Dicas de Luthieria - Tópico Oficial

Autor Mensagem
wlamir
Veterano
# fev/05
· votar


Estou procurando pickguard (escudo), para strato com a configuração H-S-H (ou seja, Humbucker-single-Humbucker), um amigo meu falou que não encontrou no mercado. Alguem já viu por aí?

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/05
· votar


wlamir
opa, valew ae cara!

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/05
· votar


otra coisa, quando vo troca as cordas da minha strato, depois que eu solto ela na tarracha, a corda enrosca na ponte, e pra saí eu tenho q cutuca com alguma coisa fina, isso é normal ?

wlamir
Veterano
# fev/05
· votar


Acontece por que a ponta da corda ficou curva. Tente esticar a ponta um pouco, antes de puxá-la, mas cuidado para não furar os dedos! É melhor usar um alicate.

wlamir
Veterano
# fev/05
· votar


Se alguém tiver interesse, eu construí um talk-box e foi relativamente fácill, posso passar as dicas.

PabloGilberto
Veterano
# fev/05
· votar


Alguém aí já fez aquele esquema de mergulhar o captador em cera quente
pra eliminar ruídos?
Se souber a técnica, dê uns toques, tô precisando fazer isso em uns
captadores por aqui, rs

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/05
· votar


wlamir
elas não enroscam nas tarraxas mas sim na ponte... esse é o meu problema, dae eu pego alguma coisa fina e cutuco lá dentro pra saí, dá mó trabalhão... é normal ?

wlamir
Veterano
# fev/05
· votar


Jaum_Paulo

Po já vi prender as bolinhas de cordas arrebentadas mas a ponta enroscar lá dentro não me lembro.

wlamir
Veterano
# fev/05
· votar


Para quem mora no Rio (ou não, eles despacham pelo correio):
Só ontem descobri uma loja que existe há 10 anos e pra mim é a melhor do Rio. Chama-se Musicware (www.musicware.com.br), pra começar, tem todos os produtos com preço no site.
Endereço: rua do Ouvidor 130, loja 216 2o. andar.
Ps: encontrei o pickguard de strato H-S-S lá e chavinhas on-on-on Gotoh
(que até em SP é difícil encontrar).
Falou!

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/05
· votar


wlamir
é as bolinhas mesmo que enroscam lá, acho q me expressei mal...

Israel MSN
Veterano
# fev/05
· votar


Olá galera... Achei esse site por acaso e me surpreendi com ele... MUITO TOP. Parabéns a todos.


Estou fazendo uma guitarra modelo RG, queria saber se alguém sabe de algum site onde tenha projetos de stratocaster ou mesmo outro modelo qualquer via AUTO CAD, ou memso Corel Draw. Tenho alguns desenhos de moldes em acrílico para furação dos captadores. Preciso também de desenhos de escudos, tanto com Humbuckers como Singles Coil. Se alguém puder me ajudar...

Um abraço a todos e até...

MSN israeljmc@hotmail.com

GeorgeVieira
Veterano
# fev/05
· votar


Israel MSN

Tem alguma coisa lá no ->
http://www.guitarbuild.com/modules/mydownloads/

Israel MSN
Veterano
# fev/05
· votar


GeorgeVieira

vALEU BRother...

Israel MSN
Veterano
# fev/05
· votar


Tenho uma dúvida...

Uma escala de 25" de 21 trastes e outra de 22 trastem tem o tamanho diferente ou é só a distância entre os trates que mudam?

GeorgeVieira
Veterano
# fev/05
· votar


Israel MSN,

Se a escala possui 25'', o tamanho total da escala (distância do nut até o ponto de intonação da ponte) permanecerá sempre com 25" independente da quantidade de trastes. O que acontece é que o fretboard (que chamamos no Brasil erroneamente de "escala"), vai ser maior para acomodar um número maior de trastes. Não sei se eu fui claro o suficiente, qq dúvida que eu posso ajudar pergunta ai. :) Sou marinheiro de primeira viagem tb, mas tenho lido diversos livros sobre luthieria.

Ah, aproveita pra dar uma passada no fotoblog do meu projeto ->

http://basshero.nafoto.net

[]'s

sandroyuri
Veterano
# mar/05
· votar


Para : Israel e george Vieira

vc tem que saber a formula para calcular a distancia entre os trastes. Procura no google que vc acha ateh um programa q faz isso automaticamente(eh soh fazer o download gratis).
Digita: fret calculator.
esse negocio de usar templates para medir a distancia entre os frets eh uma grande enganacao por partes do professores .
Cobram caro e nao ensinam o que tem a obrigacao de ensinar.
Aqui vai o ebdereco do fret calculator:

http://www.buildyourguitar.com/resources/fretcalc/jscrptclc.htm

vcs que estudam para ser luthiers aih no Brasil,abram o olho com esses professores . O procom ta aih pra isso mesmo.
Perguntem qual eh a formula e se quiserem um metodo mais facil,procurem saber a *regra de 18*,que nao eh ideal,mas ja te mostra o caminho. Assim,vc eh capaz de construir um instrumento com as especificacoes que quiser.
Normalmente, as templates vem com as medidas utilizadas pelas grandes fabricas americana(Fender-"25.5,Gibson-"24 3/4,Martin-"25.4,etc)
Luthier que nao sabe calcular a distancia entre os trastes?
Eh como padre que nao sabe rezar,neh nao?
Abraco a todos e continuem pesquisando e construindo instrumentos musicais. Eh um trabalho muito gratificante .
Aqui a uma formula(esta em ingles,me desculpem):
Boa sorte a todos!

Calculating fret distances

If you divide any scale length by the constant 17.817, you will get the distance from the front edge of the nut to the first fret. Here is one example: a scale length of 25.5" (650mm) divided by 17.817 gives 1.4312173" (36.482011mm), which can be rounded down to 1.431" (36.48mm).

Three digits behind the comma are sufficient when using Imperial measurements (two when using metric units), as it is virtually impossible to place a fret much more accurately than to 1/1000 of an inch. The first fret is therefore placed at a distance of 1.431" (36.48mm) from the nut. To calculate the position of the second fret, the remaining scale length (25.5" minus 1.431" = 24.069") is again divided by 17.817. This gives the distance from the first fret at which the second fret has to be placed - in the above example this would be 1.351" (34.43mm).

sandroyuri
Veterano
# mar/05
· votar


Essas sao as medidas das distancias entre os trastes para uma escala de25 polegadas com 22 trastes:


Scale 25 inches

Distance from nut front (or zero fret) tofret 1: 1.403 inchesfret 2: 2.728 inchesfret 3: 3.978 inchesfret 4: 5.158 inchesfret 5: 6.271 inchesfret 6: 7.322 inchesfret 7: 8.315 inchesfret 8: 9.251 inchesfret 9: 10.135 inchesfret 10: 10.969 inchesfret 11: 11.757 inchesfret 12: 12.5 inchesfret 13: 13.202 inchesfret 14: 13.864 inchesfret 15: 14.489 inchesfret 16: 15.079 inchesfret 17: 15.636 inchesfret 18: 16.161 inchesfret 19: 16.657 inchesfret 20: 17.126 inchesfret 21: 17.568 inchesfret 22: 17.985 inchesfret 23: 18.378 inches

sandroyuri
Veterano
# mar/05
· votar


E essas sao as medidas para uma escala de 25 polegadas,mas com 21 trastes:


Scale 25 inches

Distance from nut front (or zero fret) tofret 1: 1.403 inchesfret 2: 2.728 inchesfret 3: 3.978 inchesfret 4: 5.158 inchesfret 5: 6.271 inchesfret 6: 7.322 inchesfret 7: 8.315 inchesfret 8: 9.251 inchesfret 9: 10.135 inchesfret 10: 10.969 inchesfret 11: 11.757 inchesfret 12: 12.5 inchesfret 13: 13.202 inchesfret 14: 13.864 inchesfret 15: 14.489 inchesfret 16: 15.079 inchesfret 17: 15.636 inchesfret 18: 16.161 inchesfret 19: 16.657 inchesfret 20: 17.126 inchesfret 21: 17.568 inchesfret 22: 17.985 inches

Tudo de bom a todos e espero que a informacao seja de alguma utilidade.

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


sandroyuri
GeorgeVieira

Valeu Galera... foi muito legal a dica...

mas...

A minha pergunta é a seguinte...

posso confiar nesse site de cálculo de distância de trastes?
http://www.buildyourguitar.com/resources/fretcalc/jscrptclc.htm

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


GeorgeVieira

Cara, o seu Fotoblog está muito legal... Ja estou acompanhando ele faz alguns dias... Vc tem MSN?

Um abraço...

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


Qual o parecer sobre a madeira Angelim Pedra?

GeorgeVieira
Veterano
# mar/05
· votar


Israel MSN

Opa, valeu cara.
Não vejo a hora de chegar na parte de acabamento...

Pra não postar aqui no fórum, coloquei meu MSN lá no fotoblog, dá uma conferida.

Angelim eu não conheço, mas tô louco pra fazer a próxima guitarra com um pedaço de cerejeira que eu tenho aqui. :) É uma madeira muito antiga, deve estar BEM seca. Pensei em fazer uma tipo Les Paul, porém com essa cerejeira no lugar do mogno no corpo, e com Pinho no lugar do maple do corpo. Braço de marfim + ipê.

Aliás, recomendo usar marfim no braço pra projetos iniciantes, pois além de ser uma madeira bem estável, e bem resistente, é muito boa de trabalhar. Fora que apenas com lixa ela já fica com um abamento ótimo.

TASIVA
Veterano
# mar/05 · Editado por: TASIVA
· votar


Edmar Luighi....

realmente esse cara da umas dicas boas

TASIVA
Veterano
# mar/05
· votar


Tipos de Cordas

0.08= extremamente leve, são recomendáveis apenas a aqueles que não podem fazer muita força / esforço com os dedos. Nos anos 80, este tipo de encordoamento foi muito popular, pois era usado por guitarristas que tocavam heavy-metal, devido à facilidade de tocar rápido, mas que no fim acaba gerando um som de guitarra mais fraco e magrinho....

0.09= possivelmente a mais vendida de todos os tipos. Som razoável, fácil de dar bends, mas também é fácil de quebrá-las...

0.10= em minha opinião, a melhor. O som vem na medida certa, possibilitando graves suficientes... Os bends ainda continuam fáceis, e a corda nova, de boa marca, em uma guitarra bem regulada (ponte, braçø) dificilmente vai quebrar. Se você está procurando um som de guitarra mais cheio, gordo e encorpado, experimente a BLUE STEEL® 0.10/0.46, da empresa Dean-Markley®.

0.11= pesada. Dificilmente vai conviver bem com uma guitarra com micro-afinação ( a ponte possivelmente vai ficar enclinada...). O som é muito bom, e você pode usar em Satratocasters ® e similares, e Les-Paul's , além de guitarras semi-acústicas para jazz e R&B.

0.12= extremamente pesada, dura e difícil de dar bends. Dependendo do tipo de guitarra (japonesas e coreanas principalmente), pode-se até mesmo empenar (enclinar demasiadamente) o braço do instrumento, devido à tensão gerada. 0.12 podem conviver bem em uma guitarra com braço grosso, gordo de jazz, como a Gibson® ES- 175, mais cuidado com a tendinite....

Você também deve prestar atenção no número que se segue à estes acima. 0.09, 0.10, etc... correspondem a 1ª corda, a mais aguda (mizinha). Existem no mercado cordas híbridas, que misturam , por exemplo, 0.09 com 0.10, entre outras. As combinações mais populares em todo o mundo são:

0.09 - 0.42
0.09 - 0.46
0.10 - 0.46
0.10 - 0.52

TÍPICA TABELA DE ESCOLHA:

extra-little = 0.08 - 0.38
little = 0.09 - 0.42
custom little = 0.09 - 0.46
regular = 0.10 - 0.46
reg.-medium = 0.10 - 0.52
medium = 0.11 - 0.52
jazz hard = 0.12 - 0.56

Enfim, achar a corda certa para seus dedos e seu instrumento pode levar um certo tempo, mais com certeza vale a pena pesquisar. Aproveite bastante essas dicas!

Narebout
Veterano
# mar/05
· votar


e ai galera... estou construindo minha 1º guitarra, estou com duvidas em relação a ponte/captadores/braço. como faço para calcular a distancia entre um e outro, tem algum cálculo? se alguem puder me ajudar, ficarei muito grato.
HÁ .... o fórun ta show de bola, venho acompanhando regularmente as dicas dos colegas. VALEW!!!!!!!!

N3kr0N
Veterano
# mar/05
· votar


Narebout
Vc vai ter q colocar a ponte com relação ao tamanho da escala e os captadores vão ficar nos campos harmonicos

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


N3kr0N

Agora eu fiquei com dúvida...

Os captadores são colocados em relação a ponte? Sempre será uma distância fixa? E entre ambos a distância poderá mudar de guitarra para guitarra?

N3kr0N
Veterano
# mar/05
· votar


Rapaz o q eu sabia é q vc faz o seguinte, mede a escala da guitarra, da ponte até o capotraste, pronto ae vc vai marcando os lugares dos trastes ae vai colocando quantos trastes quizer quando vc vir q já tá bom d traste, vc vai e procura os harmonicos naturais para colocar os captadores, fura os buracos dos captadores e xau
valeu!!!!!!!!!!!!





visite: http://aprendizluthier.cjb.net

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


Valeu pelo toque mas se alguém tiver mais algum comentário para me explicar melhor eu agradeço, pois ainda tenho dúvidas a respeito...

Um abraço

BlaCk LaBeL
Veterano
# mar/05
· votar


Não li o tópico inteiro... mas vou postar um link que tem umas informações legais sobre os tipos de braço (parafusado, colado, etc):

http://www.electricguitar.50megs.com/myec.htm

Caso já tenha sido postado, foi mal! :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Luthieria - Tópico Oficial