desafio!: prove que um captador stock esp lh-150 não é melhor do que emg's/duncan's

Autor Mensagem
Deji
Veterano
# out/16
· votar


Olha velho, chega um ponto na vida de um guitarrista que ele não toca mais nada, só gosta mesmo é de gastar com setup.

MauricioBahia
Moderador
# out/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rsf: então o que determina se vai ou não dar uma incrementada é a disponibilidade de grana e não o resultado da mudança.

Grana é determinante mesmo. Hoje, eu tô parado e sem grana. Hehe No máximo, toco um violão e juro pra mim mesmo que vou voltar a praticar. Sim, trato meu equipo ainda com muito cuidado. Um hobbysta no momento.

Mas as coisas mudam!

Abs

Vandreh
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Vandreh
· votar


rsf
Entendo. Você tá falando basicamente do lance psicológico, mas sua abordagem é mais a de um fetiche "consciente" heueheu. Você consegue ter uma visão panorâmica de si mesmo e se enxergar "brincando" de guitarrista, consegue se enxergar "colecionando selos", sabe da bobagem que é isso (no sentido mais prático), mas gosta e gasta uma grana com eles assim.
Eu tentei falar mais daquele cara que realmente está mirando num determinado objetivo sônico e que cai fácil no coro do "troca o stock!" sem analisar nada, que ouve sons modelados muito mais pelo discurso, pela narrativa do mercado e dos frenéticos de caps do que pela realidade sonora que bate nos ossos dele. É como eu que estou lá com a caneta na mão mas fico caçando ela e dizendo: "pô, cadê minha caneta??!!" (juro que faço isso direto). Eu já sou retardado por isso, mas não saio com ela na mão até a loja, compro outra caneta muito mais cara que vai escrever ou igual ou até pior do que a minha, e, quando melhor, é muito pouquinho. Seria simplesmente estúpido. O pessoal vem agindo dessa forma estúpida.
Escrevi o que escrevi porque isso acontece demais e ninguém comenta muito sobre isso. Fica uns véio caindo nessa e levando trocentos muleque junto.
Independente disso, há sim situações em que a troca faz muito sentido ou é até imprescindível (eu mesmo já tive que trocar). O que discuti é outra história...

Ramsay
Veterano
# out/16
· votar


Vandreh
O link do vídeo que vc postou não prova nada!!
Por isso eu continuo batendo na tecla de que captador de ponta influencia sim o som da guitarra, mas, só em guitarras de qualidade.

Só em guitarras baratas e de entrada é que um captador stock soa igual ao de um captador de marca.
E não tem erro, a verdade dos fatos é essa!!

Vandreh
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Vandreh
· votar


Ramsay
As guitarras de ponta não costumam vir com captadores de ponta? Na maioria das vezes, então, a guitarra de ponta vem com captadores ruins? Não há escapatória, portanto? O negócio é trocar? Boa ou ruim, vem com captador chinfrim?

A maioria das guitarras não são lá essas coisa. Segundo a sua fala, não importa o quão bons sejam os captadores que a desgraça dessas guitarra soarão mal. Se são a maioria e não melhoram com upgrade. o que explicaria então um mercado tão fervoroso de troca de captadores?

Entendeu o ponto?

Lembrando que por diversas vezes coloquei que, sim, "há sim situações em que a troca faz muito sentido ou é até imprescindível (eu mesmo já tive que trocar)". A questão é o índice altíssimo de histórias em que o stock dá conta do recado pro cara, mas o toupeira cai na pilha, compra um captador fuderoso e, nesses casos, o troço não acrescenta lá muita coisa e às vezes até promove perdas. Há muitos casos em que um determinado propósito pode, sim, ser melhor servido pelo stock do que por um de grife. Estranhamente, "a realidade dos fatos é essa".

Ramsay
Veterano
# out/16 · Editado por: Ramsay
· votar


Vandreh
Se o toupeira tem uma guitarra de merda e compra um captador fuderoso, o captador fuderoso vai dar no máximo o som igual ao do captador stock.

Agora, se a guitarra for de qualidade, então o som do captador fuderoso vai sobressair e tornar o som da guitarra bem melhor.

Até poucos anos atrás, eu comprava um captador de ponta que me interessava e depois comprava alguma guitarra barata pra instalá-lo.

E sempre foi uma decepção, pq nunca o captador de ponta melhorava o som da guitarra barata.
Por conta disso, parei de comprar captadores de ponta pra por em guitarras baratas.

Entretanto, os captadores de ponta que botei em guitarras de qualidade, melhoraram tanto o som delas que nem dá pra explicar por palavras, só ouvindo mesmo!

boblau
Veterano
# out/16
· votar


Vandreh

o seu tópico se refere a comparações entre captadores ativos, de acordo com o título, certo?

Este mundo de captadores ativos não é, nem de perto, parecido com o mundo dos captadores passivos humbuckers e mais longe ainda dos captadores singles.

A razão disso é que estes captadores incorporam em sua concepção um pré amplificador. Com isso, provar que A é melhor que B passa a ser simplesmente inútil. Analogamente seria comparar um Fender Twin com um Marshall Plexi, ou um Mesa com um Bogner, um TS-9 com um SD-1 Não tem melhor, tem diferente. E vc vai encontrar alguns guitarristas que vão trocar sim estes captadores, assim como trocariam os seus pedais. O Tag da marca influi na decisão, claro que sim. O preço influi, claro que sim.

Mas daí a vc entender na discussão que: O pessoal vem agindo dessa forma estúpida.
Escrevi o que escrevi porque isso acontece demais e ninguém comenta muito sobre isso. Fica uns véio caindo nessa e levando trocentos muleque junto.
pode ser sua opinião levada a uma discussão, porém o teu exemplo não foi bom e a sua base de discussão leva em consideração aspectos muito genéricos (como vídeos de internet) numa discussão que é muito maior que isso.

Outra coisa importante, um fórum é para discussão, não para provar nada. Cada um aqui dá a sua visão dos fatos. Nossos juízes são aqueles que pode tirar algum proveito do que colocamos aqui.

Sugiro que leia e participe da discussão que está havendo sobre uma guitarra ter ou não 3 captadores, que está muito mais interessante e educativa do que esta onde vc está, até grosseiramente (como no texto acima) querendo provar que vc está certo. E eu tenho 50 anos, com 38 de guitarra, nunca troquei um captador original na minha vida e já passaram pela minha mão pelo menos umas 30 guitarras. Já toquei profissionalmente e hoje toco para me divertir. E sempre que posso compartilhar minha experiência, dou meus pitacos aqui.

Ramsay

Só em guitarras baratas e de entrada é que um captador stock soa igual ao de um captador de marca.

meu amigo, descobri isso recentemente e vc tem toda a razão. Eu já tive várias Fender (sempre Strato) de diversas origens, México, Japão, USA, Custom Shop, velhas, novas, etc. Recentemente comprei uma Masterbuilt Jason Smith reedição das 69. Quando pluguei ela no ampli aqui em casa, parecia que todas as outras guitarras, eu tocava de plug anti ruído no ouvido. Foi como sair da imagem VHS para um Blue Ray. Fiquei encafifado, por que eu tinha que subir a ação das cordas, uma vez que dá para escutar perfeitamente o "buzz" das cordas nos trastes. Tirei o escudo e estava lá a resposta: captadores enrolados pela Sra Abigail. Corri no meu luthier, trocamos o escudo completo e colocamos em outra Fender American Standart para testar e não rolou o mesmo som, a mesma clareza, a mesma nitidez, os mesmos graves. Isso mostra em detalhes perfeitos o que vc disse acima. O por que disso? Não sei dizer. O Cassias está montando uma Strato para mim e ele me disse que sabe o porque disso. Mas que existe uma razão, existe.

vintagentleman
Veterano
# out/16
· votar


Vandreh

Por experiência sei que a captação numa guitarra faz toda a diferença. Já aconteceu comigo, inclusive, de um bom captador não soar bem em determinada madeira e ficar ótimo noutra.
Não tenho como comparar os captadores que você propôs porque para tanto eu teria que gravá-los na mesma guitarra, com o mesmo amplificador, mesmo cabo e mesma equalização.
Agora tem uma coisa: essas guitarras ESP, Godin, Schecter, Charvel, PRS, Dean etc. costumam vir com captadores stock de qualidade mais que suficiente (não estou falando das linhas dessas marcas que podem já vir com SD, EMG etc.).
Estou dizendo que uma ESP é uma guitarra cara e que, ainda que se pegue um modelo mais simples, sempre terá uma qualidade mínima profissional.
Assim, não me surpreenderia se soasse tão bem quanto um SD, Dimarzio ou EMG em mesmas condições de teste.
Isso poderia ocorrer até mesmo com uma LTD com captadores originais. Porém a chance já seria menor devido à qualidade construtiva inferior, uso de componentes mais baratos etc.

Vandreh
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Vandreh
· votar


boblau
"o seu tópico se refere a comparações entre captadores ativos, de acordo com o título, certo?"
Não. Os da ESP são passivos.

"Outra coisa importante, um fórum é para discussão, não para provar nada"

Dá uma observada nos meus posts e verá que eles estão infestados de passagens em que direciono a conversa exatamente para a discussão. Lancei mão da FORMA "desafio" na proposição apenas para levantar mais facilmente um CONTEÚDO que, a meu ver, precisa ser DISCUTIDO.

Perceba que a coisa seguiu muito bem como discussão, com esclarecimentos legais, com pessoas falando coisas que tinham vontade de falar e não falavam e com muita gente dizendo que, apesar do captador ser importante e por vezes a diferença ser significativa (eu deixo claro isso também o tempo todo!), sim, há uma CULTURA DISTORCIDA de troca de captadores e que há sim possibilidades de um stock segurar a barra, sendo assim, nesses casos, desnecessário uma troca afobada.
E tudo aconteceu assim mesmo que a partir de um "desafio" feito com um "exemplo que não foi bom" e com considerações de "aspectos muito genéricos"... Entendeu a pegada? Mesmo que seja bacana - e foi - a discussão mais técnica, essencialmente a conversa proposta não se trata de algo ultra técnico e complexo na engenharia de som dentro um universo vasto e skaraboundaibannnn...
A comparação de resultados de qualidade sonora (distância) a partir de uma plataforma que, apasar de falha, põe na mesa um resultado, um dado sonoro, cumpriu a função de dar um sublinhado à POSSIBILIDADE que um stock tem de suprir determinados objetivos sônicos, o que salvaria ka$h para um amp ou guitarra melhor, por exemplo; e dessa forma cumpriu a função de sublinhar essa cultura estúpida que, como vários atestaram no tópico, existe. É um monte de situação besta que acontece toda hora e no esquema que falei: um bando de véio bobo levando um banda de muleque pra retardadice.

E, cara, na boa, não me leve a mal... Então vá lá na discussão que está havendo sobre uma guitarra ter ou não 3 captadores e está tudo certo. As pessoas vieram, deram suas opiniões interessantes, essa cultura foi discutida e, pela maioria, teve a existência confirmada. Você mesmo veio.
Você não precisaria ter entrado nesta discussão que coloquei de forma "grosseira" (mesmo, cara?), ter falado sobre diferenças entre hambukers passivos e ativos, a incorporação de um pré amplificador na concepção, ter falado de Fenders Strato, "buzz", Sra Abigail, luthier etc..... Sinto que você gostou do tópico, hein...heuheu..brincadeira.
Se soei grosseiro para você, meu perdão.

boblau
Veterano
# out/16
· votar


Vandreh

Não. Os da ESP são passivos.

Putz, então já começou tudo errado... Comparar captadores ativos com passivos é simplesmente inútil. É comparar uma bicicleta com uma moto em termos de qualidade (melhor é o termo que vc usou....). Claríssimo que não dá para provar nada disso.

Dá uma observada nos meus posts e verá que eles estão infestados de passagens em que direciono a conversa exatamente para a discussão

Pois é, eu li todos os seus. E não vi nada que remetesse à discussão e sim à afirmação do seu ponto de vista. Tanto que copiei a sua frase que se refere ao "véio" e "muleque".

dessa forma cumpriu a função de sublinhar essa cultura estúpida que, como vários atestaram no tópico, existe. É um monte de situação besta que acontece toda hora e no esquema que falei:

não vi nada que sublinhasse isso, pelo contrário, essa sua afirmação de que esta prática não procede é que está soando diferente do consenso. (Alías esta sua frase não soa nada grosseira e que remete à discussões, concorda? rsrsrsrs)

um bando de véio bobo levando um banda de muleque pra retardadice.

O que vc não percebeu, é que vc já é um de nós, véios bobos que estamos aqui orientando jovens (eu prefiro chamar assim) ao que temos de experiência. Pergunte a qualquer jovem de 16-18 anos o que ele acha de vc com 28....

Você não precisaria ter entrado nesta discussão que coloquei de forma "grosseira" (mesmo, cara?), ter falado sobre diferenças entre hambukers passivos e ativos, a incorporação de um pré amplificador na concepção, ter falado de Fenders Strato, "buzz", Sra Abigail, luthier etc..

Não é vc que pode me dizer isso. Eu tenho o direito de entrar e qualquer discussão aqui do fórum, mesmo que te incomode, desde que eu respeite as regras. Com certeza um moderador pode avaliar isso, não vc. O teu direito é de fechar o tópico, se entender que não quer mais discutir ele comigo.

Se vc não entende que meu comentário dirigido ao Ramsay tem tudo a haver com seu tópico, mostra que vc não entende nada de captadores mesmo. E como véio do bando, você está levando um "banda" (sic) de "muleque" (sic) para a "retardadice" (não é grosseiro, não é....?).

Sinto que você gostou do tópico, hein...heuheu..brincadeira.

gostei mesmo.... mostrou para mim e provavelmente para muitos jovens que vc está errado. (na minha opinião e respeito a sua opinião divergente, sem te tachar de " véio", apesar de já ser um). Trocar e testar captadores pode e deve ser uma prática para se chegar a um objetivo de som desejado. Eu nunca precisei, mas se um dia achar necessário, irei com certeza usar do expediente. Existem diversas configurações diferentes de captadores que irão fazer uma guitarra soar totalmente diferente. Ativos e passivos (como foi o teu infeliz exemplo), humbuckers (é desta forma que se escreve) e singles, singles e stacks, baixa e alta saída, isto sem falar na qualidade da construção, tipos diferentes de magnetos, bitolas de fios e enrolamentos, e vários etc.
Claro que se na sequência da guitarra houverem equipamentos de qualidade duvidosa, provavelmente nada disto vai influir muito, mas daí a dizer que é "retardadice" é, na minha opinião errado.

Se soei grosseiro para você, meu perdão.

não sou ninguém para te perdoar, estamos aqui para discutir. Se está precisando entregar o seu perdão, procure alguém gabaritado para isto.

Vandreh
Membro Novato
# out/16
· votar


boblau
Cara...calma.
E que bom que gostou do tópico. Eu já desconfiava =D

Quanto a você ter entrado na discussão, só quis dizer que você ta lembrando meu amigo com a esposa: "esse pudim que você fez tá muito ruim...*Glup!, mais uma colherada*...tá faltando doce....*Glup!, outra colherada*...você podia ter feito o 'pé-de-moleque-3- captadores' da Cida, muito melhor... *Glup!, mais uma*... não gostei, viu...*Glup! Glup! Glup!*"

Pelas coisas que você fala, não parece que você se encaixa naquela categoria dos guitarrista véio besta que citei. Parece que você é apenas um guitarrista véio e chato... como eu. Talvez você seja apenas um pouco mais estressado...
Calma.

boblau
Veterano
# out/16
· votar


Vandreh
Cara...calma.

Quando começa com esse tipo de argumento, acabou a discussão. Se não tem nada pra dizer, melhor ficar quieto.

Se não entendeu direito, gostei do seu tópico, justamente pela conclusão dele. Vc realmente não entende nada de captadores e lançou um desafio do qual se arrependeu. Eu acho que quem se engasgou com o pudim do seu amigo foi vc... não ele...

Vandreh
Membro Novato
# out/16
· votar


boblau
Por favor, calma... xD
Claro que me arrependi. O que me propus a discutir foi discutido no seu cerne, as pessoas fizeram esclarecimentos e de fato a distorcida cultura de troca de captadores entrou em pauta; e até com linha de delimitação com casos em que a troca realmente cai bem.
E pela conclusão, até você ficou feliz com ele. Veja como foi proveitoso! =D
Neste tópico, ficou esclarecido que se a guitarra não for de qualidade superior, a troca não produz lá muita diferença. Se der, faz uma busquinha no fórum com as guitarras que usei nos meus exemplos, por exemplo a EX 50, ou então apenas pense em alguma que não é de 1ª linha: verá que mais de 90% do papo é "essa dá pra comprar, é só trocar o captador que vai ficar espetacular!".
Ahh, antes que eu me esqueça. A cena de um "véio" bobo disseminando besteira para os mais jovens pode se dar com um rapaz de 23 anos, com mais idade e experiência na guitarra, botando pilha num "muleque" de 15. Ou com um véio bobo de 50 com uma flor da juventude de 28 =DDDDD
Não, meu amigo não engasgou, ele apontava defeitos enquanto comia mais, mandava mais colheradas, entendeu?
Não fui eu que engasguei com o pudCOF...CoFF...COFFF..COOFFF

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Ramsay
Se o toupeira tem uma guitarra de merda e compra um captador fuderoso, o captador fuderoso vai dar no máximo o som igual ao do captador stock.

Olha... EU discordo, tenho experiência na conversão de uma SSS em mHSS, e a diferença é notável - mesmo sendo uma guitarra barata, e barata mesmo...

Não fui com a expectativa de ter uma Fender, nem de ter a guitarra de alguém. Sentia falta de graves na guitarra e escolhi captação que balanceasse isso.

A Maicá Custom, apoia nossos dois guitarristas, com duas Cigar Boxes, ambas são "iguais", mas com captação diferente (mHH e mHmH), sonoramente elas são totalmente diferentes.

renatocaster
Moderador
# out/16
· votar


Esse negócio de ficar trocando de Captador é hype de guitarrista. Fogo no rabo, na maioria das vezes...

Que nem no meu caso, todas as vezes que troquei foi por puro fogo no rabo. E continua sendo até hj, já tô encomendando mais uma troca de captador sem ter a menor necessidade.

:)

boblau
Veterano
# out/16
· votar


Ismah

Meu caro, se trocas o tipo de captador, o resultado é diferente mesmo. A discussão é se trocar de marca, de um captador standart que veio na guitarra por um custom fodaozao. Eu realmente não acredito em uma mudança radical no som de uma guitarra neste tipo de troca, principalmente se forem captadores de ganho alto e com muita distorção.

Trocar um sistema SSS para HSS muda muito mesmo.

Vandreh
Membro Novato
# out/16
· votar


renatocaster

É o mesmo caso do rsf: consciência da própria bobeira heueheheu. Esse negócio de guitarra é o cão, mexe com nóis e leva pra ruína heuehe. Observe: as guitarras tem chifres.

renatocaster
Moderador
# out/16
· votar


Vandreh

É o mesmo caso do rsf: consciência da própria bobeira heueheheu.

Ahn, mas cá pra nós...essa é uma bobeira boa, hahaha!

Hoje eu só não gasto mais dinheiro com isso pq o orçamento tem de ser controlado (vida de casado, sabe como é...)

rsf
Veterano
# out/16 · Editado por: rsf
· votar


renatocaster
..já tô encomendando mais uma troca de captador sem ter a menor necessidade

e pra que necessidade? hehehe

o que importa é a diversão e, no caso dos hobbys, a diversão está quase sempre no processo (limpar, consertar, substituir, comprar...) e raramente no resultado (alcançar o Timbre do SRV, eric jonhson, por exemplo.heheh ).. haja grana..

renatocaster
Moderador
# out/16
· votar


rsf

o que importa é a diversão e, no caso dos hobbys, a diversão está quase sempre no processo (limpar, consertar, substituir, comprar...) e raramente no resultado (alcançar o Timbre do SRV, eric jonhson, por exemplo.heheh ).. haja grana..

Exatamente! ;)

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


boblau
Eu realmente não acredito em uma mudança radical no som de uma guitarra neste tipo de troca

Curiosamente, porque a sonoridade da partes SS deveria ter mudado também? rsrs

A mudança existe, porque cada captador tem um equilíbrio diferente de frequências. Logo...

boblau
Veterano
# out/16
· votar


Ismah

Claro que muda, mas pelo mesmo investimento o que muda mais? Captador (partindo do princípio que a troca é pelo mesmo tipo), pedal ou um ampli? Na minha opinião, hoje em dia, uma pedaleira faz muito mais diferença do que os outros dois. Sempre pensando em trocar pedal X pedaleira, ampli X ampli e captador X captador.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


A pedaleira faz diferença apenas se as configurações mudam... Pessoalmente não me adapto de jeito nenhum com o que não for uma pedaleira, acabo sempre numa mesma cadeia que não faz sentido ter uma multiFX.

Ampli muda totalmente o som. E eu já tive vários contatos para ter certeza disso.

Todavia acho que isso não tem relação nenhuma com a questão que coloquei no tópico: os captadores fazem uma diferença radical? Sim fazem, porque eles afetam tudo o que vier depois.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# nov/16
· votar


Minha guitarra veio com ESP LH-150 e tô passando pra afirmar que são uma bosta mesmo, o que não significa que você tem que trocar de captador.

PS: O melhor tipo de teste pra comparar captador é com o som limpo. Distorção camufla muita coisa.

Vandreh
Membro Novato
# nov/16
· votar


[M]@a.[K]!ller
Eu testei apenas a ESP LTD EX 50. No meu amp.
Tenho um set JB/JAZZ e um EMG 81/60 para comparativo. O som limpo dela saiu realmente muito bom. Chamou a minha atenção e de todo mundo da sala. O Jazz soa melhor, no entanto.
Estávamos numa jam vibe thrash/death final 80's: coisa tipo Dark Angel, Sadus, Morbid Saint, Death Breath...só coisa bem madura e sofisticada heueueheu, e aí foi surpreendente o som que conseguimos com ela. Depois tocamos umas partes clean do Metallica, Opeth... Surpreendeu também.
Mas só tive o som dessa guitarra como referência. Fora isso, confesso que nunca "vi" mais gordo esse captador.

renatocaster
Moderador
# nov/16
· votar


Captador (partindo do princípio que a troca é pelo mesmo tipo), pedal ou um ampli?

Captador influencia muito no som da guitarra. Só não vai influenciar se vc trocar "seis por meia dúzia". Trocar pelo mesmo tipo não quer dizer que são exatamente iguais.

Experimenta tocar com um trio Tex Mex e um trio American Std "stock". Ambos são single-coils, construções e materiais bem similares, porém bem diferentes na sonoridade. Só no nível de saída maior do Tex Mex, já dá diferença.

Mas falando da relação captador / pedal / amp, com certeza o amp é o que mais faz diferença no timbre final. E como faz.

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


renatocaster

concordo com vc que mesmo captadores de mesmo tipo podem variar e muito, mas aí cai um pouco no que o Ramsay disse - precisa de um pouco de guitarra para aparecer a diferença de forma mais marcante.

Eu sempre achei que amplis eram os equipamentos que mais influenciavam os timbres de guitarras.

Ultimamente, com as pedaleiras e seus simuladores, mudei de opinião.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


boblau

Pedaleira e simuladores soam "iguais", o que muda é o som que tu tira deles... Reafirmando... Tenho certeza que pode me dar o que quiser o MEU timbre vai sair basicamente igual...

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah

eu entendo que não estamos discutindo o que algum equipamento altera no timbre de alguém que já tem o seu timbre definido, como é o seu caso.

A discussão me parece ser de alguém que não está satisfeito com o timbre que tem e busca melhorar e com isso troca de captador, pedais pedaleiras e amplis.

Já ter criado o seu timbre de guitarra facilita demais na hora de regular qualquer equipamento como citado por vc. Basicamente porque o guitarrista sabe o que esperar como resultado.

Mas a maioria esmagadora dos guitarristas ficam atrás do "holy grail" e com isso gastam muito dinheiro com soluções que não necessariamente mudam muita coisa.

Dentro desta perspectiva é que entendo que as pedaleiras de hoje em dia são os equipamentos que mais influenciam no timbre de um guitarrista pois com seus simuladores podem virtualmente tirar som de qualquer coisa.

renatocaster
Moderador
# nov/16
· votar


A verdade é que TUDO influencia...captadores, cabos, cordas, efeitos, amplificador, etc. Cada um desses elementos influenciam no timbre final, claro que cada um na sua devida proporção.

Falo desses pq são os que mais podem promover uma alteração mais notável no timbre, caso sejam substituídos, ou modificados...Mas existem outros, como o tipo de construção do instrumento, o tipo de madeira (que eu acho que influencia MUITÍSSIMO pouco), etc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a desafio!: prove que um captador stock esp lh-150 não é melhor do que emg's/duncan's