Orientação para lidar com tensor

    Autor Mensagem
    PipeLoko
    Veterano
    # mai/11


    Oi pessoal. Antes de atirar pedras mandando pesquisar, já fiz isso (embora todos dizem que já pesquisaram).

    Bom, recentemente troquei de 0.09 para 0.10 (lol, gire o tensor) e o braço empenou. Pesquisei na internet sobre tensor e como lidar com ele, e já dei cerca de 0,75 volta ao total e cada pouco o braço fica mais reto.

    Porém não sei se ele é de Duplo Sentido (Dual Action) ou se ele é simples (provavelmente é simples [nemphis mg22{sim, 22, acho que é um modelo antigo da 32}] e também não sei como proceder nos dois casos.

    Falei com um professor meu que construiu uma guitarra e que sabe mais ou menos lidar no tensor: Ele mandou dar 1/4 de volta,fiz isso com todo carinho, afrouxei as cordas e deixei esperando.
    Resultado: O berimbau ficou um pouco mais reto.
    Girei mais um pouco no dia seguinte, resultado: O quase berimbau ficou um pouco mais reto.

    Mas eu acho que eu já girei demais o tensor, e que se eu mexer de volta, vou acabar quebrando o braço.

    Por isso, resumindo, minhas 2 dúvidas:Como saber o tipo do tensor e como proceder em cada?

    Nota:Memphis mg22 - o tensor fica no headstock.

    Tenho a guitarra a 1,5 mês e acho que já burlei a garantia asusahusauhsa

    Drinho
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Drinho
    · votar


    Desde que comecei a tocar sempre tive insegurança de mexer no tensor. Quando mexo no meu que é muito raramente não costumo dar mais que 1/4 ou 1/2 volta no máximo. A questão é você virou pro lado certo?

    Se você aumentou a tensão da corda quer dizer que o headstock foi pra frente e o meio do braço foi pra trás como um arco e flecha, você teria que apertar um pouco o tensor pro headstock ir pra trás e o meio do braço ir pra frente pra equilibrar a força que a corda exerce e ficar nivelada, se você aperta mais do que deve a corda se aproximará muito do braço até grudar talvez então sua guitarra ficará um berimbau como você mesmo disse, já que você exagerou na curiosidade leve num profissional pra ver se tem solução. Um corpo pode tá cheio de porrada, risco e tudo mais mas um braço merece um cuidado especial.

    O nosso mestre em reparos Mauricio Luiz Bertola tem muito mais perícia pra lhe ajudar do que eu mas sugiro mesmo assim que leve ao luthier.

    Abraço

    Pão Quente
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    PipeLoko
    fiz a mesma coisa com minha guita e nao mechi no tensor, estou preocupado O.O, já reparei q tá trastejando m puco vo levar em um luthier essa semana ^^

    Bonnerfl
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cara, se vc viu que esta dando resultado (O quase berimbau ficou um pouco mais reto.) porque não continuou? qndo eu passei de 0.10 para hibrido de 0,11/0.12 eu tive de mecher 3x no tensor para deixar do jeitonho q eu queria, cordas baixas e sem trastejar.

    Pão Quente
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Pão Quente
    · votar


    Bonnerfl
    então no meu caso, para que lado eu teria q girar?
    :D

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Minha Nossa Senhora...

    Bonnerfl
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Pao Quente
    eu aprendi no blog do soulface (acho q saiu do ar a algum tempo...) lah tinha essa imagem .

    PipeLoko
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    OK estou fazendo certo então, mas ali disseram "Por que tu não continuou?"

    Eu já tinha dito no inicio que não continuei para não forçar demais o braço.

    DO jeito que está, dá pra tocar, eu levantei um pouco as cordas pra elas não trastejarem (ainda trastejam nos power chords em que precisa-se de mais força), mas eu queria que ele fosse reto...

    Na minha cidade e na cidade vizinha não achei um luthier até agora, mas quando tiver R$ eu posso levar numa loja de instrumentos ali....porém o que eu quero é não depender de luthier toda hora.

    Afinal, qualquer coisinha que as vezes pode ser simples de resolver,você leva num luthier e gasta mais grana com algo que uma simples regulagem feita por você mesmo poderia resolver.

    Bolívar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    A primeira coisa que vc precisa aprender no minimo antes de lidar com o tensor é saber calcular o relief (alivio) do braço, se não souber pare por aí e pesquise sobre na net.
    Braço 100% reto nao existe, e se vc conseguir essa proeza vai trastejar ainda mais, o braço precisa ter algum relief. Se esta trastejando nos power chords do meio do braço pra baixo, em direção a ponte, então vc precisa subir a ação na ponte, ou tocar mais de leve.

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Bolívar

    Não existe em partes, a maioria dos braços não deixam essa regulagme perfeita devido a madeira e tb ao tensor usado, claro que um leve empenamento é tolerado e não faz diferenças marcantes..

    PipeLoko

    Quanto ao tensor de ação simples ou de ação dupla, aplica-se a mesma regra, sentido horario vc força o braço para baixo e sendido anti-horário pra cima.

    No caso do tensor de ação dupla, vc tem a vantagem do tensor fazer força nos dois sentidos enquanto o de ação simples nao faz isso, tendo apenas a força das cordas para levantar o braço.

    Cuide com a regulagem, peguei varios instrumentos com o tensor quebrado, pois o cliente apertou demais chegando no limite do tensor e mesmo assim o braço nao ficava reto.

    PipeLoko
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Valter Bergamo

    Quanto ao tensor de ação simples ou de ação dupla, aplica-se a mesma regra, sentido horario vc força o braço para baixo e sendido anti-horário pra cima.

    No caso do tensor de ação dupla, vc tem a vantagem do tensor fazer força nos dois sentidos enquanto o de ação simples nao faz isso, tendo apenas a força das cordas para levantar o braço.

    Cuide com a regulagem, peguei varios instrumentos com o tensor quebrado, pois o cliente apertou demais chegando no limite do tensor e mesmo assim o braço nao ficava reto.


    É exatamente disso que tenho medo, que o tensor pare de funcionar ou que o braço danifique seriamente.

    Bolívar
    A primeira coisa que vc precisa aprender no minimo antes de lidar com o tensor é saber calcular o relief (alivio) do braço, se não souber pare por aí e pesquise sobre na net.
    Braço 100% reto nao existe, e se vc conseguir essa proeza vai trastejar ainda mais, o braço precisa ter algum relief. Se esta trastejando nos power chords do meio do braço pra baixo, em direção a ponte, então vc precisa subir a ação na ponte, ou tocar mais de leve.


    Ainda não consegui achar como se calcula o relief do braço....mas to procurando.

    Bolívar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    PipeLoko
    http://www.igdb.co.uk/pages/guitar_setup/truss_rod.htm

    eu gosto de deixar o meu com pouco menos de 0.5mm, espessura de uma palheta das mais finas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Orientação para lidar com tensor