A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra

Autor Mensagem
JulianoF.
Membro Novato
# set/17
· votar


Luiz_RibeiroSP
Classificados, app, modernização, reforma, etc,etc ,etc studio sol ja pensou em tudo isso certamente. Se não rolou é porque não houve intere$$e justificável eu acho. Somos a banda do Titanic se vacilar.

Talvez o retorno não valha o custo. Afinal, é dar um tiro no escuro, tudo isso pode dar retorno, e movimentar o fórum, mas pode não dar retorno.
Imagino que tenha sido feito um estudo, e o risco é maior o que o desejado para empregar recursos no fórum, no momento.

Mas honestamente, enquanto o fórum estiver no ar, tá bom.
Gosto da simplicidade dessa versão do minibb.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/17 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Percebam uma coisa.... esse tópico tem 6 paginas em dois dias e ta gerando uma movimentação não vista no fórum a semanas.

por que?
porque é um assunto importante? não é por causa disso!
porque é um assunto gera interesse? não é beem por causa disso!

Sabe por que? porque nesse tópico tem algo polemico, algo que chama atenção, algo que é de certa maneira divertido ver varias postagens diferentes sobre, em bom português uma TRETA,e é esse tipo de coisa que faz as pessoas acompanharem e se interessarem.

eu lembro que tinha um tópico aqui que o povo tava compilando as Pérolas do FCC, uma dessas perolas aquele cara que queria uma guitarra pra tocar KLB melhor que o Slash, e varias outras perolas.

e os tópicos que estavam linkados como pérolas naquele tópico, a maioria quando não tinha sido fechado, tinham multiplas paginas e postagems de muita gente diferente.

É importante esse tipo de coisa pra movimentar, deixar rolar a treta um pouco.

Ant--
Veterano
# set/17
· votar


Olá, pessoal.
I'm back! :)
Li alguns comentários e estou com o Bertola e outros que acham que o forum existindo já está bom.
Pode-se tentar algum tipo de encontro, ou evento, ou promoção entre os membros, ou outra coisa que atraia a participação (minha avó dizia que se vc quiser que vá gente na sua casa, dê-lhes sempre o que comer).
Alguns de nós fizemos amizade por fora, e foi o Delson quem me sugeriu dar uma passada por aqui. Assim funciona bem também. Cabe a nós olharmos para que o forum não morra.
Nem que seja vindo aqui esporadicamente deixar 2 centavos :)

Abraços a todos e desculpem a ausência.

PS: Bom ver tantos nomes conhecidos ainda postando.

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


O Forum é como deuses, anjos, fantasmas, papai noel... Se você deixa de acreditar ele deixa de existir.

No fórum, eu ainda acredito...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/17
· votar


Ant--
Welcome back mate!
Pode-se tentar algum tipo de encontro
Propus isso a alguns anos... Fui ignorado...
Lelo Mig
Kkkkk....
Concordo...
Abçs

Delson
Veterano
# set/17 · Editado por: Delson
· votar


Ant--
Bem vindo de volta, guitarman!
De dois em dois centavos se faz fortuna.

Pode-se tentar algum tipo de encontro
Só aqui na região do Triângulo Mineiro já dá pra montar uma sucursal do FCC, kkkkkk

Lelo Mig
Eu também acredito no FCC. Contem comigo pra contribuir e eu conto com vocês pra aprender.

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ant--
Welcome back mate!
Pode-se tentar algum tipo de encontro
Propus isso a alguns anos... Fui ignorado...


O difícil é justamente porque cada um se esconde num canto... Mas seria uma iniciativa interessante.

Se fosse nos áureos tempos de 200 usuários conectados por vez, podíamos ter bolado um "encontro anual", cada vez num lugar. Mas agora? Se der uma mesa pra 4 já vai ser muito... kkkkkk

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Já é difícil fazer o encontro virtual com as Jana aqui...imagina presencial.
Até o buteco do fórum já faliu kkkk

Delson
Veterano
# set/17
· votar


O povo se desapegou dos amigos reais e se apegou aos virtuais.

Flipe J.
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Flipe J.
· votar


Eu já falei isso aqui e ainda não vi ninguém falando a respeito mas o canal do Youtube do Cifra Club nem sequer tenta dilvulgar o fórum, poxa apenas um link na descrição já taria bom na minha opinião.

Outra coisa, e que pode ter alguma relação com a primeira, é que os professores do Cifra não participam do fórum. Como sou relativamente novo por aqui não sei se já o fizeram no passado mas creio que só a possibilidade de um professor "oficial", digamos assim, responder diretamente sua pergunta já atrairia alguns usuários.

Frequento um peculiar fórum de desenvolvimento em que só estou lá porque tem gente "grande" participando, digo gente com projetos de qualidade finalizados ou que estão por vir e são muito promissores, muitos desses desenvolvedores podem ser classificados, numa linguagem atual, como "digital influencers" enfim... onde quero chegar é que o professor poderia ter esse papel.

Claro que a experiencia de muitos usuários por aqui é imensa, e eu respeito isso, mas pensando como o usuário comum, entre ter sua pergunta respondida pelo Fofão ou pelo usuário anonimo TcPr4Car4leo11 qual o usuário peferiria?

Enfim posso estar falando merda mas como é o tópico do desabafo, aí foi o meu.

Independente disso aprendi muito por aqui, sobre música, mercado e quem diria marketing digital hehe, inclusive comprei minha primeira guitarra por indicação de um usuário daqui.


Já foi dito que não temos poder pra mudar a situação atual dessa plataforma então só nos resta seguir tocando enquanto o atlantico já aparenta estar nos engolindo.

SteveRayMorse
Veterano
# set/17
· votar


Flipe J.

Rapaz...boto mais fé em muito usuário (ou ex-usuário) do forum do que no fofão. Mas não é má idéia.

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Flipe J.

Cara, são vivencias e experiências muito diferentes. Muita gente (a grande maioria) la no Youtube é de uma geração "musico de quarto".

O que mais tem é neguinho que toca 10 vezes mais do que eu... Só que eu passei quase 20 anos em cima de um palco. Tem nego que faz cover de Yngwie Malmsteen tocando com o pé, mas nunca saiu da frente do PC.

Já toquei pra 6.000 pessoas... Já toquei em puteiro. E como eu, varios aqui.

Não é questão de melhor ou pior, são experiências muito diferentes.

Aqui no FCC, tem mais musico real... Pode apostar.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Pra uma fase tão ruim até que tão batendo boca pra car@lh0

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Delson

O povo se desapegou dos amigos reais e se apegou aos virtuais.

Rapaz, essa é uma tendência bizarra. Organizar um encontro com amigos reais hoje em dia parece que se tronou uma das coisas mais complicadas do mundo. Agora reúne geral num grupo de WhatsApp pra vc ver. Todo mundo vai conversar, interagir, sacanear...bizarro.

A falta de tempo é um dos principais motivos, mas conversar pessoalmente é muito mais prazeroso. A gente deveria primar mais por isso.

Lelo Mig

Aqui no FCC, tem mais musico real... Pode apostar.

Também acho.

moisesbodani
Membro Novato
# set/17 · Editado por: moisesbodani
· votar


Sou user antigo do fórum, mas somente como espectador. Salvo engano, desde 2007-2008 que entro aqui e vejo uma coisa ou outra, porém, nunca me cadastrei, sempre fui um leitor. De uns meses pra cá, descobri o OT e logo fui pra lá também, ajuda a passar o tempo em dias ociosos no trabalho, mesmo que momentaneamente.

Mas vamos aos fatos:

1) Sim, o sistema de regras do fórum não ajuda na movimentação. Muitos usuários são afastados com isso de utilize a busca (que todos sabemos que via site/forum é ineficiente), tópicos fechados em pouquíssimo tempo, etc;

2) Sim, as redes sociais mudaram o hábito e o gasto de tempo das pessoas, assim como os interesses. Antes se achava informação em 1-3 sites, hoje existem centenas de sites e várias plataformas para isso, o que acaba distribuindo mais os usuários, evidentemente;

3) A MEU ver, tópicos novos sobre alguns temas já debatidos não são ruins. Caras, muita coisa mudou... Eu hoje tenho condições de ter equipamentos bons, de marcas topo de linha como PRS e Fender, já tive Gibson também, mas já tive flying v Strinberg que parecia um pau com cordas e minha primeira guitarra foi uma Jennifer sumburst que era "igual" à do cara do Weezer que vi na MTV, no clipe de Beverly Hills, junto com um pedal Voxman Heavy Metal num amplificador de baixo. Muito mudou na minha concepção de lá até aqui. O fato de ter tido uma banda que viajava bastante para tocar mudou muito minha concepção, e, após tudo isso, virar músico na igreja evangélica que frequento mudou ainda mais. Quanto eu era mais novo, o sonho de quase todo guitarrista era ter um Sansamp GT2, que hoje raramente vemos alguém comentando. Sua opinião em 2007 é exatamente igual à de 2017? Se você aprendeu algo de lá até aqui, será que é ruim dar uma "atualizada" pra quem está chegando? Basta ver as linhas de guitarras de entrada de antigamente... Eram todas terríveis, com captadores ridículos, braço estranho. Hoje com R$700, um moleque consegue uma guitarra bonita, com boa sonoridade, com afinação que ao menos aguenta algumas músicas, etc. Hoje temos marcas brasileiras que fazem pedais de boutique por ½ do preço dos gringos e com qualidade similar ou até melhor, dependendo do seu objetivo na aplicação. Se o mercado mudou, o mundo mudou, será que não é válido deixar que eventualmente algum tema já discutido volte à tona?;

4) De fato, muita gente mudou os interesses e parou de tocar guitarra ou reduziu bruscamente a frequência com que pega o instrumento. Por vários fatores, sejam de gosto pessoal mesmo ou financeiros.

Ou seja, não existe apenas um responsável para tal fato constatado pelo Renato, mas sim uma junção de fatores que culminam no que vemos hoje.

Cisdelli
Veterano
# set/17
· votar


NeoRamza
Eu espero que assim como acontece comigo, o forum ainda tenha bastante movimento, nas sombras, com muita gente caladinha só lendo pelo menos.

boblau
O Iverson fez um grande comentário e resumo.

Tirando as regras necessárias para que o fórum não vire um palco político/partidário/homofóbico/misógino/racista e outras nomenclaturas do atual politicamente correto, fechar tópicos, banir, mandar ler textos da antiguidade, etc. vão realmente afastar pessoas novas.

É muito frustrante para um novato ter uma pergunta sua respondida com um trancamento de tópico ou algum veterano dizendo que o tópico dele será fechado.

Não entendo o porque desta economia. Nos fóruns da PRS que eu faço parte, o oficial e o paralelo, pode abrir quantos tópicos quiser.

Um exemplo que poderíamos debater foi a saída do locostras. Aquilo era muito divertido. Mas o cara foi banido por uma ofensa sem palavrões ou discussão? Já vi coisa muito pior aqui.

Discussões sobre se a madeira afeta o timbre da guitarra ou se válvulas de power saturam mais bonito que do pré, se cabos tem influência no timbre, e outros temas que são muito ricos, não tem mais eco em novos usuários porque - "isto já foi discutido no passado e deu pano pra manga". E daí que foi discutido? Discute de novo.

O novato aparece aqui, quer umas dicas para comprar uma guitarra e é OBRIGADO a colocar a pergunta dele num tópico com 1.000.000 de posts. Que sentido tem nisso?

Tópico de Luthieria tem nome e sobrenome, nada contra o Bertola, pelo contrário, mas deixa a coisa meio limitada para perguntas gerais e para outros luthiers entrarem.

Não acredito que em redes sociais, as coisas possam ser feitas como num fórum. Mas algumas coisas precisam ser repensadas.


Parabéns, falaram tudo..
Eu não sou um membro ativo no FCC por diversas razões, não posso por a culpa inteira no "sistema" que se criou no fórum, porém a anos atrás passei por essas dificuldades "coveiro, use a busca (tenho vontade de socar quem responde assim) e tantos outros impedimentos impostos.

Se perdeu também a anos o sentido da ajuda a novatos (aliás, esses títulos embaixo no nick que muitos "ostentão" não deveria existir, não digo os prêmios, mas sim isso de veterano - novato) são coisas assim que fazem a galera ter receio de perguntar e perder o amor no instrumento.

Ai como bons "observadores" ficamos na indagação de onde estão os bons músicos?. Qual o futuro da Guitarra brasileira?... Talvez acabamos com muitos talentos aqui.

Bom como o NeoRamza falou.. estava aqui nas sombras kkkk e resolvi entrar pra deixar minha opinião.
Vlw

ogner
Veterano
# set/17
· votar


Tempos sombrios que ninguem faz musica. Nao tem musica mais no forum.
nao tem mais som!! Isso é f.o.d.a... E quando tem jam, a maioria sao os velhos q participam. Essa molecada nova quer nada..hehehehe!!!

Falta som..Falta timbre..Falta pegada..

Tem ter um jam semanal fixa. Com Bt maneira.. Galera tocando, se esforçando pra timbrar, pra improvisar e ser animada o bastante pra galera ter vontade de comentar...

:)

JulianoF.
Membro Novato
# set/17
· votar


ogner
Bora organizar então.
Faz tempo que não participo de jam, então.. to ai.

A sugestão é ótima. Fazer mais música.

ogner
Veterano
# set/17
· votar


JulianoF.

Nao da! Nao tenho tempo!!! hahahahahahahahahahaha

hehe

Buja
Veterano
# set/17
· votar


ogner
E quando tem jam, a maioria sao os velhos q participam. Essa molecada nova quer nada..hehehehe!!!

É dificil jogar bola 1 vez por semana na quadra da rua de baixo e depende bater uma bolinha com o Corinthians.
Os novos, como eu, tem vergonha e nao entram, quando veem os mais velhos, cheios de trofeiszinhos embaixo do nick entrando em massa.


Tem ter um jam semanal fixa. Com Bt maneira..
E podia ser um pouco mais nivelada. Tops com tops, novos com novos.
Nivel de dificuldade, ou pelo menos, uma jam de cada estilo, um de blues, uma de metal, outra de fusion, pra quem for entrar já saber de antemão no buraco que ta caindo rsrs

Pleonasmo
Membro Novato
# set/17
· votar


ogner

Nao da! Nao tenho tempo!!! hahahahahahahahahahaha



4) De fato, muita gente mudou os interesses e parou de tocar guitarra ou reduziu bruscamente a frequência com que pega o instrumento. Por vários fatores, sejam de gosto pessoal mesmo ou financeiros.

Seu relato só corrobora o meu primeiro post. Muita gente encostou a guitarra e foi cuidar da vida. Normal, ainda mais no meio da maior crise que esse país já passou...

Enquanto que alguns outros simplesmente pararam de tocar e foram fazer outras coisas.

Embora tenha diminuído muito o interesse da galera por guitarra e coisas difíceis

Pleonasmo
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Pleonasmo
· votar


duplo

Velvete
Veterano
# set/17
· votar


As jams são muito bacana! Mas nunca aprendi a gravar e mexer com bt.

Aqui no fórum tem muitas dicas mas mesmo assim não desenvolvi esse aprendizado.

sobrevivente
Veterano
# set/17 · Editado por: sobrevivente
· votar


Sou membro há muito tempo deste fórum, aprendi muito aqui e sigo aprendendo. Sou um user que mais fica "camperando" por aqui do que postando de fato, mas sempre acompanhei o FCC desde que entrei em 2006. Lembro dos áureos tempos das jams/festivais/tributos, e de tantos outros causos aqui retratados. Impossível não sentir falta.

O movimento deu uma boa caída de fato e isso se deve por inúmeros motivos, muito bem citados neste tópico. Mudanças seriam muito bem vindas com certeza pra tornar a coisa mais atrativa (mudanças também já citadas). Mas uma coisa que poderia começar é consertar o que já temos e que é bem útil, como a página de recados e o de últimas respostas que está bugado há séculos. Até mandei uma mensagem na central de ajuda para averiguarem isso, mas nem me retornaram.

Enfim, enquanto houver FCC, estarei aqui. Camperando ou não. :D

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Se querem um estímulo, DE REPENTE pode ser que pinte a organização de mais um prêmio de música, hein! Quem não quer um troféuzinho aí no nick para ostentar? Hehehe.

Mas como o ogner falou, tem que começar a brotar música no bagulho aí! Se não nem rola, sem quórum não rola...

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


sobrevivente

Enfim, enquanto houver FCC, estarei aqui.

Fazendo jus ao seu nick! ;)

Buja
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster
Nao concordo com mais trofeuzinhos. Quem tem...tem...e merecido. Parabens.

Mas hoje so vai servir para os velhos incrementar ainda mais quantidade de trofeuzinhos embaixo do nick, que ajuda a intimidar ainda mais quem nao tem nenhum e o racismo e idolatria começam.

Pra alguns aqui, só o Veterano embaixo no nick ja vale como trofeuzinho, e isso nao significa absolutamente b0sta nenhuma.

Sou mais jams assiduas por nivelamento. Por nivelamento mesmo.
Novatos NA MUSICA, farão as jams de novatos na musica, tanto nos solos quando na mixagem.
E poderão receber tambem criticas e elogios dos Veteranos NO ASSUNTO.

Vateranos organizaram jams mais elaboradas entre eles, e compartilharão dicas para os mais novos irem pegando.
Ai sim, virou um forum, uma comunidade, uma escola, uma familia, e nao um lugar de relação Veterano > Membro.

JulianoF.
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja
E eu aqui pensando que música não era competição?
Não vejo porque nivelar as jams.
Aliás, nem sei como se faria isso. Já que pode ter "novato" que toca muito mais que muito "veterano". Ou mesmo o que seria "tocar mais" ? Mais notas? Melhor escolha de notas? Criatividade? Díficil dizer.

Eu até animaria organizar uma jam, mas sem nível, sem nada. Escolher uma BT e mandar bala.

ogner
Veterano
# set/17
· votar


Não vejo porque nivelar as jams.
Aliás, nem sei como se faria isso. Já que pode ter "novato" que toca muito mais que muito "veterano". Ou mesmo o que seria "tocar mais" ? Mais notas? Melhor escolha de notas? Criatividade? Díficil dizer.

Eu até animaria organizar uma jam, mas sem nível, sem nada. Escolher uma BT e mandar bala.


Exato!! Buja deu uma viajada na maionese!! hehehe!! A parada é a troca, as dicas nos comentarios, os erros/acertos!!! e etc... Eu comecei aqui justamente pelas jams..e na época de caras profissas, meti a cara, aprendi, peguei dicas e etc

Beto Guitar Player
Veterano
# set/17
· votar


JulianoF.

Concordo contigo, esse negócio de novato, veterano e o diabo a quatro é o tempo que cada um se dispôs a ficar respondendo os fóruns aqui... Eu mesmo, estou há uns 5 anos e devo ter respondido em uns 20 tópicos e abri um apenas...

As jams servem somente para criar interação entre as pessoas e cada um poder mostrar algo que sabe. A partir do momento que vira disputa deixa de ser divertido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra