DRIVE R$ 0,99
PEDAL OLIVER CHORUS CE-30 R$ 1,86
PEDAL YAMAHA SHD-100 "SUPER HARD DISTORTION" r$ 0,00 (grátis)
* Todos em ótimo estado de conservação, pouco uso ou nenhum uso.

gustavomane@gmail.com
Belo Horizonte / MG (Pode retirar no local ou entrego para todo país pelos correios, Sedex a Cobrar, só paga se receber!!!)

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


GeorgeVieira

Olá amigo...

Para o acabamento da superfício plana da guitarra, como precisa ter um padrão excelente de acabamento comprei uma lixadeira ROTO ORBITAL. Ela treme igual as Orbitais mas também Gira igual as giratórias, assim não deixa marca de lixa na madeira. As lixas são fixadas com velcro na base da lixadeira. É muito boa essa ferramenta para acabamento de superfícies planas.

O que vc acha? Tem alguma idéia melhor ou ferramenta mais adequada?

Um abraço...

IJMC

GeorgeVieira
Veterano
# mar/05
· votar


Israel MSN

Parece interessante essa lixadeira, nunca usei... A lixadeira de cinta é uma opção legal pra se usar, mais pra debastar mesmo, com ela dá pra acompanhar o veio da madeira.

Como ce usou Angelim, a tua guitarra ia ter uma pintura sólida, correto? Nesse caso, mesmo que a lixadeira deixe pequenos riscos por conta do veio da madeira (e pelo que vc disse, talvez nem tenha esses riscos), vc vai passar um primer ou uma massa acrílica, que vai cobrir esses riscos. E depois qdo estiver no primer dai ce pode usar a lixadeira sem preocupações.

Uma coisa muito importante é não "pular" granos de lixa. Ou seja, por mais chato que pareça, passe todas as numerações de lixa, assim fica uma superfície bem uniforme e sem riscos.

Na minha guitarra eu lixei na mão mesmo. :) Dá trabalho e cansa pacas. Mas acho que é a melhor ferramenta pro trabalho :). Mesmo com a lixadeira, algumas partes ce vai ter q lixar na mão tb... Tipo nos cutways, etc.

A galera precisa ver a tua guita, tá ficando show! :)

Hoje vou tentar fazer o sunburst, usando tingidor pra verniz. Depois mostro os resultados.

Falou cara,

[]'s

George

--

http://basshero.nafoto.net

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


GeorgeVieira

Valeu Brother..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Luthieria - Tópico Oficial