【FIXO】 Resumo geral sobre modelos de guitarra

Autor Mensagem
brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08 · Editado por: brunoepronto


Estarei criando nesse tópico um resumo sobre os modelos mais conhecidos de guitarra, com o objetivo de ajudar os iniciantes a terem uma idéia das características sonoras de cada modelo, pois isso no aprendizado é uma dúvida q todos tem, espero poder ajudar.

Vamos começar com a clássica Fender Stratocaster:

- História: Leo Fender queria um instrumento infalível que não perdesse em agudos mas que tivesse graves mais poderosos que a estridente Telecaster, modelo até então hegemônico. Que falasse baixo, gritasse ou chorasse sem perder o timbre. Então, utilizou o trémulo, uma inovação na altura, o que permitia uma grande distorção do som, mas, não causava a desafinação da guitarra, que se mantinha afinada. Seu Headstock (mão) mais grosso que a telecaster existe pelo fato de que varios musicos da epoca na Telecaster(que na verdade começou com a Broadcaster, uma tele mais simples) faziam chacota sobre a mão fina e estreita da telecaster. O corpo da Stratocaster foi inspirado no corpo do Fender Precision Bass e seu sistema de tremulo foi desenhado e criado inteiramente por Leo Fender. Segundo o próprio a disposição das tarrachas na mão da guitarra em linha reta, mantendo as cordas retas mesmo após o nut minimizava as desafinações decorrentes do uso extremo do tremulo. As primeiras Stratocaster não continham escudo de 3 camadas (atualmente os escudos sao compostos por 1 camada preta no meio de duas brancas ou vice versa para enrijecer o material) o que fez com que ao envelhecessem eles deformassem. Inicialmente também, elas continham Chaves de 3 posições para seleção dos captadores, a disposição possível era: captador da ponte, do meio ou do braço. Entretanto alguns músicos descobriram que deixar a chave em uma posição intermediária, ligava dois captadores (como o da ponte e do meio por exemplo) criando um som único e diferente. Vale lembrar que nesta época os captadores do meio eram comuns, iguais aos do braço, enquanto que atualmente os captadores do meio são enrolados ao contrário e tem pólo invertido, para funcionar como a mesma teoria dos Captadores Humbuckers eliminando assim os ruidos, mas obviamente criando uma sonoridade diferente. As Chaves atualmente são de 5 posições, assim as posições intermediárias (2 e 4) são comuns atualmente, e as posições 1, 3 e 5 compreendem respectivamente os captadores do braço, meio e ponte.

- Característica sonora: As Stratocaster tem seu timbre, "quack", caracterizado pela cavidade do trêmulo e sua parte/bloco de metal, sua madeira, seu corte, seus captadores e seu braço, mais longo do que as Gibson Les Paul e seu headstock. As madeiras usadas originalmente nas stratocaster são ash e alder, mas atualmente cópias feitas por luthiers e outras empresas englobam madeiras como marupá, cedro, poplar, freijó, basswood, swamp ash e até mogno em alguns casos. Vale lembrar que a madeira e sua densidade alteram muito o timbre da guitarra, dando um som mais fechado com o cedro, ou mais brilhante com um ash(dependendo da densidade deste, que varia muito).

- Estilos musicais onde são mais utilizadas: Rock, blues e funk.

- Exemplos de guitarristas q a utilizam ou a utilizaram:

* Jimi Hendrix
* Eric Clapton
* Stevie Ray Vaughan
* Jeff Beck
* Eric Johnson
* Yngwie Malmsteen

Vídeos:













matheno
Veterano
# jul/08
· votar


opa!
SHOW!

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08 · Editado por: brunoepronto
· votar


Gibson Les Paul

- História: O modelo Gibson Les Paul é um dos mais conhecidos designs de guitarra elétrica de corpo sólido. Foi desenvolvido no começo dos anos 50 e se tornou um dos mais duradouros e populares modelos de instrumentos no mundo. Seu design foi deixado praticamente intocado por quase 50 anos.
O modelo Les Paul representa uma parceria entre a empresa de guitarras Gibson, sob a presidência de Ted McCarty, e o astro pop, inventor de eletrônica e guitarrista de jazz Les Paul. Na verdade, o Les Paul apresentou um protótipo a diretoria da Gibson e, para sua decepção, a guitarra não agradou e foi deixada de lado pois o foco naquela época era para guitarras semi-acusticas da própria Gibson. Só que, em 1950 a Fender lançou a Telecaster (inicialmente se chamava Broadcaster) e como se tornou logo um sucesso de vendas, a Gibson então resolveu investir na Les Paul, que acabou se tornando um ícone e um sucesso de vendas!

- Característica sonora: Uma das características marcantes deste espetacular modelo é sua sonoridade forte, devido aos seus dois captadores do tipo humbucker, aliados a qualidade da madeira do corpo e braço no processo de confecção. Daí a preferência por este modelo para o "rock pesado". Além de seu inconfundível timbre encorpado e aveludado, a Les Paul possui uma personalidade incomparável para os gêneros jazz e blues.
Para muitos guitarristas, independentemente do estilo musical, executar ao menos uma canção com uma Les Paul é garantia de glamour e bom gosto ou um complemento sonoro e visual a qualquer show.

- Estilos musicais onde são mais utilizadas: Rock e blues.

- Exemplos de guitarristas q a utilizam ou utilizaram:

* Jimmy Page
* Randy Rhoads
* Gary Moore
* Zakk Wylde
* Warren Haynes
* Slash

Vídeos:














brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Fender Telecaster

- História: A Telecaster foi projetada em 1948 por Leo Fender (dono e idealizador da Fender Electric Instrument Manufacturing Company) tendo em mente um produto de produção em massa. Seu design e construção são simples, originalmente era um corpo em pinho e braço em 1 peça de MAPLE* (sem tensor para ajuste da curvatura do braço)e escudo em baquelite branco, tudo muito simples de ser produzido e montado.
O nome original dado a guitarra foi Fender Esquire e esta possuia apenas um captador, na posição da ponte. Logo em seguida foi lançada a versão com dois captadores, chamada Dual Esquire. Ambas possuiam corpo mais fino, de uma polegada e meia, e tinham acabamento preto. Também não possuiam o tensor para ajuste do braço, fazendo com que a maioria guitarras fossem devolvidas devido a empenamento. Leo Fender especificou as guitarras assim, pois a princípio acreditava que seria mais fácil simplesmente repor um braço empenado do que fazê-los com um tensor instalado de fábrica. Aproximadamente 60 unidades foram produzidas ate que em junho de 1950 a Dual Esquire foi relançada com um novo nome: Broadcaster, esta feita em [ash] com acabamento "butterscotch blonde", escudo de "baquelite" (na verdade, fibra vulcanizada) preto e tensor ajustável. Porém existia uma fábrica na época chamada Gretsch que já havia dado esse nome a sua linha de baterias. Após alguns meses em que a guitarra foi lançada sem nome no headstock (hoje em dia essas guitarras tem altíssimo valor colecionável e são chamadas "NoCaster"), em meados de 1951 ela foi definitivamente batizada de Telecaster. Na época, apesar de não ter sido a primeira guitarra elétrica de corpo sólido a ser lançada, a guitarra foi revolucionaria pois possuía uma personalidade sonora contrária às outras guitarras elétricas da época, que tinham som grave e abafado, mais voltado para o jazz, o que foi um fator de identificação para a juventude.

- Característica sonora: Existe um acessório colocado na tele usado em música country chamado B Bender, que é um sistema onde a guitarra é escavada por trás, e tem um sistema que é liga a trava da alça e na corda B (si) e conforme a guitarra é empurrada para baixo a corda B muda de afinação, criando aquela sonoridade country de Steel Guitar.
As teles normalmente apresentam a possibilidade de se passar o encordoamento por dentro do corpo ou apenas fixo pela ponte. No caso do string though body (passar a corda por dentro do corpo), são obtidos mais sustain e graves no instrumento.
É uma prática comum acrescentar um captador no meio da tele pra dar uma maior versatilidade de timbres, essa configuração é chamada de Nashville e existem modelos originais da fender que já vem com essa configuração. Esse nome foi dado porque era uma modificação comum pedida pelos músicos de estúdio de Nashville.
Apesar de ser o símbolo do country e tele é vastamente utilizada em outros estilos como o Blues (Albert King, Albert Collins, etc...), Rock (Keith Richards, John Frusciante...) e até mesmo Jazz (Mike Stern...)

- Estilos musicais onde são mais utilizadas: Rock, blues e country

- Exemplos de guitarristas q a utilizam ou utilizaram:

* Keith Richards
* Albert Collins
* Robben Ford
* Brent Mason
* Richie Kotzen
* Andy Summers

Vídeos:













brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Gibson SG

- História: Em meados de 1960 a Gibson Guitar Corporation sentiu que o modelo Les Paul, fabricado desde 1952, já esgotara seu apelo, e decidiu mudar o design. Este novo design foi oficialmente lançado no modelo Les Paul especial de 1961. A idéia principal era competir com a Fender Stratocaster de cutaway duplo. Depois que o contrato de Les Paul com a Gibson terminou em 1962, a guitarra foi renomeada para "SG" (abreviação para "solid guitar", ou "guitarra sólida") no final de 1963.

- Característica sonora: Tem um som bem similar à Les Paul, mas com menos proeminência de graves, devido ao corpo com quantidade menor de madeira, possui captadores com saída moderada ou baixa, o q faz com que os captadores dessa guitarra soem mais limpos q os da Les Paul.

- Estilos musicais onde são mais utilizadas: Rock e blues

- Exemplos de guitarristas q a utilizam ou utilizaram:

* Angus Young
* Tony Iommi
* Frank Zappa
* Derek Trucks
* Eric Clapton(fase Cream)
* Carlos Santana( início de carreira)

Vídeos:














axleWs
Veterano
# jul/08
· votar


CAra, mtooo legal sua iniciativa...

bem massa mesmo, parabéns

Ban Ban
Veterano
# jul/08
· votar


fantastico topico

Diino
Veterano
# jul/08 · Editado por: Diino
· votar


brunoepronto

ontem mesmo eu estava pensando em pesquisar para por aqui.
isso vale para todos os modelos de diferentes marcas?
o.o

nao se esqueça das explorers e flyings V's
:)
abç

e as semiacusticas...

eu queria saber se as semis sao mais graves que as les pauls

Payday
Veterano
# jul/08 · Editado por: Payday
· votar


Que guitarra filha da mãe (pra não dizer outra coisa) do Gary Moore hein!!!!Estupendamente linda!

Alewfs
Veterano
# jul/08
· votar


kra muito bom, completo, eu começei a fazer um post pro meu blog com esse tema uns 15 dias atras,com bem menos informações que esse topico.
se eu postar vao falar que tirei aqui do cifra club! hehe...
execelente

Rapha_krust...
Veterano
# jul/08
· votar


STICK!

isso é uma ótima para iniciantes....vamos poupar uns 200 tópicos daquele tipo, qual guitarra pra tal estilo

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Valeu por comentarem galera, e deixei alguns modelos de fora pq esses são os modelos q os iniciantes costumam optar ao adquirir a 1ª guitarra.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Diino
E respondendo à sua pergunta, em geral n são mais graves, mas depende do encordoamento q for utilizado, de 011 pra cima pode ficar tão ou mais grave q uma Les Paul, mas isso é relativo.

edilsonaragaojr
Veterano
# jul/08
· votar


muito massa...sempre quis saber o q significava as iniciais da SG...

Duduraupp
Veterano
# jul/08
· votar


Belo tópico!
Parabéns.

ViniMGS
Veterano
# jul/08 · Editado por: ViniMGS
· votar


Prabéns pela iniciativa, merece stick. Além das já sugeridas flying V's e Explorers poderia também fazer sobre super stratos (aqueles modelos de stratos com 1, 2, ou 3 humbuckers, corpo alterado, com floyd, muito usadas em musicas que requerem um peso maior como o heavy metal. Ex.: Ibanez JEM, Jackson Soloist etc.) e fat stratos, aquelas stratos tipo as normais so que com 1 ou 2 humbuckers.

B.Frusciante
Veterano
# jul/08
· votar


Stick it

T-Blues
Veterano
# jul/08
· votar


Merece fixo =)

Penta_Blues
Moderador
# jul/08
· votar


Boa noite!!!

brunoepronto
Cara, parabéns pela iniciativa, pela paciência e pela disposição em pesquisar.
Tópico bem interessante e, sem dúvida, merece destaque!
Valeu!!!

M.B
Veterano
# jul/08
· votar


muito bom o tópico, parabéns...........

JC_Junior
Veterano
# jul/08
· votar


belíssimo tópico!!!

com certeza merece um stick!!!!

a galera poderia contribuir também com outros modelos de guitarra já sugeridos acima!!!

nettoroses
Veterano
# jul/08
· votar


Muito bom velho, deve ter tido trabalho, ficou perfeito!

abraço

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Up

blues bar
Veterano
# out/10
· votar


Les Paul

O guitarrista John Les Paul criou essa guitarra e apresentou-a para a Gibson e infelizmente eles rejeitaram o modelo, considerando que nessa época estavam trabalhando apenas com [url=null]nullguitarras semi-acústicas[/url]. Porém a fender lançou a fender telecaster, e nesse momento a fender estava na frente da empresa gibson. Foi ai que a gibson decidiu trabalhar no modelo "les paul", e assim saiu= Gibson les paul!!!

guitarristas que usam les paul:

*Slash
*Jimmy Page
*Billy Gibbons (nem sei escrever)
*Joe Perry

sua sucessora foi a gibson sg!!!

http://www.youtube.com/watch?v=PYpYgRe-Bew

http://www.youtube.com/watch?v=gkw4VkfF3kU

http://www.youtube.com/watch?v=mQOtz4u94Go

http://www.youtube.com/watch?v=AIHabvURnpk

http://www.youtube.com/watch?v=en7EKL1pX5w

http://www.youtube.com/watch?v=-Y8QxOjuYHg

Andras
Veterano
# out/10
· votar


Eu acho que seria mais interessante especificar mais a parte dos "estilos musicas em que sao usadas". Quase todas as guitarras ficaram com "rock e blues".

Jeremiass
Veterano
# out/10 · Editado por: Jeremiass
· votar


To louco pra ver um resumo sobre a Flying V *--* Quando fará ?

--EDIT--

Deixa queto, agora que vi que ressucitaram o tópico.

MMI
Veterano
# out/10
· votar


blues bar

John Les Paul
Quem é? Você deve estar se referindo à Lester William Polfus...

brunoepronto

Curiosamente, Les Paul mostrou sua invenção primeiro para uma outra fábrica chamada Epiphone, não para a Gibson.
Outra questão interessante... No início da década de 60 o modelo singlecut seria substituído double-cutway, mas mantendo o nome Les Paul. Ocorre que Les Paul se recusou e não permitiu que o nome dele fosse colocado naquela guitarra, alegando que ela tinha sérios erros de projeto/construção e seria um fiasco. Por isso o contrato não foi renovado e a guitarra foi lançada como SG, se tornando o modelo de mais sucesso da história da Gibson. Por conta disso, Les Paul brincava que não era nenhum gênio e não entendia muito do assunto. Mas alguns anos mais tarde as singlecut foram re-lançadas e o nome Les Paul ficou associado a este tipo de guitarra.

Conde_guitar
Veterano
# out/10
· votar


blues bar

John Les Paul
Quem é? Você deve estar se referindo à Lester William Polfus...
[2]

nemesis sg
Veterano
# out/10
· votar


fico otimo parabens...

tagimeiro ja2
Veterano
# out/10
· votar


cara, muito loko
parabens ficou filaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Resumo geral sobre modelos de guitarra