Diferença de timbre digital e analogico

Autor Mensagem
Erotomania
Veterano
# jun/08 · Editado por: Erotomania
· votar

Eu prefiro pedaleiras.
Tenho uma POD XTL, e digo, é MUITO foda, e se consegue chegar MUITO próximo ao timbre de pedais analógicos. Basta saber timbrar etc ...
Além do mais, praticidde das pedaleiras >> pedais analógicos.
Imagine no meio de show, você acaba de tocar uma música com delay grande, e na próxima que há um delay pequeno, vocÊ tem que chegar lá e regular nos knobs ...
Mas eu sei que o asunto é sobre timbres, mas achei que deveria ressaltar este fato.

Nick_Oliveri_Guitar
Digital ficar igual ou melhor que analógico isso eu pago pra ver. Em fóruns com gente profissional que vive de música eu nunca vi nenhum deles dizendo isso.
Aé ? Tem certeza ?
Existem muitos músicos profissionais que usam pedaleiras ...
Como exemplo, Rafael Bittencourt ( não sei se escrevi corretamente o nome dele ) do Angra

GuitarHome
Veterano
# jun/08
· votar

Imagine no meio de show, você acaba de tocar uma música com delay grande, e na próxima que há um delay pequeno, vocÊ tem que chegar lá e regular nos knobs ...

Por isso que tem grandes guitarristas que usam dois DD-3 por exemplo que é o caso do Joe Satriani.
Em um dos dd-3 ele usa delay longo e no outro delay curto!

Fora que acho que deve ter delay que da para regular patchs, algum de rack, ou aquele dd-20 da boss devem dar !

Mais sim, é uma grana grande!

GuitarHome
Veterano
# jun/08
· votar

Como exemplo, Rafael Bittencourt ( não sei se escrevi corretamente o nome dele ) do Angra

Ele usa digital nos workshops e talvez em shows pequenos.
Porque em outros shows maiores ele usa set de pedais analógico mesmo man!

Pedro Cal
Veterano
# jun/08
· votar

GuitarHome
Po cara, esse laney me surpreende a cada dia, muito bom o bichinho, fala alto que só, tem uma infinidades de timbres q se pode fazer, os 3 canais são mt úteis.... Realmente um ampli gente grande hehhe...
Sobre o teu video do musica do satch, muito animal cara, parabéns, o timbre realmente está bom considerando todo a digitech, mas tbm neh cara, com essa tua pegada hehhee
oq acontrece eh q vc tem mt mais experiencia com isso do que eu, eu me batia muito cara, e oq eu consegui foi akilo lah q vc viu, e com o laney foi mt melhor... mas n quer dizer q n se consiga tirar bons timbres de pedaleiras digitais, apenas pra iniciantes eh complicado!
Mas parabéns pelo som cara! sensacional mesmo
abçsss

GuitarHome
Veterano
# jun/08
· votar

Pedro Cal
Po cara valeu pelos elogios :)!

Curti a dist do laney, usou apenas ela?
ficou legal mesmo !!!

Pedro Cal
Veterano
# jun/08
· votar

GuitarHome
q isso cara =]

usei apenas ela (drive do canal 3, que é o mais pesado) e o reverb do proprio laney!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar

Erotomania

Aé ? Tem certeza ?
Existem muitos músicos profissionais que usam pedaleiras ...

Sim, tenho. Existem profissionais que usam sim. E você é daqueles que acreditam nas propagandas da Guitar Player. Acorda cara, você acha que disco do Angra é gravado com pedaleira digital? Hehehehehehehehe...

Esses caras só usam digitais em workshops e aulas ou algum efeito específico em dobras no estúdio.

GuitarHouse
Veterano
# jun/08
· votar

Po, GuitarHouse e GuitarHome. Toda hora até eu me confundo achando que escrevi coisas que não tinha lembrado.

eusebio
Veterano
# jun/08
· votar

Tem que colocar um sample de valvulado junto pra quebrar os outros dois

GuitarHome
Veterano
# jun/08
· votar

Po, GuitarHouse e GuitarHome. Toda hora até eu me confundo achando que escrevi coisas que não tinha lembrado[2].

tomarock
Veterano
# jun/08
· votar

Marcosrcf
Sempre que eu vou tocar em algum lugar eu levo meu MD-2 da boss a bateria pra ele (caso a fonte queime), um pedal de volume e acredite, até minha antiga companheira de guerra Zoom505I

É por isso que nao me desfaço do meu gdi21. Onde eu vou tocar ele ta sempre guardadinho no bag pra qualquer emergencia. Às vezes fica impraticavel levar meu amp pra show etc...

Nick_Oliveri_Guitar
Esses caras só usam digitais em workshops e aulas ou algum efeito específico em dobras no estúdio.
É a mais pura verdade!

Alan_Domingues
Veterano
# jun/08
· votar

HOJE a qualidade do BOM digital é incrível.

Eu comecei tocando com uma Zoom 1010. Sem comparações com minha GT-8 de hoje em TODOS os quesitos.

A frase, digital é tudo som abelha som sem vida HOJE não pode mais ser usada. Temos que dar o braço a torcer. E outra, como já cansei de dizer, o som vem dos dedos do guitar. Ele que vai timbrar.

Já cansei de dizer de um set e mude os guitarristas e vai ter timbres distintos.

abraços !

Dark Fallen Angel
Veterano
# jun/08
· votar

O guitarrista do linkin park soh usa set analogico e top de linha....
PRS custom, Racks de efeito, Amp mesa/boogie... O SOM dele eh bem legal, mas ele continua sendo ruim pra caraio.

MarcosBorba
Veterano
# jun/08
· votar

O guitarrista do linkin park soh usa set analogico e top de linha....
PRS custom, Racks de efeito, Amp mesa/boogie... O SOM dele eh bem legal, mas ele continua sendo ruim pra caraio.

aí já são outros quinhentos

Marcosrcf
Veterano
# jun/08
· votar

Alan_Domingues
o som vem dos dedos do guitar

Acho que isso serve pra acabar com o papo do tópico
hahuhuahuahuahuauhaa

Concordo plenamente... com o que você disse...

Bog
Veterano
# jun/08
· votar

Só uma coisinha...

Nick_Oliveri_Guitar
Em fóruns com gente profissional que vive de música eu nunca vi nenhum deles dizendo isso.
(...)

Sempre que aparece isso eu lembro que sei de menos 3 músicos profissionais do mainstream brasileiro que usam digitais. Um usa ao vivo por necessidade. O outro usa por praticidade. O terceiro abusa, usa em estúdio e ao vivo, e eu o conheço pessoalmente.

E nenhum deles é o Chimbinha ou o Felipe Dylon, hehehe.

Em tempo, eles são: Herbert Vianna, Roberto Frejat e John Ulhoa (Pato Fu). Independente de serem bons ou ruins, ou de usarem bem ou mal, o ponto é: EXISTEM profissionais que vivem de música e que optam por digitais.

john_joao
Veterano
# jun/08
· votar

eu tinha a visão a de que realmente esse lance de "digital não se compara ao analógico" era meio ortodoxa, até que gravei num jcm 800.

digital pode ser bom, mas.....

Bog
Veterano
# jun/08 · Editado por: Bog
· votar

john_joao

Cara, um JCM 800 não é "um" analógico. É "o" analógico.

Querer comparar um troço que simula 50 amps e tem trocentos efeitos usado com fones de ouvido com um amp grande e mau que sozinho custa 5 vezes mais seria, no mínimo, sem cabimento.

O problema não é esse, o problema é quando começam a achar que QUALQUER analógico é melhor que TODOS os digitais.

GuitarHome
Veterano
# jun/08
· votar

Wah wah na lata de sardinha vs. Boss PW-10

Xwing
Veterano
# jun/08
· votar

Cara... sério mermo, tou até com medo de ligar minha zoom 505 II a peba! ahuaiuha

A diferença do som desse Laney pra pedaleira é ultra-super-mega-gritante! Tudo bem, alguém pode dizer, ahh mas é um amp foda e uma pedaleira digital, de fato existe diferença, só que eu não esperava que fosse tanto.

E também essa parada do amp me remete a gravações...

Outro dia perdi uma gravação porque os caras não gostaram do timbre que tirei com a guitarra, e olhe que era só pra solos viu?
Ou seja, por mais que você tenha uma boa pegada, uns sons legais, a qualidade (e o timbre) do seu equipamento vão influênciar muito, muito mesmo. Partindo do princípio que você já sabe tirar um som, se é que vocês me entendem. heheh

mazellan
Veterano
# jun/08
· votar

Bog
É, só um adendo, o Frejat manja pra krl de ekip, e tem varios amplis entre eles alguns mesa boogies raros de se encontrar por aki.....

talvez ele grave com digital pela praticidade.....
mas....
enfim...tmb estou me rendendo aos digitais...naum tem jeito....eh mto versatil.....uma pisada de botão vc vai da distorção com phaser e wah wah ao clean com chorus e delay....

Bog
Veterano
# jun/08 · Editado por: Bog
· votar

mazellan
o Frejat manja pra krl de ekip, e tem varios amplis entre eles alguns mesa boogies raros

Como eu tinha dito...

O outro usa por praticidade.

;)

Para gravar, ou em ocasiões especiais, usar amps valvuladões raros é ótimo. Para ficar carregando para lá e para cá em turnê, sujeito a todos os riscos disso, ele estava preferindo um Pod. Segundo ele mesmo - que como você bem lembrou, manja demais de equipamento - o público em geral não percebe diferença nenhuma. Quem percebe é ele, que tá tocando!

O Herbert Vianna começou a usar pedaleira por causa dos seus problemas mesmo, ele não pode mais ficar sapateando em cima de trocentos pedais, precisa de algo que com um botão só mude tudo.

E o John... bem, esse gravou o último disco praticamente inteiro com uma Variax! Aliás, para acompanhar a evolução dos simuladores em geral nos últimos 15 anos, basta ouvir os discos do Pato Fu. A diferença entre o primeiro disco e o último é absurda.

Pedro Cal
Veterano
# jun/08
· votar

A praticidade das pedaleiras é algo indiscutivel!
quer coisa melhor que soh precisar de um click pra ir de limpo com chorus pra um super ultra mega distorcido com wah wah e derrepente passar pra um flanger super estrtanho com uma distorção pekena oO
isso é incrivel.
E é indiscutivel a qualidade tbm de pedaleiras consagradas... a tecnologia taha em evoluindo pra porra todo dia... n tem jeito.
Agora o analógico... ahhh o analógico... é o analógico =]
realmente eu acho q o publico leigo nem reparar tanto nisso... mas eh mt gostoso tocar num ampli com akela distorção q tu sabe q tah sendo torrada ali na valvula...

mazellan
Veterano
# jun/08
· votar

Bog
Sim sim....eh q do jeito q ficou parece q o kra soh tem um pod ali e tah feliz da vida.....naum eh bem assim

qdo eh possivel geralmente os profissionais usam oq tem de melhor....

soh q nem sempre eh possivel por exemplo ficar movimentando um rack de 100kg....entaum é usado esse tipo de alternativas.....

meu valvulado esta para xgar.....e tenho mais umas latinhas aki ou ali....

porém penso seriamente em pegar um pod x3live pra mim....qr coisa mais pratica q timbrar tudo ali com meia duzia de botões e gravar 2 instrumentos ao msm tempo pela usb? e dps ainda sair pra fazer um show, ligar ela direto numa mesa e tocar sua musica ali d boa....

Bog
Veterano
# jun/08
· votar

mazellan

HEhehe, eu concordo plenamente. O que me incomoda mesmo é quando começam a dizer que jamais um profissional usou ou usará um simulador digital, ou que todo e qualquer analógico é melhor que todo e qualquer digital.

Eu mesmo tenho o meu valvuladinho e umas latinhas aqui. E, por exemplo, tenho uns pedaizinhos Behringer (analógicos) que são uma porcaria perto do meu OD-20 (digital). Uso digitais por praticidade, mas também sei que "um analógico" e "um bom analógico" são coisas completamente distintas.

GuitarHome
Veterano
# jun/08 · Editado por: GuitarHome
· votar

Também tem essa que muitas pessoas ligam equip digitais em amps simples hibridos e tal. Se ligar em um amp valvuladão por exemplo vai ter um puta timbre, mais se for pensar pra que usar um simulador (exemplo) em um valvulado? não faz muito sentido...
A não ser que o cara ligue no loop e use só os efeitos... Até porque tem muito chorus, delay (que geralmente já são digitais) flangers de pedaleiras digitais que são muuuito bons!
Mais quem tem dinheiro pra pegar um puta amp valvulado tem grana pra gastar com 2 ou 3 latinhas !

Deji
Veterano
# jun/08
· votar

A maior diferença é pra quem toca, o analógco tem aquele punch, aquela vibe, aquele dinâmica que não da pra comparar...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar

Bog

Em tempo, eles são: Herbert Vianna, Roberto Frejat e John Ulhoa (Pato Fu). Independente de serem bons ou ruins, ou de usarem bem ou mal, o ponto é: EXISTEM profissionais que vivem de música e que optam por digitais.

Herbert Vianna e Frejat só vi usando digitais na TV... ao vivo os pedais estavam lá, bonitinhos e olha que já fui em mais de 1 show dessas bandas. Repito o que eu disse acima, em pequenas apresentações, TV e workshops não tem pq não usar digital, exatamente pela praticidade. Ao vivo um músico seria muito "bobo" em fazer isso, até pq basta ele isolar o pedal com problema e continuar o show com os pedais restantes.

Pato Fú não é referência pois sempre foram adeptos de coisas digitais.

A frase, digital é tudo som abelha som sem vida HOJE não pode mais ser usada. Temos que dar o braço a torcer. E outra, como já cansei de dizer, o som vem dos dedos do guitar.

Estranho... então o dedo de todo mundo do fórum que tem Zoom505 ou outros mais novos vem com uma abelha embutida.

Mas não discordo que o som venha dos dedos, mas com equipamento ruim não há dedo que salve.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar

A maior diferença é pra quem toca, o analógco tem aquele punch, aquela vibe, aquele dinâmica que não da pra comparar... (2)

Alan_Domingues
Veterano
# jun/08
· votar

Nick_Oliveri_Guitar

Talvez porque tenham pouco tempo de guitarra e pouco estudo. Assim como muitos que tem PRS, Mesa Boogie, Fender, etc... Tiram sons iguais a "mulecada" do FCC com Zoom e derivados da vida.

O bom guitarrista tira som de Washburn Lyon e Meteoro (conheço pessoalmente).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Diferença de timbre digital e analogico