【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
elchapa
Veterano
# jun/13
· votar

dupla de dois

Cara, se você pretende trocar as partes dela com o tempo, não recomendo ela não.

Ela não tem as melhores fiações e acabamento. No final das contas, vc não teria ela, teria outra guitarra totalmente diferente. Ela não tem a melhor madeira nem as melhores ferragens. é honesta pelo preço, mas deixa a desejar em diversos aspectos.

Você hoje tem duas guitarras já, dependendo de quais são, seria "gastar dinheiro a toa" em uma nova guitarra que não possui uma boa qualidade.

Neste caso, a minha opinião é juntar um pouco mais de grana e pegar uma teleca melhor, como uma tagima por exemplo, ou comprar algum pedal, ou ainda investir para comprar um ampli.

Já na questão do timbre, realemnte guitarras com braço em rosewwod possuem um som mais aveludado, com mais peso do que as em maple. Não é só uma questão de estética, é bem mais pelo timbre. Esses tipos de coisa você tem que tocar a guitarra e ver qual timbre te agrada mais. Cada guitarrista tem uma opiniao. Vce pode ir pela minha opinião e em 3 meses ficar totalmente contra ela, devido aos eu gosto musical. Mas eu pegaria uma maple pq gosto mais de som estalado.

Quanto a cor cara, isso é realmente muito pessoal. Eu, particularmente, gosto de sunburst, mas não gostei desse sunburst dessa guita, achei muito artificial. Mas vc que tem que ver o que te agrada mais. Eu, particularmente, pegaria essa emio laranja ou a creme, gostei dessas cores. Mas isso é opinão.

Entenda sempre que quanto ao timbre, sonoridade e estética, é tudo muito pessoal. Nossos estilos podem ser bem diferentes e, por isso, um timbre que me agrada, pode não agradar e vice-e-versa.

Espero ter ajudado!!

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar

Muito obrigado pela ajuda. Depois vou dar uma testada nela na loja, caso eu não goste, vou juntar mais uma grana e pegar uma melhor. E caso pegue ela acho que vou na creme mesmo, pois tenho medo de enjuar do sunburst. Rsrs

Obrigado e abração!

Ronaldo Marsoli
Membro
# jun/13
· votar

MiguelSalomão

Vejo muita gente falando sobre isso do braço colado e do braço parafusado, qual a diferença?

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

Ronaldo Marsoli
Me metendo na conversa... O principal diferencial e o mais básico é o sustain, que diminui no braço parafusado. Mas o ponto mesmo é a ideia da les paul e da sg, que nasceram com esse tipo de braço (colado). Portanto, uma lp ou sg com braço parafusado é basicamente uma super strato com formato de lp ou sg.
Fora que nessas de braço parafusado eu acho o acesso às últimas casas horrível. Já toquei nessa SG da Shelter e não curti.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

dupla de dois

Então, sobre essa Tagima Memphis MG 52 os únicos comentários que posso fazer são:

1º está dentro do padrão de várias guitarras chinesas que estão sendo vendidas atualmente, corpo de basswood, braço em maple (geralmente de qualidade mais baixa), com peças genéricas. Em acabamento me parece melhor do que as antigas.

2º vi que você perguntou sobre as tarraxas. Provavelmente não seguram a afinação muito bem não.

3º Preço: está bom para o que oferece. Trezentos reais geralmente é preço de pedal ou captador, então você não estará gastando MUITA!!! grana. Se de repente o braço dela for realmente bom, o que acho meio improvável, e futuramente não quiser mais tocar nessa guitarra, pode aproveitá-lo em um futuro projeto de customização. Mas é uma probabilidade e não vale a pena comprar só por isso.

4º para usá-la para estudo, tudo bem. Mas não compensa pegar pensando em investir nela. Em praticamente nada, exceto em itens + baratos tipo troca de encordoamento, nut e abaixadores de cordas (String Trees);

5º Não segue exatamente o padrão das telecasters cujo padrão é corpo em alder ou ash e braço em maple, com escala de maple ou rosewood.

Vai ser sua primeira guitarra? quanto você tem para gastar? que tipo de som você curte? Essas perguntas poderiam ajudar a lhe sugerir outras alternativas.

dupla de dois
Membro
# jun/13
· votar

rcorts
Tenho duas stratos (uma michael gm-237 e uma tagima antiga). Queria uma guitar de baixo custo (+ou- uns 350 à 400 reais) pra customiza-la com o tempo. Sou muito fã de Red Hot, então, essa guitarra seria pra fazer uns sons do Red Hot.

Muito obrigado por atender o meu pedido de ajuda e abração!

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

dupla de dois

Valeu. Abraço.

Jfla15
Veterano
# jun/13 · Editado por: Jfla15
· votar

Galera, vale mais a pena uma Gibson replica, com braço colado, som bom, por 1000 reais (direto da china, vou comprar... 1000 é o valor já com imposto)
Vem com hardcase... por 325 dólares.

Ou uma Outra guitarra nacional?
Lembrando que tenho uma Ibanez grg121ex BKN, que tá aguentando o trampo por hora...

Pensei em comprar um amplificador agora, e no futuro comprar a guita, mas to querendo mesmo uma guitarra nova.. nada de strato, superstrato e tal... quero é Les Paul, no máximo uma Flyin V ou uma Explorer...(com floyd essas 2)
Preço maximo; 800 reais... pq? o resto pro case né...
Eu QUERO um hardcase. não adianta nada um instrumento que vc goste, sem ter aonde guardar de maneira segura..
Resumindo: Gibson Les paul Replica ou guitarra nacional?
obs: procurei por condor clp2, mas só achei a numero 3, serve?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487948522-guitarra-les-paul-ele trica-condor-golden-top-clp-cabo-p10-_JM#questionText
Abçs.

Ah. e assim que chegar, trocarei por meus captadores q tenho aqui da malagoli.. obs: vou tocar hardrock, funky, Metal (Metallica, Alestorm, Slipknot) e PRECISO de um bom sustain...

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

Jfla15
Qual a madeira dessa replica? Quem é que faz ela? A construção é bem feita?
Já pensou em SG?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-489936020-guitarra-shelter-sx-m odelo-sg-vintage-vermelha-hardcase-_JM

Jfla15
Veterano
· votar

É uma loja na china..
http://www.youtube.com/watch?v=OpWVhsxjJ00
Tem vários reviews falando que é bom..
A madeira: Body Material: Mahogany ; Bow Material: Brazil Wood; Fingerboard Material: mahogany
Eu gosto de SG, mas ao mesmo tempo não gosto mt... pq não faz meu estilo.. queria uma les paul mesmo, de braço colado.

Ele me mandou fotos reais da guitarra, eu achei totalmente Demais, vendo o review do david, é a unica les paul q ele não teve q trocar os captadores.. e ele faz show direto..
O que acha? vale a pena?

Ronaldo Marsoli
Membro
# jun/13
· votar

lukas.moreira

E essa aqui, é colado ou parafusado?

http://www.mundomax.com.br/3000030030-guitarras/guitarra_les_paul_nash ville_300_preta_shelter

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

Ronaldo Marsoli
Sim, é colado. A Nashville é uma guitarra razoável. Mas ela ta cara nessa loja, não vale a pena por esse preço.

Jfla15
Sinceramente, não sei. Só testando mesmo pra ter uma opinião.

R. César
Membro
# jun/13
· votar

Guitarras de braço parafusado são piores que as de braço colado? Porque?

HortaRates
Membro
# jun/13
· votar

R. César

Não existe melhor, existe gosto. Tem gente que gosta de braço parafusado, tem gente que gosta de colado.
http://reidalespaul.blogspot.com.br/2013/02/construcao-de-bracos_4.htm l
te aconselho ler este tópico, que te dará uma introdução sobre o assunto. Depois, se restarem dúvidas, pergunte aqui, todos ficarão felizes em ajudar.

R. César
Membro
# jun/13
· votar

HortaRates,

Perguntei porque vi algumas pessoas no fórum recomendarem braço colado no lugar de parafusado.

Lerei o post.

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

R. César
Depende da proposta. Eu acho que les paul e sg tem que ser colado. Mas a minha guitarra é uma super strato parafusada, e eu a adoro.
Mas meu ideal é a construção inteiriça, o neck thru.

R. César
Membro
# jun/13
· votar

lukas.moreira

Proposta do tipo de música que o cara quer tocar? Li o post do blog que o HortaRates me mandou e vi que do braço aparafusado e colado, há uma diferença no sustain. É somente isso? E a diferença é grande?

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

R. César
Proposta do instrumento, na verdade.
A diferença é razoável, mas não é assim tão gritante.
Mas assim, como eu já disse antes, pra mim lp e sg é colado. Se for pra comprar parafusado, vale mais uma super strato, pq o acesso das ultimas casas é bem melhor.

R. César
Membro
# jun/13
· votar

Tava lendo o tópico sobre captadores mas como é uma dúvida pertinente à compra da guitarra, achei melhor perguntar aqui.

O captador EMG 81(foi o que me chamou atenção) seria uma boa comprá-lo junto ou deixo os captadores da guitarra mesmo e compro os captadores depois?

Vi alguns comentários em alguns lugares que pesquisei e sempre falavam em combiná-lo com um EMG 85... é recomendável ou questão de gosto mesmo?

lukas.moreira
Veterano
# jun/13
· votar

R. César
Cara, o EMG 81/85 é a combinação do Zack Wylde. Eu acho muito mais foda a do James Hetfield, que é o 81/60. Mas, em questão de captação ativo eu acho que os blackout da Seymour Duncan são bem melhores.
Qto a comprar junto ou depois tanto faz... O que faz a diferença é qto de grana tu vai ter na hora de comprar né... Mas um set desses tá na casa dos R$700,00.

R. César
Membro
# jun/13
· votar

lukas.moreira

Tava ligado que é a combinação do Zakk, li umas pessoas comentando. Também vi comentário sobre a combinação 81/60 mas nem sabia que era a do James.

Cara, tava lendo um tópico sobre amp. e um cara disse que ligando um numa potência de 0,1W a casa dele inteira ouvia. Vish.

Não é muito comprar cubo de 20W para tocar em casa?

Jfla15
Veterano
# jun/13
· votar

O que recomendam para uma guitarra de até 1000 conto?
Ou uma Les Paul, ou uma guitarra com floyd...

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

R. César

Como os outros membros falaram acima, não é uma questão de melhor ou pior. O que interessa são as variações de sonoridade possíveis. O fato de existir braços colados e parafusados na verdade representa uma vantagem, um benefício para nós guitarristas, pois cada tipo de construção favorece um tipo de timbre. Assim, por existirem vários tipos de junção do corpo ao braço, somos beneficiados por uma gama maior de possibilidades timbrísticas.

As stratocaster e telecaster popularizaram-se pelo timbre estalado e rápido ataque das notas. Em parte, isso se deve ao braço aparafusado, apesar do tamanho da escala, tipos de madeiras, ponte, captadores, circuito elétrico e tipo de construção do headstock também influenciarem. O mesmo acontece com as Les Paul e SG. O braço colado influencia no sustain e timbre encorpado, mas assim como nas strato e tele todos os outros componentes do instrumento também contam como elementos importantes na construção do timbre.

HortaRates
Membro
# jun/13
· votar

R. César

Ele provavelmente estava falando de um amp de ótima qualidade, valvulado, com falantes de alto rendimento e de 12", colocado no talo para fritar as válvulas. O único amp que eu conheço que tem essa entrada de 0.1 w é o laney CUB, que condiz com essas características.
Amps SS de baixo custo de 10, 15, 20, 30w, SÓ servem pra tocar em casa.

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

Jfla15

Só dá pra recomendar alguma coisa dependendo dos seus objetivos e preferências. Estilo de som que pretende tocar, artistas de referência, para estudo, para shows, pretende customizar, etc...

rcorts
Veterano
# jun/13
· votar

R. César

Tava lendo o tópico sobre captadores mas como é uma dúvida pertinente à compra da guitarra, achei melhor perguntar aqui.
O captador EMG 81(foi o que me chamou atenção) seria uma boa comprá-lo junto ou deixo os captadores da guitarra mesmo e compro os captadores depois?
Vi alguns comentários em alguns lugares que pesquisei e sempre falavam em combiná-lo com um EMG 85... é recomendável ou questão de gosto mesmo?

Essa questão de captadores acho que primeiro você tem que tocar a guitarra, experimentar, sentir, e entender porque gostaria de um captador diferente antes de comprar pra fazer upgrade. Uma dica: esses captadores citados por você são ativos e para fazer upgrade em uma guitarra com captadores passivos terá que mudar todo o circuito elétrico também, talvez até sendo necessário cavar alguma parte do corpo para instalar bateria de 9V. Se quiser uma guitarra com captadores ativos, melhor comprar uma já com caps ativos.

Não é muito comprar cubo de 20W para tocar em casa?

Depende, se for um valvulado pode ser um absurdo. Mas se for um Solid State serve basicamente pra isso.

Jfla15
Veterano
# jun/13
· votar

Eu postei ali em cima... mas ok
Hard Rock,
Metal
Funky... e só.
preço até 1000 com case, ou alguma capa.
Braço colado.. e Modelo Les paul.
Qual recomendam?

HortaRates
Membro
# jun/13
· votar

Jfla15

Cara, tenta achar uma condor CLP 2 (a 3 tem braço aparafusado) usada, há algumas com esse preço.

Se você pudesse testar, eu recomendaria fortemente as Hurricane les paul também. Um amigo tem, é uma ótimo guitarra. Ótima construção, madeira da boa, e já vem com captadores Bill Lawrence que têm uma saída bem forte. Só estou te falando pra testar porque a guitarra dele é bastante antiga, não sei como estão as Hurricane novas.

Jfla15
Veterano
· votar

Opa cara, vlw pela dica, vou procurar essas hurricane.
Vi algumas CLP2, a maioria tá em bom estado, mas o problema é que nego quer cobrar mais do que a guitarra vale... achei em loja nova ,por 1200 reais, mas n tenho esse dinheiro todo..
To pensando em comprar um amplificador+ pedaleira o invés da guitarra.. pq ta dificil.
E testar nem dá, pq moro em uma cidade bem longe de tudo hahaha, aqui o máximo que tem é memphis mg32 por 450 reais uhahuahuahua.
Gosto de comprar pela internet mesmo.

Bruce Blackmore
Membro
# jun/13
· votar

Fala aí galera, tudo beleza?
É o seguinte, to procurando uma guitarra de até uns R$ 1.300,00. Eu já tive uma Austin, que nem sei o modelo só sei que era ruim de mais, que na verdade era da minha irmã, mas já que ela não conseguiu aprender eu peguei e consegui aprender alguma coisa, sozinho. Até tive uma bandinha só pra brincar mesmo. Isso foi em 2008, e de lá pra cá eu parei de praticar e não evolui muita coisa, agora to afim de voltar a praticar e aprender a tocar de verdade.
Inicialmente eu tinha em mente a Ibanez GRG 250 mas eu dei uma pesquisada aqui no fórum e vi que ela não é muito bem falada. Nisso descobri a Cort Viva Gold II, a qual li coisas boas sobre ela. Então fui até a loja de instrumentos mais famosa aqui de Goiânia, a Harmonia Musical e testei a Viva Gold II (R$ 1.250,00), a Cort X11 (R$ 1.550,00) e a Ibanez RG 350 (R$ 1.999,00). Gostei muito das 3 e já que meu conhecimento não é muito grande, não senti muita diferença entre elas.
- O que vocês me indicariam nessa faixa de preço?
- O preço da loja está parecido com o que vocês conhecem ou está caro?
- Pelo que li, a Cort Viva Gold II apesar de ser muito boa, já está um tanto quanto ultrapassada, isso é verdade?
- Vocês aconselhariam comprar guitarra pela internet, ou é meio arriscado pelo fato de cada guitarra ser única?
- Pretendo tocar músicas no estilo de Guns, AC/DC/, Deep Purple, Metallica, Iron Maiden, Dire Straits, Black Sabbath, Avenged Sevenfold, Foo Fighters...
- Eu tenho aqui é um cubo de 8" Da Meteoro, Nitrous Drive e pretendo comprar um Guitar Link USB pra ligar a guita no pc e usar o Amplitube 2 e o Guitar Rig 5.
É isso aí pessoal, espero que não tenha ficado muito grande hehe.
Desde já obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda