Você sabe lidar com as críticas?

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/13


Como todos aqui tocam guitarra e, portanto, são em alguma extensão artistas, estão sujeitos a receberem críticas.

A busca pela crítica é até maior pelos que postam gravações, participam de jams, etc etc...

Então fica uma sugestão de reflexão pra vocês: Vocês sabem lidar com as críticas, mesmo as negativas (contanto que sejam feitas de maneira educada)?

Na sua opinião, o que é necessário para lidar bem com as críticas? Maturidade? Humildade? Outra?

Dissertem.

TheRover
Veterano
# jan/13 · Editado por: TheRover
· votar


Die Kunst der Fuge

Acho que até mesmo as críticas feitas com má educação devem ser pensadas, pois elas têm no fundo uma opinião tão válida quanto as polidas.

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


Die Kunst der Fuge
Veja por si mesmo :
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/299481/
Abçs

TheRover
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa
Uma crítica do LeloMig vale ouro.

krixzy
Veterano
# jan/13 · Editado por: krixzy
· votar


Die Kunst der Fuge
Acho que se vc recebe uma crítica de uma pessoa vc deve analisar, e verificar com outras pessoas para ver se concordam com a crítica, se sim, vc deve procurar melhorar, digo isso pq as vezes vc recebe uma crítica muito pessoal, mas não significa que realmente esteja ruim, por exemplo, é como críticar o seu timbre, vc gosta, várias pessoas gostam, mas sempre vai aparecer um pra dizer que ta uma merda, e não é por causa de uma pessoa que vc vai abandonar o timbre que vc gosta.

Críticas são sempre bem vindas, são elas que fazem a gente evoluir, cabe a cada um ter humildade pra aceitar que ainda precisa melhorar.

Rick Rock
Veterano
# jan/13
· votar


Me lembro de um tópico lá na área de Canto, que o cara postou um vocal dele para críticas e quando disseram que não estava bom, o cara surtou, acho que tem haver com imaturidade como foi dito, mas também com falta de humildade, o cara acha que tá "abafando", cria uma ilusão na própria mente de que ele é o bam bam bam e quando as pessoas dizem o contrário ele fica revoltado.

Eu particularmente gosto de críticas, pois é meio difícil se auto-avaliar.

Abraço

Rick Rock
Veterano
# jan/13
· votar


OT: Uia....passei de Membro Novato a Membro...hehe que massa....demorou pra caramba.

Thiago Teixeira
Veterano
# jan/13 · Editado por: Thiago Teixeira
· votar


Normalmente com críticas negativas eu me sinto desapontado comigo mesmo.. E se eu estava com expectativas grandes até um pouco chateado, mas tento me conformar e pensar que a unica forma de melhorar é fazer melhor, reclamar não mudará nada. O desapontamento se mistura com frustração e um pouco de raiva, que ajudam a ir atrás de algo melhor.
Com críticas positivas me sinto bem e confiante, mas normalmente não levo essas muito a sério, sempre fico meio assim, achando que tão falando só pra não magoar, haha.
Acho que, portanto, as críticas independentes de quais sejam, não me afetam muito.

janick
Veterano
# jan/13
· votar


Toda crítica é válida, até mesmo as infundadas. Sempre você acaba aprendendo alguma coisa. Principalmente que você não é perfeito, e muito menos, que agradará todos. Sempre haverá gente do contra, pelos mais diversos motivos. Seja alguma falha técnica, seja pura diferença de gostos, seja alguma desavença entre ambas as partes, dentre outros. É uma parte da vida que sempre vai estar presente, em todas as áreas, é questão de se preparar para isso.

Filippo14
Veterano
# jan/13
· votar


Po, ontem mesmo eu gravei um improviso em cima da harmonia do solo da música On an Island do Gilmour. Meu amigo falou o que achava que precisava ser mudado numa boa, eu parei escutei e concordei na maioria dos argumentos dele. Hoje passei o dia tentando melhorar e já senti uma melhora.
Críticas só trazem coisas boas para tudo que você for fazer na sua vida, temos que aprender a ouví-las.E todos nós temos que aprender a faze-las tambem, não podemos desrespeitar a outra pessoa.

Abraço

Buja
Veterano
# jan/13
· votar


Eu acredito que saber encarar um critica, mesmo que seja dura, é o que determina se o sujeito vai ser bom nisso ou não. Quem quer evoluir em algo, precisa pedir criticas, aceita-las, saber separar o bom do ruim e aplicar isso, senao, sempre será a mesma coisa a vida toda.

Eu aprendi muito mesmo pedindo sugestoes e criticas, até insistindo por isso, pra aprender por exemplo, a timbrar um pouco melhor. Mais do que isso, as criticas do pessoal está até moldando o tipo de guitarrista que eu sou, foco, timbre e até gosto musical. As vezes a gente confunde, porque quem te critica, na verdade, é seu amigo, pois ele esta contribuindo pro seu aprendizado e evolução. Seu inimigo so sabe bajular.

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


Die Kunst der Fuge

Na minha humilde opinião a critica tem que ter três pontos, e procuro me orientar nisso para faze-las:

1- Gosto pessoal. O cara pode ser bom, pode tocar bem, mas pode não te agradar. Você pode dizer isso, sem detonar, deixando claro, que não é porque você não gosta que não é bom. Mas acho importante citar o gosto pessoal, porque ele de certa forma é um termômetro para outras coisas.

2- Não é porque o cara é melhor que você, toca melhor e tem mais técnica que você não pode criticar. Antes de tudo sou um ouvinte. Não preciso tocar igual o Steve Vai para gostar ou não de alguma coisa e ter meus critérios de avaliação.

3- Objetivo prático. Dizer não gostei ou tá ruim, só por dizer, acho de mal gosto. Se não tenho nada a acrescentar, se não posso validar minha opinião com argumentos lógicos e de algum interesse, não faço.

Há muitos videos aqui no FCC que não comentei, porque não gostei, mas não tinha argumentos para explicar o porque ao músico. Aí não respondo, porque acho deselegante. Se eu pagar ingresso e achar uma merda tenho direito de vaiar, mas aqui, onde o cara se expõe de graça e assiste quem quer, acho absolutamente desnecessário qualquer tipo de "humilhação".

Nas criticas que recebo, procuro me orientar pelos mesmos critérios que uso para os outros.

Até hoje, ninguém foi deselegante e ofensivo comigo aqui, mesmo meus vídeos e execução sendo toscos.

janick
Veterano
# jan/13
· votar


1- Gosto pessoal. O cara pode ser bom, pode tocar bem, mas pode não te agradar. Você pode dizer isso, sem detonar, deixando claro, que não é porque você não gosta que não é bom. Mas acho importante citar o gosto pessoal, porque ele de certa forma é um termômetro para outras coisas.

Ai que ta uma parada que eu discordo. Qual o fundamento de criticar baseado em gosto pessoal? Não é algo que vai acrescentar nada à tua crítica ou ao criticado. É apenas uma exteriorização do seu gosto. Não é algo que vá edificar o músico. Se é bem executado, e tem público para aquilo, qual o objetivo de criticar? Uma coisa que deve ser entendida é que tudo tem seu público alvo. Se não lhe agradou, se não é do seu gosto, claramente é um indicador que você não faz parte daquele público alvo! Lembre-se, nunca ninguém na história conseguiu agradar todos.

Juh_Cruz
Veterano
# jan/13
· votar


Vocês sabem lidar com as críticas, mesmo as negativas (contanto que sejam feitas de maneira educada)?

Sim, aceito numa boa.. desde q não me xingue :D hsauahsuas

Na sua opinião, o que é necessário para lidar bem com as críticas? Maturidade? Humildade? Outra?

as duas coisas, maturidade e humildade

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


{Renato mode ON}
To cagando pras criticas, sei que sou o fodão
{Renato mode OFF}

eduardodff
Veterano
# jan/13
· votar


Acho que toda crítica deve ser feita de modo educado, polido e construtivo!
Por exemplo:
"...teu solo tá uma merda..."
Ninguém escuta isso achando bom!
Ao criticar, o crítico deve exaltar os pontos positivos e apontar os negativos, dando sugestões de como melhorá-los! Cada crítica deve ser direcionada, por exemplo, não devemos criticar do mesmo modo um cara que iniciou há 3 meses e um cara que toca há 10 anos! A cobrança deve ser proporcional.
Do mesmo modo que não necessariamente eu preciso tocar melhor que o cara pra criticá-lo, e isso às vezes não é entendido por muitos! Como exemplo, eu posso criticar o Messi, mas sou uma formiga perto dele no futebol!
Existem muitos adolescentes aqui e que as vezes são imaturos pra receber críticas, mesmo que construtivas!
Lembro que a primeira vez que postei um solo aqui há 4 anos, recebi críticas desse tipo:
- teu timbre tá horrível...
- tua guitarra não presta..
Levei na boa, apesar de pesadas, mas isso me inibiu de postar vídeos por muito tempo!

Critiquem, mas apontem os erros e dêem opinião para melhorá-los!

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


TheRover
Uma crítica do LeloMig vale ouro.
Né, ainda mais quando ele é o primeiro a falar, eu nem liguei mais se ia muita gente postar, hahaha
Como já falaram anteriormente, muita gente por aí acha que criticar é falar mau e esculachar a pessoa, do mesmo modo que já vi gente por aí que mesmo tendo recebido críticas construtivas e educadas, ficou cheio de marra e não aceitou nada, ficou xingando todo mundo e , BAN...
Enfim, tem que ter colaboração das duas partes, muitas vezes você fala com alguém educadamente e mesmo assim essa pessoa não aceita e sai atirando pedra pra todo lado...

Fábio Santiago
Veterano
# jan/13
· votar


Eu já percebi que criticas na verdade toda a pessoa quer dar sua opinião no que outra esta fazendo, e muitas são (polidas) ou (ofensivas) e já vi muitas pessoas que não aguentam e desistem.

As pessoas que percebi que continuaram são aquelas que são auto criticas que não precisam da opinião dos outros, ela mesma sabe quando tá bom e quando ficou uma bosta.

Tem pessoas que se sentem inseguras e precisam sempre de uma opinião de outra pessoa pra saber se o que ela tá fazendo esta bom ou não.

O melhor Critico é você mesmo, porque antes de qualquer coisa você tem que fazer algo que você se sinta feliz.

Alan_Domingues
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

2- Não é porque o cara é melhor que você, toca melhor e tem mais técnica que você não pode criticar. Antes de tudo sou um ouvinte. Não preciso tocar igual o Steve Vai para gostar ou não de alguma coisa e ter meus critérios de avaliação.

Mas você sabe que todos são pessoas "finas" que não comentam, mas pelas costas descem o malho para caramba.

Eu parei de comentar o que eu ouvia e via. Vi que as pessoas sempre pensaram que eu estava sendo ofensivo, e com isto devolviam no estilo chumbo pesado em cima de mim. Inclusive aqui mesmo no fórum.

Eu seria muito polêmico em fazer algumas conotações com os guitarristas hoje de Youtube, Facebook, etc. mas sabiamente eu prefiro me abster de certos comentários. Hoje para mim, todo mundo é bom, toca para caralho, é fodão.

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


janick

Cara, entendo seu ponto de vista, e não discordo dele. Mas, acho que você não entendeu minha colocação, repare que eu digo: "objetivo prático"

Veja bem, eu digo que critico sob 3 aspectos, 1+1+1 e não apenas sob um deles.

Ainda deixo claro, embaixo:

"não gostei, mas não tinha argumentos para explicar o porque ao músico, então não comento"

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Minhas considerações:

1) Se eu peço algo, antes de mais nada, quem me atende (de forma respeitosa, claro) já é motivo para eu me sentir gratificado. Afinal, esta pessoa parou de fazer algo, por mim.

2) Eu não sou melhor que ninguém.

3) Se eu quero aprender/melhorar preciso ter a mente aberta, mesmo para argumentações que não sejam profissionais. Mesmo, para os pensamentos que ache mais esdrúxulos, vazios. A verve criativa, muitas vezes, acontece do inesperado.

4) Menosprezar alguém é cuspir pra cima e a arrogância é um péssimo cartão de visitas.

5) "Você pode elogiar sem bajular e criticar sem ofender." (Armando Nogueira).

Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Alan_Domingues

Entendo Alan e isso é chato mesmo. Mas eu respondo apenas por mim aqui no FCC e faço meus comentários sob meu ponto de vista, partindo do pressuposto que se o cara expôs seu video/audio, é porque quer saber o retorno de seu trabalho e atuação.

Nunca fiz comentários grosseiros mas não temo dar minha opinião, porque não sou moleque e não estou disputando nada com ninguém aqui.

Estou longe de ser um bom guitarrista, e mesmo que eu o fosse, já passei da idade de ter esse tipo de vaidade.

Então dou minha opinião séria, se acho um músico bom aqui, tenho respeito por ele, assim como mereço respeito, porque não falo textos decorados do YouToba, tenho minha opinião forjada em 30 anos de música, ainda que hoje eu seja um músico medíocre.

Um exemplo, num tópico seu sobre "animes", eu elogiei seu trabalho mas disse que não gostava daquele tipo de som, ainda que os reconhecesse tecnicamente elaborado.

Alguém poderia dizer: Então prá que falar, que não gosta daquele tipo de som? Porque só não elogiar o trabalho do cara.

Justamente para que o autor saiba, que eu sou capaz de apreciar um bom músico, seu esforço e trabalho, ainda que o som que ele mostrou não seja minha praia.

Existem users maduros aqui, que identificam a maturidade... alguns são moleques, e qualquer senão, é visto como pejorativo.

Não entrei no FCC para ser popular.
Entrei porque acho que posso e gosto de colaborar...

Se o tempo me mostrar o contrário, eu "pego meu banquinho"...hehehe

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Uma vez eu li num livro desses da vida, algo do tipo:

"Se você mostra seu trabalho e pede uma opinião e as pessoas não gostam por algum motivo, você deve para e pensar que pode ter algo a melhorar. Nunca despreze um cometário, mesmo que não seja positivo, pois ele pode valer ouro".

É assim que, resumidamente, minha cabeça funciona com relação à críticas.

Jube
Veterano
# jan/13
· votar


As criticas duras geralmente nos fazem tomar novos rumos. Eu lido bem se for coerente, mas sempre tem aquele que você quer arrancar o pancreas. A critica atinge amargamente o ego, então é interessante fazer como disseram, apontar os pontos positivos e os negativos, se possivel, mostar como contorna-los e de maneira educada.

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


maturidade e humildade é exatamente o q se precisa pra interpretar e aceitar bem as criticas...vamos supor, um cara com seu senso musical e sua tecnica poucos desenvolvidos sempre vai ouvir mtas criticas, e as vezes das mesmas pessoas...se ele nao tiver maturidade, pode achar q é algo pessoal...
quem critica tem q ter tbm essa sutileza para deixar bem claro q aquilo é uma opiniao sincera e imparcial!

Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ALF is back

Além do mais, existe um desnível natural, e pelo menos eu, não uso de critérios iguais para avaliar desníveis.

Se tomarmos De Ros, Alan Domingues, Sid Guitar, Matheus Starling, Makumbator, Mark Snow, entre outros como parâmetro, então todo resto é ruim prá dedéu e eu não poderia nem ser classificado.

Um novato, um iniciante, um autodidata, um hobbista... cada um avalio pelo que mostra e pelo nível que eu acho que ele tem, o que pode melhorar ou não dentro das limitações que ele demonstra.

Se formos usar a "nata" do FCC como parâmetro de avaliação, então 75% pode pedir o pinico.

Além do que, acho que esses nomes aqui do FCC, não podem ser motivo para que alguém que toque menos fique com vergonha de mostrar seu trabalho. Se eu for esperar ter a técnica destes caras para postar um vídeo, ninguém nunca mais vai ver um vídeo meu.... (o que pode ser sorte de vcs...kkkk)

Jinkxs
Veterano
# jan/13
· votar


Die Kunst der Fuge

Cara, da minha parte recebo críticas numa boa. Sou prego e sei que tenho que melhorar. Encaro como feedback, de forma natural.


Acho que as críticas quando feitas à um guitarrista iniciante ou intermediário são de grande valia pra evolução do mesmo, pois esse feedback nos revela quais os lados que devemos trabalhar mais pra corrigir nosso defeitos e melhorar a performance.

Mas não penso o mesmo quanto a criticar um guitarrista experiente. Por melhor que sejam as intenções. Quando falo experiente, entenda-se, que domina o instrumento. Quem chegou nesse nível, seja guitarrista de qualquer estilo, ele já conhece muito bem suas qualidades e defeitos, já entende bastante da música que executa e já possui identidade musical própria.

Se é um profissional, o feedback deve vir do público (vendas, número de shows, quantidade de público nas apresentações, etc...) e de seus parceiros, (banda, produtor, empresário, etc...) Pra mim não existe fundamento, nesses casos, um outro guitarrista emitir publicamente opiniões em tom de crítica. Fica com jeito de ciúmes ou inveja, além de ser anti-ético. Claro, sempre haverão resenhas e críticas da mídia especializada, mas aí é outro caso. É pauta, e os caras (críticos) são pagos pra isso.

Eu gosto de alguns caras e não gosto de outros, mas, mesmo sendo apenas um ouvinte comum, pra quê vou ficar falando "Ahhh, fulano não toca nada, beltrano não tem feeling, sicrano não tem técnica..." Mesmo que o cara seja um anônimo aqui do FCC, se ele toca bem, pra que vou ficar reparando se os bends dele tão alguns comas fora??? O cara toca bem... pra mim isso basta.

Tem gente aqui que grava altos sons, de extrema dificuldade, e logo aparece neguinho falando... "olha, tem uma mascadinha ali, em 2:38". Sei lá, às vezes é muito preciosismo.

Thyago_Trajano
Veterano
# jan/13
· votar


Levando para outras áreas, vejo a crítica como algo construtivo! Eu como programador já melhorei e muito, o serviço que ofereço, assim como meus softwares, graças aos clientes mais chatos, que viam pelo em ovo!

Na minha opinião, aceita melhor as críticas, justamente quem é auto crítico! Pois assim ele tem a consciência de que algo pode melhorar, porém precisa saber opinião de outras pessoas, e o mais importante é que de nada adianta aceitar críticas, se não for receptivo ao ensinamento!

Outra questão que atrapalha, e muito na evolução de uma pessoa, tanto no trabalho, quanto no hobby, em casa e até mesmo em um relacionamento, é o ego.

Se o se ego falar mais alto do que as pessoas em sua volta, provavelmente não tem como evoluir!

A pior coisa do mundo é quando você faz alguma crítica, e a pessoa responde: "Vem aqui e faz melhor..."

Isso é de uma estupidez que não tem tamanho! Creio que tudo que a gente faça, temos que fazer bem feito, ou pelo menos tentar fazer o melhor que pudemos, e não precisamos levar críticas como afronta, mas sim como algo que pode ajudar...

Tempos atrás coloquei alguns vídeos meus, e percebi que as críticas giravam sempre no mesmo ponto: "afinação de bens, timbre abafado..."

Esses são pontos que eu tenho tentado melhorar, e sinceramente, antes da galera falar nem tinha me ligado mesmo nessas falhas! Agora eu sempre gravo no GuitarRig e ouço, pois as vezes "Ao vivo" não percebo minhas derrapadas, e hoje tenho desafinado menos do que antes, mas ainda desafino...

Isso ajuda a gente pra caramba...

O cara chegar pra você e falar: "Seu solo está uma merda..." - "Por quê!?" - "Sei lá! Tá estranho..."...na minha percepção, não é crítica!

É babaquice...se o cara ainda for mal educado, mas te falar algo que acrescente, ainda vai! Mas as vezes vejo isso por aqui...é lamentável...

Pra ser um bom guitarrista não existe uma fórmula pronta, temos que aprender com nossos erros, principalmente quem, como eu, é auto didata desde sempre! Toda crítica é sempre bem vinda...

abs

Thyago_Trajano
Veterano
# jan/13
· votar


Jinkxs
Tem gente aqui que grava altos sons, de extrema dificuldade, e logo aparece neguinho falando... "olha, tem uma mascadinha ali, em 2:38". Sei lá, às vezes é muito preciosismo.


É pra matar mesmo...e isso porque o cara gravou "the odyssey" do Symphony X, com milhões de overdubs, e masterizou durante 1 mês...rs

Aparece alguém e fala isso....

Jube
Veterano
# jan/13
· votar


Thyago_Trajano
Jinkxs
Tem gente aqui que grava altos sons, de extrema dificuldade, e logo aparece neguinho falando... "olha, tem uma mascadinha ali, em 2:38". Sei lá, às vezes é muito preciosismo.


É pra matar mesmo...e isso porque o cara gravou "the odyssey" do Symphony X, com milhões de overdubs, e masterizou durante 1 mês...rs

Aparece alguém e fala isso....


As vezes eu faço esse tipo de comentário, mas não porque eu procuro pêlo em ovo, mas sim porque entendo que quem posta aqui num fórum de músicos espera alguma avaliação de outros músicos, eu faço esses comentários as vezes, mas só depois de curtir o som do cara, as vezes adicionar no soundcloud e acompanhar o fulano. Mas vou dar uma maneirada nesse detalhismo hehe.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Você sabe lidar com as críticas?