Dicas de Luthieria - Tópico Oficial

Autor Mensagem
pedrovai
Veterano
# dez/04
· votar


Mas cara, ninguém é obrigado a saber sobre a sua dúvida...

Hocus Pocus
Veterano
# jan/05
· votar


alguém sabe qual o procedimento para tira a pintura um instrumento????? e para pintar também...

óvio que eu não vou fazer isso na minha guitarra, mas eu vou pegar um baixo bem fudido num rolo, e eu pretendo usar para aprender algumas regulagens básicas e coisas do tipo...

pickupthebones
Veterano
# jan/05
· votar


To apanhando pra montar as devidas ligações elétricas de uma fender...liguei os single-coils em série com os potenciômetros, indo na seletora e saindo tudo junto...mais num fico legal, alguém pode me passar dicas elétricas da fender ou uns links maneros?!Valeu desde já

PabloDiego
Veterano
# jan/05
· votar


pickupthebones
Vc ligou os terras td certin?
http://img44.exs.cx/img44/6035/3singlecoils1vol2tones0zq.jpg

joaozitorossi
Veterano
# jan/05
· votar


Hocus Pocus
cara..isso não tem mistério. Se você tiver um $$$ extra, compra uma lixadeira(R$ 100,00) que em um dia tu de lixar. Se a grana não tiver sobrando assim você compra lixa numero 30 pra madeira e vai lixando...tu vai ver como tu vai ficar ateh mais forte..heuueaueaae...mas em uns 5 dias tu termina de lixar tudo. depois q tirar a tinta toda você compra lixa numero 100 e lixa tudo de novo. depois compra uam 220 e lixa tudo de novo...mas o grande trabalho real msmo eh cum a lixa de 30... depois ela vai estar cum acabamento fininho, ai vc passa seladora na madeira, espera secar e lixa cum lixa dágua...faz isso 3 vezes que tá bom. depois fique a vontade pra pintar. Muita gente diz q o spray colorgin não serve, mas já pintei 3 guitarras com ele e até agora não houve problema algum e as guitarras tem um timbre lindo....depois do spray colorgin você passa o verniz para uso geral DA MESMA MARCA, pois se não for pode dar reação...o ideal é usar a seladora, pintura e verniz da msma marca para não ter perigo de reagir um com o outro...inclusive estou reformando uma guitarra agora e se quiser trocar experiencias eh só me achar no msn joaozitorossi@hotmail.com flw aew

Hocus Pocus
Veterano
# jan/05
· votar


joaozitorossi
valeu cara!!!!! bah nao to com dinheiro sobrando não, porque vo compra uma guitarra nova e vo gasta uma nota =(

Esse baixo que eu devo pegar vai me custar 50 reais só. É o preço do jogo de cordas =P ... é um jennifer só to pensando em aceitar mesmo pelo meu interesse em aprender mais sobre luthieria...

valeu ai, vo te adicionar no msn =)

b1gh4nd
Veterano
# jan/05 · Editado por: b1gh4nd
· votar


só uma pergunta...
pra qual lado eu giro a chave se eu quiser deixar a guitarra + convexa?
(se a guitarra estiver com as cordas viradas pra cima com o braco apontado pra mim hehehe...)
valeu!

Ivanovisk
Veterano
# jan/05
· votar


http://www.warmoth.com/ tudu oq vo6 precizam esta aki!!!!! :D

PabloDiego
Veterano
# jan/05
· votar


http://www.warmoth.com/guitar/images/bodies/vip_withneck_top.jpg

esse headstock me lembra o da tonante kkkk

White Explorer
Veterano
# jan/05
· votar


Eai pessoal esse topito ta muito bom e me ajudo bastante, finalmente eu terminei a explorer...

Fico bem legal por ser minha primeira guita!!!

Respondendo a algumas perguntas:

Os furos do braço e captadores eu fiz com o formão mesmo
( naum é tão dificil é so tomar cuidado pra naum tirar lascas )

Eu naum tinha qualquer experiencia com marcenaria...

Obrigado a todos q me ajudarão e espero poder ajudar alguem com as fotos do Blog

Valewww!!!!!!

http://whitexplorer.weblogger.com.br

White Explorer
Veterano
# jan/05
· votar


Esse link é legal pra ver os nomes das madeiras e suas cores....
(em inglês)

http://www.warmoth.com/guitar/options/options_bodywoods.cfm

Vejam esse Headstock!!!! muito legal....

http://www.warmoth.com/showcase/necks/large/MN568a.jpg

mic_cardbox18
Veterano
# jan/05
· votar


olha só eu to aprendendo a tocar a pouco tempo, e minha guitarra eu num sei o nome, mas ela tem 2 captadores, duas chaves de liga desliga e dois botoes de volume e o corpo meio arredondado. algeum pode decifrar que guitarra é essa??? mas o principal msm é que eu queria um esquemoinha da instalação eletrica dela... pq num ta funcionando direito... é isso


valew

White Explorer
Veterano
# jan/05
· votar


mic_cardbox18
Assim fica dificil de saber qual é o modelo da sua guitarra, me paraece ser uma Les paul mais naum tenho certeza...

Nesse link tem varias esquemas para varias configurações talves vc ache o seu la.
(O site é em inglês)

http://www.projectguitar.com/ref/wire.htm

Falow!

Fabio Camilo de Souza
Veterano
# jan/05 · Editado por: Fabio Camilo de Souza
· votar


A MELHOR DICA DAQUI PARA MIM

Junta a grana e paga a Lutheria, pra naum corre o risco de estraga o intrumento.

PabloDiego
Veterano
# jan/05
· votar


Fabio Camilo de Souza

Não entendi

mass_sle
Veterano
# jan/05
· votar


Olá pessoal!

Por acaso alguém sabe quais são as diferenças entre a Tagima Strato T735 e TG 635 ? Percebi que a diferença de preço entre elas é de R$ 100,00 aproximadamente.

Alguém sabe?

earthlost
Veterano
# jan/05
· votar


Estou com problemas com microfonia... creio q seja os captadores, são humbucker, minha guitarra é uma ibanez rg270, com chave seletora de 5 posições, qdo ela esta entre o captador do meio e da ponte, e entre o do meio e o do braço a microfona acaba, mas estando só no da ponte, no do meio ou no do braço fica aquele puto barulho, qdo eu coloco a mão em cima dos captadores o barulho acaba, sei q pode ser tanto aterramento, qto a instalação, mas eu acho q se eu fizer um aterramento (como no exemplo citado no link acima) eu resolvo o meu problema, se alguém souber como fazer um aterramento no meu modelo de guitar e poder me ajudar eu agradeço muito!!!!!!

PabloDiego
Veterano
# jan/05
· votar


earthlost

http://www.projectguitar.com/ref/wire.htm

Man Well
Veterano
# jan/05
· votar


é impressão minha, ou fazer uma guitarra não é tão difícil como se pensa?? :P

se for assim, vou pensar em tentar tb.... precisa d muuuuito tempo e dedicação?? pq assim não rola. tenho q aprender atocar direito ainda.... huhuheuhehehuehueh....

Bigode Ozzy
Veterano
# jan/05
· votar


Man Well

precisa d muuuuito tempo e dedicação??

Claro que sim! Tipow, se naum tiver tempo como vai fazer? E sem dedicação então, piorou!

Mas isso de tempo é relativo a dedicação...se vc tiver muita vontade, vc arranja tempo com certeza! heauheau

abraços!

Man Well
Veterano
# jan/05
· votar


Por acaso alguém sabe quais são as diferenças entre a Tagima Strato T735 e TG 635 ? Percebi que a diferença de preço entre elas é de R$ 100,00 aproximadamente.

não tenho certeza, mas tenho um palpite q a captação, o material e a montagem é a mesma coisa. a diferença está na ponte (fixa tb, mas é diferente. parece ser melhor), e no capotraste, q recentemente descobri q é um "carrinho", ao invés de um pedaço d osso ou latão. esqueci o nome do sistema...
talvez as tarrachas e os trastes tb sejam um pouco melhores.

sei q pode ser tanto aterramento, qto a instalação, mas eu acho q se eu fizer um aterramento (como no exemplo citado no link acima) eu resolvo o meu problema, se alguém souber como fazer um aterramento no meu modelo de guitar e poder me ajudar eu agradeço muito!!!!!!

cara, andei lendo na internet e só agora percebi esse lance d ruído e tal... a minha guita é uma tagima 635 strato, e pelo q soube é normal o single coil fazer ruído, tanto q quando seleciono dois captadores d vez na chave, o ruído acaba. só q tem situações q o som mais gostoso está em selecionar só um captador. será q tem como acabar com o ruído com o tal do aterramento? como faço isso? tem os esquemas aí, mas pra mim é grego.... ¬_¬"" help!!!

se vc tiver muita vontade, vc arranja tempo com certeza! heauheau

pois é, cara... tipo, pelo q vi, fazer uma guitarra maneira d verdade é difícil, mas não é algo do outro mundo como se pensa. pode ser uma trabalho artesanal, d paciência. é só ter habilidade com as mãos, ter as medidas e, claro, bons materiais para o hardware (captação, ponte, trastes, tarrachas...). o q passou pela minha cabeça foi comprar uma madeira boa e nos tempos livres ir trabalhando na bichinha, sacumé? eheheh... será q é tão difícil assim?

po, vi o link do cara q fez a própria les paul... porra, foda demais!!!! ninguém tem uma lespaul igual a do cara, sacou o lance???!!!!

e os outros modelos (sem ser lespaul)? é difícil fazer?

Fabio Camilo de Souza
Veterano
# jan/05
· votar


Onde posso encontra bons cursos de luthieria?

PabloDiego
Veterano
# jan/05
· votar


Alguem sabe aonde eu posso achar em sp ponte pra strato de 12 cordas??

TASIVA
Veterano
# jan/05
· votar


porra tirei um bom aproveito aqui em questão das madeiras dos braços que o Caminhoneiro postou =D

Harry Virtuoso
Veterano
# jan/05 · Editado por: Harry Virtuoso
· votar


olá;.....
duvida em captadores: os captados dimarzio fred facilitam a execução de harmonicos naturais e artificiais??????

valeu!

lula_molusco
Veterano
# jan/05
· votar


Harry Virtuoso
acredito que os captadores não tem grande influencia nos harmonicos...o mais importante é a pegada e o timbre da distorção.

PabloDiego
tente a vintage parts

Fabio Camilo de Souza
Em são paulo eu conmheço a escola B&H que é bem famosa nesse ramo

Bigode Ozzy
Veterano
# jan/05
· votar


Harry Virtuoso

Facilitam sim...tem captador que naum capta bem os harmonicos...ainda mais os artificiais...

GeorgeVieira
Veterano
# jan/05
· votar


Galera, to me aventurando a fazer uma guitarra tb.
Queria saber onde posso encontrar um tensor... Eu tô lendo tb o livro do Melvin Hiscock. Conversei com um amigo meu que fez o curso do Di Carmo, e ele me explicou o sistema do tensor dele. Mas eu tava querendo um tensor de ação dupla (tipo do que vende na Stewart McDonald). Alguem sabe onde posso achar?

Ah, vejam fotos da "experiência" em http://basshero.nafoto.net

emdobro
Veterano
# fev/05
· votar


cara alguem tem um projeto de flying v modelo gibson?

marceloh
Veterano
# fev/05 · Editado por: marceloh
· votar


Minha guitarra pega uma pequena distorção quando se toca 2 ou mais cordas mais finas, ré, sol, si e mizinha. Fica mais evidente quando uso um pedal de distorção que tenho. Esse problema está nos captadores, no material da guitarra ou no amp ou pedal?? O pedal é heavy metal da chorus, e nao é algo limpo mesmo. Sem distorção se percebe levemente essa distorção. Também o jogo de cordas sao novos mas nao de boa qualidade!! QUAL SERIA O PROBLEMA?? Espero ter sido claro!! Grato

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Luthieria - Tópico Oficial