Você sabe lidar com as críticas?

Autor Mensagem
guizimm
Veterano
# jan/13
· votar


Não gosto de receber, porque não gosto de deixar a desejar, e quando recebo eu fico pensando que eu estou mais longe de onde eu quero chegar que eu pensava, mas eu sempre levo a sério e vejo como uma ajuda

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Com educação e respeito, assimilo críticas e serão sempre bem vindas! Quem só posta esperando elogios e se chateia quando não é correspondido (e ainda reclama), está pensando mais em ter seu ego massageado que outra coisa...

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


pra mim muitas vezes é dificil na hora, mas é um exercício de crescimento e humildade.
ouvir críticas sempre pode ser difícil, as vezes a gente fica magoado, ou esperava que estivesse melhor do que de fato estava.

o que acontece muitas vezes é que depende muito de quem vem a crítica, e da forma como ela é feita.

e também depende do quanto voce conhece a outra pessoa, seja pra criticar ou ser criticado, e de ter certeza que a critica vem no sentido de melhorar e nao só pra dar um balde de agua fria.

Rednef2
Veterano
# fev/13
· votar


Criticas são bem vindas, só não curto quando alguém tenta criar um "padrão" de como se tocar guitarra.

Por exemplo, alguém posta um video fazendo um improviso usando bastante a famosa pentatonica, ai aparece um cara comentando: "precisa evoluir mais hein cara? estuda umas tecnicas, manda uns tappings, e para de usar só pentatonica"

Thejapamuri
Veterano
# fev/13
· votar


Para mim criticas, devemos aceitar, sendo elas boas ou não. O que não pode ocorrer é a falta de educação nas críticas e também devemos mostrar ser meio "imparciais" na hora de fazer uma crítica e não ir para o gosto pessoal, pois neste caso, você poderia não estar gostando, mas, 500 pessoas do seu lado poderiam gostar.

Em toda crítica, devemos citar, no caso, os problemas que ocorreram (e se ocorreram), onde ocorreram e como solucionar estes problemas.

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


kiki

ouvir críticas sempre pode ser difícil, as vezes a gente fica magoado, ou esperava que estivesse melhor do que de fato estava.

Concordo. É bem isso mesmo, a gente até entende e aceita as críticas, mas lá no fundo mesmo a gente fica chateado. Entende, mas fica sim. Só acho que isso não justifica uma reação negativa ou agressiva para com quem fez a crítica. Pode parecer absurdo, mas é nessa hora que a gente conhece a formação pessoal do indivíduo, o caráter, a educação, o respeito, a maturidade.

Aquele que é mal criado, que foi cercado de mimos durante a infância, com certeza levará um resquício disso para a sua fase adulta. Esse é o tipo de cidadão que mais tem dificuldade de lidar com as críticas, porque ele foi acostumado a acreditar que tudo o que ele faz na vida é brilhante, incrível, etc.

Por fim, acho que uma crítica pode demonstrar muito mais coisas a respeito de um determinado indivíduo do que apenas a parte técnica daquilo que ele está apresentando.

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


Para mim, eu lido com essa questão de uma maneira singular - Eu avalio a critica!

Tem alguns caras que são figurinhas carimbadas, pessoas que eu admiro e escuto o que me dizem. Tem outros que são antigos haters que, na verdade, são até divertidos e animam as discussões com suas opiniões fortes e pouco embassadas...

Mas se tratando de uma critica que vem de um desconhecido, se o cara me fala algo que realmente tem sentido segundo o meu senso critico (e isso é uma abstração que implica em coisas muito subjetivas...) eu tento compreender e em alguns casos, reformular a minha maneira de encarar tal fato. As vezes a critica é tão absurda que eu preciso tentar entender .

Um bom exemplo tá no youtube, na Paganiniana que tu tanto curtiu!
Um cara disse que não passava de um ruido eletrico. Fui a fundo e descobri que o meu critico achava que eu estava tentando tocar a Paganiniana do Milstein.... Olha o nível de percepção auditiva do animal, uauhauhauhauha!!!

Tem gente que não dá nem "oi" e já vai criticando qualquer coisa, por menor que seja. As vezes me parece mais falta de educação do que qualquer outra coisa, então, ou ignoro (o que seria o certo) ou tento chamar a atenção do cara, o que quase sempre termina em insatisfação do mal educado.

Mas tem muitas vezes que tocam em pontos que eu realmente não dava importância, porém vim a descobrir que eram fatores determinantes para a percepção de algumas pessoas. Já criticaram até a roupa que usei em determinado video (muitas vezes), então vi que isso era mais importante do que a música, para algumas pessoas!.

Uma das ultimas criticas que fizeram foi que, no monitor de video dele, uns efeitos de "burn" que eu curto quase o cegavam, então, desconfio que muita gente pode ter aquele tipo de monitor com muito brilho, eliminei a parte do efeito que causava o flash.

Claro que tem gente que faz criticas porque ainda não sacou a ideia que estou passando. Quando eu toco alguma peça de guitarra solo, é comum o pessoal me falar que ficaria "melhor" sem drive.

As vezes eu explico que ficaria realmente muito mais comum, e tocando assim, talvez fosse bem mais comercial também, mas daí eu digo - Olha pra minha cara e minha atitude. Pareço "comum" ou "comercial"?
Dai eu digo que a minha busca é pelo novo e inusitado. As vezes eu tô de saco cheio e nem respondo, apertando a famosa e super útil tecla do "foda-se".

Para quem está começando , uma dica: Um bom professor é o melhor critico possivel! Ele não só aponta os erros como te passa maneiras de corrigi-los, te deixando muito mais preparado para enfrentar o mundo da música (que pode ser muito, mas muito cruel para quem não está preparado).

Alan_Domingues
Veterano
# fev/13
· votar


Para quem está começando , uma dica: Um bom professor é o melhor critico possivel! Ele não só aponta os erros como te passa maneiras de corrigi-los, te deixando muito mais preparado para enfrentar o mundo da música (que pode ser muito, mas muito cruel para quem não está preparado).

Perfeita a sua colocação.

Eu quando comentava, sempre passava dicas como professor que sempre fui. Eu tentava compartilhar tudo o que eu já passei porque eu gosto de ser social com todos, apesar de eu ter uma imagem de um ser tosco, grosso, estupido, cheio de marra (carioca). Mas não sou, e quando me conhecem pessoalmente tomam um susto, porque eu sou tudo, menos o que eu citei.

eo.
Veterano
# fev/13
· votar


Die Kunst der Fuge
Este tópico foi criado pelo último "acontecimento" aqui do fórum???

Eu fiquei motivado em abrir um campo de discussão sobre o assunto, pois achei no mínimo interessante o ocorrido...

De Ros e Alan_Domingues, realmente o professor é um excelente crítico, mas e quando o professor não "aguenta" críticas???

Bom, penso que a partir do momento que você expoe um trabalho, você automaticamente deve estar preparado para as críticas! Cabe ao autor ter a maturidade para filtrar as construtivas das outras, que são geradas por n motivos...

Uma crítica feita no momento certo, pode mudar uma vida (sou prova disso)! Claro que no primeiro momento pode ser um "tapa na cara", mas é inegável que quando com fundamentos, nos fazem evoluir imensamente.
Fatos banais para nós, podem ser cruciais para outras pessoas, e no ramo da música onde se trabalha para o outro, é essencial saber entender o gosto do seu público.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


eo.

Como sempre, o negócio é ter bom senso e maturidade.

A crítica nunca funciona nos extremos, ou seja, se o cara se acha um bosta ou se ele se acha o máximo!

eo.
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Sim é verdade, se enxermos de defeito sem ressaltar nenhuma qualidade pode ser totalmente desanimador e a pessoa fica no mesmo ponto por nem saber o que melhorar... E se há somente elogios, seria como se já tivesse alcançado a excelência, então o vídeo deve ser somente para apreciação, sem ter necessidade de comentários.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A coisa é muito simples. Tem críticas que são produtivas, outras que não são tanto assim e aquelas que podem ser até sem sentido. Tudo bem. Faz parte da vida. Faz parte de um fórum com gente dos 10 aos 70 anos!

Uma coisa é certa, sendo mal educado ou arrogante com críticas postadas "no ventilador", num fórum aberto como esse, há muitas chances de estar desperdiçando, no mínimo, um ouvinte, que estava interessado em conhecer seu trabalho. Esse ouvinte (muitas vezes anônimo), poderia estar muito bem sondando o artista, tipo os caras do RH das empresas que sondam Facebook e Orkut; além do currículo.

Portanto, é bom ficarmos atentos às palavras proferidas, que como dizem, tem muita força!

Thyago_Trajano
Veterano
# fev/13
· votar


De Ros
Uma das ultimas criticas que fizeram foi que, no monitor de video dele, uns efeitos de "burn" que eu curto quase o cegavam, então, desconfio que muita gente pode ter aquele tipo de monitor com muito brilho, eliminei a parte do efeito que causava o flash.

Não sei se muitas pessoas fizeram essa crítica, mas uma delas foi eu! rs

Realmente me incomodava um pouco, pois além do meu monitor ter muito brilho (e não ter um botão para controlar isso), ainda possuo uma certa sensibilidade à claridade, por ficar muito tempo à frente do computador (sou programador)...e como sempre gosto de assistir seus vídeos, fiz essa crítica! :) mas já fiz muitos elogios também...e se você não retirasse o efeito, eu continuaria assistindo...com óculos escuro...

Alan_Domingues
Veterano
# fev/13
· votar


MauricioBahia

Olha, concordo muito com você.

Mas, acho que pelo menos as empresas brasileiras, nem todas fazem isto.

Megadave
Veterano
# fev/13
· votar


Pois é pessoal, experiente ou não, tem que ter sangue nos olhos antes de postar uma video no FCC. rsrsrsrsrsrs. Tem que saber dividir, filtrar os comentários, e muitas vezes ignorar como nosso Mestre De Ros escreveu.

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alan_Domingues: Mas, acho que pelo menos as empresas brasileiras, nem todas fazem isto.

Eu não tenho estatísticas, mas pra que vou dar mole pro azar? Lembro que de uns tempos pra cá, inúmeras empresas brasileira tem, além do currículo, "sondado" potenciais empregados via redes sociais. Por sinal, muitos currículos são, digamos, não totalmente verídicos.

Lembro de uma vez, eu aplicando uma entrevista. No currículo do cara dizia inglês fluente, que era um requisito. Pedi a ele para ler um minúsculo parágrafo de texto e ele leu. Peguei o texto e pedi pra explicar o que tinha lido e não conseguiu!

Fazer o que?

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


Thyago_Trajano

Tenho certeza que muito mais pessoas tinham esse problema, então, na verdade, isso foi uma critica super construtiva!

Aliás, no facebook também já falaram sobre isso, ou seja, tu não foi o único!

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


eo.
Este tópico foi criado pelo último "acontecimento" aqui do fórum???

Eu fiquei motivado em abrir um campo de discussão sobre o assunto, pois achei no mínimo interessante o ocorrido...


Qual foi o último acontecimento no fórum? Tô por fora e não notei nada de diferente nos últimos dias.

realmente o professor é um excelente crítico, mas e quando o professor não "aguenta" críticas???

Ah, mas como você sabe, há professores e professores. Cabe ao aluno também analisar os procedimentos e atitudes de quem ensina.

Die Kunst der Fuge

Já falaram bastante dentro do que eu penso. Minha visão é uma mistura do que falaram o Bahia, o Lelo e o xará De Ros.

Em geral eu procuro ser bem analítico quando analiso o trabalho alheio (por isso sempre escrevo até além da conta...heheh). Não sou daqueles que chega e diz :" Adorei, tchau" ou " Podia melhorar, fui"

Assim como gosto de entender os motivos das opiniões das pessoas sobre o que eu fiz, procuro através da minha crítica (positiva ou não) dar algum suporte para a pessoa saber de onde tirei aquele pensamento.

Resumindo: procuro dar minha opinião de uma maneira que eu também gostaria de receber em meu trabalho (seja ela positiva, negativa ou até neutra).

Will Bejar
Veterano
# fev/13
· votar


Muito bom o tópico!!!

Eu sou do time do MauricioBahia: não sou melhor que ninguém... nem dele mesmo... =P

Falando sério, o recebedor tem que ter o bom senso de pensar na possibilidade de existir alguém que vá além do que ele pensa ser o ápice de qualquer atividade... mas o mais importante é saber aceitar isso!!! Se o cara não aceitar, aí foda-se, pq o cara não vai crescer na vida...

OT: falando nisso, tô devendo a minha nova versão do Impressions... =/

Jim Marshall
Veterano
# fev/13
· votar


Qual foi o último acontecimento no fórum? Tô por fora e não notei nada de diferente nos últimos dias. (2)

Cristhyano
Veterano
# fev/13
· votar


Nunca ouvi uma. Beiro a perfeição.

Will Bejar
Veterano
# fev/13
· votar


Se o cara não aceitar, aí foda-se, pq o cara não vai crescer na vida...
Complementando: ninguém é obrigado a aceitar, quero dizer que no nosso ambiente do FCC, sabemos quem é quem... e se não sabemos, temos de passar a saber pra entender o teor da crítica. Toda avaliação/opinião tb deve ser avaliada para ser aceita!!!

Megadave
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Acho que o 'acontecimento' se trata do topico do grande mestre mateus starling. Quando entrei no topico para ver o video, ele tava pedindo para moderação fechar, pois o tópico tinha tomado um rumo que ele não esperava. Nem consegui ver o video, admiro o trabalho dele mas algo aconteceu, que o vez retirar o video e o tópico. Se eu estiver errado me corrijam por favor.

renatocaster
Moderador
# fev/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Megadave

pois o tópico tinha tomado um rumo que ele não esperava.

Eu admiro bastante o trabalho do Mateus Starling. Mas o tópico tomou o rumo que ele não esperava por causa dele mesmo. Ele não reagiu nada bem a um comentário do Bahia que na minha opinião, não teve nada de mais.

O Bahia fez uma crítica, e explicou o porquê de não ter gostado do vídeo que ele postou. O Mateus infelizmente reagiu mal, na minha opinião foi meio grosseiro. Ele tinha várias outras maneiras de dizer o que pensava sobre a crítica, mas reagiu negativamente. Infelizmente foi isso.

P.S.: Não estou aqui julgando ninguém, é apenas a minha opinião sobre a reação dele neste caso em específico.

eo.
Veterano
# fev/13 · Editado por: eo.
· votar


makumbator
Então, pra mim foi algo até surpreendente, não sei se a galera chegou a ver... Na página 2 aqui do fórum você consegue perceber um tópico fechado la...

Sim cara, atitude é algo que conta muito...

Sobre o outro comentário seu, aprecio sua maneira de acrescentar aos tópicos, pois realmente são de grande valia pra quem recebe a crítica.

[edit]haha, vi que vc é de perto de onde eu moro, sjdr... legal =]

Will Bejar
Veterano
# fev/13
· votar


Ok, ok... vou destilar o meu veneno!!!
#NelsonRubens

=P brincadeira...

Cristhyano
Veterano
# fev/13
· votar


Acabei de ver o tópico trancado. Lamentável.

Jim Marshall
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jim Marshall
· votar


Megadave

Acho que o 'acontecimento' se trata do topico do grande mestre mateus starling. Quando entrei no topico para ver o video, ele tava pedindo para moderação fechar, pois o tópico tinha tomado um rumo que ele não esperava


Agora entendi. Vi o tópico e igual a você eu também não assisti ao vídeo.

Achei a crítica do MauricioBahia super de boa. Ao meu ver não foi para desrespeitar ninguém.

Todos que de alguma maneira divulgam seus trabalhos estão sujeitos à críticas, isso é inevitável.

Tem que saber filtrar as coisas e levar numa boa. Sendo critica realmente construtiva acho mais do que válido.


Abraço,
See ya!

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


eo.
Então, pra mim foi algo até surpreendente, não sei se a galera chegou a ver... Na página 2 aqui do fórum você consegue perceber um tópico fechado la...

Só vi agora, se ninguém falasse acho que passaria batido.

[edit]haha, vi que vc é de perto de onde eu moro, sjdr... legal =]

Sim, somos quase vizinhos...hashsahas!

eo.
Jim Marshall
renatocaster
Megadave

Não vi desrespeito por parte do Bahia, e mesmo se não o conhecesse, e fosse um usuário totalmente desconhecido por mim, ainda acharia que ele escreveu de maneira educada. Mas talvez seja melhor a gente não se alongar sobre esse assunto específico...

Will Bejar
Veterano
# fev/13
· votar


Droga!!! Agora terei de ler o tal tópico!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Você sabe lidar com as críticas?