Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

      Autor Mensagem
      Gasoline
      Veterano
      # mar/06 · Editado por: Gasoline


      Captadores : Tudo que você queria, e o que você não queria saber também.

      Captadores, muito se fala sobre eles. Bom, vou tentar dar aqui a minha visão sobre alguns dos modelos mais famosos e comentados. Não é nada definitivo, sinta-se a vontade para contestar (com argumentos por gentileza) e debater.

      Muita coisa, eu copiei de outros posts meus, e muita coisa eu escrevi esses dias quanto tava de folga do serviço, mas sem internet.
      Bom, espero que gostem e aproveitem.

      Vamos começar pelo básico.

      Diferentes tipos de captadores :


      Single-Coil : Captadores simples de uma bobina somente. Comumente encontrado em Stratocasters e Teles. Tem como caracteristica principal, um som com bastante brilho, e uma caracteristica "nasal" unica ao modelo. Como "defeito" possui maior ruido. (Principalmente ciclo de 60hz). Importante lembrar que o pickup da ponte da Tele, não serve em outras guitarras, e single-coils (comuns) não servem ali. Os pickups de braço em guitarras Tele, variam muito. Alguns
      usuários famosos de single-coils : Jimi Hendrix, Mark Knopfler (Dire Straits), Ritchie Blackmore (Deep Purple). Foto : http://arcane-inc.com/db5/00424/arcane-inc.com/_uimages/ArcaneSingleco ilbox.gif

      Humbuckers : Captadores Duplos, possuem 2 bobinas. Foram criados para eliminar o ruido caracteristico dos single-coils. Enrolando-se uma bobina "ao contrário" para o cancelamento do mesmo. Utilizado em guitarras Gibson e de muitas outras marcas e modelos também. Possui um som mais fechado, mais grave, em função do cancelamento de ruido. Por isso muitos prefererem os single-coils. Mais tarde, descobriu-se que utilizando as 2 bobinas poderia-se ter um ganho ainda maior, sem muita adição de ruido. Alguns usuários famosos de humbuckers : Angus Young (AC/DC), bandas de rock e metal (pois utilizam distorções mais pesadas) como Metallica, Megadeth, entre outros, músicos de jazz que querem som mais aveludado, John Scottfield, por exemplo.Foto : http://media.zzounds.com/media/brand,zzounds/p13731b-d29df33fdf35e20e6 3db7a607e76b00e.jpg

      Stacked : Os chamados stacked são captadores que possuem 2 bobinas "empilhadas". Esse recurso foi criado primariamente para que se pudesse ter captadores com o som de single-coil, mas com o cancelamento de ruido dos humbuckers. O resultado não é exatamente esse, mas normalmente possui um som mais próximo aos singles, sem o ruido dos mesmo. Existem hoje em dia muitos modelos de stacked no mercado. Alguns com sons mais modernos e outros com o som mais vintage, mais clássico mesmo. Normalmente é referido ao stacked o nome de "humbucker em forma de single" apesar que essa pode ser uma caracteristica dos Parallel também. Usuários famosos : Eric Johnson (Hs-2), Yngwie Malmsteen (HS-3 e YJM), Eric Clapton (Blackie, com Lace Sensors) Foto : http://www.stevesmusiccenter.com/SDSTK-S1dim.jpg

      Parallel Coils : Parallel coils ou Bobinas lado-a-lado, são captadores que possuem uma construção semelhante a do humbucker, porém em tamanho de single. Os humbuckers todos são por definação parallel, mas normalmente se refere por parallel aos que possuem tamanho de single, como os "humbuckers em formato single" mesmo. Normalmente são usados para uma sonoridade mais moderna, mas podem ter outras aplicações. Podem ser chamados de stack, mesmo não tendo as bobinas
      empilhadas, já que possuem 2 bobinas e formato singles. E muitos se referem a eles como humbuckers mesmo, mesmo não possuindo o formato dos mesmo. Usuários famosos : Kiko Loureiro (captador do braço/Angra), George Lynch (Captador do braço/Dokken/carreira solo), Johnny Hiland (carreira solo). Foto : http://www.stevesmusiccenter.com/SDSJBJ-1.jpg

      P-90s : Modelo de captador single-coil, mais antigo. Muito usado em guitarras Gibson, Também chamado de "soap-bar" (barra de sabão) devido ao seu formato. Hoje em dia, é normalmente instalado sem moldura, os primeiros modelos, possuia uma moldura caracteristica com um formato que parecia a orelha de um cachorro estes são os conhecidos "dog-ear" (orelha de cachorro). Sua sonoridade é parecida com a de um single-coil. Possui ruido destes também. Possui uma caracteristica mais vintage (clássica) e som um mais anasalado, normalmente. Usuários famosos : Pete Townshend (The Who), Neil Young (Crazy Horse/carreira solo), Hebert Vianna (captador do braço da Signature dele/Os Paralamas do Sucesso). Foto : http://curtisnovak.com/pickups/P90/P90-1.jpg

      Mini-humbuckers : O nome diz tudo, são humbuckers de tamanho reduzido. Normalmente encontrado em guitarras Gibson Les Paul Deluxe. Possuem caracteristicas de humbucker, porém com um som com menos saida, e uma caracteristica de frequências médias unica. Construção similar a do humbucker normal, assim como os P-90, não pode ser instalado em qualquer guitarra, pois possui um formato unico. Usuários famosos : Warren Haynes (Gov´t Mule/Allman Brothers), Pete Townshend (The Who (guitarra número 3), George Benson (carreira solo). Foto : http://www.guitarpartsusa.com/ccp51/media/images/product_detail/PUH-M3 -2.jpg

      Blade Pickups : Blade pickups, ou pickups em formato lâmina. Podem existir com qualquer outro formato, apenas não possuem pólos (parafusos) visiveis no seu topo. Possuem um ima em forma de barra, e uma unica lâmina como pólo. Possui a vantagem de captar o som por igual em toda sua extensão, mesmo quando o guitarrista aplica técnicas como "bends" ou "vibratos". Guitarristas de blues normalmente não gostam desse tipo de construção, pois acham que tiram a dinamica do instrumentista, que é algo extremamente importante neste estilo. Normalmente utilizada em captadores de ganho altissimo, esse modelo é preferido por guitarristas de heavy metal. Usuários famosos : Diamond "Dimebag" Darrell (Pantera/DamagePlan), Spencer Sims (Hella Band), Dave Murray (Iron Maiden (em algumas de suas Fenders)). Foto :
      http://media.zzounds.com/media/fit,325by400/quality,85/brand,zzounds/S HR-1B-60277d39f03aa0fbfacbb28a5af5edea.JPG

      JazzMaster : Estilo P-90s com tamanho único, somente encontrados neste modelo de guitarra. Foto : http://www.guitarsandeffects.com/images/63jm.jpg Usuários famosos : John Lipfert (Chief Beef), Marcelo (Los Hermanos).

      Jaguar : Estilo Single-Coils de tamanho único, somente encontrados neste modelo de guitarra. Foto : http://www.guitarsandeffects.com/images/1FenderJag65.jpg Usuários famosos : Elvis Costello (Possui e gravou com Jaguar), Sugizo (Luna Sea) e Kurt Cobain (Nirvana).

      Filtertrons : Usados exclusivamente nas mais variadas guitarras Gretsch, possui som de humbucker, porém com mais brilho e um pouco mais de ruido. Foto : http://curtisnovak.com/pickups/Filtertron/1.jpg

      Charlie Christian : Pickups de jazz, desenvolvidos pela Gibson em conjunto com o famoso guitarrista Charlie Christian, foi um dos primeiros, senão o primeiro captador magnético para guitarras elétricas. Foto : http://www.lollarguitars.com/cgi-bin/merchant2/graphics/00000002/ccfor tele_big.jpg

      Piezo : Os captadores do tipo piezo, são praticamente invisiveis aos olhos nu. Normalmente colocados nos "saddles" da ponte ou no nut da guitarra, tem como caracteristica captar o som diretamente da madeira, dando assim a guitarra, um som de violão de aço, convincente, e sem
      simulação ou emulação. Normalmente possui um jack próprio de saida, para ser processado ou ligado separamente. Usuários famosos : John Petrucci (Dream Theather), Alex Lifeson (Rush). Sem foto.

      Rickenbacker : Utilizados com exclusividade nas guitarras Rickenbacker, possui um som brilhante e ruido baixo. Usuários famosos : John Lennon (The Beatles), Roger (The Byrds). Foto : http://www.elderly.com/new_instruments/items/images/40N/RK330-12-BB_pi ckups.jpg

      Captadores Ativos : Captadores "ativos" são os que tem um circuito "ativo" (com alimentação de energia) proprio. São os captadores que são ligados numa bateria. Normalmente possuem ganho e saida maior que os caps conhecidos por "passivos" (os mais comuns). Além de terem ruido
      praticamente zero, por serem melhores blindados.
      Muitos puristas não gostam do som deles, pois acreditam ser muito "pasteurizado" ou "homogenio", já que a interação destes com a madeira é menor, pois o som é processado antes mesmo de sair da guitarra. Muito utilizado por músicos de heavy metal. Usuarios famosos : Kirk Hammett (Metallica), Steve Lukather (ToTo), Jeff Hanemann (Slayer), Sugizo (Luna Sea). Foto : Desnecessária, pois pode ser praticamente qualquer formato, e pode ter ou não pólos ou lâminas.

      Gasoline
      Veterano
      # mar/06 · Editado por: Gasoline
      · votar


      Outros : Existem ainda circuitos que podem usados para aumentar a potência de captadores passivos. Normalmente chamados de Boost ou Active Circuits. Esse circuitos podem ir de um simples aumento de ganho, até um complexo equalizador de muitas bandas e frequência. Normalmente se utiliza um circuito de aumento na frequência média, trazendo assim o som de guitarra mais para "frente" num banda, no momento de um solo, por exemplo. Exemplo de circuitos : EMG Afterburner. Usuários famosos : Eric Clapton (Carreira solo), Ritchie Sambora (Bon Jovi). Foto : http://www.gtrheaven.com/images/EMG_AB.jpg

      Splitar/Defasar/Coil-Tap : Muitos captadores com mais de uma bobina, possuem 4 fios condutores, que permitem as mais diversas ligações entre as bobinas. Um recurso comum é o "coil-Tap" ou "split", que nada mais é que ligar apenas 1 bobina das 2 do captador. Tirando assim
      de um humbucker por exemplo, um som muito próximo a um single-coil. Normalmente quando se "splita" causa-se também o ruido do single-coil, assim, basta voltar a chave a posição "humbucker" para que o ruido encerre. Este tipo de ligação normalmente é feito de duas maneiras : mini-toggle (uma mini-chave de duas posições, para alternar entre "split" e humbucker. Push-Pull (ou Push-Push), potênciometro (normalmente de Tom ou volume) que pode ser "puxado" para cima, ativando assim o modo
      "split" e empurrado de volta para baixo, voltando a posição humbucker. Equivocadamente, se refere a isso como "defasar" o captador, enquanto na verdade, isso não é defasar, é apenas "separar" (Splitar) as bobinas. Pode ocorrer de dar defasamento, quando somente 1 pickup é splitado quando tem mais pickups ligados ao mesmo tempo. Normalmente o que se faz é "splitar" todos os pickups para que isso não ocorra. Muitos instrumentistas gostam do som "fora-de-fase".

      Defasar : Defasar, é ligar o captador fora-de-fase. Muitos músicos de funk, ou ritmos com mais swing, gostam dessa sonoridade magra, sem ganho e com um som anasalado. Para isso eles instalam chaves "mini-toggle" ou potenciômetros "push-pull" ou "push-Push" para controlar o efeito. Isso também só pode ser feito com pickups que tem mais de uma bobina e 4 fios condutores.

      Ligar em paralelo/Série : Em pickups com mais de bobina, temos mais opções de ligação, caso este possua 4 fios condutores. Muitos músicos gostam do som mais cheio e com mais força da ligação em série. Outros preferem o som mais aveludado, mais atenuado, das ligações em paralelo. Questão de gosto, puramente, já que ambas as opções, possuem mais os menos as mesmas caracteristicas sonoras, e interagem com o som e dinamica do músico da mesma maneira.

      Bom, entre esses diferentes tipos de ligação, mais a combinação de diferentes pickups,circuitos e ligações, podemos conseguir praticamente qualquer timbre que desejarmos. (Isso sem levar em conta os milhares de outros fatores que influênciam no timbre tais como : madeiras utilizadas na guitarra, modelo, construção das guitarras, amplificadores, potência, alto-falantes, válvulas, transistors, cabos, pedais, rede elétrica, palhetas, cordas, guitarrista).

      Fabricantes famosos de captadores (pickups) :

      Dimarzio : http://www.dimarzio.com
      Seymour Duncan : http://www.seymourduncan.com
      EMG : http://www.emgpickups.com
      Bill Lawrence : http://www.billlawrence.com/
      Van Zandt : http://www.vanzandtpu.com/
      Rio Grande : http://www.riograndepickups.com/
      Fillertrons : http://www.gretsch.com/
      Fender : http://www.fender.com
      Gibson : http://www.gibson.com
      Kent Armstrong : http://www.kentarmstrong.com/
      Shadow : http://www.shadow-pickups.com/
      Fishman : http://www.fishman.com/
      Schaller : http://www.schaller-guitarparts.de/
      Gotoh : ? (Website não encontrado)
      Lindy Fralin : http://www.fralinpickups.com/
      Spanich : http://www.spanich.com.br
      Cabrera : http://www.cabrerapickups.com
      Stellfner : http:///www.stellfner.com.br
      Malagoli/Sound : http://www.captadores.com.br
      Condor : http://www.condormusic.com.br

      Existem outros modelos e marcas, mas são menos comuns, e muitos fabricantes de instrumentos, utilizam pickups OEM (somente vendidos para fabricantes, sem marca nenhuma) e alguns fabricam os próprios captadores.

      Modelos : Existem uma infinidade de modelos de pickups, dos mais simples, ao mais complexo, vou apenas analisar, alguns, os mais famosos e pedidos aqui pelo fórum.

      Gibson 490R - Normalmente utilizado em Les Paul pois um agudo cortante, e graves estremecedores, com médios (na minha opinião) pouco articulados e talvez meio timidos, interessante este captador, ganho baixo, bom para solos melódicos com som limpo ou distorção, talvez embole um
      pouco com distorção extrema ou fraseados rápidos.

      Gibson 498T - Possui agudos afiados, médios articulados e promenientes, e graves presentes. Bom para bases com saturação de válvula e solos mais rápidos, possui ganho moderado (apenas um pouco a mais que o 490R).

      Gibson 496R - Normalmente utilizado em Flying V´s e Les Paul mais nervosas, possui um grave presente e potente, médios articulados mas não muito fortes e um agudo cortante. Captador de ganho médio, ótimo para solos melodiosos com som limpo ou distorcido, e bom para fraseados mais rápidos de jazz e hardrock. Talvez embole um pouco com distorções mais extrema ou não chegue muito no peso das guitarras de Extreme Metal.

      Gibson 500T - Também muito utilizado em V´s e Les Paul nrrvosas, este cap possui agudos cortantes e atravessantes, médios articulados e promenientes, e um grave ótimo, com boa compressão. Indicado para bases saturadas, distorcidas ou para o peso do metal. É um captador de ganho mais alto, por isso, pode-se haver uma dificuldade para se dominar-lo para o som limpo, mas ele produz uma sonoridade limpa legal, com médios brilhantes. E consegue facilmente um crunch.

      Gibson 57´ Classic - Cópia fiel dos primeiros humbuckers P.A.F, possui aquele som vintage, e gordo, bastante venenoso. Muito utilizado por músicos de jazz e por guitarristas de classic rock, que procuram recriar os sons do passado. Médios bem abertos, graves prominientes, e agudos não tão acentuados, saida baixa.

      Gibson 57´ Classic Plus - o 57´ Classic, com agudos mais abertos, um pouco mais de ganho e de saida. Indicado também para sons vintages.

      Seymour Duncan The 59´ Model - Captador famoso, é uma réplica ou quase dos famosos P.A.F produzidos pela Gibson. Possui um som cremoso, com graves balanceados, médios doces e articulados, e agudos não tão cortantes, é um captador bem equilibrado. De saida baixa, produz timbres vintages de primeira linha, sendo indicado para fraseados lentos e doces até a velocidade do jazz, fusion, etc. Funciona bem com sons distorcidos também.

      Seymour Duncan Jeff Beck ou Jazz n´ Blues (J.B) Model - Captador clássico da fábrica americana, possui um som nervoso, com bastantes e audiveis agudos, médios (na minha opinião) um pouco abafados e graves de tremer o chão. Captador de saida alta, indicado para solos rápidos com
      distorção, bases de hard rock e heavy metal, podendo haver também dificuldade de ser domado para os sons limpos, aonde nestes predominam os médios escavados, tirando um pouco do brilho.

      Seymour Duncan The Jazz Model - Captador grave, indicado para a posição do braço, possui um som ideal para o Jazz, tem médios mais vocais, e possui um brilho único do modelo, Ideal para tocar sons de Jazz conteporaneos, no estilo George Benson. Possui saida baixa, mas um som gordo, interessante e moderno, mas sem deixar de ser clássico. Foi descoberto por alguns músicos de heavy metal e estilo mais agresssivos, pois consegue lidar com distorções mais pesadas sem perder a clareza das notas. Usado sempre na posição braço.

      Seymour Duncan Invader - Captador de saida altissima, indicado para distorções extremas, muito utilizado na posição ponte, por possuir graves demais para ser utilizado na posição braço, possui um ganho muito alto, o que prejudica muito seu timbre limpo. Embola um pouco as notas em solos mais rápidos, possui definição nos graves para bases. Indicado para bases de heavy metal e suas variantes e punk rock e suas variantes.

      Gasoline
      Veterano
      # mar/06 · Editado por: Gasoline
      · votar


      Seymour Duncan Distortion - O primo calmo do Invader, é um excelente captador, equilibrado em suas frequências, com saida alta, e boa captação de harmonicos, é muito utilizado por guitarristas de rock, que querem uma saida mais alta, mas sem perder definição. Legal para
      guitarras de corpo sólido, e possui um som limpo muito legal, bem usavel.

      Seymour Duncan Full-Shred - Versão para o braço do Distortion, possui poucas diferenças no projeto, captador muito bom, para guitarristas solistas de rock e suas variantes.

      Seymour Duncan Hot-Rails - Captador parallel coils. Saida altissima, muito usado no braço por guitarristas de rock e metal, não possui um som limpo muito bom, bastante graves e agudos, médios fechados, ruido praticamente zero. Excelente para solos. A versão para ponte, é ótima para solos e bases de heavy metal.

      Seymour Duncan Classic Stack - Captador single-coil, indicado para quem procura timbres vintages de strato, porém sem ruido. Bastante brilho.

      Dimarzio Evolution - Usado por Steve Vai, possui saida alta, é bastante estridente na ponte, com médios altos e vocais e agudos muitos fortes, os graves presentes equilibram ele, possui muito ganho, capta harmonicos com facilidade, indicado para rock moderno e solos rápidos, pois possui boa definição nas notas. Fica bem legal com som limpo quando "splitado". A versão para braço, soa cheia e definida.

      Dimarzio The Breed - Usado também por Steve Vai, é como o Evolution, porém com menos ganho e menos estridente, bastante equilibrado. Indicado para rock moderno com solos rápidos, fraseados velozes e arpeggios, possui ótimo som limpo, e boa definição nas notas. A versão para o braço soa menos cheia, mas porém possui médios controlados.

      Dimarzio FRED - Usado por Joe Satriani, é um captador com caracteristicas mais clássicas, porém com um toque de modernidade, com um pouco mais de ganho que um PAF normal, e com médios mais abertos, indicado para bases de rock e solos modernos, mas não para metal. Possui som limpo bom e satura com facilidade. Funciona bem tanto em combinação com humbuckers quanto com single-coils ou tackeds/parallels.

      Dimarzio Paf Pro - Um dos captadores mais versateis que existem o PAF Pro pode ser utilizado tanto na ponte quanto no braço, se saindo bem em ambos os casos, possui um som definido, forte, mas sem ganho alto, saida moderada, com médios abertos, caracteristicas um pouco mais vintage, muito indicado para bases e solos rápidos de rock com caracteristicas mais clássicas e bases de hardrock dos anos 80.

      Dimarzio Tone Zone - Captador forte, com bastante graves. Posição ponte. Indicado para hardrock, rock moderno, saida alta, ganho alto, ótimo para bases e solos rápidos, possui ótima definição nas notas, médios fechados, agudos fortes, não capta harmonicos tão bem quanto o Evolution. Mas possui um crunch demasiadamente grave (como muitos instrumentistas adoram). Usado por Paul Gilbert (Mr. Big/Racer X/Carreira Solo).

      Dimarzio Air Norton - Captador forte, indicado para a posição do braço, possui ganho médio e saida moderada/forte. Muito usado por músicos que precisam de definição extrema nas notas, com frequências bem equilibradas, realça e não modifica as caracteristicas tonais da guitarra, normalmente. Usado por John Petrucci (Dream Theater).

      Dimarzio HS-2 : Captador stacked de caracteristicas vintage, possui timbre equilibrado, com médios controlados, saida baixa e ganho muito baixo. Ideal para sons limpos, na posição da ponte em stratos, e para sons de jazz, e sons de rock na posição do braço. Possui uma caracteritica
      diferente quanto splitado, dando origem a um timbre muito unico (junto o ruido caracteristico dos singles). Usado por Eric Johnson.

      Dimarzio HS-3 : Captador stacked de caracteristicas vintage, parecido com o HS-2, porém com saida um pouco mais alta e ganho pouco mais alto. Possui médios mais abertos e agudos mais presentes. Muito utilizado para sons de Strato mais modernos sem ruido. Podendo ser usado em qualquer posição com bastante caracteristica. usado por Yngwie Malmsteen.

      EMG 81 : Captador ativo de saida alta. Possui graves e agudos fortes e prominientes, ganho absurdo. Muito usado por milhares de guitarristas de heavy metal. Normalmente utilizado na posição ponte, podendo ser usado na posição braço também. O favorito de 9 entre 10 guitarristas de metal, este pickup é extremamente moderno, não possui um som limpo muito melodioso, mas possui um som limpo bem usavel, principalmente em dedilhados. Satura com extrema facilidade. Usado por : inumeros guitarristas de metal (Metallica, Slayer, Korzus, Zakk Wylde, etc).

      EMG 85 : Captador ativo de saida alta. Possui caracteristicas tonais parecidas com o EMG81, porém com menos, possui um som limpo mais melodioso e usavel. Possui também os médios mais abertos. Ótimo para a posição para solos de metal, e muito usado na posição da ponte para bases de hardrock, e sons mais anos 80/inicio dos anos 90. Satura com facilidade em amplificadores do tipo valvulado.

      EMG SA : Captador ativo de saida moderada. Indicado para stratos de som moderno. Muito utilizado no rock moderno, mas com menos peso, devido ao seu ganho inferior. Possui médios abertos e vocais, agudos presentes e controlados, e graves redondos. Soa cheio, melodioso e gordo. Considerado por muitos um captador "venenoso" devido ao seu timbre completo. Usado por David Gilmour (Pink Floyd).

      EMG 89 : 2 captadores em 1. Possui tamanho de humbucker. Quando ligado na posição 1 (humbucker) ele é um EMG 85. Exatamente o mesmo. Quando ligado na posição 2 (single/split) ele é um EMG SA, exatamente o mesmo. Extremamente versátil por essa razão. Muitissimo utilizado por músicos de estúdio no mundo inteiro. Usado também por Steve Lukather (Toto).

      Fender Texas Special : Captador single-coil, clássico de stratos. Possui um som com médios abertos, agudos prominientes e graves não muito presentes, muito utilizado por guitarristas de blues que querem imitar o timbre de Stevie Ray Vaughn. Possui saida moderada e ganho baixo. Indicado para Blues, sons limpos ou de distorções/drives leves.

      Fender Tex-Mex : Segunda linha dos Texas Special, possui mais ou menos as mesmas caracteristicas, porém possui graves um pouco mais presentes, também indicados para blues/rock com distorções leves e sons limpos.

      Fender Noiseless : Captadores stacked. Prometem som de single, sem ruido. Porém possuem agudos menos brilhantes, gerando som menos "estalado" que os pickups comuns de Strato. Possui muitos defensores e muitos carrascos. Captador de ganho e saida baixas. Presente em Stratos e Teles mais modernas.

      Fender Hot Noiseless : Versão mais "quente" dos Noiseless, possui saida média e ganho moderado, possui graves mais presentes que o Noiseless e agudos mais presentes também. Satura com mais facilidade que o primo calmo. Muito usado por músicos de blues/country e que precisam de distorções um pouco mais fortes. Solistas normalmente.

      Fender Vintage : Os captadores originais das Fender vintage. Possuem saida baixa, ganho baixo. Frequências equilibradas com enfâse nos médios agudos. Indicados para funk/blues/country/rockabilly e sons mais antigos. Possuem agudos presentes, e aquele "quack" caracteristico, largamente utilizado, e bastante desejado por muitos guitarristas, largamente copiado por diversas empresas, muitas inclusive que clamam ter recriado o som igual e outras que clamam ter melhorado o som deste clássico do mundo guitarristico.

      Bom, acho que é isso. Os mais famosos, pelo menos estão ai. Sintam-se a vontade, para contestar, debater, e adicionar mais informações sobre estes e tantos outros pickups.

      Rifferman
      Veterano
      # mar/06 · Editado por: Rifferman
      · votar


      stick nesse topico

      a seymour tb tem os custom shop, como o EVH-Custom Shop (apenas R$ 878,10 rsrsrs)

      lembrando q a gotoh tb faz caps:
      Gig Max Standard (Single)
      GigMax Humbucker
      Mellow Jazz Humbucker
      Mellow Jazz Classic Humbucker

      paulgilbert
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      recomendados now

      MatheusMX
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Os Fernandes Sustainer são considerados captadores ?

      Marisco
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Gasoline
      Ótimo tópico.
      Daqui a pouco vai para o stick

      superdrive
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Legal demais esse tópico. Muito obrigado!!!!

      Mas eu ainda continuo na dúvida em qual captador colocar na minha tagima, quero um que tenha o máximo de som de single e o mínimo de ruído.

      Há muitas informações, mas muitos "amantes e carrascos" é que me deixam com medo....

      gsprs
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      stick nesse topico (2)
      bota nakele topico do Marisco

      Fábio Seiji
      Luthier
      # mar/06
      · votar


      Deveriam publicar isso numa revista

      JoeCruzGuitar
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      O lokooo, quanta info bacana. Parabens pelo topico.

      JoeCruzGuitar
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Rifferman

      Minha primeira guitarra tem um trio de pups da Gotoh H-S-S. Me lembro que paguei R$ 80,00 em cada single e R$ 100,00 no humbucker.

      O humbucker é bem legal, agora os singles são horriveis, pelo menos nessa guitarra não combinaram nada bem.

      Penso num futuro, quando tiver com $$$ em colocar um set EMG nessa mesma guitarra.

      SRV5150
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Gasoline
      Potzzzz... depois desse tópico não quero ver mais neguinho perguntando qual captador é mais indicado para isso ou para aquilo!!!!

      Meus parabéns meu caro Gasoline!!!!

      teuabreu
      Veterano
      # mar/06 · Editado por: teuabreu
      · votar


      Humbuckers dicas e comparações:

      http://www.edmarluighi.com.br/dicas_27-humbuckers_dicas.asp

      Humbuckers dicas e comparações 2:

      http://www.edmarluighi.com.br/dicas_29-humbuckers_dicas_2.asp

      Como melhorar o som de sua guitarra-Humbuckers:

      http://www.edmarluighi.com.br/dicas_08-como-melhorar-o-som-da-sua-guit arra-parte-II.asp

      Como melhorar o som de sua guitarra-captadores Stack(humbucker em formato de single):

      http://www.edmarluighi.com.br/dicas_09-como-melhorar-o-som-da-sua-guit arra-parte-III.asp



      Muito bom o topico Gasoline, parabens, mais umas dicas do Edmar Luighi aí para a galera.

      zekabalawt
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Gasoline

      Tem uma coisa que eu queria saber e ainda não sei. hehe

      Estes captadores do link abaixo sõa Gibson ? Qual modelo ?

      http://www.inf.ufsc.br/~araujo/cap_gibson_1.jpg
      http://www.inf.ufsc.br/~araujo/cap_gibson_2.jpg

      Eles estão na minha Epi LP Std.

      Por favor alguem me ajuda !!!!!!

      Josh_Home
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Beleza, muita informação bacana. E com certeza vai auxiliar quem estiver com dúvida de qual captador colocar na guitarra. Muito bom.

      Gasoline
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Rifferman
      Valeu, eu citei Gotoh. Mas não citei modelos.
      EduArdanuy
      Fernandes Sustainer, e todos os tipos de sustainers ativos, podem ser considerados captadores sim. Vou falar sobre eles depois.

      Marisco
      Opa, valeu cara!

      superdrive
      Cara, eu recomendaria o Dimarzio HS-2, é fantástico, tem um som muito parecido com single, e zero de ruido. Eu gosto bastante dele.

      Fábio Seiji
      haha, até parece.. mas valeu!

      JoeCruzGuitar
      Valeu!
      Cara, pois é, eu nunca usei singles gotoh, só um humbucker daqueles de Gianninni mais vintage, então não falei muito sobre eles. Mas o que eu testei tinha um som bacana até.

      SRV5150
      Ah, esses tópicos sempre vão existir, mas é bom reunir informações num lugar só, com certeza. Valeu.

      teuabreu
      Valeu, e valeu pelos links, vou dar uma lida depois.

      zekabalawt
      Cara, as fotos não abriram aqui... então, não sei te dizer.

      Josh_Home
      Opa valeu.


      Vai ter mais conteúdo, mas to sem tempo de escrever.

      zekabalawt
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Gasoline

      tem um email ou msn que eu possa mandar as fotos dos captadores para vc dar uma olhadinha ?

      Rachmaninoff
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Pergunta:

      Sempre vejo o pessoal colocar sets de uma mesma marca na guitarra. Há alguma ressalva em se colocar, por exemplo, um Seymour Duncan na ponte, um DiMarzio no braço e um Fender no meio?

      Fritz_mkvl
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Deveriam publicar isso numa revista


      Muito melhor que aquela palhaçada da Guitar player.

      diogocv
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Gasoline

      Putz cara, tas de parabéns! Ótimo o tópico ;)

      Algumas review's tuas eu já tinha visto, mas assim tudo reunido num lugar só eh melhor ehehe.

      EduArdanuy

      Queria saber mais sobre os Sustainer's tb

      Gasoline
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      zekabalawt
      deixa um contato que eu te mando um e-mail e tu responde, to cansado de receber spam, hehe.

      Rachmaninoff
      Não a problema algum, desde que, as saidas casem (ou tu não queira utilizar os captadores em conjunto). Já tive uma guitarra com um Dimarzio na ponte, um Schaller no meio e um Duncan no braço, funcionava perfeitamente.

      Fritz_mkvl
      Que isso.. hehe. Valeu.

      diogocv
      Valeu.

      Quanto aos sustainers, vou reunir informações sobre eles, e quando tiver tudo organizado, eu posto aqui..

      Alex_Guitar
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Gasoline
      Rapaz...
      Quanta informação ...
      Caramba, estou boquiaberto...

      Parabéns pelo tópico é pouco para vc. camarada...
      Muito F !!!
      \o/

      Rachmaninoff
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Gasoline
      desde que, as saidas casem (ou tu não queira utilizar os captadores em conjunto)

      Não saquei.
      Então os captadores de um mesmo fabricante sempre "casam"?
      Se importaria de explicar um pouco mais detalhadamente a afirmação?

      zekabalawt
      Veterano
      # mar/06 · Editado por: zekabalawt
      · votar


      Gasoline

      Já passei o contato, ok!

      Fritz_mkvl
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Rachmaninoff
      Mais ou menos assim: Se você colocar um SD JB na ponte e um DMZ PAF no braço não vai ter problema nenhum.

      Gasoline
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      zekabalawt
      Pode editar. Anotei.

      Rachmaninoff
      Não, não, nem sempre casam. Mesmo entre a mesma marca, as vezes pode dar uma disparidade de volume muito grande, ou apenas os captadores não soarem bem quando ligados juntos. Por isso eu falei de "casar" eles corretamente. Mas se tu não quer usar os 2 ao mesmo tempo, ai vale praticamente. (Mas pode haver variações de volume).
      Exemplos :

      X2N na ponte e um Hs-2 no braço : Juntos, vai ficar um som meio opaco, e sem vida, predominando a sujeira. E se passar de um para o outro, a diferença de volume, pode ser grande. E ambos são Dimarzio, e não casam.
      Agora o set que o Fritz_mkvl falou, casa, e são de marcas diferentes, entendeu.

      Não adianta colocar um cap muito forte junto com um muito fraco, vai soar estranho e dar diferença de volume, entendeu?


      Alex_Guitar
      Que isso velho.. valeu! hehe.

      Fritz_mkvl
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Vem cá, vocês também acham o acabamento dos DiMarzio meio tosco?

      zekabalawt
      Veterano
      # mar/06
      · votar


      Gasoline

      Já editei .. não esqueça de mandar o email, ok ?

      Gasoline
      Veterano
      # mar/06 · Editado por: Gasoline
      · votar


      Fritz_mkvl
      Como assim, tosco ?

      Não entendi.

      Nunca tive problemas com Dimarzio, dificilmente peguei algum (mesmo mais usado) enferrujado ou arranhado. Já o mesmo eu não posso dos SD, normalmente eles enferrujam e arranham mais facilmente.

      Mas acho que o acabamento de nenhum deles é tosco. Mas sei lá né.. hehe


      zekabalawt
      Já enviei.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

      302.818 tópicos 7.837.815 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital