Você sabe lidar com as críticas?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


mateusstarling

Cara, novamente, falo por mim e só por mim...

Este tópico tava bombando, antes que a grande maioria aqui, soubesse do ocorrido no seu tópico. Eu mesmo, só fui saber depois de ter colocado aqui umas 3 ou 4 opiniões, e confesso, que quando a citaram eu fui atrás.

Você é um grande músico, respeitado pela grande maioria aqui. Já vi citações a seu nome e suas contribuições em muito tópico que nada tinha a ver com você.

Duvido que qualquer um, que tenha a miníma noção do que é estudar, se dedicar, desenvolver um trabalho didático e pessoal, não o respeite e tenha admiração por ti.

Você já ensinou muito, mesmo sem querer, e faz pelo jazz um trabalho bonito e relevante.

Irmão, acredite, que a grande maioria sabe sim de sua contribuição e o quanto ela é necessária ao FCC.

Não peças desculpas, você e o Bahia, estão muito além de qualquer "mal entendido" ou "desagrado" cibernético.

Grande abraço, e acredite... você têm muito mais admiradores do que detratores aqui no FCC.

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling
Cara, eu não vi necessidade de ter fechado o seu tópico, não sei porque você fez isso mas eu não vi nenhuma necessidade aparente...
Tive meus motivos para fechar o meu post e realmente não entendi porque essa atitude gerou tanta repercussão.
Porque pareceu que você não aceitou as críticas, eu não acredito mesmo que foi isso, mas qualquer um que ler o tópico vai pensar assim.
No mais, infelizmente todo mundo vê mais os defeitos do que as qualidades, não tem jeito...
Enfim, eu realmente espero um dia conseguir tocar jazz e fusion como você, hahaha
Abçs

Rednef2
Veterano
# fev/13 · Editado por: Rednef2
· votar


mateusstarling
Ei cara não acho que foi má atitude tua não. Tu só respondeu a critica de Mauricio Bahia.

Tomara que tu não saia do forum por causa desse mal entendido, se não fosse tu, meus improvisos até hoje seriam subir e descer escalas hehehehe

abraços.

Alan_Domingues
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling

Infelizmente nessa caminhada não vamos agradar a todos, vamos incomodar muitos, mas no final a música não deve sair perdendo.

Rapaz, a galera aqui adora seus tópicos. Mas com toda sinceridade? Porque você Vai incomodar alguém aqui? Acho que não a sua proposta, acho que um músico e artista não pode ter este pensamento de "estou incomodando alguém com minha música ou meu sucesso", vejo muito isto hoje em dia com estes "Mitos" da internet.

O FCC é um lugar que foi disponibilizado para ser uma "comunidade" assim como muitas outras na internet, e sempre (repito) sempre irá rolar discordâncias.

Espero que você não fique chateado com ninguém no fórum. Mas admito que o tópico seu coube perfeitamente para nosso debate educado e maduro.

Ok?

Forte abraço,
Alan Domingues

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling

Dei umas pinceladas no seu texto, pelo que eu entendi, você esta acostumado a apresentar o seu trabalho para públicos que VÃO gostar daquilo.
Não duvido da sua capacidade como músico, guitarrista, muito menos como pessoa. Mas acho que você poderia aproveitar a oportunidade e liberdade que o FCC te da e postar mais suas músicas/improvisações aqui. Quem sabe você não cultiva um publico, que quem sabe nunca conheceria esse estilo de som se não fosse por você.
Você, enquanto artista, precisa ser comentado, falem mal ou falem bem, para o seu crescimento há a necessidade de que se fale de você.
Concluindo, acho que você deveria, portanto, dar mais a cara a tapa, e não esperar nada dos seus tópicos, apenas deixe eles lá, levando o seu som para mais ouvidos. Caso apareçam pessoas criticando, xingando, humilhando, apenas ignore, você esta na internet, filtre aquilo que te falam e leve em consideração apenas o que você quer ouvir ou aquilo que lhe pareça válido seguir.
Não há motivos pra se sentir um incômodo ou incomodado, na internet você é livre para ir à qualquer lugar, e se as pessoas chegam até você é porque elas realmente querem, sinta-se abençoado por esta oportunidade e aproveite ao máximo todas as possibilidades que se abrem a partir disso.
abçs,

eo.
Veterano
# fev/13 · Editado por: eo.
· votar


mateusstarling

Você com certeza contribui para o fórum, mesmo que na MINHA opinião, aqui seja essencialmente um espaço que você usa para captação de alunos (se não for isso sem problemas, só desconsidere), mas pelo menos você acrescenta algo, tem alguns por aqui que somente postam os trabalhos e nunca devem ter olhado/comentado outros tópicos... Isso vai da consciência de cada um, e vai dos outros usuários identificarem essas atitudes e agirem de acordo...

A coisa começa a acontecer quando não tratamos ninguém com inferioridade!

O assunto saiu do âmbito musical e está para atitudes pessoais, isso não se aprende em escola nenhuma, talvez na escola da vida! Você pode ter muito a acrescentar, mas não pense que ninguém aqui não pode lhe ensinar algo, mesmo que não seja na área da música, cabe a você ter a humildade para aceitar as críticas!(tema onde tudo começou)...

Essa história de não comentar tópicos de metal(ou outros gêneros diferentes do seu) não tem sentido nenhum, e sério, é surpreendente um profissional com o currículo que você tem falar uma coisa dessas... Esse préconceito não tem fundamento, a música devia ser analisada por duas vertentes, música BOA e música RUIM, independente de estilo. Essa sua visão é super errada, ao meu ver, quem sou eu pra mudar a opinião de alguém, mas notasse que você quer realmente que CURTAM o seu som e não que CRITIQUEM, mas não sei porque essa insegurança de sair da zona de conforto, divulgue seu trabalho, poste mais vídeos aqui, poste composições, não interessa se vai ser sucesso de bilheteria, você está divulgando seu trabalho e talvez, como citado ai em cima, alguém que nunca teria oportunidade de conhecer algo desse gênero pode se encantar com o assunto e trilhar um caminho parecido.
Ah, sem contar que acho muito mais fácil conseguir alunos mostrando um trabalho real do que com palavras, claro, se o som produzido for de qualidade, como estava aquele vídeo que você postou, que por sinal eu vi e gostei. Como você não é advogado e sim músico, esperamos que seja melhor trabalhando assim =P

Só fiz um post desse tamanho pois acredito que realmente estou contribuindo para a reflexão sua e dos demais que lerem, pois recebi MUITA ajuda aqui no forúm, seja por dicas, conversas ou por críticas.

Sucesso pra você, e realmente espero que você poste aqui trabalhos seus, sempre quis ver algo mais completo e "real", mas não pesquisei, espero você postar aqui =P

Bigtransa
Veterano
# fev/13
· votar


Decepcionante! Fui atrás do tópico achando que veria a maior treta e não percebi nada de errado no comentário do Bahia nem na resposta do Mateus. Será que a galera não está exagerando nisso aí?

abçs a todos

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/13
· votar


Bigtransa

Com certeza!
Mas acho que pegaram no pé mais por ele ter fechado o tópico, não pela resposta dele.

Bigtransa
Veterano
# fev/13
· votar


Thiago Teixeira
Sei lá... acho que se o tópico é dele, ele fecha se quiser.... Só espero que não deixe de participar por causa disso...

Mulambojr.
Veterano
# fev/13
· votar


Decepcionante! Fui atrás do tópico achando que veria a maior treta e não percebi nada de errado no comentário do Bahia nem na resposta do Mateus. Será que a galera não está exagerando nisso aí? (2)


Tava até colocando uma Tati Quebra Barraco como trilha sonora do tópico, mas não teve de "especial" ali...

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


Vocês não fazem ideia de quanto eu estou aprendendo nesse tópico.

Led Zé
Veterano
# fev/13
· votar


Bigtransa
Mulambojr.
Pois é . Eu também. Li a crítica do Bahia e a resposta do Mateus ( tirei minhas conclusões sobre o assunto) e resolvi postar o meu comment depois como se nada tivesse acontecido. Só que antes de elogiá-lo eu disse que não curtia alguns sons dele, ainda expliquei que sou novato no jazz e talvez ainda não entenda a música dele, etc, mas que havia gostado muito do vídeo postado por ele naquele tópico. Acho que ele nem leu meu post todo já foi pedindo pra fechar. Pra mim, não houve confusão nenhuma. Achei estranho apenas a atitude do Mateus. Não havia motivo algum para fechar o tópico. Quem curte o som dele nem havia postado ainda e o pelo que me parece, a crítica do Bahia e a minha crítica/elogio não foram bem aceitas. Triste, pois o som tava bacana a mais gente poderia ter visto e comentado.

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


Bigtransa
Led Zé

Não teve barraco nenhum, obviamente. Até pelo comportamento respeitoso tanto do Bahia quanto do Mateus. É importante dizer que a maioria aqui comentava e discutia sem saber do acontecido naquele tópico (eu e muitos outros só fomos saber depois que alguém relacionou as coisas).

Eu sou fã do Mateus (e comprei o CD dele não para "ajudar", mas por gostar desse tipo de som). Ele contribui bastante aqui (assim como o Bahia, de quem também sou fã e tenho gravações dele no meu ipod).

Mas acho que nesse tópico em especial o Mateus não reagiu bem ao comentário do Bahia. Mas não houve ofensa de parte a parte, e ninguém aqui disse o contrário.

mateusstarling

Espero que você continue aqui no FCC, pois sua contribuição é valiosa para todos (mesmo para aqueles que eventualmente não gostem do seu estilo musical). E espero que esse episódio não te impeça de postar gravações e mesmo de comentar material alheio. Bem isso é o que eu espero, mas obviamente você é livre para fazer o que achar melhor.

Um abraço!

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Ta loco, não acompanhei oq aconteceu aqui!!!
Preciso ficar mais viciado ainda nessa joça aqui!!

Matheus é um musico ducarai!! Tem muita coisa pra passar pra gente!! Uma perda gigante, só isso, caso ele não poste mais nada aqui e de algumas dicas tb.

Só pra citar, essa semana vi um show do Pascoal Meireles com muitos feras, entre eles, o Mateus que foi imensamente elogiado pelo Meireles e dividiu palco com o Nelson Farias tb!! Só peso pesadíssimo, se a galera não gosta desse som, paciencia, não criem picuinhas.

Obs: Foi só um adendo. Nao sei da quizumba e nao estou defendendo ninguém, se é que existem lados a serem defendidos. Apenas postei que a presença do Mateus no forum é muito significativa. E muita gente não se da conta disso.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13
· votar


Fórum de Discussão. É onde estamos! Enquanto houver respeito, vale tudo. Só não vale dançar homem com homem... o/

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Ta loco, não acompanhei oq aconteceu aqui!!!
Preciso ficar mais viciado ainda nessa joça aqui!!


Não teve nada demais. Eu critiquei um vídeo do Mateus e ele respondeu fazendo uma avaliação da minha crítica. Depois eu respondi. Assim como outros que estavam participando do tópico também postaram e ele respondeu, normalmente. Basicamente isso. Algo que acontece corriqueiramente num Fórum! Só acho que ele não precisava ter fechado o tópico e tirado o vídeo, mas isso é um direito dele. Acho que tá rolando muito mimimi pra pouca coisa ou quase nada.

Eu já critiquei um monte de gente aqui no FCC, inclusive você! hehe Que é meu parceiro de longa data; De Ros (olha minha petulância! hehe), Christian, Cantante e muita gente boa. Mas não é pra ferrar alguém, longe disso. É uma opinião de ouvinte, interessado. Não sou profissional, isso é fato e as pessoas podem levar isso em conta sim! Tento ouvir o máximo das performances postadas aqui e participar. Mas eu também sei elogiar hein! :D

Sinceramente, eu apenas tento expor o que percebo quando critico e, claro, posso estar redondamente equivocado. Faz parte da vida e é ótimo pra gente aprender.

Abs!

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


MauricioBahia
E esse tópico é sobre isso!? Nao to entendendo nada!!
Me manda um mail depois com os respectivos links??
HAheuhauheua.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13
· votar


ogner? E esse tópico é sobre isso!?

Não, foi o que já até comentei antes!

Abs

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Quando vejo um video/audio, faço-o, instintivamente, como ouvinte e não como músico. Não fico reparando, à primeira vista, se o cara toca prá caramba e se a técnica dele é espetacular.

Deixo a música bater, e ela as vezes me agrada, as vezes não.

Quando agrada, não fico procurando, bend fora ou nota mascada no 2:03 minutos, essas coisas....

Quando não agrada muito, como sou muito eclético e não precisa ser rock prá eu curtir, fico tentando entender o porque não "bateu". Se acho relevante, falo pro cara que não curti muito e quais os motivos, não para tal.

Independente de qualquer coisa, pessoalmente, a música têm que agradar em primeira instância, o resto é consequência.

Para ela agradar não precisa ser rock, blues, jazz ou mpb, nem me importa a técnica e dificuldades, se errou bend ou mascou alguma nota.

Isso tudo, são fatores, que só observo depois...

Teve uma música que o makumbator postou aqui que no dia, devido a beleza da música somado a uma série de motivos pessoais, mais o acaso do dia em que ele postou, que me deixou muito emocionado.

Caras, nem prestei se ele tocou bem, tocou mal, se é dificil, se é fácil, se ele é branco, negro, japonês.......que se phoda.

Eu só achei dukaraleo e fiz questão de deixar isso explícito prá ele, porque ele me fez uma favor naquele dia!

De Ros

"Vocês não fazem ideia de quanto eu estou aprendendo nesse tópico."

Eu também!!

Rednef2
Veterano
# fev/13 · Editado por: Rednef2
· votar


eo.
Acho que entendi o que ele quis dizer com não comentar em topicos de metal, não é a praia dele então não tem muito o que dizer.

Seria como eu criticar um cara tocando tango, eu entendo nada desse estilo, o que eu iria falar pro cara de construtivo sem ter o minimo conhecimento do assunto?

Bigtransa
Espero que ele também não saia por causa disso, seria uma grande perda pro forum.

eo.
Veterano
# fev/13 · Editado por: eo.
· votar


Rednef2
Mas velho, a música não é esse bixo de sete cabeças não! Não precisa do cara entrar no detalhe técnico do assunto, muito pelo contrário! Imagina que se você tocando metal consegue agradar um cara do jazz ou blues ou reggae tanto faz... Isso significa que seu trabalho realmente está sendo bem feito, pois mesmo alguém que não tem como preferência esse estilo vê e admira a qualidade do mesmo. Não precisa escrever um texto de 30 linhas, um "po cara, não conheço muito dessa praia mas o trabalho ficou bom!", só isso já é de muito valor para o autor do vídeo/tópico, pode ter certeza disso!

Claro, isso é a MINHA opinião sobre o assunto, e você ou qualquer outro tem todo o direito de discordar, mas falar que não se pode comentar por não conhecer o estilo musical afundo isso é mentira! Pois música boa é música boa em qualquer estilo!

Seria como eu criticar um cara tocando tango, eu entendo nada desse estilo, o que eu iria falar pro cara de construtivo sem ter o minimo conhecimento do assunto?

Exato brother! Quem já gosta e conhece o estilo já é voto garantido! Essa pessoa muito provavelmente vai gostar do trabalho, agora se você agradar alguem de fora dessa área é tão gratificante quanto quem conhece mais afundo, e mesmo que a pessoa fale somente um "Legal, gostei!" já está ótimo.

Abraço!

[EDIT] Não quero que ninguém seja obrigado a comentar todos os tópicos do FCC, longe disso, todos temos muitas coisas pra fazer, e estamos aqui por algo em comum que é o amor a música e mais especificamente a guitarra, mas dizer que não comenta por não ser do estilo é errado! Pode não comentar por falta de tempo, vontade, etc... menos por isso!

PguitarMaxx
Veterano
# fev/13
· votar


Seria como eu criticar um cara tocando tango, eu entendo nada desse estilo, o que eu iria falar pro cara de construtivo sem ter o minimo conhecimento do assunto?
tem razão cara, mais nesse caso, vc pode só expressar sua opinião sincera, é como o eo. disse, um simples"mto bom" ou "cara, não curti muito, não entendo muito do estilo, mais acho que o timbre não combinou" ja é muito gratificante :D

Abç

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rednef2

Também penso como o eo..

Acho até, que quando alguém coloca aqui estilos diferentes, esta fazendo um grande favor em postar e quem lê esta fazendo um grande favor a si mesmo, abrindo sua cabeça, mesmo que comente alguma bobagem.

Lembro que quando coloquei um video aqui "Guitarra no Samba", uma pá de rockeiro, resumidamente disseram:

"Cara, não curto, não é meu estilo, mas achei interessante como se trabalha as frases, como o solo tem que estar atrelado ao ritmo e etc...."

Tá cheio de metaleiro comentando as guarânias e milongas do "DeRos".

eduardodff
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Realmente cara!!
Não preciso ter a mente bitolada e comentar só metal ou blues!!
E também não precisa ser mestre no assunto pra ter o aval de comentar e criticar... O fórum é democrático e cada um dá opinião do que quiser e como quiser, desde que com respeito!
Eu mesmo uma vez critiquei um solo de um cara que toca muito aqui e ele respondeu "... tem gente falando muito e tocando pouco..." E eu nem levei pra frente a discussão, tem horas que a melhor resposta é o silêncio!!
Acho que esse tópico deu uma desvirtuada...

Rednef2
Veterano
# fev/13
· votar


eo.
PguitarMaxx
Lelo Mig
eduardodff

Concordo com o que vocês disseram, o fato de alguém não curtir e rock mas curti eu tocando esse estilo é algo que concerteza traz uma sensação de "dever cumprido".

Só que o maximo que podemos falar pra alguém que toca um estilo que não entendemos é "legal cara, curti teu som", porque como eu disse, não tem como dar uma critica construtiva sem entedermos do assunto.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig: Teve uma música que o makumbator postou aqui que no dia, devido a beleza da música somado a uma série de motivos pessoais, mais o acaso do dia em que ele postou, que me deixou muito emocionado.

Aquela versão dele do tema do filme "A Lista de Schindler", pra mim, é épica. Toda vez que ouço fico emocionado e já upei algumas vezes aquele tópico pois é imperdível.

No Tributo Red Hot Chilli Peppers que rolou aqui, ele fez um versão no violoncelo de Porcelain no contrabaixo acústico (com arco), que por sinal, não entendo nada. A versão, PRA MIM, ficou de outro mundo.

Abs

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
MauricioBahia

Assim vocês me deixam sem graça....hashashas!

um versão no violoncelo de Porcelain no contrabaixo acústico (com arco), que por sinal, não entendo nada

Hsahsah! Todo mundo confunde! É contrabaixo acústico com arco e nada mais! Sem cello!
:)

Já contei aqui no FCC de um cara que me viu carregando o contrabaixo acústico (com capa) na rua, e perguntou bem seriamente se era um piano...eu confirmei, disse que era mesmo um piano! Hhashsah!

Gianew
Veterano
# fev/13
· votar


Se nao ha criticas, voce nao tem com o que se preocupar para melhorar cada vez..

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


Ultimamente tenho lido mais e postado menos.

Vejo muitos tópicos, principalmente os de cunho didático, pois estou aqui pra aprender. As vezes não comento porque não tenho o quê comentar, e me recolho à minha insignificância.

Vejo sempre as críticas de uma forma positiva. Mesmo que a pessoa não utilize as "palavras certas", procuro ver o que tem de melhor na crítica, pra que eu possa fazer uma avaliação e melhorar. Ainda prefiro que os outros me critiquem, porque quando eu faço isso comigo mesmo, acabo pegando pesado.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator: Hsahsah! Todo mundo confunde! É contrabaixo acústico com arco e nada mais! Sem cello! :)

Droga! hehe Ainda bem que me alertou. :D Agora aprendi Tio!

Valeu!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Você sabe lidar com as críticas?