A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# set/17 · Editado por: renatocaster


Sim, vejo nosso querido fórum de guitarra à beira do limbo. Tenho um tempinho por aqui já, então acho que posso falar com um pouco mais de propriedade sobre o tema. Não sei exatamente como está o comportamento atual dos outros fóruns dedicados aos outros instrumentos, então vou me resumir ao de guitarra.

O que sempre se viu por aqui foi um entra e sai de gente, aliás, muita gente boa por sinal. Sempre passaram por aqui guitarristas dos mais diversos níveis, de profissionais renomados e inclusive conhecidos no exterior, a meros iniciantes querendo saber "qual guitarra é melhor para começar a tocar".

Como sempre rolou essa troca, ou seja, uns caras saindo, e outros entrando, a gente acabava não sentindo essa sensação estranha de que o fórum está morrendo. E o problema está justamente aí: hoje eu não vejo essa troca, só vejo uma galera saindo e quase ninguém chegando.

Não vou entrar no mérito de discutir qualidade dos guitarristas, se eram bons ou ruins. Estou falando de gente que ajudava a movimentar o fórum. Inclusive uma das coisas mais legais de ser ver era o progresso de alguns no instrumento com a ajuda e "suporte" do próprio fórum. Vcs tem visto isso acontecer por aqui? Eu, não mais.

Também não vou entrar no mérito de discutir os motivos, pois são os mais variados e todos plausíveis, ao meu ver. O famigerado êxodo para as redes sociais, o próprio desinteresse com o instrumento ao passar dos anos, insatisfação com a política/regras de uso do fórum, problemas pessoais, etc, etc, etc...

Enfim...apenas um desabafo, pois devo admitir pros poucos amigos que restaram por aqui: Eu gosto PARA CARALHO de estar aqui nesse ambiente trocando experiências com vcs. Bateu um misto de saudosismo com lamúria aqui, hahaha.

Abraços!

-Saved
Membro Novato
# set/17 · Editado por: -Saved
· votar


renatocaster

Tem razão, eu (saved) sou um usuario antigo do fórum mas não tinha mais a conta, então criei uma nova, eu lembro desse forum um tempo atraz, mas acho que nao é só o de guitarra, e sim o fcc em geral.

Estou triste de não ter colaborado tanto com o fórum desde que entrei, eu tive um problema pessoal grande na minha vida e vinha falar coisas fúteis aqui, incluindo as besteras que falei em muito tópico sobre suicídios..Mas esse tempo ja passou... Todos erram... eu errei*

Acabei aproveitando o tópico pra desabafar, desculpa por algo.

NeoRamza
Veterano
# set/17
· votar


Eu estava pensando disso esse final de semana também. Tá muito paradão mesmo, as vezes acontece de eu ficar horas sem entrar, e quando entro não tem uma mensagem nova sequer. O foruns de amp e pedais então as vezes ficam dias.

Posso dizer que apesar disso eu passo muito tempo lendo coisas antigas do forum. As vezes leio até coisas que já havia lido antes novamente. O forum hoje tem conteúdo demais, fica até difícil escrever alguma coisa aqui, já que é só pesquisar que se acha o que se quer. Inclusive somos até desencorajados fortemente a postar sobre coisas já discutidas. Eu espero que assim como acontece comigo, o forum ainda tenha bastante movimento, nas sombras, com muita gente caladinha só lendo pelo menos.

John Henrique
Veterano
# set/17
· votar


Sinto falta dos tempos de 2009, quando os tópicos que eu gosto eram bem comentados.

Hoje em dia está mais paradão mesmo.

Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

Acho que é uma soma de rede social, queda da popularidade do instrumento e regras/estilo do fórum.

Quanto ao último e de acordo com a minha opinião, ao invés do forum se atualizar para acompanhar parece que fez justamente o contrário, ficou estático no tempo. Não conheço Busca tão ruim quanto a daqui, sempre que procurei coisas geralmente aparecem tópicos muito antigos de 2003, 2007 etc. Usar a busca e achar um tópico atual é quase que acertar na loteria. Há uns tempos queria achar um tópico que sabia que não tinha nem 2 meses e não achei na busca. Se quiser, e foi o que fiz, tem que ir manualmente passando as páginas catando milho ou procurar algum tópico fixo, porque além de tudo também não conheço fórum que mais desencoraja tópicos novos e discussões já debatidas como o colega comentou acima. São tópicos sendo fechados, gente upando tópico de 15 anos atrás porque não consegue encontrar coisa melhor com a busca, etc. Aí o user novato todo empolgado tem seu tópico fechado na primeira dúvida dele e é taxado de coveiro quando sobe um tópico antigo, fica complicado ir pra frente quando o próprio fórum espanta usuários. Dei uma parada por volta de 2010 e voltei há uns 2 anos pois achava legal tirar dúvidas, conhecer coisas novas e tentar ajudar pessoas que estão começando a não tropeçar onde tropecei, porém estou quase saindo novamente. O YouTube por exemplo tem muita coisa legal e é extremamente dinâmico e atual, e quando preciso as vezes fazer uma pergunta idiota ou que sei que já deve ter sido "exaustivamente debatida" aqui no fórum, prefiro ir nos fóruns gringos do que tentar achar a resposta aqui, que é quase como achar uma agulha no palheiro. Gosto do fórum mais pra falar de equipamentos e experiências, teoria e música estudo com professor ou por conta. Quanto a novidades na área de equipamentos, é sempre algum vídeo do YouTube de alguém que eu já sigo, então meio que está perdendo o sentido novamente acompanhar aqui. Não saí novamente ainda pois tem alguns users que valem ouro aqui no fórum, porém realmente está cada vez mais escasso esse tipo de pessoa.

nyurig3
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

poxa nem fala cara, estou aqui desde 2006
e triste ver a decadencia mesmo, sinto falta do bertola, the root of a evil, bandaid, mauricio bahia e tantos outros caras legais... lembro das jams... nao consigo ficar sem expor a nostalgia, chega a dar um aperto no peito! mas sempre estou por aqui, lendo topicos e mais topicos, fiz ate um esses dias

o auge me parece ter sido entre 2008 e 2011 ne, depois disso as redes sociais nos engoliram

saudade desse tempo, aonde a minha maior preocupação era a próxima corda que eu iria quebrar...

boblau
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

O Iverson fez um grande comentário e resumo.

Tirando as regras necessárias para que o fórum não vire um palco político/partidário/homofóbico/misógino/racista e outras nomenclaturas do atual politicamente correto, fechar tópicos, banir, mandar ler textos da antiguidade, etc. vão realmente afastar pessoas novas.

É muito frustrante para um novato ter uma pergunta sua respondida com um trancamento de tópico ou algum veterano dizendo que o tópico dele será fechado.

Não entendo o porque desta economia. Nos fóruns da PRS que eu faço parte, o oficial e o paralelo, pode abrir quantos tópicos quiser.

Um exemplo que poderíamos debater foi a saída do locostras. Aquilo era muito divertido. Mas o cara foi banido por uma ofensa sem palavrões ou discussão? Já vi coisa muito pior aqui.

Discussões sobre se a madeira afeta o timbre da guitarra ou se válvulas de power saturam mais bonito que do pré, se cabos tem influência no timbre, e outros temas que são muito ricos, não tem mais eco em novos usuários porque - "isto já foi discutido no passado e deu pano pra manga". E daí que foi discutido? Discute de novo.

O novato aparece aqui, quer umas dicas para comprar uma guitarra e é OBRIGADO a colocar a pergunta dele num tópico com 1.000.000 de posts. Que sentido tem nisso?

Tópico de Luthieria tem nome e sobrenome, nada contra o Bertola, pelo contrário, mas deixa a coisa meio limitada para perguntas gerais e para outros luthiers entrarem.

Não acredito que em redes sociais, as coisas possam ser feitas como num fórum. Mas algumas coisas precisam ser repensadas.

sandroguiraldo
Veterano
# set/17
· votar


boblau
Prestem atenção no que esse cara disse, e Renatão, como moderador, tente ver se é possível fazer algo.

Eu particularmente só acesso o OT, quase não entro nos outros fóruns. E o OT sempre foi bem movimentado e até lá o movimento caiu...

Les Strato
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

Lembro de ter entrado em 2011 nesse forum, mesmo acompanhando-o desde de 2010, que foi a época que comecei a me puxar mais nos estudos de guitarra e me aprofundar nas vertentes do R'n'R. De fato, como comentado, eram tempos aureos no fórum, onde você criava um tópico e 5 minutos depois ja tinha um bocado de respostas (se tivesse ''Slash'' ou ''Malmsteen'' no título então...).

Uma pena que muita gente tenha migrado do fórum, eu sempre gostei de passar uns bons minutos do dia lendo tanto os tópicos antigos quanto os novos (mesmo quando o assunto me era de pouco interesse).

No mais, posso dizer que esse fórum teve uma contribuição ativa no desenvolvimento do meu pensamento crítico sobre algumas coisas, visto que quando entrei tinha 15 anos, aprendi cuidar a escrita e acentuação, escrever com clareza, me dirigir aos outros usuarios de maneira mais formal, etc... Fora as valiosíssimas informações e dicas que me salvaram a pele diversas vezes no ramo guitarrístico.

Sugiro que invoquemos o espirito dos usuários Renato, Urubu Rei e metal_defender a fim de orarmos por uma nova safra de users e pedir conselhos sobre como atingir o nirvana do forum novamente.

JJJ
Veterano
# set/17 · Editado por: JJJ
· votar


Tem uma coisa que não consigo engolir e que sempre é apontada como causa do declínio do fórum: rede social.

Na minha cabeça, são coisas absolutamente distintas; é como dizer que as pessoas deixaram de comer rabanete, pra consumirem cerveja...

Uma coisa não substitui a outra. Não dá pra sustentar uma discussão (como esta mesmo) numa página de comentários de um vídeo do Youtube ou numa página de Facebook específica de um zé mané qualquer. São coisas muito delimitadas e esparsas.

Pra mim, a principal causa de declínio é a recusa sistemática em evoluir, mudar, experimentar, melhorar, etc., que norteia o FCC.

Outro problema sério é a crise mesmo. Galera tá preocupada em arrumar o pão de cada dia, a guitarra foi encostada num canto ou vendida, pra ajudar a comprar farinha...

JulianoF.
Membro Novato
# set/17
· votar


nyurig3
o auge me parece ter sido entre 2008 e 2011
Acredito ter sido um pouco antes. Em 2006/2007.
Na época do Deji, Urubu, Nick_Oliveri, Eric_Abott, Rodrigo_Yoshida e Gasoline, entre tantos outros.
A cada vez que se apertava F5, tinha mensagem nova, era até dificil trabalhar, hehe.
hoje em dia, a primeira página tem mensagem de mais de uma semana.

Tem um outro fórum (gringo), que tem movimento para caralho, mas eles seguem uma coisa parecida com o que o boblau falou, tem tópico repetido, mas são pessoas diferentes, com idéias diferentes.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


JJJ
Mano, concordo com sua ponto de vista, e respeito, mas eu penso um bit diferente.

Tem uma coisa que não consigo engolir e que sempre é apontada como causa do declínio do fórum: rede social.

Voce tem razão. Uma coisa nao substitui a outra.
Mas hoje é fato que pouca gente vê novela da globo porque fica garrado comendo whatsapp, snap, insta, face.

Poxa uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Mas a interatividade que essas redes proporcionam, e o modelo "fast-food" delas fez o jovem de hoje largar mão de ficar 2 horas na frente da globo pra ficar 2 horas caçando pokebola vai.



Pra mim, a principal causa de declínio é a recusa sistemática em evoluir, mudar, experimentar, melhorar, etc., que norteia o FCC.
Assino embaixo, sofro com isso, fiz o que pude ao maximo pra tentar mudar essa realidade. Um ventinho só nao faz tempestade. Deixei pra la.

Outro problema é a crise mesmo. Galera tá preocupada em arrumar o pão de cada dia, a guitarra foi encostada num canto ou vendida, pra ajudar a comprar farinha...

Ta certo. A crise ta mudando muito o jeito de pensar das pessoas.
Quem gosta de instrumento, sobretudo guitarra, nao vai deixar, e nao deixa, a crise tirar a chance de comprar instrumentos, vender, trocar, negociar, comprar peças, fazer rolos, comprar aulas, online até, etc etc etc.

Mas quem ainda ta se interessando, nao vai fazer essa força toda.
O cara vai numa loja, pega uma guitarrinha de 500 conto, acha caro pra caramba, porque com 500 conto ele faz muitaaaaaa coisa, e nota que guitarra sem cabo nao da.
Cabo é 30 conto o mais vagabundo.
Mas sem amplificador nao da. O mais vagabundo é 350.
Mas guitarra, cabo e amp, nao da distorcao.
O pedal usado mais vagabundo é 100.
Quando consegue fazer isso tudo, entra na internet, digita "guitarra xxx hh" e cai numa pagina do fcc dizendo que aquilo é uma porcaria.

Desanima bicho. Mesmo assim, o cara deixa isso pra la, e comeca a tentar a tocar. Sozinho mesmo, porque aula é caro. Ai os dedos nao vai, as musiquinhas basicas nao sai direito, nao consegue afinar a guitarra sozinho, a pestana é doloroso. Vai de novo na internet, e vê asiaticos fritando dream theather.

Bicho, na primeira chance que ele tiver, ele vende a guitarra. As contas chegando, a farinha acabando, e aquela porcaria é dificil de tocar.
Ou encosta ou vende.

Negocio é esse que vejo.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


JulianoF.
A cada vez que se apertava F5, tinha mensagem nova, era até dificil trabalhar, hehe.
hoje em dia, a primeira página tem mensagem de mais de uma semana


Eu acompanho tambem outros foruns gringos, e participo mais efetivamente em dois.
E nestes cara, nao consigo nem acompanhar meu proprio topico.
Fiz um plugin pra acompanhar o acesso, e no decorrer de 1 dia, sao mais de 4000 postagens.
Uns 20 topicos novos ou mais por dia, em cada um.

Mas é aquele negocio. Os topicos morrem quase sempre com 3-4 paginas.
Geralmente morre no decorrer de no maximo 2 dias.
E sao muitos, mas muitoooos, topicos repetidos.

Sem falar que tem topicos pra tudo que é assunto.
Forum de telecaster, se fala de strato, les paul, explorer, archtop, semi acustica e por ai vai.

E tambem tem topicos destinados a anuncios de troca-venda.
Coisa que aqui nao tem, e é até bom que seja assim.

Mas nos foruns gringos leva algumas vantagens sobre foruns brasileiros:
Uma é o idioma.
Se fala ingles, e convenhamos, todo mundo sabe arranhar um ingles né. Tem gente do mundo todo, dos paises que falam ingles (que é muito mais do que portugues) e dos paises que nao falam, mas quem formou ensino fundamental sem matar aula, consegue arranhar legal.

Outra é a situacao ecnomica, ja dita neste topico.
La neguinho compra fender e gibson numa facilidade incrivel. So se fala de 52, 62 reissue, r9 original, e la vai sapecada.
Pessoal relica sem nenhuma dó. Amps é so valvulado top.
Quando algeum fala que quer um amp barato de estudo, ele fala de coisa na casa dos 500 dolares (mais de 1500 reais pra nos na conversao direta). Pesado pra nós, light light pra eles.
Logico que eles terão muito mais assunto pra falar, do que ficar sonhando.

E tem outras coisas que da pra pontuar.
Em alguns foruns da pra abrir topico pra falar que o cachorro ta no veterinario, da pra abrir topico pra mandar o furação Irma pra put a keep are you, da pra abrir um topico de hora em hora perguntando se guitarra A é melhor que B.

Ai vira milhoes de postagens, mas vira zona facil facil. Dificil fazer amizade por la.

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


Buja
Mas hoje é fato que pouca gente vê novela da globo porque fica garrado comendo whatsapp, snap, insta, face.

Entendi o ponto. Faz sentido: houve uma diversificação no uso do tempo das pessoas. Estamos dividindo esse tempo entre várias mídias. Concordo.

Porém... se o cara QUISER ver a novelinha... vai ter que ligar a TV, né? rs

Então o fórum deveria se manter atraente e ativo, para quem QUISER esse formato.

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


Acho que a culpa é mto do fórum e dos usuários.

Sim, é fato que caiu o numero de jovens guitarristas, porém quando um deles chega no fórum:

-O cara abre um tópico que será fechado dali alguns minutos;
-O cara posta num tópico antigo já existente e a galera pesa chamando o cara de pá de ouro, ou falando pra deixar de desenterrar tópicos.

Já que todas as perguntas do mundo já estão respondidas e se alguem quiser continuar um debate mais antigo nao pode, então podia fechar o forum. Mudar o forum guitarra pra "Forum para perguntas ao bertola" ou então "topico pra quem precisa comprar guitarra e precisa de ajuda".

Hoje em dia é mto mais amigável pro cara tirar as duvidas em facebook e afins. Acho espantoso um moderador abrir um topico falando essas coisas sabendo o que ele já sabe sobre aqui, como funcionam as coisas e etc. Se todo mundo já sabe como são as coisas então melhor não reclamar.

E mesmo se houvesse um boom de novos guitarristas, o cara sempre vai cair nisso, ou um topico que é fechado em minutos ou vai upar um tópico antigo e ser zoado.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


JJJ

Acho que você tocou no ponto certo, não é tanto o fórum que está morrendo, mas a música dentro das pessoas. Há tempos atras eu via muito mais gente tocando aqui na minha cidade, amigos combinando de fazer um som, amigos comentando sobre os álbuns que as bandas tinham lançado, essas coisas sabe?
Hoje em dia eu percebo que essas coisas estão se tornando cada vez mais mortas, muitos amigos desistiram do instrumento por causa de trabalho e/ou faculdade, muitos já não tem mais expectativas em lançamentos de novos álbuns, a música está morrendo, e consequentemente o FCC vai também sentindo esse baque cultural.

JulianoF.
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja
Quando algeum fala que quer um amp barato de estudo, ele fala de coisa na casa dos 500 dolares (mais de 1500 reais pra nos na conversao direta). Pesado pra nós, light light pra eles.
Logico que eles terão muito mais assunto pra falar, do que ficar sonhando.

concordo plenamente e acho que isso seria extamente o diferencial de um fórum como FCC. Estar adequado a nossa realidade.
Onde amp valvulado e R9 não é comum, e light. Afinal estamos num país onde o cara tem que economizar para comprar Epiphone ou Squier.
E onde Strinberg é uma realidade.

Afinal, não adianta nada ficar lendo e sonhando com Music Man Petrucci e Mesa/Boogie, aqui no Brasil. Temos que adequar nossas expectativas as realidades brasileiras. E acho que este poderia ser o diferencial do FCC.

Mas sim, esses fóruns gringos viram baderna, mas é uma baderna divertida até.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


thiago stteffen
-O cara abre um tópico que será fechado dali alguns minutos;
-O cara posta num tópico antigo já existente e a galera pesa chamando o cara de pá de ouro, ou falando pra deixar de desenterrar tópicos.


É bem verdade, sempre fui de ler o fórum e não opinar, leitor desde 2005, quando era um iniciante no instrumento. Na época o fórum era muito acessado e a galera brigava à toa, então nunca tive o interesse em participar.

Depois de tantos anos, depois de 4 anos de Engenharia Elétrica, e 2 anos fazendo curso de música, eu penso em compartilhar conhecimento, ajudar, trocar ideias, e crio finalmente uma conta.

Em uma semana aconteceu exatamente isso, Premiação de Coveiro, e Tópicos meus fechados em menos de uma semana.

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Entendo que o fórum com o passar dos anos foi ficando cada vez mais engessado. Concordo também que muitas melhorias poderiam ser implementadas, porém são decisões que passam pelo crivo dos donos do fórum.

Sobre as regras, eu estou aqui participando desde 2003 e sinceramente elas nunca foram um problema pra mim. Estou falando isso como usuário, e não como moderador. Até pq, eu não sou moderador desde sempre, apenas de 4 anos pra cá. Já tive tópicos fechados tbm, já fui suspenso uma vez...e estou aqui, portanto penso que isso vai da cabeça de cada um.

As regras sempre existiram, quem é mais antigo aqui sabe muito bem disso. E nem por isso, o fórum deixou de ser movimentado em outras épocas. Se o problema maior fossem as regras, então esse fórum já teria acabado há tempos. Como eu disse, sei que uma das razões do afastamento das pessoas é o formato e a política de uso do fórum, porém eu não acho que seja o maior "vilão".

thiago stteffen

Acho espantoso um moderador abrir um topico falando essas coisas sabendo o que ele já sabe sobre aqui, como funcionam as coisas e etc. Se todo mundo já sabe como são as coisas então melhor não reclamar.

Mas quem está reclamando? O tom do meu texto não é de reclamação, e sim de lamentação.

Insufferable Bear
Membro
# set/17
· votar


Vocês baniram o melhor guitarrista do fórum (some bode to eat). Este fórum de guitarra merece ser fechado.

Hoje em dia eu percebo que essas coisas estão se tornando cada vez mais mortas, muitos amigos desistiram do instrumento por causa de trabalho e/ou faculdade
Isso é porque você tá velho, sempre aconteceu, o mundo da música está indo muito bem.

Ningen
Veterano
# set/17
· votar


Acho que a galera tá exagerando com a moderação.

Penso que é mais do que necessário que os usuários aprendam a se virar e pesquisar por respostas que quase sempre já existem. É um saco ficar repetindo/respondendo a mesma coisa todas as vezes.

Se um tópico sobre o assunto já existe e continua aberto, independente de idade, temos mais é que usar o velho, pra que as informações fiquem no mesmo lugar.

Creio que a função do fórum é e tem que ser essa mesmo. Qual a vantagem de se registrar discussões se for pra que cada vez que surgir um novato, se ignore tudo que já foi dito?

Delson
Veterano
# set/17
· votar


Meus dez centavos:

Com o advento dos comunicadores instantâneos, como WhatsApp e Facebook, somado a incrível facilidade de acesso a informação pelas internets afora, os fóruns de discussão em geral tiveram uma queda de popularidade NA MINHA OPINIÃO.

Você cria um grupo de WhatsApp com gente do mundo todo. Lá você pergunta e é prontamente atendido (vivo essa experiência com um fórum de discussão sobre motos e um grupo de WhatsApp com o mesmo propósito).

Agora, que esses fóruns são uma mina de informação, são mesmo. Podem não ser muito frequentados, mas ainda assim mantém um acervo valioso de informação.

Eu também teimo em participar aqui, porque eu gosto demais de fazer parte disso tudo.

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster Ok, que seja em tom de lamento, o que aconteceu é o óbvio. O fórum é pouquíssimo amigável pra quem vai iniciar.
A comunidade de lutheria do facebook é infinitamente mais movimentada do que aqui no fórum. Os vídeos dos guitarristas do youtube, pipocam de gente fazendo pergunta, iniciantes na guitarra. O único lugar que vejo uma discrepância tão absurda é aqui.

O fórum não acabou em outras épocas pq justamente aqui era o maior ponto de encontro. O youtube não tinha uma comunidade tão forte de guitarristas, assim como o facebook era escasso de material para guitarra também.

Obviamente o forum é um espaço privado e o dono coloca as regras que quiser (dono da bola), mas agora existem outros fóruns, outros espaços, canais de youtube.

Se a coisa fosse tão ruim qto parece, israel rodrigues não era um canal que cresce, de ros cresce, o alabama cresce.

Qq canal desses q vc entrar hoje pra ver, vai ter iniciante fazendo perguntas, interessado em saber alguma coisa. Só que lá, ou alguem responde ou ignoram. Se o cara bem pra cá acontece o q eu falei, ou ele abre um topico que será fechado antes da hora do almoço, ou desenterra um tópico e começa a zoeira em cima do cara.

Hoje em dia existe "concorrência", se o dono desse espaço aqui não faz nenhuma questão em "fidelizar o usuário", ele tem hoje em dia outros lugares para correr.

E não se engane, não estou falando isso como um Bem feito pro fcc, pelo contrário, é lamento também, pois eu lembro como era isso aqui antes, mas infelizmente só tem dois tópicos ativos de verdade ( perguntas ao bertola e ajuda pra quem quer comprar uma guitarra). De resto, poderiam até bloquear para criar novos posts.

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Tirando as questões colocadas pelos, Iversonfr, boblau, JJJ, Buja entre outros vejo algumas questões sérias aqui:

Uma, é uma certa intolerância com iniciantes. Caras, a guitarra não é tudo isso não, não é uma nave espacial... é uma merda de um pau com cordas. Algumas perguntas básicas sempre vão ocorrer, são necessárias, se fechar tudo quanto é tópico porque são "meio repetitivos" é um desestimulo grande ao iniciante que se sente idiota ou desprezado. Deixa a molecada perguntar... até porque o sistema de busca é péssimo, não facilita nenhum pouco prá quem ainda não esta habituado com o fórum.

Outra coisa..... ninguém quer matar ninguém, a grande maioria é do bem. Quando alguém discorda, pensa diferente ou dá uma zuada, o cara não odeia o outro,,, deixem as polêmicas rolarem um pouco, elas de certa forma até divertem e turbinam o tópico.

Vejam por exemplo o tópico sobre o Scorpions, que acabou virando um "tratado sobre o rock alemão e os bons guitarristas alemães"... rendeu!

Antigamente, neguinho xingava a mãe do outro, fazia ofensas morais e raciais e a coisa rolava solta... não acho certo.

Mas, agora, tá muito careta. Não pode nada e se discordar um pouco, se der uma zuada no outro, já tem uma patrulha em cima... Acho que isso precisa ser revisto.

Nós, mais antigos e atuantes (me incluo negativamente), acabamos de certa forma, intimidando e podando os mais jovens... precisamos rever isso.

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


Ningen


Se um tópico sobre o assunto já existe e continua aberto, independente de idade, temos mais é que usar o velho, pra que as informações fiquem no mesmo lugar.

Ué, tente fazer isso então. As respostas vao variar entre:

"ESSE MERECE A PÁ DE OURO"

ou então

"Nossa, se liga mano, o tópico é de 2013, o cara nem deve estar vivo mais".

Isso se não pegarem o tpc antigo e fecharem..

Delson
Veterano
# set/17
· votar


thiago stteffen
As respostas vao variar entre:

"ESSE MERECE A PÁ DE OURO"

ou então

"Nossa, se liga mano, o tópico é de 2013, o cara nem deve estar vivo mais".

Isso se não pegarem o tpc antigo e fecharem..


Nem sempre. Se o cara que upou o tópico tiver direcionado a dúvida ao autor do tópico (como eu já vi MUITO por aqui), é claro que ele vai ser zuado.
Mas se ele upou pra fazer uma pergunta pra galera, ou pra acrescentar algo relevante ao assunto (como eu já vi MUITO por aqui) ele tem seu mérito.

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


Nem sempre. Se o cara que upou o tópico tiver direcionado a dúvida ao autor do tópico (como eu já vi MUITO por aqui), é claro que ele vai ser zuado.

Dependendo do caso, a resposta ao autor da pergunta, pode não ajudar o autor do tópico, mas de repente pode ser a resposta que EU estou procurando, já pensou nisso? Afinal, muitas vezes essas perguntas são do interesse de mta gente que toca guitarra ué.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Dependendo do caso, a resposta ao autor da pergunta, pode não ajudar o autor do tópico, mas de repente pode ser a resposta que EU estou procurando, já pensou nisso? Afinal, muitas vezes essas perguntas são do interesse de mta gente que toca guitarra ué.

Existem os leitores do fórum, que não são cadastrados no FCC, e que acham a resposta por uma simples busca no Google, e para estas pessoas, tanto faz quando a pergunta foi feita, desde que a resposta esteja lá. E para esta pessoa, ver que a resposta que ela encontrou foi motivo de deboche para quem a ajudou, pega mau pro fórum sim.

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


E para esta pessoa, ver que a resposta que ela encontrou foi motivo de deboche para quem a ajudou, pega mau pro fórum sim

Sim, fica sendo um clube de nem 10 foristas que postam sempre. Isso dificulta pro cara se cadastrar e ajudar a movimentar isso aqui.

Ningen
Veterano
# set/17
· votar


Delson

Mas se ele upou pra fazer uma pergunta pra galera, ou pra acrescentar algo relevante ao assunto (como eu já vi MUITO por aqui) ele tem seu mérito.

Inclusive, vejo que o pessoal dá mais atenção a quem sobe um tópico antigo com uma dúvida do que cria um novo, sobre assunto já debatido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra