:::::: 10 Dicas pra tirar um bom timbre de guitarra com plugins VSTs ::::::

Autor Mensagem
ohm777
Veterano
# fev/11 · Editado por: ohm777


Fala galera!

Muitos aqui já me conhecem, não sou nenhum grande guitarrista ou profissional mas tenho alguma experiência com gravações em home studio e resolvi criar esse tópico para sanar dúvidas e dividir algumas dicas e macetes que aprendi nesse meio.

Alguns links úteis:

Tópico do Headstock Invertido:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

Tópico do Maurício Bahia (muito explicativo):
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/221834/

http://phydoh.com/misc/AmpliTube_3_gear_list.pdf

1)O meu equipamento é suficiente?
Essa é uma questão muito vaga, tudo vai depender das suas necessidades. Se você quer gravar apenas guitarras com uma qualidade legal, um PC com 2gb de memória pra cima (quanto mais VSTs e mais overdubs, mais memória utilizada), processador dual-core, e uma boa placa de som (de preferência USB externa) darão conta do recado.
A questão das placas de som é muito discutida aqui no fórum, já ouvi alguns dizerem que só placas externas USB funcionam bem para esse propósito, o que não é verdade. Existem ótimas opções offboard internas da Soundblaster, M-Audio, etc. No meu caso, além da minha pedaleira RP255 (que funciona como interface USB externa) também uso uma Soundblaster interna com ASIO4All e obtenho ótimos resultados.
Se você pensa em comprar uma interface externa, dê uma pesquisada antes nas pedaleiras USB. Elas cumprem praticamente a mesma função e o custo-benefício será enorme.

2)Regule o sinal de entrada.
Configure a sua placa ou pedaleira de forma que o sinal chegue o mais limpo e transparente possível no computador. Algumas interfaces tem um medidor em leds do volume, toque o mais alto possível e ajuste para que o sinal não chegue no vermelho (clipar). Caso não possua escute o sinal limpo pelos fones e observe se não há nenhum tipo de distorção.
Mesmo quando usar distorção antes da interface, regule o botão de level do pedal ou o master da pedaleira de forma que não haja distorção de sinal.

3)Paciência!
Muitos guitarristas acham que irão conseguir aquele timbre tão desejado baixando presets na internet. Não costuma funcionar porque quase 100% das vezes o equipamento de quem montou o preset é diferente do seu. Pense em quantas variáveis irão influenciar no timbre final: madeira da guitarra, captadores, configuração de ganho e equalização da interface, possíveis pedais adicionados antes do PC, etc. Não é muito mais sensato você tentar construir um timbre próprio e que se adeque ao seu equipamento e pegada?
Claro que essa não é uma tarefa fácil, principamente se tratando de timbres sujos. É preciso muita paciência (e gosto pela coisa) para ficar experimentando por horas as combinações entre as simulações de pedais, amplificadores, microfones e caixas que os VSTs proporcionam até conseguir um bom resultado.

4)Dois estágios de Ganho
Se você procura aquele som especial pra solos que é forte, tem sustain, os harmônicos saem facilmente mas não embola nas frases rápidas, tente distribuir o ganho em diferentes componentes.
Eu não conseguiria explicar exatamente como funciona em termos técnicos, mas o fato é que o som fica mais "macio".
Pode ser uma simulação de pedal dando um boost no amplificador (tube screamers funcionam muito bem nesses casos), um pedal analógico real sendo usado antes do sinal ir pro PC ou apenas distribuir o ganho entre o pré (botão de gain) e o power (botão de volume) do amplificador.

5)Dobras e Distorção em Estéreo
Uma das melhores artimanhas para se chegar naquele timbre cheio e pesado que ouvimos em gravações de bandas famosas são as dobras e equalização em estéreo.
Experimente o seguinte: crie duas tracks reguladas com o mesmo timbre. Regule o pan das duas tracks para 70% (ou mais), uma pra cada lado. Para finalizar grave os dois takes (tocando a mesma coisa) separadamente, um de cada vez. As microdiferenças de tempo entre os takes irão causar um efeito de ambiência deixando o som mais cheio. Além disso você irá perceber que usar menos ganho na distorção irá te proporcionar um timbre muito mais definido. Lembre-se que o peso vem da dobra e equalização, não do ganho em excesso.
Se você gosta de precisão ou não quer ter que gravar 2 takes da mesma base tente o seguinte...
Crie duas tracks e regule o pan (nesse caso fica legal nos 100%). Parta de um mesmo timbre pra não ficar muito desigual. Agora tente diferenciar os timbres de cado lado. Você pode fazer isso de mil formas:
Adicionar um equalizador gráfico, aumentar algumas frequências em um lado enquanto diminui do outro. Deixando por exemplo um lado com mais graves e médio-graves e o outro com um som mais seco e agudo de forma que quando ouvir os dois em conjunto eles se completam.
Colocar uma simulação de cabinet em cada lado.
Usar simulações de mics diferentes em cada lado. Usar um amp diferente... O que vale é a tua imaginação.

6)Uso correto do Delay
Esse é um detalhe simples que na maioria da vezes passa despercebido mas que faz diferença no resultado final. Os melhores VSTs já tem em suas seções de delay o recurso que sincroniza o tempo da repetição com o BPM da música (que está definido na DAW), como é o caso do Amplitube 3.
Já outros programas como o Guitar Rig 4 possuem um botão de TAP em que basta clicar duas ou mais vezes pra mudar o tempo.
Com o tempo do delay sincronizado, o efeito irá encaixar melhor na música sem deixar aquele som embolado. Afinal, se você se preocupa em tocar as notas da música no tempo certo, por que não fazer o mesmo com o delay?
DICA: Tente fazer o mesmo com efeitos como chorus, tremolo e flanger, fica muito bom.
Um truque que uso bastante em quase todos os meus solos é colocar o tempo do delay em ¼ , feedback regulado no mínimo (apenas 1 repetição) e level entre os 15-20%. Dá um efeito de sustain legal mas sem excessos, não embola o som.

7)Simulações de caixa
Os chamados cabinets tem uma influência enorme no som, dê uma atenção especial nessa escolha.
Uma simulação de amplificador pode ter toda sua característica sonora alterada caso use uma caixa muito diferente da original. Mixar dois falantes diferentes também pode dar um ótimo resultado.
Também já obtive bons timbres usando pedaleiras (somente com a simulação de amp ligada) e pedais de distorção antes da interface usb e plugins fazendo somente a simulação de caixa e ambiência.
Entre as opções que mais uso estão o Amplitube 3 e Recabinet Complete 2. O Recabinet são arquivos impulses que precisam de um VST como o TH1 Overloud ou Peavey Revalver para abrir.

8)Não use noise gate!

Usar o noise gate nessas gravações é perder sustain. Tente reduzir o chiado de outra forma, equipamento aterrado, qualidade da placa e cabos, quantidades corretas de ganho, etc.
Uma outra opção é usar um noise supressor, mas não exagere porque ele pode alterar o timbre.

9)Reverb
A maioria dos iniciantes pecam nesse quesito pelo excesso. Muita quantidade de reverb distancia o som original e retira graves e presença. Na mix final fica fácil perceber que a guitarra some no meio dos outros instrumentos, principalmente com salas grandes. A dica é ter cautela, quando achar que estiver bom o reverb ainda assim abaixe uns 10% do nível.
Os melhores VST de reverb na minha opinião são o AudioEase Altiverb 6 e o Guitar Rig 4.
O Altiverb é sem dúvida nenhuma um dos reverbs mais realistas que ouvi, também são por arquivos impulse e tem uma variedade imensa de locais inusitados.

10)Finalize!
Quando todos os intrumentos e partes estiverem gravados, jogue um plugin de masterização como o Izotope Ozone 4 ou o T-RackS 3 Deluxe na track master.
Esses plugins tem equalizadores, compressores, limiters, reverb, etc. Mesmo sem muita experiência é possível dar "aquele upgrade" no som com os vários presets inclusos.

ohm777
Veterano
# fev/11
· votar


Curtiu as dicas, achou o tópico útil e gostaria de ouvir como isso funciona na prática????

Dêem uma ouvida na minha composição que acabei de lançar e se curtirem comentem lá:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/253077/

Kold
Veterano
# fev/11
· votar


Um jabá de vez em qndo nao faz mal.

Kold
Veterano
# fev/11
· votar


Curti as dicas.

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ohm777: Alguns links úteis:

Legal! Não li tudo ainda, mas teve estar muito bem explicado.

Incluo esse link ULTRA ÚTIL do grande ninja shoyoninja! hehe: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/193452/

Abs

ps. dá um espaço depois do parêntese! ehhee

ohm777
Veterano
# fev/11
· votar


Kold
Você pode interpretar como um jabá ou um sample de um review de VSTs em forma de música.

Mas bom mesmo são os tópicos sobre Restart e "qual guitarra é melhor que qual" !!!!

Kold
Veterano
# fev/11
· votar


ohm777
CAlma cara to zuando O_o rlx aew

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


ohm777: 2)Regule o sinal de entrada.

É sempre bom começar com volumes medianos! Um dos erros mais comuns é a galera colocar no talo o volume das entradas!

Abs

ohm777
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia
Fala Bahia!
Tinha esquecido desse mesmo... HIPERULTRA ÚTIL rsrs!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


ohm777: 8)Não use noise gate!

Dando meus pitacos hein, desculpe! Acho que poderia ser:

8) Cuidado com o uso do noise gate!

:)

Abs

ohm777
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia
É verdade, há casos e casos!
Mas pra mim é algo que me ajudou bastante. A maioria das pessoas usa o noise gate pra encobrir o chiado proveniente de ganho excessivo ou cabos e aterramentos deficientes.
Mesmo quando uso single-coils funcionando sozinhos, o nível de ruído em relação ao sinal é satisfatório e não interfere nas minhas gravações.

Arimoxinga
Veterano
# fev/11
· votar


ohm777


legal ótimo topico varias dicas ulteis, só uma dica o guitar rig 4 com o upgrade Rammfire que já vem o custom room tbm abre impulses. assim que estou usando ultimamente o resultado está sendo esse até o momento:

http://www.4shared.com/audio/EPX7RvMt/Zakk_teste_de_timbreV3.html

Edit: minha placa é onboard uma realtek, pedaleira sem usb(G1x zoom)

Peace!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Arimoxinga

Esse seu sample dentro de um contexto musical, ou seja, com outros instrumentos ficaria profissa! Enfim, dá pra tirar "leite de pedra". Já vi um monte de samples e demos aqui no FCC no qual a galera pluga numa onboard. O Headstock Invertido tinha várias gravações onboard com uma Zoom 505 mas, infelizmente, ele cancelou seu cadastro e deletou suas postagens no 4Shared! Safado! hehe

Abs

ohm777
Veterano
# fev/11
· votar


Arimoxinga
Legal cara, não sabia dessa não!
Mas é um update oficial do Guitar Rig ou tipo um mod?
Vou dar uma procurada por aí...

cordassi
Veterano
# fev/11
· votar


ohm777
Não li ainda, + é um assunto que já estava correndo atrás
MUITO OBRIGADO!!
vlw pelo topico e pelos links!!

Homem Cueca
Veterano
# fev/11
· votar


ohm777
10)Finalize!
Quando todos os intrumentos e partes estiverem gravados, jogue um plugin de masterização como o Izotope Ozone 4 ou o T-RackS 3 Deluxe na track master.
Esses plugins tem equalizadores, compressores, limiters, reverb, etc. Mesmo sem muita experiência é possível dar "aquele upgrade" no som com os vários presets inclusos.

Cara, finalização é uma coisa meio chata na minha opinião. Pode muito bem salvar uma gravação marromenos quanto pode fuder tudo. Eu sou fã do Ozone, o que eu já transformei da água pro vinho com ele não está escrito.

Acho legal tu postar um tópico depois com as funções de cada plugin. Compressores por exemplo, todo mundo usa, mas tenho certeza ABSOLUTA que 95% não sabe o que um compressor faz na verdade e o que pode fazer. Mesma coisa para limiters, exciters, etc etc...

Uma coisa que faltou tu postar no post inicial que é IMPORTANTÍSSIMO na hora de timbrar qualquer coisa no pc, editar e finalizar; Monitoração, sem uma monitoração legal, ou pelo menos que você conheça bem como é a sonoridade do seu monitor, é quase que um tiro no escuro fazer uma timbragem e uma finalização sem um monitor de audio bom (seja caixa monitora ou headphone).

Eu sou tão chato pra isso que nem equalização no media player eu ligo. Gosto de ouvir as coisas como realmente são, isso me ajudou em MUITO a fazer masters e timbragem de meus equipamentos.

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


ohm777

Muito bacana!!! Atenção para os pontos:

2)Regule o sinal de entrada.
4)Dois estágios de Ganho

Que são Bemm importantes na minha opinião, e acredito que seja onde a molecada mais erra..Existem varios controles de sinal(volume) no caminho da guitarra ate as caixas de som...É preciso verificar todos e ajusta-los....Desde o mixer do proprio windows(onbord) ate os varios controles de volume do VST (In, Out, volumes etc...)

Arimoxinga
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia

é sim cara essa do HeadStock invertido não vi mais fiquei curioso hehe eu fiz ela para uma postagem de um tópico meu dai deixei só a guitarra livre de edições e tal só para se notar o timbre e o pessoal opinar melhor hehehe mas a ideia é essa usa-lo para minhas gravações malucas hehehe flw.


ohm777


é oficial sim o baixando ele tem uns 290mb vem com outras novidades muito boas faz o teste.

Peace!!!

GOREFESTA
Veterano
# fev/11
· votar


Interessante a dica das pedaleiras com suporte a USB. Ja ia torrar grana com pod studio ux1. Vou dar uma pesquisada mais a fundo

Gasparzim
Veterano
# fev/11
· votar


Excelente tópico hein!!!

ah, lembrando só que já tem o Recabinet 3 que é VST!!!

-Dan
Veterano
# fev/11
· votar


ohm777
Uma das melhores artimanhas para se chegar naquele timbre cheio e pesado que ouvimos em gravações de bandas famosas são as dobras e equalização em estéreo.
Experimente o seguinte: crie duas tracks reguladas com o mesmo timbre. Regule o pan das duas tracks para 70% (ou mais), uma pra cada lado. Para finalizar grave os dois takes (tocando a mesma coisa)


Eu to gravando um Metalcore, onde as guitarras são o ponto máximo, e eu extrapolo ainda mais essa técnica.

Gravei 4 takes:

1ª tomada coloquei coloquei o PAN em 100% na direita e
na 2ª tomada em 100% na esquerda, ambas com o mesmo timbre.

A 3ª tomada com PAN 50% na direita e a 4ª tomada com 50% na esquerda, ambas timbradas com cortes em graves e aumento nos agudos, com metade do ganho da 1ª e 2ª tomadas.

O som ficou mais gordo e o timbre mais controlável. Uma boa pedida pra metal.

Depois posto aqui o resultado.

Filhada
Veterano
# fev/11
· votar


Primeiro tópico bom depois das férias(olha quem fala rs)!
Agora da pra gravar direitinho, agradeço aos contribuíntes do tópico!
Essa de gravar com diferença no pan eu já fazia, usava um amp em cada lado, e um terceiro antes pra realmente timbrar. Mas as dicas para limpar o audio vão salvar minhas futuras gravações!

Ja Ne
*Testando*

GOREFESTA
Veterano
# fev/11
· votar


Uma das melhores artimanhas para se chegar naquele timbre cheio e pesado que ouvimos em gravações de bandas famosas são as dobras e equalização em estéreo.
Experimente o seguinte: crie duas tracks reguladas com o mesmo timbre. Regule o pan das duas tracks para 70% (ou mais), uma pra cada lado. Para finalizar grave os dois takes (tocando a mesma coisa)

O som ficou mais gordo e o timbre mais controlável. Uma boa pedida pra metal.

Essa é a famosa "parede de guitarras" que mtos artistas e produtores falam na hora de gravar guitarras para rock e metal. Li uma vez que da para conseguir bons resultados mesclando guitarras com caps diferentes em cada take

renansena777
Veterano
# fev/11
· votar


post pra achar o pótico depois

Matheus Vengeance
Veterano
# fev/11
· votar



8)Não use noise gate!
Usar o noise gate nessas gravações é perder sustain. Tente reduzir o chiado de outra forma, equipamento aterrado, qualidade da placa e cabos, quantidades corretas de ganho, etc.
Uma outra opção é usar um noise supressor, mas não exagere porque ele pode alterar o timbre.





ja é demais isso ai né e quem nun tem placa externa usbm tem q usar noisegate

e o Noise Reductor vc perde sustain mas bota um compressor e outro overdrive q volta tudo dnovo

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11
· votar


Vou testar todas aqui e tentar fazer um som bem legal :D

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11
· votar


http://www.4shared.com/audio/baZ9dtKP/Teste.html

 
Ficou uma droga meu som ):

Drive30
Veterano
# fev/11
· votar


ohm777

Excelente tópico , parabéns. Me ajudou muito. Não manjo nada de gravação. Isso aqui então, nem sabia :

Experimente o seguinte: crie duas tracks reguladas com o mesmo timbre. Regule o pan das duas tracks para 70% (ou mais), uma pra cada lado. Para finalizar grave os dois takes (tocando a mesma coisa) separadamente, um de cada vez. As microdiferenças de tempo entre os takes irão causar um efeito de ambiência deixando o som mais cheio.

ohm777
Veterano
# fev/11
· votar


Homem Cueca
Cara, finalização é uma coisa meio chata na minha opinião. Pode muito bem salvar uma gravação marromenos quanto pode fuder tudo. Eu sou fã do Ozone, o que eu já transformei da água pro vinho com ele não está escrito.

É muito verdade isso que você falou.
Por isso que depois ajustar timbres eu sempre dou um tempo pra descansar os ouvidos e "limpá-los" um pouco.
As vezes você ouce aquele timbre por um tempo e se acostuma com ele e começa a achar que está ótimo.
Mas depois de um tempo quando volta percebe que não está tão bom. É a chamada acomodação auditiva.

Eu curto muito o Ozone também, mas como disse, na máquina em que eu estava gravando ele não pegava de jeito nenhum.

Uma coisa que faltou tu postar no post inicial que é IMPORTANTÍSSIMO na hora de timbrar qualquer coisa no pc, editar e finalizar; Monitoração, sem uma monitoração legal, ou pelo menos que você conheça bem como é a sonoridade do seu monitor, é quase que um tiro no escuro fazer uma timbragem e uma finalização sem um monitor de audio bom (seja caixa monitora ou headphone).

Eu sou tão chato pra isso que nem equalização no media player eu ligo. Gosto de ouvir as coisas como realmente são, isso me ajudou em MUITO a fazer masters e timbragem de meus equipamentos.


Concordo em gênero, número e grau. Também não gosto de usar EQs nos meus player não.

ohm777
Veterano
# fev/11
· votar


ogner
Que são Bemm importantes na minha opinião, e acredito que seja onde a molecada mais erra..Existem varios controles de sinal(volume) no caminho da guitarra ate as caixas de som...É preciso verificar todos e ajusta-los....Desde o mixer do proprio windows(onbord) ate os varios controles de volume do VST (In, Out, volumes etc...)

É controle de volume de pedal, interface, simulação de amp, volume da caixa,etc... Tanta coisa que o cara se perde!
Teu timbre é muito bom. Dá pra sacar que você já sabe dessas dicas faz tempo hehe.

Arimoxinga
Chegando em casa vou correndo procurar!

GOREFESTA
Interessante a dica das pedaleiras com suporte a USB. Ja ia torrar grana com pod studio ux1. Vou dar uma pesquisada mais a fundo

Vale muito a pena, e tu economiza uma grana legal... Eu mesmo estou de olho em uma Tonelab...

Gasparzim
ah, lembrando só que já tem o Recabinet 3 que é VST!!!

Opa, tá vendo já valeu a pena ter criado o tópico... descobri uma novidade!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a :::::: 10 Dicas pra tirar um bom timbre de guitarra com plugins VSTs ::::::