Você sabe lidar com as críticas?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Thiago Teixeira

Concordo. Eu me formei em comunicação social, e nesse campo é bastante discutido a "isenção" tanto do meio em que se propaga a mensagem como do mensageiro (seja um jornalista, empresa jornalística, assessoria, pessoa comum, etc...).

Para mim ( e em geral para a teoria de comunicação moderna) não existe a isenção (apesar da Globo e outras empresas espertamente viverem repetindo esse refrão em seus programas jornalísticos).

Vale o mesmo para a crítica musical (e de arte em geral). Não é possível que a pessoa ou veículo a criar e veicular a crítica alcance uma objetividade completa e isenção total, descolada de seus interesses e costumes.

Cada um que faz uma análise a faz a partir de seus princípios, pressupostos e conhecimento prévio, e isso não é ser desonesto, pois é inerente à crítica. E muitas vezes todo esse processo é até inconsciente para o crítico, mesmo que ele se esforce extremamente para ser "isento".

MauricioBahia
Moderador
# fev/13
· votar


Meu pai sempre elogia meu trabalho e isso me deixa desconfiado. Meu irmão senta o sarrafo muitas vezes e isso me faz refletir. Minha irmã, nunca tem uma opinião formada.

Resumo da ópera: ouço todo mundo e todos estão dispostos a me ajudar, mas fico sempre mais atento a aquele que me faz refletir.

Abs

snd
Veterano
# fev/13
· votar


Um ponto sempre importante é a autocrítica. Pessoas que não são capazes de dizer "eu sou um merda" de vez em quando também não vão conseguir aceitar um "ta tudo errado"/"que lixo" vindo de outra pessoa.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Você sabe lidar com as críticas?