Central de dicas Zoom G3 e G3X!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia


Oi pessoal!

Finalmente hoje pude testar a G3 com amp e aqui estão algumas dicas!

1) caso for tocar com algum outro pedal entre a guitarra e a Zoom, pressione o botão na parte detrás para acionar o circuito ativo. Isso serve também caso a plugue direto numa guitarra com captadores ativos.

2) no menu Global, (manual pág. 19 ou 21, item 4) é preciso "casar" os parâmetros de onde está plugando a G3:

- em linha = computador, fone de ouvidos e mesa de som por exemplo (direct).
- no input de um amp combo (combo front)
- no input de um head (stack front).
- no return de um amp combo (combo power amp).
- no return de um head (stack power amp).

3) apenas ligar/desligar um efeito o deixa em bypass, mas não "alivia" o processamento. Para isso, aperte e segure o botão "Page" até ver escrito "THRU" no visor.
http://img600.imageshack.us/img600/1744/pg10g3.gif

4) a rolagem dos efeitos também pode ser feita pressionando simultaneamente os foots 1/2 ou 2/3

5) Como atualizar a G3 para a versão 2.0 (6 efeitos simultâneos etc.): http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/284876/p7#8387472
obs. não deixe de ler o PDF instrucional que vem junto com o pacote de atualização antes do procedimento.

6) Uma coisa importante que não sei se percebeu nessa multi efeitos: a sequência de efeitos, nos visores, por padrão, é mostrada da esquerda pra direita. Ela pode ser invertida alterando na G3 em Opçes Globais. Essa sequência, se não estiver sendo levada em consideração, muda TUDO em termos de sonoridade.

7) Caso for usá-la como interface USB para gravação/reprodução, SEMPRE configurar, no programa de gravação, pelo driver ASIO, nativo da Zoom G3 (Zoom G Series Audio) que pode ser baixado do site do fabricante.

8) O pedal de expressão da Zoom G3X tb pode ser utilizado para ligar/desligar o efeito que ele controla. É só apertar com mais força na parte da frente do pedal, assim como se faz com outros pedais do tipo.

9) O botão ACTIVE/PASSIVE (atrás das G3), pra que serve?
Use esta chave para selecionar o tipo de entrada, passiva ou ativa. Use em “ACTIVE” (pressionada) se você tem um pedal de efeitos conectado entre o instrumento e a G3 OU se o que você está plugando é uma guitarra com captadores ativos. Selecione “PASSIVE” (sem estar pressionada) se você está plugando diretamente na G3 uma guitarra com captadores passivos.

Então, usando pedais externos plugados na G3, por exemplo, você deve deixar o botão/chave pressionado, potanto em "ACTIVE"!
_______________________________________________

Página Oficia de Downloads:

G3: https://www.zoom.co.jp/products/guitar/g3-guitar-effects-amp-simulator -pedal#downloads
G3X: https://www.zoom.co.jp/products/guitar/g3x-guitar-effects-amp-simulato r-expression-pedal#downloads



Abs

GustGuitar
Veterano
# abr/12
· votar


Essa comparação pode atiçar o GAS de muita gente:
http://www.youtube.com/watch?v=

GustGuitar
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia
Dá pra selecionar três "pedais" iguais?
Como por exemplo três delays com regulagens diferentes.

Abç

fel123
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia
fala ae cara, essa pedaleira vale a pena?
onde vc testou?, quer dizer, comprou foi em alguma loja?

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


GustGuitar: Dá pra selecionar três "pedais" iguais?

Cara, não tentei ainda fazer isso mas deve poder selecionar sim até pq o manual não fala nada à respeito.

fel123

Eu adorei essa G3! Comprei na Ritmus Music Center pelo Mercado Livre. Tava sem paciência pra comprar pelo Ebay, que deve ser mais barato pois custa U$200,00 mas tem o risco de ser taxado. Aqui custou, R$650,00 com frete e ainda posso trocar facilmente se de algum problema.

Abs

ps.



ricardocezario
Veterano
# mai/12
· votar


Eai, sera que sai aquela atualização para o uso de 6 efeitos simultaneos?
Não que seja extremamente necessária, mas para algumas aplicações seria legal a possibilidade de deixar um reverb, gate ou simulação de ampli sempre ligados.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ricardocezario: sai aquela atualização para o uso de 6 efeitos simultaneos?

:) Eu acho que pode acontecer. Penso que isso iria até contribuir para aumentar as vendas. Acredito que 3 efeitos é pouco mesmo. Tendo em vista que uma aplicação básica dessa multiefeitos é simular amps, sobram 2 efeitos e muita gente usa delay e reverb, por exemplo. Assim não há espaço pra uma distorção extra (além da do próprio amp). É bom lembrar que há pedais combo (delay + reverb / delay + chorus) simulados na G3. Sendo assim aumenta consideravelmente as possibilidades. São eles:

http://imageshack.us/a/img690/4420/g3efeitosduplos.gif

Abs

Led Zé
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
Pô, Maurício! Não sabia que você tinha comprado! E aí ? Como é o nível das distortions? Até queria uma mas com meu amp atual, que tem muitas funções, estou achando desperdício de grana...Mas que eu queria eu queria!
Abrax

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


Led Zé: Como é o nível das distortions?

Pra ser sincero eu não testei as distorções ainda. Tem uns 15 dias que estou com ela em mãos. Pouco tempo pra tanta coisa a aprender! hehe Além disso, comprei fundamentalmente pela praticidade/flexibilidade de ter uma unidade compacta e programável com chorus, delays, wha, etc. que seja fácil de usar.

Ainda vou parar pra testar as distorções sim! Também estou curioso.

estou achando desperdício de grana...Mas que eu queria eu queria!

Você queria precisar disso né? hehe

Valeu!

ricardocezario
Veterano
# mai/12
· votar


Led Zé

Os drives são muito bons sim!

Fiz um teste com o Bad Monkey (TS) ligado no input da G3. Com o TS da pedaleira cheguei no mesmo timbre do pedal, questão de equalização.

Se no teste as diferenças foram imperceptiveis, imagina no meio da banda.

hugo_prado
Veterano
# mai/12
· votar


Comprei e não me arrependo. Apesar de usar como backup na banda, em casa só uso ela. O fato de ter samplers de bateria e metronomo sincronizando com o looper ajuda demais.

As distorções estão muito boas. Pra quem, como eu, ficou sem saber das zooms por vários anos, quando vê, pensa "nossa, nem parece zoom"

Estão de parabéns... só fiquei chateado que lançaram/estão pra lançar a G3x, com pedal... Comprei a G3 1 semana antes do anuncio...

Maicon GT
Veterano
# mai/12
· votar


Também comprei esta pedaleira na Ritmus, gostei muito dos efeitos pois é o que estou usando atualmente pois os drives utilizo de pedal analogico, agora uma coisa que eu senti falta foi a emulação de gabinete, igual tem nas Zoom G2 G7 e G9,, se alguem souber onde eu consigo esta emulação me fale... Valeu!

ricardocezario
Veterano
# mai/12
· votar


Maicon GT

A emulação de gabinete esta inclusa na simulação de amplificadores, mais precisamente na pagina 3.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


hugo_prado: As distorções estão muito boas.

Eu acho que eles capricharam! :) No entanto, ainda não testei com amp. No meu PC eu nunca irei usar a G3 até pq é mais prático (e passível de reamp) um Amplitube da vida...

COMPARATIVOS COM AMPS REAIS







:)

Bonus! hehehe



Marverick
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
Como é que tá reagindo com os pedais separadamente? Bom, pelos os vídeos ficou claro que ela tem ótimos delays, mas já testou bem o chorus, phaser e outros modulações? Tentou misturar modulação com drive em pedal? Bom e por último, é possível por exemplo: em um banco ter 3 pedais no modo manual, trocar de banco e assim ter outros 3 pedais em modo manual? Abraço.

Marverick
Veterano
# mai/12
· votar


Outra coisa. Muito se fala da má qualidade da Zoom em respeito a equipamentos passados. Bom, isso desmotiva legal uma pessoa que queira comprar os atuais. Enfim, acho que já é seu quarto equipamento zoom e pergunto: Qual é a sensação que a zoom g3 tem te passado? Os efeitos são realmente bons ou somente usáveis? Chegou a testar funções de pitch shifter e hamonizer?

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


Marverick: mas já testou bem o chorus, phaser e outros modulações?

Sim ótimas modulações (isso inclui phaser, chorus, etc.). Dá uma olhada no manual pra você dar uma sacada.

é possível por exemplo: em um banco ter 3 pedais no modo manual, trocar de banco e assim ter outros 3 pedais em modo manual? Abraço.

Se entendi bem, sim, o G3 funciona no modo de pedais independente ou patches/presets programáveis, conforme o tradicional das antecessoras.

Enfim, acho que já é seu quarto equipamento zoom e pergunto:

Tive a G1 e tenho aqui as G2, G2Nu e G3. No meu modo de ver estão cada vez melhorares, o que é o natural de um empresa de grande porte e crescendo. Desde a Nu, tem sido usado um visor mais amigável. Novas funcionalidades, como looper. Eu acho que os foots da G3 foram aprimorados e o acabamento tá muito bom. Meu contato com a 505 (a tão mal falada) foi há tanto tempo que nem me lembro do som, mas era algo arcaico, afinal, foi lançada em 1996. Não dá pra botar num comparativo, ainda mais em termos tecnológicos atuais.

Muito gente tem preconceito com a Zoom, "ainda bem"!!! ahhaha. O preço sempre fica bom por causa disso. Mas eu não tenho usado muito a G3 até pq toco em casa raramente!!! Só estúdio nos finals de semana e lá não tenho muito tempo pra "brincar".

Chegou a testar funções de pitch shifter e hamonizer?

Harmonizer nunca usei. Pitch Shifter sim, testando, e funciona bem mas sem pedal de expressão acho eu não tem graça... hehe. Eu uso um pedal M-Audio EX-P. Recomendo ter um pedal de expressão pra tirar o máximo de um pedal com modulações controláveis.

Tem uns vídeos no Youtube que mostram bem esses efeitos, se não me engano. Dá uma buscada! :)

Abs

ricardocezario
Veterano
# mai/12
· votar


Dalhe G3!

Em algumas ocasiões andei deixando os pedais analógicos em casa e usando somente a G3, tanto para efeitos como drives, direto no input do ampli.

Resultado mais do que satisfatório. Até perigoso.

Ao vivo, a praticidade, qualidade e semelhança com analógicos me faz repensar muita coisa.

Diria eu que a G3 é um ótimo remédio para a G.A.S. do pessoal.

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia
Tive a G1 e tenho aqui as G2, G2Nu e G3. No meu modo de ver estão cada vez melhorares, o que é o natural de um empresa de grande porte e crescendo.

Só vou apoiar o que você disse. Concordo que a Zoom tem melhorado incrementalmente os produtos. A cada geração, um passo adiante. Da geração 505/707 para a G1/G2/G7/G9 (acho que teve a linha GFX no meio, mas eu não conheci) foi um salto. Daí para a G2Nu, mais um passo. A G3 e a G5 mudaram algumas coisas, mas a maior quebra de paradigma foi na interface.

Agora, a Zoom não é uma empresa de grande porte. Está bem longe disso. Grande porte é Sony, Roland, Digitech... Assim como a Line 6, a Zoom é uma empresa relativamente pequena - o que, por sinal, torna as decisões mais ágeis. Estas empresas não têm muitas subsidiárias fora do seus países de origem (firmam contratos de distribuições com empresas locais). Desconfio (muito) fortemente que até a produção é terceirizada para alguma OEM chinesa. Os headquarters da Zoom ficam em um predinho, bem diferente das cidadelas faraônicas de empresas grandes (eu fui no da Canon, é enorme!).

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


Bog: Agora, a Zoom não é uma empresa de grande porte. Está bem longe disso. Grande porte é Sony, Roland, Digitech...

Tem razão eu, literalmente, não medi as palavras!

:)

Rapha Sposato
Veterano
# mai/12
· votar


Fala galera!
Alguem ae tem idéia de quando é o lançamento da G3X aqui no Brasil?

Abs.

has4
Veterano
# mai/12 · Editado por: has4
· votar


Ótimo tópico e idéia, MauricioBahia, a de centralizar as informações, na base de Dicas... vou transitar muito por aqui também. G3 e afins \o/.

Dicas? Nossa... para quem não curte ler manual e para quem é preguiçoso (que nem que eu rsrs) é uma boa.

Já que são DICAS: Vamos lá. Fica aqui também essa DICA(já postei por aí, mas aqui é mais DICA):

Minha pesquisa sobre a G3... MAS, seria uma loucura? Eu acho que não, seria uma melhorada:

Bom... gostaria de testar algo similar a um FOOTswitch mesmo, mas terá que mexer no trecho, na placa, pois queria um CONTROLADOR, por exemplo com 3 pushes buttons, para a ENGENHOCA. Curti muito a pedaleira G3, simples e fácil de ser usada, tal qual a pedalzinhos, mas, acho que a G3 devia vir com um pequeno controlador com 3 botões para serem acionados COM O PÉ (pedaleira), cada um dos 3 TYPEs que ela tem, aqueles botões pequeninos que só podem ser acionados com o dedo da MÃO (eu digo, cada botão TYPE).

Enfim, não precisaríamos abaixar o corpo para buscar algo com a mão, quando tocarmos AO VIVO, pois pisaríamos em um dos 3 botões do controlador e mudaríamos cada TYPE individualmente, na hora, eStendendo assim as possibilidades das misturas, timbres, ao vivo, na hora. É essa a minha IDÉIA. Não há tal footswitch para a G3 e outras? Creio que não mesmo.

Então, pesquisando, com a curiosidade e a coragem de quem gosta de fazer diferente ou melhorado ou adaptado, encontrei o que não é bem o que eu queria, mas, vai no rumo, encontrei o seguinte:

G3 ZOOM - Adaptações
Aqui, o tutorial para mudar no G3, na placa, para utilizar um controlador footswitch caseiro que mudará os patches select mod:
http://ashbass.com/AshBassGuitar/ZoomG3/patchselectmod.html

Aqui, um vídeo sobre o uso do tal pedal controlador
http://www.youtube.com/watch?v=_o2yT8DpimI&list=PL7DAFEA05FE882041&ind ex=80&feature=plpp_video

Aqui, ele usa o pedal controlador para ritmos da G3:
http://www.youtube.com/watch?v=IoG7utLl3Rk&feature=youtu.be

Aqui, na minha G3, estou pensando seriamente... vão sim, rolar umas mudanças sim... coragem para abrir os seis parafusos da G3 e meter o ferro... de solda... etc. Para quem não é um David Gilmour com um colega engenheiro para fuças pedais e pedaleiras, mas, na base do Do it yourself e com a ajuda de um técnico experiente em eletrônicos, dá para encarar a adaptação.

E aí? Fico pensando, porque os caras da ZOOM não já fizeram isso, antes de lançar o produto??? Eu não entendo! Talvez no G3000 eles façam, Ou, que pelo ao menos vendessem um FOOTSWITCH para tal propósito na G3, mas com o referido propósito também, pois teríamos Patches misturados na hora, como quiséssemos, mais facilmente. Nivelando a altura de tudo, é só ficar mudando e curtindo os timbres vários.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


has4

Show!

_____________________

Passei um e-mail ontem pra Zoom perguntando se eles visam lançar um update pra G3 ter o mesmo número de efeitos simultâneos que a G3X. A Zoom sempre me respondeu. Vamos ver o que eles dizem disso!

:)

condor guitar
Veterano
# mai/12 · Editado por: condor guitar
· votar


MauricioBahia

Depois posta a mensagem da zoom


Depois pergunta se eles poderiam aumentar o loop da g2nu atraves de uma atualização.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


condor guitar: Depois pergunta se eles poderiam aumentar o loop da g2nu atraves de uma atualização.

hehe. Esse looper de 5s é um piada mesmo. Se eu receber a resposta sobre os efeitos na G3 eu tento esse pra Zoom. Mas olha, acho muuuito difícil acontecer uma expansão do tempo de looper pois isso envolveria alocação de memória e acho que a coisa é mais complexa.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tem uma diferença mais drástica, digamos, na usabilidade da Zoom G3 em comparação com a G3X e é justamente o acesso a função scroll, que serve para rolar a tela no caso de querer visualizar mais de 3 efeitos nos displays. Olhando rapidamente, acho que isso pode ser contornado de alguma forma. Usando o apertando e segurando o "TAP" enquanto "rolam" os efeitos com os botões "Patch Select". Enfim torço para que mais de 3 efeitos simultâneos posam ser usados na G3 pois isso atrai mais compradores. No meu caso, não preciso mais que isso.

Assinalei em vermelho o que muda no painel da G3X em relação a G3:

http://imageshack.us/a/img600/2169/zoomg3vsg3x.jpg

Abs

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Mas um exemplo de como dá para fazer coisas interessantes são as atualizações do mustbebeta - acho que era um pessoal que trabalha na Digitech que continuou mexendo nuns firmwares mesmo depois que a empresa parou de dar suporte oficial a isso. Eles realmente acrescentaram funcionalidades diferentes, algo que dessas empresas mais populares apenas a Line 6 faz. Se a Zoom passar a fazer isso, será uma mudança muito bem vinda, desde que eles não façam outra coisa como a Line 6, que é lançar produtos com firmwares que parecem inacabados.

O negócio do looper da G2Nu é que o funcionamento de um looper desses é muito parecido com o de um delay. É possível (e provável) que o código do looper seja simplesmente uma chamada ao delay com alguns parâmetros diferentes. Neste caso, até o buffer reservado para os samples é o mesmo. Se você olhar no manual, vai notar que o tempo do looper é "misteriosamente" igual ao tempo máximo do delay, e que quando o looper está ativado, o módulo de delay é desativado.

Nestas condições, não dá para saber só olhando se é possível aumentar o buffer do delay (e do looper), mas eu acho pouco provável que a empresa "perca tempo" com isso quando já tem uma geração nova de produtos para se preocupar. Acho que SE forem lançar mudanças substanciais, vai ser para a turma nova:G3 e G5.

has4
Veterano
# jun/12
· votar


acesso a função scroll
serve para rolar a tela no caso de querer visualizar mais de 3 efeitos nos displays
torço para que mais de 3 efeitos simultâneos posam ser usados na G3

MauricioBahia
Mudançazinha, né, um 'X'? rsrs Isso será maG3vilhoso. Mas eu preciso de tempo pra brincar mais aqui! rsrs

ricardocezario
Veterano
# jun/12
· votar


MauricioBahia

Eai cara, alguma resposta da Zoom?

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


ricardocezario: Eai cara, alguma resposta da Zoom?

Tô esperando uma resposta ainda...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Central de dicas Zoom G3 e G3X!