Dicas de Luthieria - Tópico Oficial

Autor Mensagem
Antonio Rocha
Veterano
# mar/05
· votar


Que tal adicionar o endereço:
GASOMETRO ,etc.


agilbertorocha@yahoo.com.br

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


Luthiers!
Preciso de uma opinião: O que vcs acham da madeira POPLAR? Minha guitarra é feita com esta madeira e gosto da tocabilidade dela, bem leve e com braço confortável, valeria a apena eu comprar uns captadores novos pra ela, pois o som atual é o que não me agrada nela...

Israel MSN
Veterano
# mar/05
· votar


Jaum_Paulo

Veja bem...

Captadores descentes são investimentos que vão te acompanhar por toda a sua caminhada de músico. Mesmo que a sua guitarra não seja TOP, com toda a certeza, o som dela vai melhorar consideravelmente em relação ao atual. Lembrando sempre que captadores podem serer remanejados de uma guitarra para a outra.

Quer um conselho?

INVISTA NOS PICKUPS...

Mas não se esqueça de fazer uma pesquisa bem ampla de quais modelos escolher porque a infinidade de variações timbrísticas é realmente enorme.

IJMC

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
· votar


Israel MSN
é que estou pensando em pegar caps customizados (aqueles q o panucci falou lá)... por isso surgiu a dúvida, o cap viria (eu acho) próprio pra minha guitarra... mas valeu ae, andei pensando e decidi investi! valeu

Man Well
Veterano
# abr/05
· votar


DO SEU LADO, do cd ao vivo do jota quest.

hauhauhah... ralei igual um fdp, mas depois ficou fácil....

eneuses sampaio
Veterano
# abr/05
· votar


quero saber como faço para mandar fotos de acessórios de guitarra aqui.

eneuses sampaio
Veterano
# abr/05
· votar


quero saber quem tem o gibson paf usado nas flying de 67...

wesley_guitarra
Veterano
# abr/05
· votar


Ola Rapaziada, estava olhando este forum , e sempre tive curiosidade de motar uma guitarra, tenho uma duvida cruel, como fazer o braço do instrumento, como sei a distancia dos trastes?, alguem manja esse esquema... ?

Fui

LordPsycho
Veterano
# abr/05
· votar


ola.. sou novo no forum e depois de dar uma olhada na busca nao achei nada q tire minha duvida.. eu queria trocar as marcações da minha guitarra.. elas sao de bolinha e eu queria colocar algo tpo dente de tubarao.. alem disso queria frizar o braço ( se eh q eh esse o nome do processo de colocar aquela fitinha branca em volta dele..=S) gostaria de saber se eh possivel fazer isso sem ter q trocar o braço do instrumento, a media de preço dessa operação e se eh possivel achar isso aqui na regiao de ribeirao preto(interior de SP) flw!

maadc
Veterano
# abr/05
· votar


O material usado nos frisos leterais é PVC e vc pode encontrar nos luthiers. Sobre as maracões estilo tubarão vc encontra no site www.musical-express.com.br.

Raphael Guzzardi
Veterano
# abr/05
· votar


alguem sabe como faço pra secar a madeira, em forno, estufa, ounaturalmente mesmo?

Narebout
Veterano
# abr/05
· votar


olá galera, estou com um problemão! quando fui furar o buraco da ponte da minha guita, Consegui arrancar uma lasca enorme do outro lado da grossura de um dedo indicador e a minha intenção era deixa-la so no verniz. E agora ??? se puderen me dar uma idéia?..................VALEU!!!!!!

Bender
Veterano
# mai/05
· votar


eu to projetando minha guitar, mas eu num sei onde achar trastes!!! alguem sabe???

maadc
Veterano
# mai/05
· votar


www.musicware.com.br

Lá vende trastes da Dunlop.

Playing for God
Veterano
# mai/05
· votar


Bom, esse questionamento não aparece na busca !!!!! E só estou perguntando pq não tem Luthiers na minha cidade. (quer dizer tem somente um cara aqui mexe muito bem !!!!!) Mas..... é apenas um prático!

Comprei uma guitarra Tagima 740S na Hendrix Music em SP e moro em Rio Branco no Acre.

Descrição: Guitarra Estrato, ponte Wilkinson, tarrachas com trava, nut de latão, captadores de alnico !!!!!!! muito boa para um som limpo.

Bem, a guitarra apresentou o seguinte problema: Imagine que vc está de frente para ela. A corda mizinha sai do nut aparentemente normal, mas ao chegar próximo a oitava casa ela começa a abrir mais o espaço entre as outras cordas e a se aproximar mais da lateral do braço e no final da escala fica muito próximo à beirada (Bem próxima mesmo). As vezes me dá a impressão que todas as cordas deveria estar um pouco mais para o lado, mas sente-se o problema mesmo é na mizinha....

O que poderia ser isso ? Regulagem da ponte ? O braço não parece ter qualquer problema nem o nut !!!!!! Seria um erro de fabricação mesmo ?

Esse modelo possui tarrachas com trava ! Mesmo estando elas travadas é normal nós podermos girar as tarrachas ? Pq eu travo e elas continuam girando !!!! (nunca tinha visto tarrachas com travas antes). É normal ?

A quarta e última dúvida é quanto a Ponte: Esse modelo pode funcionar tanto encostada no corpo quanto flutuando um pouquinho é ?? Pq eu gostaria de usá-la encostada no corpo para aumento do sustain !!!!!

Por favor, me ajudem. Dependendo das resposta é possível até que eu tenha até que mandar a guitarra de volta para SP e ter de pleitear uma eventual troca do produto !!!! O que seria difícil e dispendioso. Mas se forem questões simples posso arrumar por aqui mesmo !!!!!

Valeu !!!!!!

Se algum Luthier quiser entrar em contato: brenob@hotmail.com

Raphael Guzzardi
Veterano
# mai/05
· votar


a parte redonda dos potenciometros é aterrada e quando vc parafusa eles no carpo os coloca em contato com o alumínio. obs.:cobre é bem melhor.

Raphael Guzzardi
Veterano
# mai/05
· votar


playing for god, um problema comum na tagima é que o braço é mal colocado. Se, bem perto da ponte, as cordas tem a mesma distancia em relação umas as outras, verifique se o encaixe do braço (no corpo) está com folga. Se houver folga é só desparafusar o braço, ajustar e apertar de novo. Se a corda MI estiver separada das outras (proximo da ponte) verifique os sadlles (carrinhos) da ponte, eles podem estar desalinhados. Obs.:no caso do defeito no encaixe do braço, essa solução é provisória, pois deve ser colocado um calço no corpo para que o braço ñ mexa mais.

Raphael Guzzardi
Veterano
# mai/05
· votar


Na maioria desses modelos de tarrachas a trava age nas cordas e ñ na propria tarracha, então é normal que elas girem, porem a corda ñ se desenrola do eixo da tarracha.

Raphael Guzzardi
Veterano
# mai/05
· votar


seu tremolo deve funcionar bem na condição flutuante devido as tarrachas com trava, porem ele é bem mais eficiente quando esta totalmente travado no corpo aumentando o "sustain", mas tome cuidado com os pivos (parafusos que prendem a ponte ao corpo) a ponte deve estar alinhada em relação as cordas, encoste a ponte no corpo e alinhe esta atraves dos pivos.

espero ter ajudado

Raphael Guzzardi
Veterano
# mai/05
· votar


a parte redonda dos potenciometros é aterrada e quando vc parafusa eles no carpo os coloca em contato com o alumínio. obs.:cobre é bem melhor.

Playing for God
Veterano
# mai/05
· votar


Raphael Guzzardi


Muito obrigado pelas respostas !!!!!! Foram de grande ajuda !!!!

Mvlogiudice
Veterano
# mai/05
· votar


eu estpou pensando em fazer uma guitarra tb, será q sai mto caro mesmo usando qq madeira, qual é o modelo + fácil pra começar a fazer, eu num sei nada disso, apenas toco, se puderem me ajudar me adiciona mo msn aí
mvlogiudice@hotmail.com

Guitar Fox
Veterano
# mai/05
· votar


Minha guitarra Charvel Americana (01 seymour hothails(braço) jackson single(meio) e jackson duplo na ponte) estah com o som do seymour muito médio...nao sei como isso aconteceu....ao passar a chave total para a ponte...o som fica grave!!! e ao passar total para braço(seymour)....fica medio!!!! Alguem sabe uma soluçao?

Antes, eh claro, o seymour hot estava ideal para arpejos e cromatismos.....

Agradeço desde já,

Bigode Ozzy
Veterano
# mai/05
· votar


Guitar Fox

Pode ser que os captadores ou a fiação esteja invertita...leva num luthier que ele ajeita!

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


________________________________________
Sobre o Tone Chart da Seymour Duncan


O que é D.C. RESISTANCE?
e RESONANT PEAK?
no que isso influencia o som?

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


shazam

marcio nascimento
Veterano
# jun/05
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
Irmao_Caminhoneiro_Shell
lula_molusco
Irmao_Caminhoneiro_Shell

marcio nascimento
Veterano
# jun/05
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell

marcio nascimento
Veterano
# jun/05
· votar


Aonde posso encontrar essas madeiras importadas e as nacionais aqui no Brasil, tem ideia

Xamb
Veterano
# jul/05
· votar


sandro yuri
Sandro tenho um amigo que pode conseguir corte de jacarandá, mas preciso saber seu contato pra saber as medidas que precisa, parece que tem um pedaço seco a muito tempo, no chào da fazenda, só nào sei valores...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Luthieria - Tópico Oficial