A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra

Autor Mensagem
Delson
Veterano
# set/17 · Editado por: Delson
· votar


thiago stteffen
Dependendo do caso, a resposta ao autor da pergunta, pode não ajudar o autor do tópico, mas de repente pode ser a resposta que EU estou procurando, já pensou nisso? Afinal, muitas vezes essas perguntas são do interesse de mta gente que toca guitarra ué.

Sim, já pensei. Citei isso também nessa minha fala, logo abaixo desse parágrafo que você citou. "Mas se ele upou pra fazer uma pergunta pra galera, ou pra acrescentar algo relevante ao assunto (como eu já vi MUITO por aqui) ele tem seu mérito."

rcorts
Veterano
# set/17
· votar


sandroguiraldo

Quando o OT ficou meio enviesado ideologicamente, a vaca foi pro brejo.

Já o FCC, no geral, este se transformou numa enciclopédia online de música, só que mal indexada e com uma busca bizarra, como já foi dito. Mas tem altas figuras aqui, que realmente deixarão eterna saudade.

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


Sim, já pensei. Citei isso também nessa minha fala, logo abaixo desse parágrafo que você citou

Vc não entendeu o que eu disse. Não estou falando do cara que faz uma pergunta diferente ou acrescentar algo. E sim do cara que efetivamente responde uma pergunta feita a anos atrás. Na MINHA opinião, isso tbm é relevante, pois de antemão pode estar respondendo uma duvida que pode ser minha, sua, do renatocaster, de um cara x que caiu de paraquedas no fórum.

Delson
Veterano
# set/17
· votar


thiago stteffen
Concordo, e entendo que o cara que efetivamente responde uma pergunta feita a anos atrás acrescentou algo relevante ao assunto, e entra nesse rol que eu porcamente elenquei.

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


Concordo, e entendo que o cara que efetivamente responde uma pergunta feita a anos atrás acrescentou algo relevante ao assunto, e entra nesse rol que eu porcamente elenquei.

Estava confuso para mim, entendi o q vc falou, desculpe o mal entendido.

Enfim, a gente ficar se batendo aqui nao adianta. Acho que as coisas ficaram como ficaram pelos motivos que eu disse. Claramente o numero de novos guitarristas hoje em dia é menor, mas acho que uma mudança na postura da base de foristas e talvez até do sistema que o forum usa, seria mais atrativo para o publico. Mas acho que o cifraclub não tem essa intenção. Sendo assim..

#PASNOSFORUNS

renatocaster
Moderador
# set/17 · Editado por: renatocaster
· votar


Sobre iniciantes: Não acho que "abrir uma brecha" para que se crie múltiplos tópicos repetidos seja uma forma adequada de fidelização.

Nesse sentido, acho que vcs estão se referindo aos "passantes", que são aqueles caras que só querem tirar uma dúvida rápida e que nunca mais vão voltar aqui. Praticamente na mesma vibe do "Yahoo Respostas". E na boa, esse tipo de usuário não ajuda a movimentar o fórum.

Existem iniciantes e iniciantes. Há iniciante que entra aqui para tirar um dúvida, é auxiliado pelos colegas, e volta aqui para mostrar que de alguma forma a ajuda que ele recebeu foi válida. Nitidamente esse iniciante apresenta interesse em continuar na comunidade, pq se num primeiro momento ele foi ajudado, agora ele sabe que tbm poderá ajudar de alguma forma.

Acho que quando adequaram as regras dessa forma (sobre fechar tópicos repetidos) foi com intuito de se estimular à pesquisa, pois como já falaram aqui, o fórum já contém bastante material interessante. Eu sei que a ferramenta de busca do fórum é muito ruim, ineficaz. Nesse sentido eu concordo quando criticam a ineficiência da ferramenta, pois se vc estimula a usar a busca mas a ferramenta é capenga, vc está sendo contraditório.


thiago stteffen

O fórum não acabou em outras épocas pq justamente aqui era o maior ponto de encontro. O youtube não tinha uma comunidade tão forte de guitarristas, assim como o facebook era escasso de material para guitarra também.

É, nesse ponto eu concordo contigo. Naquela época não existiam várias plataformas como se tem hoje para competir com o fórum.

sandroguiraldo
Veterano
# set/17
· votar


com uma busca bizarra
A busca do FCC é uma das piores coisas que já vi mesmo.

renatocaster
Moderador
# set/17 · Editado por: renatocaster
· votar


sandroguiraldo

A busca do FCC é uma das piores coisas que já vi mesmo.

Tempos atrás existia uma busca avançada no fórum que funcionava muito bem. Não sei pq cargas d'água que acabaram com isso.

EDIT: À propósito, achei! O Bahia criou um tópico tempos atrás sobre ela, hehehe. E ainda funciona! Salvem nos seus favoritos, hehehe!

http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca

JFGUITAR
Veterano
# set/17
· votar


pena estar parado, tenho usado grupos no face, mas sempre entro aqui para pesquisar alguma coisa, uma coisa que noto, se a pessoa tem duvida, acha um post antigo e atualiza ele...tem gente que reclama...ué..nao entendo esse povo...ao inves de reativar o topico e agitar mais... Melhor posta algo em um post aberto do que abrir outro com a mesma pergunta.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/17
· votar


Redes sociais contribuíram sim para diminuir postagens no fórum, apesar de cada plataforma ter suas funções, antes não haviam tantas opções alem deste fórum, hoje aumentou a concorrência e diminuiu a demanda pelo assunto por "n" fatores.
Não acho errado limitar a criação de tópicos para um determinado assunto pois cada tópico ocupa espaço no servidor e dificulta a busca, já é bagunçado assim imagina se não filtrar a criação. Busca "pedal do slash" vem 10.000 tópicos iguais! não da.

"Quando consegue fazer isso tudo, entra na internet, digita "guitarra xxx hh" e cai numa pagina do fcc dizendo que aquilo é uma porcaria. "

Concordo que isso é bem chato, mas todo mundo passou por isso, e se for motivo para desistir é porque o aspirante a guitarrista não gosta tanto assim, foi só uma fase. Quando eu tava tocando com wattson, jeniffer e zoom 505 eu sabia que era uma porcaria, acho que 90% do fórum teve a mesma trajetória.
Sinto dizer, ao passo que esta pode haver a possibilidade do forum ser desativado.

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Luiz_RibeiroSP

"Sinto dizer, ao passo que esta pode haver a possibilidade do forum ser desativado."

A impressão que me dá (não tenho certeza) é que quando o Cifra começou, o fórum era importante, tinha um percentual relevante na "massa".

O Cifra cresceu, virou uma grande empresa virtual... vídeo aulas, ativo no Youtube, studio, produtos, letras e cifras de música... 120 Mil usuários cadastrados? Todo mundo tem interesse em anunciar num site deste porte.

O Fórum....não significa mais porra nenhuma, é o quartinho esquecido dos fundos, o da da bagunça, onde se dormia antes de construir a casa principal.

Ninguém aqui no fórum dá 1 real de lucro para o Cifra...

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Então... Eu tenho frequentado fóruns de tecnologia a mais tempo que de música...

Música é algo documentado a séculos. O dó e o sol, continuam os mesmos de 4 séculos atrás, a guitarra continua da mesma forma (e se inovar é rejeitado) de 70 anos atrás... Mas tem coisa que não é assim...

PA foi lançado um mês passado, estava querendo ver mais de perto as novas consoles Yamaha na ExpoMusic mas a marca nem foi...

Ciclismo, apesar de ser algo muito antigo tem sempre onde inovar... Na Eurobike, pintou uma bicicleta inteira pesando 4 e poucos quilos...

O fórum é um conglomerado de informação, onde o conhecimento acumulado DEVERIA ser consultado para ouvir o restante. O tópico de qual guitarra comprar, é volátil, mas DEVERIA-SE ler as últimas 50 mensagens antes de postar...

Penso que quem quiser MINHA atenção plena para suas dúvidas para isso, deverá pagar meu cachê para consultoria.
Paremos para pensar, quando se quer aprender um idioma, um instrumento, ou obter consultoria quanto a saúde pessoal - o famoso check-up, se vai a um profissional... Porque então a consultoria para rigging deveria ser gratuita?
Aqui somos todos voluntários, só que não faz sentido repeteco de assuntos exaustivamente batidos, como qual guitarra comprar... Quem trás uma questão DIFERENTE sobre um mesmo tema, pode expandir a discussão.
Foi o caso do tópico " O que vcs Musicos acham do Funk (brasil) ! " , que é algo BEM batido, claro que as opiniões podem ter mudado porque o contexto mudou, mas ainda assim isso não SOMA em nada, tanto que como pode ser visto aqui, o autor é um passageiro, e possivelmente não vai se tornar um crew/tripulante... Eu teria respondido o último tópico dele com um link do permita.me...

Porém, achei deveras interessante a questão do tópico, pois havia saído um vídeo do canal Nerdologia sobre isso, e resolver seguir na discussão com o tópico " Porque outras pessoas, se preocupam com, e gostam de, coisas diferentes ", que apesar de enviesando para um outro lado, estamos na raíz discutindo algo mais amplo.

Não faz sentido eu discutir no fórum de pedal, se quadro de aço é melhor que alumínio 6061 ou 7005... Todos sabemos que o alumínio é melhor, porque temos um objetivo claro: ser mais leve, para ser mais rápido, gastando menos energia, e sem quebrar nada.
Agora não faz todo sentido discutir se amieiro é melhor que freixo, se Fender é melhor que Marshall porque a escolha é subjetiva. Não há um objetivo claro para ser atingido.

A vida segue... Já to até pensando em criar um back up do fórum, e criar um grupo "Amigos do FCC - Teclas", "Amigos do FCC - Guitarra"...

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/17
· votar


As pessoas hoje estão mais imediatistas, as vezes vc pergunta e precisa de uma resposta rápida para tomar uma decisão e o fórum as vezes vc fica sem resposta, ou demora muito a te responderem. Ai o cara vai no facebook ou no youtube a acha rápido. O de guitarra ainda tem um movimento, os outros são piores! Já perguntei num tópico de ampli e depois de muito tempo voltei pra ver e já estava 6 meses sem uma unica resposta e eu precisava de uma resposta pra ajudar a decidir se pegava o ampli ou não. Fui no yutube vi os reviews e não peguei. Na minha opinião, apesar de participar o fórum ta ficando ultrapassado e fadado ao fracasso...

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


bruno_novatorj

Eu lembro da sua pergunta sobre o Crow. Sabe porque eu não disse nada? Porque eu não testei!
Passo bem longe de amp de 1W, a Crow é uma marca pequena. Eu começo a suspeitar da qualidade, por ser barata. Ia te ajudar em que isso?

Timbre? Minha resposta categórica é o óbvio: pluga e toca. Vai comprar on-line? Bem vindo ao mundo real, onde não é possível fazer diferente.

O vídeo do u2b também não te ajudou, no máximo tu ouviu um sample, que passou longe da realidade.

SteveRayMorse
Veterano
# set/17
· votar


Bom, na minha opinião, as redes sociais tiveram uma contribuição sim para que o FCC dar essa caída. É simples, uma das coisas que movimentavam o FCC é que nesse tempo ainda não era tão simples conseguir determinadas informações sobre equipo ou teoria musical e etc. Hoje, por que diabos alguém viria aqui ver review de algo se no YouTube existe muito conteúdo e de boa qualidade. Ou mesmo baixar um manual diretamente do site ou até mesmo falar diretamente com o fabricante?

Eu mesmo adquiri alguns pedais, amps, captadores e etc com o passar dos anos mas não faz sentido postar review aqui já que em outras mídias tem algo melhor do que eu iria fazer ou feito faz tempo e etc.

A questão da infra do site ser precária também complica pois o sistema de busca é horrível de fato e judia de quem tá começando.

O que realmente me dói são as JAMs. Isso sim faz falta e acho que era uma das coisas que mais contribuia não só com o fórum mas com os próprios usuários. Mas entendo que é complicado dispor de tempo para organizar e mixar as JAMS.

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

Não acho errado limitar a criação de tópicos para um determinado assunto pois cada tópico ocupa espaço no servidor e dificulta a busca, já é bagunçado assim imagina se não filtrar a criação. Busca "pedal do slash" vem 10.000 tópicos iguais! não da.

Pois é. Se a intenção é permitir criar um novo tópico sobre um tema já debatido, então não faria nem muito sentido ter uma ferramenta de busca.

Alguém chega, cria um tópico sobre qual guitarra comprar (por exemplo), discute ali naquele momento e pronto. E esse último tópico criado vai pra vala, não terá mais utilidade nenhuma pq o próximo que chegar com a mesma dúvida não vai pesquisar. Vai criar um outro tópico igual.

Na minha opinião, esse fluxo não seria muito interessante.

Ismah

O fórum é um conglomerado de informação, onde o conhecimento acumulado DEVERIA ser consultado para ouvir o restante.

Exato, acho que a essência do que é um fórum está aí.

Luke Strat
Veterano
# set/17
· votar


Também concordo... triste realidade

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster
Se a intenção é permitir criar um novo tópico sobre um tema já debatido, então não faria nem muito sentido ter uma ferramenta de busca.

E nem em manter o tópico no servidor, pois é peso MORTO! O face tem deletado algumas coisas, foi o que motivou ainda mais o retorno do AudioList.org, agora como www.AudioBR.com.br ...

MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


Se tem uma coisa que acho frustrante em fóruns é encontrar um tópico do assunto que eu estava procurando, com apenas uma ou duas postagens, e que não acrescentem muita coisa.

É muito mais interessante encontrar tópicos recheados de respostas e opiniões, independentemente da data dos posts, mas que dissecam e exploram a fundo o assunto.

Eu não tenho dúvidas, entre abrir um tópico ou desenterrar, fico com a última opção!

O fórum tem informação pra caramba, e costumo utilizar a busca do Google pra encontrar o que quero aqui no FCC.

Sou usuário desde 2004, frequentei demais aqui até 2007, nos tempos do MSN e orkut, onde mantinha contato com vários outros usuários e acabei perdendo ao longo dos anos. Nos últimos 8 anos quase não frequentei pois havia deixado as guitarras de lado, mas esse ano voltei a tocar e frequentar o fórum, e realmente o nível de atividade está bem abaixo do que era, mas continua gerando informação.

entamoeba
Membro Novato
# set/17
· votar


renatocaster
O Bahia criou um tópico tempos atrás sobre ela, hehehe. E ainda funciona! Salvem nos seus favoritos, hehehe!

http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca


Poderia criar um tópico fixo em todos os fóruns com esse link. O que acha?

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

Eu concordo com você e com a galera, com relação a repetição e fechamento de tópicos.

Mas, não consigo desagregar isso de um mecanismo mais moderno e com melhor design.

Alguns tópicos passam das 10 páginas, fogem, por diversos motivos da pergunta inicial, cria vida própria, migra para outra discussão... é muito comum "discussão dentro da discussão" aqui.

Fica difícil pro guri se orientar em meio a esse caos. Por isso, tantas vez o cara começa do zero, escreve na frente "usei a busca e não encontrei" e ainda assim têm o tópico fechado.

É complicado... Este assunto mesmo, que estamos discutindo aqui, já foi discutido em outras ocasiões.

Obs: Pegue um tópico fixo como o do Bertola, por exemplo... Neguinho vive perguntando as mesmas coisas lá dentro, porque não vai garimpar trocentas páginas e o site não tem mecânismo de busca para tal situação.

MatheusMX
Veterano
# set/17 · Editado por: MatheusMX
· votar


Lelo Mig

Obs: Pegue um tópico fixo como o do Bertola, por exemplo... Neguinho vive perguntando as mesmas coisas lá dentro, porque não vai garimpar trocentas páginas e o site não tem mecânismo de busca para tal situação.


Mas isso acontece porque as pessoas não sabem utilizar o potencial das ferramentas de busca.

Por exemplo, se eu quiser buscar como regular o tensor naquele tópico fixo de lutheria, com mais de 600 páginas, eu utilizo o Google e coloco isso na busca:

"lutheria e equipamentos" regular tensor site:forum.cifraclub.com.br

Dessa forma eu encontro tudo que contenha esse termo dentro desse tópico, tenho uma breve descrição do post, e sou direcionado exatamente para a página ao qual pertence.

entamoeba
Membro Novato
# set/17
· votar


Sei lá.

Se as pessoas quisessem buscar informação, elas usariam o Google e só.

Elas também querem algo mais personalizado, elas querem interação.

Del-Rei
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster
Como tudo na vida, quando pesa no bolso a gente se mobiliza. Creio que os donos do FCC irão pensar em algo quando começarem a sentir a perda contínua de $$$ dos anunciantes. Acho que essa vai ser a maior motivação, afinal, isso aqui é negócio pros donos.

Na minha opinião, o mundo vive de ciclos. E invariavelmente, isso tem relação com a criação de novas plataformas de acesso a conteúdos.

O ciclo do FCC, no padrão que sempre foi, está em queda. Se eu fosse um dos donos daqui, estaria preocupado e pensando em novas estratégias, abordagens... Enfim, mudanças, porque possivelmente vai haver queda de $$$ dos anunciantes. Se é que já não houve...

Não tenho dúvidas de que o crescimento do Youtube e outras redes sociais contribuem pra caída de acesso ao FCC. Não que sejam concorrentes diretos, mas consomem MUITO o tempo das pessoas.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Lelo Mig

Com o perdão da palavra, poucas coisas são a prova de burrice nesse mundo...

Insufferable Bear
Membro
# set/17
· votar


Sei lá.

Se as pessoas quisessem buscar informação, elas usariam o Google e só.

Elas também querem algo mais personalizado, elas querem interação.


Um dos menores posts também é um dos mais corretos.

Creio que os donos do FCC irão pensar em algo quando começarem a sentir a perda contínua de $$$ dos anunciantes.
Até onde sei, o fórum nunca foi fonte de lucro, só de dor de cabeça pro Sam.

MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


entamoeba
Sei lá.

Se as pessoas quisessem buscar informação, elas usariam o Google e só.

Elas também querem algo mais personalizado, elas querem interação.


Obviamente.
Mas saber fazer buscar não impede as pessoas de interagir. Apenas torna menos desgastante.
Isso vai muito do tipo de usuário. Tem aquele que é só leitor, e tem aquele que interage, complementa a informação, levanta outras dúvidas, discorda, etc...

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


entamoeba

O Bahia criou um tópico tempos atrás sobre ela, hehehe. E ainda funciona! Salvem nos seus favoritos, hehehe!

http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca

Poderia criar um tópico fixo em todos os fóruns com esse link. O que acha?


É uma boa ideia. Essa busca refina muito melhor os resultados. Vou fazer isso, quando sobrar um tempinho.

Por hora, o link para busca avançada está disponível nesse tópico em stick:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/328672/

MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


Sobre os novos usuários, desde antigamente vejo que aqui rola um certo clubismo, o que é até comum em fóruns. No OT então, nem se fala.
Já vi em diversas ocasiões veteranos tirando uma onda com novatos, e às vezes não são nada receptivos.
Devemos ser vistos como opressores e repressores, rs.

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MatheusMX
Ismah
Insufferable Bear

Vocês tem razão...... assunto complicado este...

E, além do mais, já foi debatido em outras ocasiões e não chegou a lugar nenhum...... Bora tomar uma gelada!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra