Clube da Telecaster

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# jan/15
· votar


Galera estou aqui pra elegiar a tocabilidade da telecaster, eu que estou acostumado com LP fui com meu primo a comprar uma tele, e no vai em vem testei muitas e posso dizer que a tocabilidade é muito mais gostosa!

JJJ
Veterano
# jan/15
· votar


Alex guitar man
Tocabilidade muito mais gostosa.

Bom... Tudo depende de que Lespa e de que Tele estamos falando....

Alex guitar man
Veterano
# jan/15
· votar


JJJ

Confesso que só toquei em squier hehe

Mas as cordas eram muito mais "soltas" era muito bom

JJJ
Veterano
# jan/15
· votar


Alex guitar man

Cordas mais soltas talvez por serem 0.009 em vez das 0.010 que talvez equipassem a lespa... Talvez você apenas goste mais de cordas mais finas!

FabioMP.
Membro Novato
# fev/15
· votar


Não se encontra mais telecasters da Hurricane novas para comprar?

ederfreire
Veterano
# fev/15
· votar


Fala, galera!
Alguém sabe de alguns sites pra comprar corpo e braço de tele com um acabamento final? Digo, uma pintura já acabada e o braço já "pronto pra uso".

Abraços!

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


ederfreire

Warmoth, Allparts, Guitar Fetish... tem vários.

Quanto ao braço "pronto pra uso", muitos deles vem com um "warning" dizendo que sempre precisa dar um "jeitinho" nos trastes, uma ajeitada no tensor e tal.

AllanGouveia
Membro
# fev/15
· votar


Galera, graças a Deus consegui realizar alguns projetos do anos passado... mas esse ano tenho em mente de realizar meu segundo maior sonho que é minha tele...

Porém, nunca penso em comprar uma de marca... Eu quero fazer em luthier e quero uma pro resto da vida...

Eu tava querendo uma tele para tocar um som mais na praia de coldplay, hillsong, U2...

para essa aplicação, vocês que entendem mais de teles do que eu, qual seria a melhor configuração da guitarra? madeira, caps, circuitos... a unica coisa que sei que quero é a escala em jacarandá...

ja pensei em dois singues, em dois P90, eu dois hambuckers... e acho que essa é minha maior dúvida...

galera, e em relação a madeiras, deem preferencia as madeiras nacionais...

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


AllanGouveia

Cara, sobre madeiras eu prefiro não opinar porque acabo de sair de uma discussão do assunto e é muito difícil argumentar porque as opiniões são muito arraigadas. Só te aconselho a escolher uma madeira DECENTE em termos de suportar a estrutura de uma guitarra, não empenar, não soltar lascas, não espanar parafuso, etc.

Quanto à captação... A tele pode receber qualquer tipo de captação, de 1 a 3 captadores, singles, hb, p90, tudo misturado... Você citou U2. Bom... já vi o The Edge com tudo que é tipo de guitarra e captação. Mas o cara usa muito efeito. No fim, a diferença maior é por conta disso, no caso dele.

Se for sua primeira Tele, eu iria no tradicional (2 singles).

Alex guitar man
Veterano
# fev/15
· votar


Sinceridade, acho que tele tem que ter dois singles e ponto, as 3 posições são a cara da tele... isso é telecaster. .

AllanGouveia
Membro
# fev/15
· votar


JJJ
Alex guitar man
Caras, podem crer... como é minha primeira tele pensei justamente na configuração classicona de 2 singues...

JJJ
Cara, pode dar opinião sobre madeira que sou todo "olhos" hehe... não entendo muito de madeira... a minha guitarrinha de guerra é cm corpo em cedro e braço e escala em pau-marfim (gosto muito do braço dela)...

Será que essas madeiras fariam a tele soar legal? só a escala que eu gostaria do jacaranda... o resto eu n sei é de nada hehe

to pensando em uma pintuda toda pixada... meio alternativa hehe

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


AllanGouveia

Cara... eu sou muito tradicionalista quanto à guitarras (embora acredite que a madeira influencia pouco na sonoridade - mas não quero mais discutir isso, é muito chato!!! rs). Então, eu escolheria alguma que fosse consagrada (alder, ash ou algum "parente" próximo encontrável aqui) e visualmente bonita (caso a pintura fosse translúcida). A Fender já usou poplar e pinho também. O pinho, se não me engano, foi a madeira original das primeiras Tele. O poplar não é bonito, mas se for para uma pintura opaca, também serve. Quanto às madeiras nacionais, eu não tenho nada contra, desde que sejam bem secas e aguentem estruturalmente...

MMI
Veterano
# fev/15
· votar


AllanGouveia

Eu acho que tele legal, "puro sangue", é a com singles. É a tele tradicional, a que tem "som de tele" de verdade. A partir do momento que você já tenha este som de tele, pode buscar sons alternativos de tele com P-90, humbuckers etc. Mas não é regra geral, a questão é se achar num determinado som (eu não abro mão do som tradicional).

Muito mais do que discutir madeiras e detalhes, você tem que experimentar e achar o que quer. As madeiras fazem bastante diferença, mas muito mais que discutir com o que vai fazer, você tem que escolher quem vai fazer. Escolha o cara certo (eu não teria a menor dúvida de quem faria a minha hoje) e a partir daí discuta com este luthier o que tem disponível e como fazer. Fica a minha dica, eu faço isso e por isso você nunca vai me ver questionando isso no fórum. :)

Abç

SkyHawk
Membro
# fev/15
· votar


AllanGouveia
Tele tradicional é mesmo com 2 singles, e faz um baita som !!! Algumas alternativas interessantes são: Hotrails na ponte e stacked no braço; Quarter pound na ponte e P90 no braço, Hotrails na ponte e P90 no braço, Quarter pound na ponte e humbucker no braço, e finalmente dois hotrails.

Eu gosto muito de tele tradicional, tenho uma classica que é a 52 butterscotch toda original, mas acabo tocando muito mais em uma outra que tem um par de Dimarzio Hotrails Chopper T na ponte e Area T stacked no braço.

Alex guitar man
Veterano
# fev/15
· votar


FabioMP.

Encontra sim cara, meu primo comprou uma, é muito boa!

AllanGouveia
Membro
# fev/15
· votar


MMI
Escolha o cara certo

Isso eu já sei quem quero... É um luthier muito bom do meu estado... Mas é que queria ouvir opiniões... até porquê madeira é uma coisa que não entendo muito... mas vlw.

Buja
Veterano
# mar/15
· votar




Vale a pena dar uma paradinha nos drives que voces estão ouvindo agora e dar uma prestigiada uma boa teleca soando uns bends bem calibrados. Ah sim hein!

Compartilhei aqui por que achei que os tocadores de teleca iriam curtir.

Iversonfr
Veterano
# mar/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


Apenas para atualizar um up que eu dei em uma guita minha, se bem que foi mais um resgate do que um up. Eu estava com uma Tele parada aqui pois o braço estava péssimo. Tentei arrumar, mandei pra luthier mas já achava ele tão ruim que desisti e resolvi literalmente jogar fora. Finalmente trouxe um braço novo pra ela e alguns hardwares de fora. Agora está funcionando mais que nunca, arrisco dizer que será minha nova preferida por algum tempo. Fiquei muito feliz com o resultado, ela ficou extremamente confortável. As alterações foram:
- Tarraxas Santo Angelo com trava (as Gotoh dela foram pra uma outra tele)
- Novo escudo espelhado (o antigo era um material mais vagabundo e não refletia direito, além de ser muito grosso).
- Jack SwitchCraft
- Novos pots CTS
- Par de captador híbrido LF Blues Special Set
- Braço Maple MM
- Nut de osso

FOTO 1

FOTO 2

FOTO 3

Edit: correção dos links

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Iversonfr

Ficou show, cara. Só as tarraxas que eu acho que foi um downgrade,.. hehehe

MauricioBahia
Moderador
# mar/15
· votar


Iversonfr

UAU!!!

Iversonfr
Veterano
# mar/15
· votar


JJJ

Na verdade fiz uma troca de tarraxas entre as guitas pq gostei bastante dessas com trava. Pela minha experiência com elas talvez seja downgrade só pelo nome, mas nao ligo pra isso. Comparando as duas na mão, girando pra ver a firmeza das engrenagens e tal, pra mim falam de igual pra igual, pelo menos esses exemplares que possuo. Essa Santo Ângelo nao tenho há muito tempo, mas até agora não falhou em nada comigo, nem afinação nem nada. Mas se por acaso um dia ela me sacanear, as gotohs estão de prontidão rs.

MauricioBahia

=)

Samucamp
Veterano
# mar/15
· votar


Pessoal gente boa desse forum maravilhoso... tenho uma Les Paul da Vintage e gosto muito dela, mas sinto falta de uma sonoridade mais " ardida" e pensei em uma tele. Quais as sugestões BBB? o orçamento está limitado heheheh.
Grande abraço.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mar/15
· votar


Samucamp

Já deu uma sacada na Vintage V52 ou V62? Acho que de tele são um bom custo x benefício.

Tava mirando uma V52 há tempos, mas acabei levando uma V6 (strato). Esses dias eu fui conversar com um amigo que tem uma V62 relic. O som dela é muito bom, muito bom mesmo. Quando peguei na guita ela tava desplugada, mas deu pra sentir a pegada do braço e tal. Pra mim que tenho a mão grande fica muito bom, é um braço um pouco gordinho.

No mais, ambos os modelos tem corpo de alder e braço de maple, captadores Wilkinson, tarrachas Wilkinson (muito boas) e ponte também.

Só um detalhe que talvez não agrade aos mais tradicionalistas, é que ela não tem aquele headstock de Fender.

Nessa vibe de teleca mais CxB tem também as Squier Classic vibe, mas aí já são um pouco mais caras.

Samucamp
Veterano
# mar/15
· votar


Eu pensei pensei nelas tambem, mas é dificil achá-las. Será q a Squier standart segura bem? essa SX semi acustica alguem conhece?

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


Samucamp

As sugestões do GuitarristaDoNickEstranho são boas. Vintage, SX, Squier Standard pra cima, são todas guitarras que, com alguns ajustes aqui e ali, podem fazer uma bela figura.

Mas eu te aconselho a dar uma pesquisada no mercado de usadas. Às vezes a gente acha uns tesouros escondidos (como eu achei a minha).

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Samucamp
Tele é um projeto de upgrade que vale muito a pena, eu pegaria uma usada com um bom corpo e um bom braço e fazia o resto comprando boas peças. Segue na linha que o JJJ tá fazendo.

Se a grana estiver curta, pode ser mais devagar ou parcelado no cartão. Tele tem pouquíssimos componentes, dá para conseguir um ótimo instrumento com pouca grana e como o dólar tá muito alto vale a pena comprar por aqui mesmo.

Escolhe um corpo pela estrutura e não pelo acabamento, busque um com as cordas passando pelo corpo. Tenha em mente que Telecaster é atitude e um relic natural caí muito bem.

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


Iversonfr
Muito show a Teleca, me fala do escudo espelhado... Onde conseguiu encontrar esse ? Me pareceu bem bacana.

Iversonfr
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk

Foi feito sob encomenda pelo meu luthier. Ele tem o molde, aí é só ser bom no que faz e recortar a peça.

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


Iversonfr
Mas qual é o material do escudo ? Me pareceu mais grosso e muito mais reflexivo que os que tenho visto por aí.

Mentzer
Membro Novato
# mar/15
· votar


Muito legal os relatos.
Em breve estarei entrando para o clube. Estou com um projeto para montar uma teleca até o fim do no e estou super animado.

Vai ser com o corpo em freijó e o braço em maple.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Clube da Telecaster