desafio!: prove que um captador stock esp lh-150 não é melhor do que emg's/duncan's

Autor Mensagem
Vandreh
Membro Novato
# out/16


Em muitos casos, como o de alguém que apenas quer tirar um som, se desenvolver, gravar em casa, um captador stock pode perder apenas por um palito em qualidade e às vezes até soar melhor do que um de grife. O problema é que existe um mercado fortíssimo de caps que lança mão das mesmas estratégia base para vender qualquer coisa: criar fantasia, fetiche. Investem num lado psicológico que acaba por modular a percepção de som dos bestas. A maioria dos guitarristas caem como patos.

Por exemplo, se alguém do metal com os propósitos descritos acima tem um amp legal e tem interesse num timbre thrash/death anos 80, começo 90, o ESP LH-150 pode servir melhor do que um EMG ou SD Distortion.

DESAFIO: dado o exemplo acima e os exemplos colocados abaixo, me provem com amostras objetivas que o ESP LH-150 perde feio para o EMG ou o Duncan.

Deixem de preguiça ou MEDO e ouçam os trechos indicados.

Vejam aí no youtube (de qualquer forma, mesmo com todas as suas lacunas, é uma amostra objetiva de potencial de som):

-título: ESP LTD EX 50 BLK - Review Guitar 420$ <-- ouçam tudo, mas especialmente a partir de 1:50, principalmente 3:14--------- compare com - título: Seymour Duncan SH-6 Distortion vs. SH-5 Custom (Metal Rhythm)
-título: EMG HZ (H3) vs Seymour Duncan SH-6 & SH-2 (Pickup comparison) <-- de 7:44 até 8:23----------- compare com - título: ESP LTD AX-50 BLKS <-- de 1:41 à 2:00 (riff semelhante), depois ouçam tudo a partir de 1:16 --------- compare também com - título: ESP LTD EC-50 WH - Review Guitar 344$ <-- a partir de 2:36
-título: EMG 81/60 VS ESP DESIGNED LH-150 <-- vejam de 0:39 até 1:7; depois de 1:33 até 2:1

Agora, com o mesmo guitarrista e no mesmo canal do youtube (o vídeo do LH-150 é mais velho, e, podem conferir, todos da época dele estão mais mal gravados)

- Famoso riff do Megadeth - título: Jackson King V KVXMG <-- de 9:54 à 10:33----------------- comparar com - título: LTD EX-50 - Elektro Gitar İncelemesi (Hızlı Video) 9:25 à 10:01
- Famoso riff do Diamond Head - título: LTD MH-327FR - Elektro Gitar <-- 10:20 à 10:30-------------comparar com - título: LTD EX-50 - Elektro Gitar İncelemesi (Hızlı Video) <-- 8:21 à 8:31

*LH-150, mesmo bem mais mal gravado, soa bem mais poderoso

-título: SEYMOUR DUNCAN SH6 DISTORTION vs SH4 JB - Passive Bridge Pickup Guitar Tone Comparison / Review <-- 0:45 à 0:55------------- comparar com ESP LTD EC-50 WH - Review Guitar 344$ <-- 2:45------comparar também com -título: ESP LTD EX 50 BLK - Review Guitar 420$ <-- 4:29

Mesmo com suas limitações, o youtube, em alguma medida, nos entrega o resultado sonoro que foi possível conseguir pelos captadores analisados. Falo isso porque, sendo assim, então não se pode excluir a possibilidade do captador stock poder soar melhor em alguns contextos.

E aí, a distância foi tão grande assim?? Ahhh... parem de mentir para si mesmos: PARA TAIS PROPÓSITOS, o ESP soou melhor! E se no ouvido alguém não soou, não se poder dizer que ele perdeu por muito.

É óbvio que existem captadores melhores do que os outros. Porém, mesmo que exista aquelas pessoas que se enganam para não precisar dar um upgrade na quitarra - MUITAS, mas muitas vezes acontece do cara trocar o captador por um bem mais caro e o resultado não mudar muito, às vezes até piorar, mas o sujeito fica se enganando, achando que foi de água pro vinho e fica tentando ficar orgulhoso e não sentir a burrada ($) que fez.

Muitas vezes é o caso de trocar mesmo (eu mesmo já fiz troca), mas o índice de casos em que um determinado objetivo sônico pode ser alcançado com os stockpickups, às vezes até melhores alcançados, é considerável. Mas o pessoal não para para analisar, se deixa levar pelo mercado e fica nesse frenetismo por captadores mais caros. E quem fala isso é um cara que tem um EMG 81/60 e um SD JB/Jazz entre seus captadores. A guitarra do meu primo veio com um ESP LH-150 e fiquei simplismente impressionado: o negócio é bom, realmente bom para o que ele toca (thrash old school). Decidi comprar uma do mesmo modelo e não vou trocar os captadores.

Fiz essa análise para dizer:

Acordem, guitarristas. Vocês estão fazendo papel de bobo.

alexandrecoppo
Veterano
# out/16
· votar


Vandreh
A única coisa que pode ser comparada é a construção dos mesmos já que o som vai do gosto, o que é melhor pra você pode ser pior pra mim.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# out/16
· votar


Subjetivo.

Eu particularmente nunca troquei e de um tempo pra cá peguei bronca dessa história de trocar captador.

Prefiro juntar grana e trocar logo de guitarra.

Buja
Veterano
# out/16 · Editado por: Buja
· votar


Felipe Stathopoulos
Prefiro juntar grana e trocar logo de guitarra.

Eh o que penso tambem de uns tempos bons pra ca, mas nunca falei pra nao ser apedrejado.
A gente troca captador por 2 motivos (edit: 2 nao, 3 no maximo)
1 - Captador estragado, queimado, nao funciona mais (raro).
2 - Guitarra é excelente e captador é terrivelmente pessimo (sem sustain, som mascando, nao capta algumas cordas direito)
3 - Mexeu no som, equalizou, tocou direito, tocou em outros equipos, botou este captador em outra guitarra, e tudoq ue se faz com ele da errado.

Fora isso, trocar captador é o mesmo que trocar farol comum para farol de xemon para dirigir melhor. Nada a ver. Tudo é fetiche so pra dizer que a guitarra tem um captador com nome famoso e bonito, como seymour duncan evo blackouts invader 59 custom alnico II pro set hybrid, puro marketing.

krixzy
Veterano
# out/16 · Editado por: krixzy
· votar


Vandreh
Primeiro, bem vindo ao forum!

Sobre o seu tópico, poderia ter colocado os links das comparações, assim ficaria mais fácil encontrar os vídeos e comparar, em vez de procurar um a um, do jeito que você digitou é meio confuso entender.

Em ralação a qualidade do captador, você não está necessariamente errado, mas também não está correto, existe sim uma diferença notável entre um captador genérico e um de boa qualidade, o problema é que pra você perceber a diferença, você tem que tocar ao vivo, direto no amp e comparar um a um, pois somente ao vivo você vai perceber a diferença claramente, porque não existe nenhum dispositivo de gravação nem reprodução capaz de captar todas as frequências que nossa audição pode captar, sempre que se grava algum áudio, há perda de frequências, assim como na reprodução.

Explicado isso, qualquer gravação que você faça, independente dos captadores, vai soar muito parecido um com outro, muitas vezes deixando incapaz de perceber qual é qual, é possivel fazer uma gravação com um single parecer um humbucker, e você nem notaria.

Com a experiencia que tive, na minha Jackson, troquei os caps genéricos por uns malagoli, e a diferença foi enorme, na minha vintage afd, achava os caps originais dela muito bons, dai resolvi trocar o da ponte por um malagoli pra fazer um teste, a diferença foi tão notável que quando eu mudo a chave pro cap do braço da desgosto por causa do cap original dela, a diferença é grande, mas ao vivo. Em gravações, tenho antes e depois de trocar o captador, e não se nota muita diferença.

Não conheço esse cap da ESP, então não posso opinar sobre a qualidade dele, talvez seja mesmo um bom cap, mas sim, existe uma grande diferença em caps genéricos e caps de qualidade, que não precisa ser necessariamente SD ou EMG, há nacionais ótimos com preço justo, pelo menos no mercado de caps estamos bem servidos aqui.

Vandreh
Membro Novato
# out/16
· votar


krixzy
Valeu!
Quando tentei por os links, deu uma mensagem de que eu não poderia postar links externos...

Pois é, concordo que há captadores melhores do que outros e em alguns casos a troca é fundamental. Porém, muuuitas vezes, como na situação que descrevi,o frenetismo pela troca é simplesmente descabido. O problema é que estão acontecendo realmente muuuuitos casos assim rsrs

Tá na hora do pessoal começar a analisar mais as coisas, entender o que cada situação e objetivo sônico pede de fato; parar de cair igual pato nessa bobeira e parar de gastar um dinheirão que poderia ir para outra guitarra ou amp melhor.

Delson
Veterano
# out/16
· votar


Vandreh
Tem que ser especificamente essa guitarra? E especificamente esse som?

Concordo que as vezes essa questão de captador é meio por fetiche mesmo, mas como já foi dito pelo krixzy, quando tocamos ao vivo, com o amplificador na nossa cara é que ouvimos as diferenças.

E, desculpem-me os admiradores de trash/metal/punk/fucking/core/ultragain, mas creio que não é necessário um captador tão elaborado quanto qualquer um que tenha apelos como "enamel coat", alnico 5, parafinagem especial com cera de abelha jataí, etc.

krixzy
Veterano
# out/16
· votar


Vandreh
Concordo.

Delson
É complicado, não deve ser nada tão especial mas tbm não deve ser fácil construir um cap com bastante ganho sem perder a definição, tanto nas notas quanto nas frequências, apesar do que a galera costumar dizer, timbre hi gain de qualidade não é tão simples não.

Quando falam num set cap alto ganho + overdrive empurrando amp hi gain, da a impressão que vai ter um super ultra ganho na distorção, mas na verdade isso não acontece, na prática, o cap de alto ganho da mais atack, o overdrive com ganho no minimo, e volume no máximo, nem passa drive, apenas volume pro amp, que recebe o sinal mais cheio, e no amp apesar de hi gain, é muito raro se usar mais do que a metade do ganho dele, no fim toda essa soma de ganho é usado apenas uma parte pra tornar o timbre mais cheio e não necessariamente um timbre utra super gain, tem musicas que eu uso tudo isso e no final eu tenho um timbre quase que crunch, porém bem cheio, uma comparação parecida, é uma gravação com uma faixa de guitarra e outra com 2 faixas.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# out/16
· votar


Delson

"E, desculpem-me os admiradores de trash/metal/punk/fucking/core/ultragain, mas creio que não é necessário um captador tão elaborado quanto qualquer um que tenha apelos como "enamel coat", alnico 5, parafinagem especial com cera de abelha jataí, etc."


Como assim cara?????

Pô, assiste esse clipe aqui e sente o cheiro de mel de abelhas britânicas que exala dos captadores das guitarras...

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Cara, adquiri recentemente captadores seymour designed e seymour performer (ambos segunda linha da SD). Falar pra vc que eu não senti diferença nenhuma pra SD tocando no quarto e com a banda.
O ponto é que para se ter bons captadores não precisa gastar uma fortuna. Esses caps que eu comprei custam de 3 a 5 vezes menos que os 'originais' SD.

Pra quem faz gravação talvez sinta diferença, mas na maior parte dos casos usuais não vai ser uma diferença realmente significativa.

Na boa, se alguem vier falar que os malagoli tomam um pau dos SD deve ter problema no ouvido, pq eu acho tão bom quanto. Ou então eu é que tenho problema de audição.

Vandreh
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Vandreh
· votar


O cara ta lá, só no quarto, nem banda tem, só treinando, com amplizinho, gravando algo no notebook... Aí aparece meio mundo pondo pilha para ele botar um EMG Hetfield set. E ele enlouquece os pais ou a esposa e põe! Cheio de caso assim.

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


Qual é o ponto desse tópico?

Primeiro umas comparações entre vídeos completamente diferentes, feitos por pessoas diferentes, com gears diferentes.

Nos que comparam o mesmo cara, a diferença entre os captadores está clara. Quem achar tudo igual, deveria limpar o ouvido. E iludido está quem estava esperando um puta abismo entre os dois. A diferença é bem pequena, mas é por essa diferença pequena que se troca o captador por um "melhor".

E no final das contas, a questão de "melhor ou pior" é completamente subjetiva. O que dá pra qualificar em captadores é construção, durabilidade, nível de saída, nível de ruído... Mas TIMBRE é completamente subjetivo.

É como dizer que roxo é melhor que rosa.

MauricioBahia
Moderador
# out/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É, já faz alguns anos que não comparo mais, principalmente à distância pois, o áudio que nos é "entregue", não é o produto inicial mais. O que temos é um subproduto parecido pois ouvimos por diferentes sistemas de reprodução (fones, caixas, etc) sem contar a percepção auditiva que pode variar de indivíduo para indivíduo.

Outra coisa é que mesmo comparando ao vivo existe a "acomodação auditiva", acústica do local e até outros sons ambiente que "contaminam" o timbre.

Depois que parei de comparar, resolvi aceitar as diferenças. Incrível como meu preconceito sonoro praticamente acabou. Ainda sobra muito mais tempo pra práticar, o que é, de fato, produtivo.

Viva a diferença! Hehe

Vandreh
Membro Novato
# out/16
· votar


Wade
Você mesmo respondeu o ponto do tópico =)

- "E iludido está quem estava esperando um puta abismo entre os dois"
- "A diferença é bem pequena" <-- pois é, o negócio é que anda-se pagando um absurdo a partir dessa ilusão que você falou; pagam esperando "um abismo"
- "Mas TIMBRE é completamente subjetivo" <-- andam pagando esse absurdo tendo exatamente o timbre como critério

Falo no post que há captadores melhores do que outros. O problema é a ilusão que você citou. A pessoa já pode ter nas mãos os instrumentos para chegar ao timbre que procura, e às vezes até a construção, durabilidade, nível de saída nível de ruído tão bacana; mas aí ela cai na pilha e gasta um dinheirão que não condiz com o propósito e deixa de comprar outros produtos mais compensadores para a vida musical

Ramsay
Veterano
# out/16
· votar


Quem não sente diferença é pq a guitarra não ajuda.
Se a guitarra for barata de qualidade baixa, o melhor captador do mundo vai soar praticamente igual ao stock.
Já se a guitarra for de qualidade, então a troca muda o som da guitarra da água pro vinho.

Calime
Veterano
# out/16 · Editado por: Calime
· votar


MauricioBahia

Falou e disse! Hj penso bem nessa linha aí tbm. Pena que demorei tanto pra chegar nesse pensamento. Quanto tempo perdido a tôa...

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Vandreh

Cara, não me leve a mal, por favor. Mas como eu poderia provar isso sem posse dos captadores? Não estou dizendo que você esteja certo ou errado, mas acho que você deveria apresentar alguma comparação entre eles. Difícil aceitar este desafio rsrsrs

Dá pra colocar links externos aqui. Deu algum problema quando você tentou postar algum link externo no fórum?

Ps: Não precisa criar uma TAG no fórum pro link. Basta colar o link no campo de mensagem.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Vandreh
e alguém do metal com os propósitos descritos acima tem um amp legal e tem interesse num timbre thrash/death anos 80, começo 90, o ESP LH-150 pode servir melhor do que um EMG ou SD Distortion.

Ou não... Ficando no seu ramo, old school heavy metal... Quem tinha som melhor: Hammet ou EVH? Dimebag Darell ou Randy Rhoads?
Sacas a complexidade do assunto? São 4 nomes de peso, que fizeram muita gente tocar guitarra (começando por mim), e outros tantos mudar seu jeito de tocar e timbrar (começando por mim de novo).

Nenhum soa melhor que o outro, cada um tem um timbre, e cada um tem seu trabalho, e chegou a resultados de formas diferentes.

Mesmo com suas limitações, o youtube, em alguma medida, nos entrega o resultado sonoro que foi possível conseguir pelos captadores analisados.

Sim, o downgrade de qualidade afeta de maneira igual a todos os vídeos postados, mas existem outras variáveis.

Buja

4 - O som daquele captador não encaixa na configuração do teu board de pedais.

Delson
E, desculpem-me os admiradores de trash/metal/punk/fucking/core/ultragain

Cara não se usava "ultra gain" nos anos 70/80... Isso é algo bem mais moderno, começa no fim de 80 pra meados dos anos 90...
Ouça o som do Randy Rhoads ou EVH, o citado Carcass... Não é nem parecido com o que se chama hoje de higain...

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah

Ficando no seu ramo, old school heavy metal... Quem tinha som melhor: Hammet ou EVH? Dimebag Darell ou Randy Rhoads?

A gente sabe que está velho quando um aparece e chama esses quatro de "velha escola do heavy", rsrsrsrsrs... :)

PS: curto todos igualmente, mas já vi muita gente tocando com o som bastante parecido senão igual ao do Hammett, do SRV ou do RR. Mas nunca ouvi um som igual do DD, nem antes, nem depois...

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


já vi muita gente tocando com o som bastante parecido senão igual ao do Hammett, do SRV ou do RR

Gostaria de conhecer, porque nunca ouvi mesmo - não ao menos sob título "hi-gain"... O A7X até tem um modo de tocar como o DD, mas não se parece no timbre.

Vandreh
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah
"Ou não..."
Pois é, por isso escrevi "pode servir melhor" em vez de "serve melhor". A questão é a existência dessa possibilidade e como ela é completamente desconsiderada por muitos guitarristas pato.

LeandroP
"Cara, não me leve a mal, por favor. Mas como eu poderia provar isso sem posse dos captadores?"
Ééé....=/

"Dá pra colocar links externos aqui. Deu algum problema quando você tentou postar algum link externo no fórum?

Ps: Não precisa criar uma TAG no fórum pro link. Basta colar o link no campo de mensagem".

Cara, eu não sei o que aconteceu. Não tava dando pra por link nem escrever o título com qualquer letra maiúscula. Toda horas dava mensagem de erro. Era de meu total interesse conseguir por os links, ia ter me poupado trabalho demais =(

Vandreh
Membro Novato
# out/16
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=5UPQLz4TnvM

Vandreh
Membro Novato
# out/16
· votar


Alá, agora que não preciso a desgraça posta >=O

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


A questão é a existência dessa possibilidade e como ela é completamente desconsiderada por muitos guitarristas pato.

Ando trabalhando sobre a questão de estagiamento de polos, e isso mexe MUITO com o som do instrumento. 1/4 de volta já é audível a diferença.

Mas, tem prefira apenas pegar um captador e nunca mexer nele. É uma opção, então sim, dá para tocar com o standart, mas existem motivos para realizar uma troca, e nem sempre será por motivo específico de fetiche, já se apresentaram alguns motivos técnicos para tal - e um não técnico, mas de grande peso: eu quero! rs

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Ismah
dá para tocar com o standart

Você quis dizer "standard"
:p

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


"Standard" e "necessário" em suas diversas formas, são duas palavras que de 10 vezes que eu escrevo elas, escrevo errado... É algo que não me entra na mente parece, sempre sai standart e neScessário... :'(

ogner
Veterano
# out/16
· votar


Vandreh
O cara ta lá, só no quarto, nem banda tem, só treinando, com amplizinho, gravando algo no notebook... Aí aparece meio mundo pondo pilha para ele botar um EMG Hetfield set. E ele enlouquece os pais ou a esposa e põe! Cheio de caso assim.


Hehehehe, bem nessa mesmo!!!

Lelo Mig
Membro
# out/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Quantos guitarristas são necessários para trocar uma lâmpada?

Doze. Um para trocá-la e onze para dizer que esta fazendo da maneira errada e que do jeito certo poderia fazer melhor e mais rápido.

rsf
Veterano
# out/16 · Editado por: rsf
· votar


Eu não sei quanto a vcs, mas eu não me considero um guitarrista. Na verdade sou um hobbysta.. E na condição de hobbysta, tudo que envolva o objeto do hobby é importante. Comprar apetrechos e tralhas absolutamente desnecessárias, trocar captadores que mudam, quando mudam, alguma coisa é um pentelhessimo que ninguém perecebe. Tudo isso é importante, tão importante quanto tocar guitarra, o que muitas vezes nem é o mais importante hehehehe..
Para um hobbysta tao importante quanto praticar guitarra é "lamber" o equipamento, quer ajustando, substituindo peças, babando no google e por aí vai. Esse é o prazer do hobby. Eu trato meus equipamentos como jóias. As vezes vendo tv na sala, busco a guitarra no quarto e deixo na sala como um objeto de admiração e decoração. hehehehe
Nesse contexto, qualquer mudança é importante. O calibre de uma corda ou ação das cordas; a palheta utilizada, a marca da ponte, a marca que está no headstock, tudo é importante para um hobbysta. Mesmo que vc nunca pretenda sair do quarto ou seja lá o lugar onde vc "brinca" de guitarrista, Aquela alteração que ninguém irá perceber é extremamente importante para o hobbysta, imagina a troca de um captador que é praticamente a voz da guitarra. puts. Agora se vc é um GUITARRISTA, como o ogner, LendroP, João Luiz, LeoMig, JJJ e outros tantos ou um musico profissional aí, com certeza, a abordagem é outra. Mas para a grande maioria deste foro, o lance é hobby mesmo, então o que determina se vai ou não dar uma incrementada é a disponibilidade de grana e não o resultado da mudança.

Lelo Mig
Membro
# out/16
· votar


rsf

"Agora se vc é um GUITARRISTA, como o ogner, LendroP, João Luiz, LeoMig, JJJ e outros tantos..."

Cara, me "inclua" fora dessa! Deixei de ser guitarrista há pelo menos 20 anos... hoje, no máximo, um tocador de guitarra ou guitarreiro.........e olha lá!

Abç!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a desafio!: prove que um captador stock esp lh-150 não é melhor do que emg's/duncan's