A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# nov/18
· votar


kinhoBram

?

Casper
Veterano
# nov/18
· votar


Eu acho que os Fóruns em geral vão
sempre existir. Não vejo como o FB pode
substituir da mesma forma.

renatocaster
Moderador
# nov/18
· votar


Buja

Mas essa coisa vai continuar tendo 20 usuários online, sendo destes, 10 visitantes...isso vai. Tendencia normal. E hoje isso já é uma enciclopedia barsa. So entra aqui quem gosta disso. Ou quem gosta do OT.


Isso é fato, o fórum nunca vai voltar a ser um local "público" como fora anos atrás. A lista de frequentadores aqui será cada vez mais restrita. E isso de certa forma pode ser até bom.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/18
· votar


pelo menos ainda tem visitantes

JJJ
Veterano
# nov/18
· votar


Luiz_RibeiroSP
pelo menos ainda tem visitantes

Tem visitantes porque qualquer busca no google por coisa de instrumento, vocal e acessórios sempre tem link pra cá. A quantidade de informação que tem aqui é imensa. Nem sempre de qualidade, de fato, mas garimpando dá pra encontrar quase tudo.

Seria um tremendo desperdício jogar fora toda essa produção. E é uma pena que se reduza a chance de ampliá-la com as coisas mais novas, estando o fórum esvaziado como está...

Besuntado de Tonga
Membro Novato
# nov/18
· votar


Fechara meu poste do powerchord e nem deu para agradece o pessoal que ajudou.

obrigado! Buja, mjcmello, thiago stteffen. achei que ninguem ia responde

master_splinter
Membro Novato
# nov/18
· votar


Besuntado de Tonga
pois é... fecharam... eu ia te dizer que em Am, faço tipo um "Power chord" de B
assim:
segunda casa da corda A
quinta casa da corda D

tipo uma inversao...

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/18
· votar


Vou dizer uma coisa, preferia mil vezes, varios topicos perguntando que guitarra comprar, que amplificador comprar etc... que esses tópicos fixos que ninguém responde nunca, e quando responde é no maximo 1.
isso movimenta o forum..
eu sigo as regras, e vou continuar seguindo... mas não gosto do modelo não.

LeandroP
Moderador
# nov/18
· votar


Besuntado de Tonga

Você parou pra pesquisar quantos tópicos sobre powerchord existem e estão abertos ao debate?

makumbator
Moderador
# nov/18 · Editado por: makumbator
· votar


master_splinter
pois é... fecharam... eu ia te dizer que em Am, faço tipo um "Power chord" de B
assim:
segunda casa da corda A
quinta casa da corda D

tipo uma inversao...


É, mas isso não é um power chord, e sim um bicorde ou intervalo harmônico (double stop) de sexta menor. E também não se pode chamar isso de inversão de um power chord de B, pois na inversão do intervalo teríamos a quinta no baixo (F# - B ao invés do tradicional B - F#), ou seja, viraria um intervalo de quarta justa.

Você pode dizer que o bicorde de seu exemplo é uma inversão da terça maior sol-si (em que o si vai para o baixo, transformando o intervalo em sexta menor).

Besuntado de Tonga
Membro Novato
# nov/18
· votar


LeandroP
não tava reclamando não. só vim agradecer a ajuda em outro lugar

master_splinter
makumbator

não precisa ser powerchord. é que o tecladista viu eu tocando pchord do SI e disse que tava fora da escala. nem foi de ouvido foi só quando ele viu tocando.

queria arranja uma resposta tecnica pra ele só que tentei essa inversao ai e o som ficou bom. nem vou precisar treta com ele rs.

Besuntado de Tonga
Membro Novato
# nov/18
· votar


da proxima vez crio no post certo. ainda vou encomodar muito rs. ajudaram demais. Obg!

Sandoval Quaresma
Membro Novato
# nov/18
· votar


rhoadsvsvai
Concordo

JulianoF.
Membro Novato
# nov/18
· votar


Lembro dos tempos de 2005~2006.

Nick Oliveri, Urubu, Gasoline, Deji, e mais uma pá de gente.
Cada vez que dava F5, aparecia uma renca de tópicos e respostas novos, era até dificil de acompanhar, devido ao movimento.
Pessoal trocando video via rapidshare. (Pré-Youtube, que era algo novo e desconhecido).
Jams rolando direto.

Era interessante, com certeza bem mais agitado que hoje.
Sempre tinha treta, mas era legal.

renatocaster
Moderador
# nov/18
· votar


JulianoF.

Pessoal trocando video via rapidshare. (Pré-Youtube, que era algo novo e desconhecido).
Jams rolando direto.


Caraca, esse lance aí do Rapid Share me fez lembrar das vídeo aulas do Marisco sobre modos gregos, hahahaha!

Era interessante, com certeza bem mais agitado que hoje.
Sempre tinha treta, mas era legal.


Era outra época, o FCC era uma espécie de "rede social" dos músicos. Muita coisa mudou de lá pra cá, acho que mesmo se a gente afrouxar nas regras o movimento nunca mais vai ser o mesmo.

Stargazer
Veterano
# nov/18
· votar


Acho que comecei a ler o fórum em 2005. Acabei me afastando do fórum pq simplemente perdi um pouco o interesse pela guitarra, não tava mais achando tempo pra praticar e gravar. Mas nunca deixei de entrar aqui e ler o fórum de guitarra (que sempre foi o melhor fórum).
.
O lance de tópico repetido, na minha opinião, não interfere em nada no engajamento de novos e antigos usuários (apesar de deixar ele menos dinâmico). O design do fórum tb não atrapalha em nada (inclusive é uma das coisas que mais gosto aqui). O fórum simplesmente perdeu a relevância que um dia teve na era pré-youtube, facebook e instagram.
.
Era aqui que vc encontrava os videos e audios, as jams, os desafios (lembram-se da Trilogy Suite e Tumeni Notes?), e na época, pelo menos, era só aqui que vc conhecia e trocava uma idéia com uma quantidade muito grande de usuários que eram excelentes guitarristas, tanto amadores, quanto semi-profissionais e músicos que só viviam disso. Era bom pra quem tava querendo conhecer e evoluir, e pra quem tava querendo divulgar o seu trabalho e as suas habilidades (tinha até recordista do Guiness querendo mostrar seu trabalho), o fórum permitia a conexão entre essas pessoas e isso é que era motivador.
.
Hoje em dia vc descobre as coisas interessantes e consegue ter acesso a outros guitarristas excelentes muito fácil em outras redes sociais, e nelas acaba sendo mais fácil divulgar o seu trabalho também.
.
Mas a internet é assim. A época de ouro do fórum acabou, e algum dia a época dessas redes sociais de hoje em dia vai acabar tb. Algum dia a época do fórum vai voltar ou vai surgir outro novo tipo de página ou rede social pros guitarristas interagirem, é o caminho natural da internet.

MauricioBahia
Moderador
# jan/19 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Stargazer:. Mas a internet é assim. A época de ouro do fórum acabou

Eu acho que há grande chances de voltar. Acho que tudo é cíclico... é que as próprias pessoas que frequentavam aqui mudaram! Eu mudei. Estou tocando muito menos ou quase nada. Mas nada impede que eu volte a tocar.

Continuo com o mesmo equipamento até hoje. Não vendi nada. Só estou aguardando a minha volta. Porque não pode ser a volta de outros ou de novos usuarios.

Eu acho que o Facebook, Instagram e WhatsApp tomam tanto tempo da gente (se permitirmos) que as coisas que gostamos de fazer no nosso lazer acabam ficando de lado.

Mas eu tô com uma saudade filha da puta sentir a música na veia.

ABS!

Sandoval Quaresma
Membro Novato
# jan/19
· votar


Estou tocando muito menos ou quase nada. Mas nada impede que eu volte a tocar.
Eu também não tenho a menor vontade de tocar guitarra. Comprei uma viola caipira, desde então só penso em viola

bboytx
Veterano
# jan/19
· votar


Pra mim o pior desse fórum é a aversão a novos tópicos.

Tem muita coisa antiga que hoje já reflete a atualidade.
Se quero saber qual captador comprar por exemplo vou ver tópicos da época que o dólar tava menos de 2 reais e a Malagoli quase não era conhecida. Aí vou ver gente recomendando importar Seymour Duncan, coisa que hoje não lá ma boa opção.

Então se abro um novo tópico me mandam pra tópicos antigos que não refletem a atualidade e com títulos as vezes sem sentido nenhum, ou pra algum tópico amplo que é uma zona com várias conversas atravessadas.

JJJ
Veterano
# jan/19
· votar


bboytx

Isso aí teria uma solução fácil (que inclusive é adotada em alguns fóruns).

O tópico está sem atividade há, sei lá... dois anos? Fecha-se automaticamente.

Pronto. Caso a dúvida apareça de novo, outro tópico será a única forma de voltar ao assunto e ninguém vai te mandar pra um tópico de 20 anos atrás, porque ele estará fechado.

Isso é algo implementável de forma automática, não precisa um moderador fazer na mão. Todo dia rodaria um programinha (besta...) que ia verificar se algum tópico caducou. Em achando, fecha... fim de papo.

Buja
Veterano
# jan/19
· votar


JJJ

Penso exatamente da mesma forma. Outra ideia seria fazer como esses sites de resposta, tipo yahoo respostas. Quando o dono do topico consegue resolver seu problema, ele marca como resolvido, e pronto. Assunto encerrado.
Se bem que é a mesma coisa que fechar o topico rsrs.

MauricioBahia
Moderador
# jan/19 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu já postei aqui publicamente que não acho mais necessário fechar topicos repetidos na fase atual do fórum.

Isso, para mim, era necessário quando havia centenas de usuários de uma só vez e era dezenas de tópicos novos por dia. Não sei como os moderadores sobreviveram aquela época, KKK!

Então às vezes tinha três tópicos repetidos sendo feitos por usuários novatos, ainda por cima. Os tópicos que não eram repetidos (e que muitas vezes estavam sendo debatidos) passavam para baixo. E os caras que faziam tópicos repetidos, e muitas vezes upavam os seus tópicos. Ficava uma salada mal feita de tópicos onde os repetidos acabavam ficando proeminentes!

Essas regras tem quase 10 anos e realmente poderiam ser revistas. Afinal de contas os tempos mudam, os comportamentos mudam.

Abs

Lelo Mig
Membro
# jan/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

...e ninguém vai te mandar pra um tópico de 20 anos atrás, porque ele estará fechado.

Além de eu concordar com você, existe um problema, ao meu ver, que prejudica demais... É bastante comum, as respostas e discussões sobre a dúvida original do tópico, ser respondidas nas primeiras 2, 3 páginas, e depois o tópico ganhar outro rumo, entrar em outras questões.

Aí, você vai atrás de alguma informação num tópico antigo, ele tem 20, 30 páginas e você, prá conseguir entender o assunto que tava rolando, tem que ler tudo e muitas vezes, além de não ter saco, não acha a informação que deseja.

lamas92
Membro Novato
# jan/19
· votar


Me permitam um opinião pela dificuldade de percepções que EU tive.

Cheguei ao Cifra Club ao pesquisar para a compra de um violão. Imaginei que ao criar Login/senha esta serviria para tudo. Afinal, o Fórum Cifra Club é do Cifra Club, certo? Bom, na verdade... são Logins e Senhas diferentes.
Eu usava o que tinha e nada. Até pedir ajuda para conseguir para acessar (destaque-se que fui gentil e pacientemente, esclarecido, com grande interesse - não sei quem fez isso, mas OBRIGADO!) e retornar, foi porque sou insistente mesmo. Outros teriam desistido...

"Tá, mas é fácil! Tu que é burrão" Bom...

Pode ser, mas realmente não é lógico. Vc acessa qualquer coisa Google usando a mesma senha. Essa é a lógica que não funcionou aqui.
Esse MEU ERRO pode atrapalhar muito mais gente, a confusão de nomes e logins.

É preciso também admitir que fóruns em geral vem perdendo mesmo espaço por causa de zap e outras mídias sociais... A música então, já teve tempos melhores... Tá e o que fazer para torná-lo mais atraente?

Bom, em primeiro lugar a PROPAGANDA é a alma do negócio. Leia-se propaganda gratuita e uso de mídias sociais. Mas quem está lá é o Cifra Club e não o Fórum Cifra Club...

Como segunda sugestão, REorganizar. Se olharmos com lupa, veremos que tem assuntos sem movimentação há tempos. A parte GAITA, CANTO e outras tem baixíssimo apelo... Então é extinguir? Não sei, mas que tal colocar em MÚSICA EM GERAL deixando espaço exclusivos apenas para os assuntos mais movimentados?

Outra sugestão, talvez a mais complexa. Em outros fóruns há mais opções... Vc clica no seu perfil e vê quantas mensagens enviou, qual o seu status (iniciante, intermediário, etc) e qual a faixa de mensagens para cada mudança. Parece bobagem, mas é um estímulo. Um plataforma mais amigável facilita.

Por fim, todos temos um e-mail cadastrado e um perfil com mais respostas/acessos em algum assunto. Por que não encaminhar, de tempos em tempos, um e-mail com os tópicos mais acessados naquele assunto de interesse do usuário?

A questão é a atratividade, visibilidade e atratividade.

Delson
Veterano
# jan/19 · Editado por: Delson
· votar


lamas92
Imaginei que ao criar Login/senha esta serviria para tudo. Afinal, o Fórum Cifra Club é do Cifra Club, certo? Bom, na verdade... são Logins e Senhas diferentes.

Também notei isso. Queria mudar minha senha do FCC, mas fui redirecionado para o CifraClub ID. Essa eu mudei, mas a do FCC não mudou.

Vc clica no seu perfil e vê quantas mensagens enviou, qual o seu status (iniciante, intermediário, etc) e qual a faixa de mensagens para cada mudança. Parece bobagem, mas é um estímulo.

Pode até ser um estímulo, mas vai entupir o fórum de mensagens e tópicos dos muleke que só querem ter o status de "Veterano" abaixo do nome. E, mesmo que não seja assim, depois de atingir tal status, o quê vem depois?

Por que não encaminhar, de tempos em tempos, um e-mail com os tópicos mais acessados naquele assunto de interesse do usuário?

O negócio é que não tem movimentação pra isso.

É preciso também admitir que fóruns em geral vem perdendo mesmo espaço por causa de zap e outras mídias sociais...

Concordo, mas você há de reconhecer que nenhum grupo de WhatsApp ou Facebook tem uma base de dados tão completa quanto a desse fórum. Essas mídias Sociais estão crescendo porque os usuários têm preguiça de procurar um assunto, enquanto que nelas a dúvida é sanada quase que imediatamente.

Eu participo de um fórum de proprietários de Yamaha Drag Star, e também de um grupo de WhatsApp e de vários grupos de Facebook sobre esse assunto. Esse fórum tá igual aqui, criando mosquito da dengue, mas você acha uma porrada de conteúdo legal lá, diferentemente das outras plataformas, onde a busca é praticamente inviável, como é o caso do WhatsApp.

lamas92
Membro Novato
# jan/19
· votar


Delson
Pra vc ver... Quando se fala sério, quase ninguém responde... Pra post abobrinha sem nenhuma noção, tipo uns tópicos do OT, tá cheio de respostinha tola...
Daí vem na cabeça as palavras qualidade ou quantidade...

harlero rock
Membro Novato
# jan/19
· votar


É preciso também admitir que fóruns em geral vem perdendo mesmo espaço por causa de zap e outras mídias sociais...

prefiro aqui, acesso o que espero ver, não entro em grupos de zap, não tem como filtrar o que quer.
nesses grupos tem alguns que parece que nem estudam ou trabalham, dia e noite mensagens rsrrsrs.

qew
Veterano
# jan/19
· votar


Nick Oliveri, Urubu, Gasoline, Deji, e mais uma pá de gente.
Cada vez que dava F5, aparecia uma renca de tópicos e respostas novos, era até dificil de acompanhar, devido ao movimento.


Lembro disso... bons tempos de adolescência hahah

mas eu continuo vagando por aqui, e vejo gente daquela época que (pasmém) continua

claro que não no mesmo ritmo mas correndo o risco de ser injusto, somente nessa página vi o Leandro (11 anos e toca pra caraleo), Mauricio, JJJ, Casper, Headstock invertido (no OT), entre vários nomes da época que o fórum era exatamente como foi descrito acima que continuam postando diariamente

pelo visto o fórum não vai morrer, a gente vai ficar arrastando corrente aqui

Rayboard
Membro Novato
# jan/19
· votar


Concordo com o que os colegas acima colocaram. Acesso o FCC desde 2004, aproximadamente, e presenciei toda a movimentação das JAMs (nunca participei), os tópicos que o F5 não dava conta de atualizar, o compartilhamento via RapidShare, etc. De lá para cá perdi o acesso da minha conta principal, criei várias outras e abandonei no meio do caminho (desculpa aí, moderadores...) e estou retomando às atividades no fórum. É bom (re)ver alguns colegas que trocavam ideias, como o Headstock Invertido, MauricioBahia, kiki, etc... na ativa. Acredito que as regras poderiam ser revistas para que o FCC não apenas sobreviva, mas viva também.

Ismah
Veterano
# jan/19
· votar


A última vez que estive aqui, a discussão estava na página 3. De lá para cá, quem mais nos deixou, e o que o tópico mudou por aqui?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra