【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
leonardobarcelos
Veterano
# jun/13
· votar

rcorts

Então, além de perguntar aqui sobre ela eu também dei uma passada na busca e achei esse tópico aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/266412/
Além de ter visto vários vídeos no youtube.

O meu intuito de postar aqui foi pra reforçar mesmo se era uma boa opção e se existiam outras parecidas.

Valeu cara!

Luisfelp FR1
Membro
# jun/13
· votar

rcorts

E ai cara blz,

Então, minha indecisão continua (pelo menos já decidi que vou pegar Strato ou Super Strato que tenha Humbucker na ponte), Então tava procurando por uma guitarras nestes parâmetros. Vi a LTD só que a 203 não gostei muito, mas curti muito a ST 213 só tem o problema no fato de não encontrar muitas strato da LTD aqui no Brasil. Dei mais uma pesquisada e encontrei Uma Fender Startocaster Standard MIM com Humbucker na ponte, por 2.3k (é o preço máximo que posso chegar) no mercado livre. Você acha que vale a pena pegar essa Fender?
Se não tiver nenhuma Starto nessa faixa de preço com Humbucker na ponte, vou investir em uma Super Strato ( provavelmente uma Ibanez RG)

Ronaldo Marsoli
Membro
# jun/13
· votar

Ronaldo Marsoli
Então cara. Esses kits não compensam muiti não... Qto a essa Shelter, você ganharia mais procurando a SX SG que é em mogno e tem o braço colado (essa dai é parafusado), salvo engano, ela está em uma faixa de preço semelhante e é bem melhor.
Pra tocar algo mais heavy você vai precisar de uma guitarra com corpo solido e um Humbucker.

Vlw por responder, dei uma olhada nessa sx sg e achei ela um pouco cara, se eu comprasse ela, não sobraria muito pra um amp eu acho.. entre as 3 que eu falei, qual você acharia melhor? lembrando que é só pra aprender mesmo, não sou muito exigente, quero apenas uma que tenha um sonzinho bacana. Valeu.

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

Ronaldo Marsoli
Entre as 3, eu acho que a Shelter. Já toquei em uma.

Jorge Master
Veterano
# jun/13
· votar

MiguelSalomão
Será que uma Cort-X11 não é melhor não?

TODOS
Estou afim da Cort X11! É uma boa pedida ou pego algo melhor com até 1.500?

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

Luisfelp FR1

Cara, vamos lá. Tenho longas considerações a fazer nesse seu caso em especial.

A Fender MIM é uma boa guitarra. Mas por 2.3k tá meio caro, a não ser que seja uma Deluxe Player, que é uma mexicana também só que um nível acima das standard. Também teria que ver qual é o humbucker que tem na ponte, se for um DiMarzio, acho que pagar uns 1900, talvez até 2k ainda é aceitável, mas mais do que isso é exploração do cara que quer vender. Não adianta ele tentar jogar valor de peças novas, porque o instrumento é usado e o captador também. Por outro lado, se essa mexicana tiver um jogo de tarraxas com trava e estiver bem regulada, com um humbucker DiMarzio na ponte, até uns 2,2k ainda vale a pena.

Agora, se você pegar uma Fender MIM por até uns 1700, ou 1800, vale muito a pena, pois você pode com mais uns 400 reais (incluindo gasto com luthier) instalar um bom humbucker DiMarzio, ou até outros nacionais como Sérgio Rosar ou Malagoli, (que saem bem mais baratos). E ainda assim você teria uma Fender com um humbucker na ponte que você mesmo escolheria gastando no máximo 2,2K.

Essa LTD ST-213 é muito legal também. Você gostou mais pelo fato de não ser relic, certo? eu também prefiro assim.

Tem dois pontos positivos que eu vejo em comprar uma LTD dessas (ST 203 ou 213), já levando em consideração que tanto as LTD quanto as Fender Mexico tem corpo de Alder e braço de Maple e também, já considerando que as LTD, apesar de serem uma segunda linha das ESP, são guitarras de muito respeito:

1º 22 trastes nas LTD x 21 trastes na Fender Mexico; Vantagem: maior alcançe de notas na LTD;
2º tamanho dos trastes: extra-jumbo nas LTD x finos (Thin) nas Fender Mexico. Vantagem: maior conforto e tocabilidade nas LTD.

Agora tem um ponto que pende a favor da Fender Mexico: marca e preço de revenda. Só que no final a escolha tem de ser sua. Tudo que eu posso fazer é dar dicas, mas só você tem condições de saber qual fator mais importa para sua tomada de decisão.

Boa sorte!

MiguelSalomão
Veterano
# jun/13
· votar

Jorge Master
Sim. A Cort X-11 é superior. A marca em si faz um ótimo trabalho no mercado, não conheço todos os produtos, mas os que eu conheci são ótimos.

R. César
Membro
# jun/13
· votar

Primeiramente, desculpa por uma dúvida que já deve ser postada constantemente...

Enfim, pretendo comprar uma guitarra, sou iniciante, logo, quero gastar entre R$ 400 e R$ 600 na guitarra, chegando até R$ 1100 com ampli. e pedaleira. Se alguém aqui puder e disponibilizar para isso, queria saber umas dicas de equipamentos.

Tenho desejo de tocar músicas um pouco 'pesadas'.

HortaRates
Membro
# jun/13
· votar

R. César

Você primeiramente tem que falar o estilo que gosta de tocar.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

R. César
Tenho desejo de tocar músicas um pouco 'pesadas'.

Amigo, desculpe mas ficou vaga sua explicação. Isso porque cada um vai criar um conceito em mente do que você quis dizer com "um pouco pesadas". Assim fica difícil ajudar. Seria mais interessante expor seus interesses com mais objetividade, tipo: gostaria de tocar algo na linha do Metallica.

Outro ponto interessante sobre sua colocação é que, o valor que você está destinando pra cada item não é muito coerente. Se você tem mil e 100 o mais saudável seria pegar uma guitarra um pouco melhor (até 800 pilas) e deixar o resto pra um amp de estudo. Se você tiver um amp com distorção inclusa, pedaleira no início é dispensável. E você não conseguirá um amp o mínimo decente pra shows gastando menos de 900 reais (só no amp). Então a idéia é já ter uma guitarra um pouco melhor logo de cara e pensar em adquirir um amp melhor num futuro próximo, assim como pedaleiras ou pedais.

R. César
Membro
# jun/13
· votar

rcorts

Shows? Não, não quero para shows.

Sobre a guitarra, eu li muito aqui e a grande maioria das dicas era pra não gastar muito em uma de início. Mas ainda estou muito perdido.

Já as músicas, são na faixa de Father to Son, do Bathory. Aqui a música:

http://www.youtube.com/watch?v=QV5l0OwjMtc

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

R. César

Sobre a guitarra, eu li muito aqui e a grande maioria das dicas era pra não gastar muito em uma de início. Mas ainda estou muito perdido.

Cara, essa dica se aplica quando o cara não tem noção alguma do estilo que quer seguir, e talvez por acharem que um iniciante não precisa de uma guitarra boa porque não vai fazer nada de muito complicado com ela. Ou talvez porque a grana que o cara tem é muito limitada pra gastar logo de cara, tipo uns trezentão.

Mas uma guitarra melhor tem inúmeras vantagens que inclusive podem ajudar no aprendizado. Já um amplificador ou pedais, não tem tanta diferença assim no aprendizado. Listo abaixo as vantagens de uma guitarra melhor logo no início:

1) melhor tocabilidade: braço melhor construído, trastes melhor colocados etc... (ou seja, + CONFORTO);
2) timbre mais agradável: não é porque se está aprendendo que qualquer caixote com cordas servirá. Uma guitarra de um nível melhor vai oferecer um timbre melhor e notas mais definidas, o que já vai contribuir para o treinamento do ouvido, ou o que em teoria musical é chamado de percepção;
3) O prazer de tocar em um instrumento de construção melhor com certeza será um dos fatores motivacionais no aprendizado. O simples fato do instrumento ter um acabamento melhor pode motivar a fazer exercícios e passar mais tempo com o instrumento. Pense: o que dá mais ânimo? beijar uma mulher feia e desajeitada ou uma gostosona?

Só pra fazer um paralelo, vamos imaginar duas situações: um aprendiz americano aprendendo a tocar em uma Fender American Standard e um brasileiro aprendendo a tocar em uma Tagima Memphis. Se os dois estudarem pelos mesmos métodos, com a mesma dedicação e habilidade inicial, será que o brasileiro terá o mesmo rendimento que o americano? eu tenho a opinião formada de que não.

Outro fator: desperdício de dinheiro. Ex.: você começa com uma guitarra de 400,00 reais. Em dois anos percebe que essa guitarra já não atende mais suas necessidades (por vários fatores, que não compensa enumerar aqui) e decide então vendê-la. Se você pegar R$ 240,00 na guitarra estará tirando uma grana boa. Aí com os R$ 240,00 em mãos e um pouco mais de conhecimento sobre a qualidade de instrumentos você percebe que as guitarras de um próximo nível de qualidade giram em torno de R$ 800,00. Então você terá que desembolsar pelo menos + uns R$ 560,00 na próxima guitarra. Então eu penso, se daqui a dois anos você já estará querendo uma guitarra melhor, porque não comprá-la hoje. Se eu pudesse ter começado a tocar com uma Gibson, provavelmente a teria até hoje e ainda teria um bom preço de revenda, sem falar que teria muita mais facilidade pra treinar as técnicas e meu ouvido teria melhorado muito mais rápido. Enfim, teria influenciado diretamente no meu rendimento.

De acordo com o vídeo que você indicou, te recomendo:

1) captadores humbucker, de preferência de alta saída;
2) guitarra com corpo preferencialmente de mogno, ou basswood (nunca pensei que faria esta recomendação, mas vamos prosseguir);
3) um pedal de distorção high-gain;

Na faixa de uns oitocentos reais, indico a SX SG Standard (de braço colado, com corpo em mogno e dois humbuckers). O ideal mesmo seria uma guitarra tipo a Cort X-11, ou também a Aero 11. Tem também umas Les Paul, se não me engano na linha da Shelter Nashville, na faixa de até uns 600 que são de basswood com dois humbuckers. Eu recomendaria na ordem:

1) Cort Aero 11;
2) SX SG STD (de braço colado);
3) Cort-X11;

Se você quiser pagar mais barato essa Shelter Nashville 305.

R. César
Membro
# jun/13 · Editado por: R. César
· votar

rcorts

Muito obrigado pela ajuda, sério mesmo. Tais me dando uma luz aqui.

Mas beleza, uma guitarra boa de início. Eu me enganei ali e não é bem um amplificador mas sim um cubo. Cubo é um amplificador menor, certo? Quero pra tocar em casa.

Mas comprar um cubo para início é bom, certo? Se sim(creio eu que sim), tem alguma dica?

Luisfelp FR1
Membro
# jun/13
· votar

rcorts

E ai cara blz,

Então, eu gostei muito mesmo da Fender só que realmente, o preço está um pouco alto, mas tenho mais 6 meses pra pensar na minha escolha. Estou pendendo mais pro lado dela porque o meu estilo não é de rock pesado, é mais próximo de Pink Floyd, U2, Muse,Red Hot Chili Peppers, então acho que não precisarei de uma super strato pra tocar este tipo de música. Outra coisa é que pretendo comprar uma nova e não fazer modificações logo de cara, se modificar farei isto bem mais pra frente depois que adquiri-la uma vez que, aparentemente a configuração original atendo minhas necessidades. Outro problema é que hoje em dia não se acha mais Fender (nem as MIM) em um preço muito amigável, então acho que vai ser difícil encontrar esta guitarra nova com um preço camarada xD.
Então, muito obrigado por me auxiliar na minha escolha!

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar

Beleza galera? <(pergunda retorica)
Quem conhece a telecaster da memphis (mg-52)???
Estou querendo peguar uma teleca dessa. O que vocês acham dela??? É uma boa guitar??? Qual cor fica mais bonita??? Uma sunburst ou uma creme???(alguma das duas cores). As tarraxas seguram bem afinação???
O link dela ai:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-488735338-guitarra-tagima-memph is-telecaster-mg52-_JM

Obrigado e abração!

SkyHawk
Membro
# jun/13
· votar

Concordo com o rcorts, guitarra muito simples para iniciante é desestimulante e atrasa significativamente o aprendizado. Eu quando era adolecente comecei com uma guitarra muito fraca (inicio dos anos 80), vivi essa dura realidade. Se puder investe em um intrumento acima do básico e vai de modelos clássicos, strato para single coil e Les Paul para humbucker.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

R. César
rcorts

Muito obrigado pela ajuda, sério mesmo. Tais me dando uma luz aqui.

Beleza! por nada.

Mas beleza, uma guitarra boa de início. Eu me enganei ali e não é bem um amplificador mas sim um cubo. Cubo é um amplificador menor, certo? Quero pra tocar em casa.

De um modo mais simplista, é isso. Na verdade, chamamos de cubo mais por conta do formato (cúbico). O que você precisa saber é que:

1º Amplificador é um equipamento elétrico para realizar a amplificação do sinal (som, nota, frequência), feito de um circuito contendo um pré-amp e um power amp;
2º caixa acústica é um gabinete feito para servir de recipiente acústico e abrigar um alto-falante. Este, recebe os sinais elétricos que "saem" do amplificador e, através da vibração que provoca no ar, faz propagar as ondas sonoras, que reconhecemos como o som propriamente dito;
3º em um cubo (geralmente os menorzinhos) ou um combo (semelhante a um cubo, mas geralmente maior) você encontrará no mesmo conjunto um amplificador e uma caixa acústica;
4º o que costumamos chamar de cabeçote é na verdade um amplificador, só que construído de forma independente da caixa acústica;

Para estudo você pode comprar um desses cubos de 20W que já vem com um canal de distorção e um clean. Vai te servir de boa. Quanto a faixa de preços, infelizmente não estou muito por dentro, por isso te recomendo pesquisar mais a respeito.

Só tem uma questão em que preciso ser muito sincero. Num cubo desses menorzinhos, de 20W, ainda que você tenha uma guitarra melhor, não conseguirá tirar MUITO peso, ou punch. Isso porque a maioria desses cubos tem alto falante de 8" e oferecem pouco headroom.

Por isso, acho que pra você conseguir realmente fazer uma compra boa, seria bom ir até uma loja (se possível), testar essas guitarras que te falei tanto em cubos pequenos (até 20/25W) e também em amps maiores (30W pra cima) e ver o que você acha do resultado.

Agora se você não fizer questão de tanto peso assim, te aconselho a pegar a guitarra melhor e o cubo mais barato.

Espero ter te ajudado. Se tiver ficado meio confuso o que te falei, me diga qual dúvida ficou que eu tento explicar melhor.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

Luisfelp FR1

Beleza, quando comprar sua guitarra, fala pra gente aí.

Ronaldo Marsoli
Membro
# jun/13
· votar

Bom, vou comprar uma guitarra nesse fim de semana, já perguntei aqui sobre três guitarras, mas agora decidi eliminar uma, tenho disponivel 900 reais pra gastar, pensei em gastar até 500 reais na guitarra e 400 em um cubo, cheguei na duvida dessas duas guitarras:

Giannini 1h

http://www.mundomax.com.br/3000030030-guitarras/guitarra_stratocaster_ 1h2s_vermelha_ggx_1h_giannini

Shelter SG Detroit 300

http://www.mundomax.com.br/3000030030-guitarras/guitarra_detroit_301_p reta_shelter

Estou na duvida entre essas duas, pois vi o review da giannini e achei ela maravilhosa, mas também gostei muito dessa shelter, qual seria melhor?
Vou aprender a tocar sozinho mesmo, então a guitarra vai ser apenas pra estudo, qual vocês me recomendariam comprar? Pretendo aprender a tocar de tudo um pouco, como raggae, mpb.. mas meu foco vai ser musicas mais pesadas, com distorção.. como musicas do Pantera, da Joan Jett, Slipknot, Metallica, entre ouros.. sei que não são guitarras excelentes, mas qual das duas seria mais adequada pra aprender? Meu sonho é comprar no futuro uma Dean Dimebag, então essa seria provisória por um tempo até eu aprender a tocar direito, e ter dinheiro pra uma Dimebag, qual delas serviria melhor pra mim? Valeu.

Obs: estou na duvida entre dois cubos, um giannini g6 ou um onerr block 20 tu, essas guitarras "funcionariam bem" com eles?

MiguelSalomão
Veterano
# jun/13
· votar

Ronaldo Marsoli
SG parafusada não rola. Eu não aconselho você a comprar a Shelter, a Giannini me parece mais negócio para o seu caso. Lembre-se sempre: invista mais grana no amplificador.

R. César
Membro
# jun/13
· votar

Captadores Humbucker são 2 simples juntos?

Tipo: Sempre que tiverem 2 juntos é um captador Humbucker? E para saber se é de alta saída só mesmo tirando um som, né?

Um cubo com um alto falante de 12'' é bom? Queria saber também, caso possa tirar essa dúvida, qual a "função" (ou característica) que devo procurar em um cubo para usar na guitarra e tirar um som pesado, pelo menos aproximado da música mostrada em vídeo?

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar

Alguem.... Por favor???

Obrigado!

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

R. César

Captadores Humbucker são 2 simples juntos?

Tipo: Sempre que tiverem 2 juntos é um captador Humbucker? E para saber se é de alta saída só mesmo tirando um som, né?

Mais ou menos isso. Mas se você tiver dois singles separados atuando ao mesmo tempo, você terá dois singles separados atuando ao mesmo tempo.

O humbucker, apesar de ter o formato de dois singles funciona de modo a que uma das bobinas seja responsável pela captação do sinal e a outra atue em conjunto fazendo o cancelamento de ruídos. Ou seja, são duas bobinas atuando literalmente juntas. Por isso dizem que humbuckers não geram ruídos e single-coils sim. O que na prática se mostra bem mais complexo do que isso, não sendo este o único fator gerador de ruído.

Mas tudo que eu te falar sobre humbucker aqui se deve apenas a conhecimentos que eu adquiri em algumas pesquisas aqui no FCC e em outros sites. Tem alguns caras aqui no cifraclub que poderão te dar uma explicação bem mais técnica e clara do que a minha. Inclusive tem um tópico próprio onde você poderá tirar suas dúvidas que forem exclusivamente sobre captadores:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/126932/

Um cubo com um alto falante de 12'' é bom? Queria saber também, caso possa tirar essa dúvida, qual a "função" (ou característica) que devo procurar em um cubo para usar na guitarra e tirar um som pesado, pelo menos aproximado da música mostrada em vídeo?

No geral, um falante de 12" é melhor do que um com um falante de 8" ou 10". Mas essa não é a unica característica para apontar se o cubo é bom ou não, pois o falante apenas reproduz os sinais que o amplificador gera.

Tratando de sons pesados, uma característica de amplificador e caixa que se apresenta extremamente eficiente é a potência. Nesta linha, um amp de 40W conseguirá (de forma geral) mais peso (devido ao seu maior headroom) do que um de 20W. Um de 100W então deverá oferecer uma pauleira de peso. Mas estou me referindo nestes exemplos acima a amps transistorizados (solid state).

No caso de valvulados, existem discussões já realizadas em outros tópicos aqui do fórum sobre um valvulado de menor potência oferecer o mesmo headroom que alguns SS mais "poderosos". Mesmo assim, existem amplificadores que não são projetados para oferecer muito peso (mesmo tendo potências altas) e sim sons limpos mais brilhantes e definidos (por exemplo os valvulados Fender e alguns Vox clássicos). E outros que já são projetados para ter ainda um som limpo bonito, mas cujo foco principal é no som distorcido e peso (Mesa Boogie, Peavey, Randall, Marshall etc...). Também sobre amplificadores, tem um tópico fixo onde você conseguirá aprofundar mais se quiser:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/

HortaRates
Membro
# jun/13
· votar

R. César
Não, humbuckers não são singles juntos e se você usar dois singles ao mesmo tempo, como nas posições 2 e 4 das stratos, isso não se torna um humbucker e nem de longe soa como um.

Um alto falante de 12" proporciona maior pressão sonora e aguenta mais graves, mas a questão do peso é mais na equalização e na distorção, do que no falante em si e no cubo em si.

elchapa
Veterano
# jun/13
· votar

dupla de dois

Cara, vamos lá, vamos por partes:

Quem conhece a telecaster da memphis (mg-52)???

Conheço!

Estou querendo peguar uma teleca dessa. O que vocês acham dela???

Eu particularmente sou ffâ de telecasters. Tem um timbre mais estalado, mas conseguem se dar muito bem para inclusive rock classico.

São perfeitas para blues e country. Há quem consiga tirar um timbre delas para solo que fica animal até em rock progressivo.

É uma boa guitar???

Este modelo em particular é um modelo mais simples. Ideal para iniciantes. Assim, não terá a melhor montagem, nem os melhores captadores e peças. Mas se você gosta muito de blues, country e rock, é uma boa guitarra para começar.

Mas, com certeza, é uma guitarra que você irá querer trocar em alguns anos por uma de qualidade superior.

Qual cor fica mais bonita??? Uma sunburst ou uma creme???(alguma das duas cores)

Cara, isso dai é gosto veih! Cada um acha uma cor mais bonita que outra. Isso é absolutamente pessoal. Você tem que ver o que você acha mais bonita.

. As tarraxas seguram bem afinação???

Nunca tive uma, portanto não sei dizer. Mas acredito que não devem segurar muito bem não, pela proposta da guitarra principalmente. É uma guitarra para iniciantes, então toda a montagem e regulagem é feita de forma mais barata.

Contudo, ela possui a ponte vintage, o que da menos trasteado e um deslize nas cordas mais suave, principalmente para slide guitar.

Espero ter ajudado!

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

HortaRates
mas a questão do peso é mais na equalização e na distorção, do que no falante em si e no cubo em si.

Só que não adianta nada uma distorção monstra em um amp com falante de 8" e potência de 10W, assim como mel de açúcar é melado, distorção foderosa em amp fraco vira caixa de abelha.

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar

elchapa
Queria com o tempo ir customizando ela. Sou muito fã de Red Hot, então essa guitar seria pra tocar as musica do Red Hot.
Acho as duas cores lindas, pois a sunburst vem em escala rosewood (e fica linda, pois fica = a teleca do mestre John Frusciante) e a cor creme tambem fica linda, mas ela vem com escala em maple (já tenho uma strato com escala em maple) e tem gente que diz, que o maple deixa o timbre mais brilhante e o rosewood deixa com mais peso. Tenho duas guitar sunburst uma violão sunburst (os três são sunburst), só tenho medo de "enjuar" da cor sunburst. Rsrs
Qual cor você pegaria???

Muito obrigado pela ajuda e abração!

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

Só que não adianta nada uma distorção monstra em um amp com falante de 8" e potência de 10W, assim como mel de açúcar é melado, distorção foderosa em amp fraco vira caixa de abelha.
De fato, eu que o diga... Meu som é bem prejudicado pelo meu amp... Qdo uso o com falante de 12 a diferença é mais que monstruosa...

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

Ronaldo Marsoli
Cara, essa SG é bem carinha para o que ela oferece... Se você quiser uma SG vá no minimo da SG de Mogno e Braço colado da SX, não lembro o modelo, mas é uma ótima guitarra pro preço, só se certifique de ser braço colado mesmo.
O Humbucker é essencial pra você? Pq é dificil achar guitarras mais baratas com uma boa construção e humbuckers.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

lukas.moreira

Pois é Lukas. Senti isso na prática depois que peguei meu Peavey Studio Chorus 210. Apesar dos falantes serem de 10" são dois, e o amp tem 70W. O peso que eu conseguia com ele era absurdo, tinha até que maneirar na regulagem dos knobs pra não ficar exagerado (pro meu estilo). Agora não tá mais assim porque tá precisando de reparo, mas assim que puder levo na assistência pra arrumar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda