Clube da Telecaster

Autor Mensagem
lindoso
Veterano
# jun/14
· votar


Galera, qual tele vocês catariam até uns 1600?

Iversonfr
Veterano
# jun/14
· votar


lindoso

Pessoal aqui fala muito bem da Squier Classic Vibe, acho que voce encontra uma usada nesse valor. Por um valor próximo também acha as Heavens Guitars do Paraná, nunca toquei mas tem um tópico que elogia bastante e eu particularmente achei lindas. Fora isso tem as SX, as Seizis, etc que também valem uma atenção.

SkyHawk
Membro
# jun/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


lindoso
Squier Telecaster Classic Vibe Custom satisfação 100% garantida !!!

Ou

Heavens !!! Lindíssimas e com muito estilo mas como nunca toquei só posso falar do visual. Quanto ao timbre a guitarra promete mas seria legal pedir a opinião de quem tem.

lindoso
Veterano
# jun/14
· votar


Bacana galera, eu tava vendo as classic vibe e tem uma em especial que gostei muito, a vintage blonde, porém ela é em pinho...alguem ja tocou ou sabe como é a sonoridade dessa madeira?

ederfreire
Veterano
# jun/14
· votar


SkyHawk
lindoso
Sobre as Heavens: hoje em dia estão muito mais caras, no site a mais barata é R$ 1700,00. E, sinceramente, não acho que elas valem isso tudo.

JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


ederfreire

Cria fama...

SkyHawk
Membro
# jun/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


lindoso
As teles clássicas são de Ash ou Alder, eu iria em uma madeira tradicional, principalmente se for sua primeira tele. Eu tenho uma Fender em Swap Ash peça única e montei uma segunda em Pawlonia. Agora estou com o projeto de uma terceira em mogno.

JJJ
Veterano
# jun/14 · Editado por: JJJ
· votar


lindoso
porém ela é em pinho...alguem ja tocou ou sabe como é a sonoridade dessa madeira?

Vamos tentar aumentar o ibope do tópico! hehehe

[modo polêmica on]

A madeira numa guitarra sólida pouco importa... captadores + cordas = 80% a 85% do som de uma guitarra. Do percentual restante, braço (madeira da escala e trastes) e ferragens que entram em contato direto com as cordas perfazem a maioria. Influência da madeira do corpo? Não mais que 5% e olhe lá...

[modo polêmica off]

Não sei se é verdade... mas é a minha impressão.

SkyHawk
Membro
# jun/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
Conforme outros tópicos, sou da turma que concorda totalmente contigo. Mas como primeira Tele eu acho interessante experimentar uma nas especificações originais.

Por sinal fazendo um parenteses aqui, por sua influência e do Bertola peguei uma strato SX, estou impressionadíssimo com ela !!!

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


JJJ

É bem relativo, o timbre (sustain principalmente) é bem maior num corpo mais denso (mogno por exemplo) que num menos denso (compensado)

Luis A.
Membro Novato
# jun/14
· votar


JJJ

Estou com um bocado de jacaranda aqui em casa e pretendo fazer uma tele rosewood tipo a do Harrison, como sera q fica?

Alguém ja tocou em uma tele toda de rosewood (jacaranda)?

Luisfelp FR1
Membro
# jun/14 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


JJJ

Bom cara sou contra o que você, como já disse em vários tópicos por aqui, principalmente com a minha experiência com stratocaster.
Enfim gostaria de deixar este vídeo aqui:


''Vamos tentar aumentar o ibope do tópico! hehehe''

Se a intenção é essa, com certeza ele vai pegar fogo! xD

Sobre a Squier Classic Vibe Telecaster, eu se tivesse dinheiro sobrando, com certeza compraria uma dessas, eu tenho um super ultra GAS por ela.
Estou atrás de um vídeo que vi ano passado, em que mostra muito bem o timbre dela. Só que acho que tiraram doar :(, se achar algo interessante sobre ela eu posto mais aqui.

lindoso
Veterano
# jun/14
· votar


ederfreire
tu acha cara? tipo, elas parecem ser muito bem feitas...proxima semana vou testar a de um amigo meu só pra comprovar a qualidade...mas elas me chamaram muito a atenção pelo visual!

caras, mas saindo um pouco da polêmica...com essa grana ou um pouco mais, heavens ou classic vibe? huauhshuahushuahushua

ederfreire
Veterano
# jun/14 · Editado por: ederfreire
· votar


lindoso
Nessa foto do meu perfil eu tô usando uma Heavens. Foi no lançamento do CD de um cantor que eu gravei as guitarras. Eu olhei as fotos e me encantei pela guitarra, quando fui pegar ela eu vi que não era tudo isso que a foto mostrava, o acabamento deixa muito a desejar mesmo, não curti a pegada. Sei lá, acho que a galera supervaloriza ela. A que eu usei tinha acabamento relic, mas isso não justifica o mau acabamento. Eu sei que com certeza é do ash, mas não curto guitarras muito leves, dá impressão que ela é de brinquedo. Mas então, o timbre é até legal, mas nada demais, e também não posso dar um veredito pois só fiquei com ela durante um dia.

Na metade do ano passado essas guitarras custavam mais ou menos R$ 1200,00 e agora a mais barata é R$ 1700,00.. o que será que aconteceu, né? Afinal as especificações são as mesmas de 1 ano atrás. Eu não compraria.

As Classic Vice a galera elogia bastante, vi ESSE VIDEO e acho que é uma guitarra interessante, o ruim é o preço pois em alguns lugares você encontra ela por R$ 1600~2600, é pesquisar bastante. Mas creio que seria também interessante você comprar uma Condor por exemplo e colocar caps mais legais.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
· votar


lindoso
Na faixa dos 1500-1600 tem as telecas da Vintage.

A julgar pelas guitas da marca, devem ser muito boas. Tenho uma LP e uma strato da Vintage. Timbre e construção muito bons, ferragens wilkinson, tarraxas super estáveis, enfim, muito boas mesmo.

As tele com certeza não ficam atrás. Inclusive tô de olho em uma.

PS: são feitas de alder, com braço em maple. A escala varia conforme o modelo. A V52 tem escala de maple, e a V62, rosewood.







JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


SkyHawk
por sua influência e do Bertola

Putz... Estou em ótima companhia então! kkkkk

Ismah
É bem relativo, o timbre (sustain principalmente) é bem maior num corpo mais denso (mogno por exemplo) que num menos denso (compensado)

"bem maior"? 1%? 2%? Provas? hehehe

Luis A.
Estou com um bocado de jacaranda aqui em casa e pretendo fazer uma tele rosewood tipo a do Harrison, como sera q fica?

Bonita eu sei que fica. Acho que bem pesada também! Quanto ao som, não faço ideia, mas acho (como já disse sobre o pinho) que será uma diferença irrisória.

Luisfelp FR1
''Vamos tentar aumentar o ibope do tópico! hehehe''
Se a intenção é essa, com certeza ele vai pegar fogo! xD


Claro que é! rs

Quanto ao vídeo... Já tinha visto esse da Andertons. Duas guitarras tocadas por duas pessoas com pegadas totalmente diferentes... Sei lá... Bom, tem esse outro vídeo aqui embaixo (que eu já tinha visto também), onde o cara trocou um corpo normal por outro de madeira beirando a podridão e não mudou nada (detalhe: é a mesma guitarra só trocando o corpo e o mesmo cara tocando e até com um "osciloscópio" pra conferir).



ederfreire
As Classic Vice a galera elogia bastante, vi ESSE VIDEO e acho que é uma guitarra interessante, o ruim é o preço pois em alguns lugares você encontra ela por R$ 1600~2600

Pois é... Cria fama (2)...

Iversonfr
Veterano
# jun/14
· votar


JJJ

Pra ajudar um pouco o time dos céticos sobre esse assunto o qual faço parte.. rsrs





ederfreire
Veterano
# jun/14
· votar


JJJ
Agora você literalmente tá incendiando o tópico! hehe Vou ver esse vídeo mais tarde!

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


ederfreire
Sensacional !!! Os dois videos são ótimos mas o segundo é ainda melhor !!!

SkyHawk
Membro
# jul/14
· votar


ederfreire
Posta os dois no tópico sobre a influência da madeira no timbre: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/102937/p17

ederfreire
Veterano
# jul/14
· votar


SkyHawk
Só postei o vídeo sobre a Squier CV, quem postou os videos sobre a madeira foram o JJJ e o Iversonfr! hueuheuhe

ederfreire
Veterano
# jul/14
· votar


Iversonfr
JJJ
Vi os vídeos e estou realmente intrigado com isso. Sei lá, você ouvindo a vida toda uma coisa e agora ouvir isso, chega a ser uma "blasfêmia" kkkkk, mas enfim, não duvido de nada.

Mas o que a galera aqui do tópico depois de ver esse videos tem a falar? hehe Vamos discutir!

JJJ
Veterano
# jul/14 · Editado por: JJJ
· votar


ederfreire

Cara, as vezes as pessoas tomam uma opinião e a seguem de maneira quase religiosa, na base da fé cega. Quase todo mundo que acha que a madeira, ou outra coisa qualquer, influencia pra caramba, nunca fez um teste sério pra valer, como esses caras dos vídeos fizeram. Tem muito "achismo" por aí...

Quando eu quis testar a influência do bloco da ponte sobre a sonoridade das guitarras com tremolo, eu troquei QUATRO pontes/blocos - e sem trocar absolutamente mais nada nas guitarras! Era tudo igual, exceto a ponte, e fiz tudo gravado, antes e depois (tem um tópico meu aqui no FCC sobre isso, se você quiser ver). E cheguei à conclusão de que um bom bloco, com bom material e bastante massa é sim melhor que um bloco magricela, de material vagabundo. Porém a diferença sonora é pequena. Em nenhum caso faria mais diferença do que, por exemplo, uma simples troca de cordas velhas por novas!

Eu acredito que a madeira do corpo faz diferença, assim como TUDO na guitarra. Mas é uma diferença muito pequena, praticamente desprezível, de forma nenhuma comparável a trocar captadores de um tipo por outro, por exemplo - a menos que você tenha o famoso ouvido de morcego...

Mas acho que já desvirtuei demais... Seria melhor continuar o papo no tópico específico que o SkyHawk sugeriu.

SkyHawk
Membro
# jul/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


ederfreire
Dá uma olhada no tópico específico que linkei. Expressei minha opinião lá, principalmente no tange a indução magnética, o teste que sugeri foi tirar todas as cordas da guitarra e plugar em um amp aumentar o volume e tentar tirar som dela sem cordas. Só não vale bater no captador com objeto metálico.

Não tem som algum !!! E a eventual transferência de energia de reverberação para as cordas é literalmente desprezível em termos físicos.

Iversonfr
Veterano
# jul/14
· votar


ederfreire
Sei lá, você ouvindo a vida toda uma coisa e agora ouvir isso

O que posso dizer é que uma vez uma tele minha caiu e mandei o corpo pra pintura, enquanto isso peguei o corpo de uma outra tele minha e coloquei pra ver o que que dava. Não fiz testes precisos como os vídeos, mas na minha percepção não mudou absolutamente nada. Isso falando em som clean que a mudança é pra ser mais notória, se botar no drive aí que já era tudo, aí que não percebe mesmo. Quer mudar mesmo o timbre troca os captadores, compra outro amp, use cordas novas.

Concordo com o JJJ quando ele diz que acredita que a madeira faz diferença mas é algo desprezível, eu também acho isso. Porém vamos considerar que a madeira muda o som: é só girar o knob de tone 5 graus que já era a diferença. Bom já desvirtuamos bastante o tópico, vamos voltar pro assunto principal rs.

ederfreire
Veterano
# jul/14
· votar


JJJ
Eu vi seu video trocando o bloco numa Cort, se não me engano. Eu tô começando agora a me informar sobre a influência da madeira e outras peças tbm, tá sendo bastante interessante. Principalmente sobre as Teles, que será minha próxima guitarra.

SkyHawk
Então, eu até tava conversando com um guitarrista da minha cidade aqui.. E realmente muita "ciência" (principalmente a física) que existe por trás de todo esse processo do som. A propósito, bem interessante essa experiência que você sugeriu hehe

Iversonfr
Hehehe mas esse assunto também faz parte do tópico, po. É sobre as teles tbm. Pq existem muitos mitos por trás da madeira do corpo. Eu mesmo estou interessado demais numa tele então esse tópico tá me ajudando bastante.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


JJJ
"bem maior"? 1%? 2%? Provas? hehehe

Não sei dimensionar. Mas é fato que quanto mais sólido (denso) o material, menos movimento é absorvido, e maior a velocidade que o som se propaga - isso é afirmado até num livro de física do EM.

Logo entendo que, se a velocidade é maior, e segundo as leis de Sir Isaac Newton, a uma menor resistência a propagação do som, logo maior facilidade de ele ser gerado e continuado.

Pode ver que uma guitarra de madeira tem mais sustain que uma de compensado.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


ederfreire

Mas amigo, é a física a ciência que estuda o som, dentro do assunto acústica (não vamos aos méritos da quântica, pois ainda é muito abstrata, ainda mais se tratando de um assunto pertencente a "clássica").

[desculpe o double post]

ederfreire
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Mas amigo, é a física a ciência que estuda o som, dentro do assunto acústica
Eu sei, po.. tanto é que eu já tinha citado. Não entendi seu post..
"E realmente muita "ciência" (principalmente a física) que existe por trás de todo esse processo do som."

JJJ
Veterano
# jul/14
· votar


ederfreire
Eu vi seu video trocando o bloco numa Cort, se não me engano.

Cort não era, porque não tenho nenhuma Cort... hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Clube da Telecaster