Diferença de timbre digital e analogico

Autor Mensagem
Alan_Domingues
Veterano
# jun/08
· votar


E outra, equipamento de BAIXO CUSTO só para refletir a mente.

Uma guitarra de R$ 600,00 reguladinha e com uma Zoom 505 em um amplificador Fender baratinhos você tira um som de "gente grande". Não queira pegar equipo baleado e comparar que não tem como.

Bem se fosse a 10 anos atrás eu nunca iria dizer que prefiro um drive de pedaleira, mesmo por praticidade. Porém hoje, já penso na hipótese em algumas oportunidades.

Deji
Veterano
# jun/08
· votar



O bom guitarrista tira som de Washburn Lyon e Meteoro (conheço pessoalmente).


Sou obrigado a concordar com isso tb... eu conheço um que tira som de uma tamija e um valveste ...

Gasoline
Veterano
# jun/08
· votar


Ainda não acredito que tem gente que usa Zoom505 como referência para som "digital"...

o negócio tem mais de 10 anos de idade.

E na boa, a maioria da pessoas não sabe timbrar. Vasculha pelo Youtube, e vê o que tem de video de nego com PRS e Mesa tirando timbre abelha. Ou ultra-grave emboladão.

Não defendo 100% os digitais. Mas acho que já faz algum tempo que ambos tem espaço para conviver lado a lado, sem preconceitos.
Para gravar, o POD ainda é uma ferramenta de valor. E para tocar ao vivo, muita gente gosta da praticidade de uma pedaleira grande.
Sem contar que como moramos no Brasil, e muita gente não carrega os amps por ai, temos que pensar no cara que tem que se virar usando Wattsom quando chega num boteco para tocar, nestas horas, nada melhor que ter um simulador e passar direto para a mesa.

Por isso que eu digo que não existe essa de "x é melhor que y." e sim de "para mim, x é melhor que y, por z e w."



Sobre os sons postados. Não conheço a pedaleira, mas ligar uma pedaleira em linha, se ela não simula amps e falantes, é pedir para tocar numa colméia.

Jg Destroyer
Veterano
# jun/08
· votar


Deji
Alan_Domingues
Gasoline

Strinberg + Zoom 505 + meteoro

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/189327/

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Jg Destroyer
pra mim gravação de youtube é meio complicado...
Eu falo do que vejo ao vivo, tem cara com mesa boogie e gibson que tira timbre pior que alguem com condor e zoom, no youtube... aí é questao de como foi gravado, se foi usado plugins....

o negócio é ver ao vivo e a cores, o cara tirando o som na mão, são poucos, mas tem uns caras que tiram som foda de equipamento fuleiro...

eu conheço um, como ja disse acima:

Sou obrigado a concordar com isso tb... eu conheço um que tira som de uma tamija e um valveste ...

Mas quando esse mesmo cara, pegou meu set, Music Man, Barber, Amp fender 2x12, deu vontade de parar de tocar, o cara tirou um som DU CARALHO....

Muito do timbre ta na mão, mas um bom set, é um grande diferencial... e repito:

A maior diferença é pra quem toca, o analógco tem aquele punch, aquela vibe, aquele dinâmica que não da pra comparar...

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Pra quem quer versatilidade 50 bons timbres, digital é muito mais negócio mesmo, agora pra quem quer poucos timbres, mas timbres pra fazer tocar de pau duro, quem quer tocar com aquela dinamica, aquele som quente, o negócio é analógico mesmo...

Jg Destroyer
Veterano
# jun/08
· votar


Deji

eu to ligado, mas eu ja vi esse cara ao vivo, e garanto, o timbre é foda sim, ngm diz ke vem desse ekip

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Veja bem cara, eu concordo que a diferença existe, especialmente para quem está tocando. Porém:

Quanto ao Frejat:

Desde o começo da turnê de seu segundo disco, Sobre nós 2 e o resto do mundo, o cantor Frejat usa durante as apresentações apenas o amplificador Vetta, da Line 6. Todos os pedais e efeitos são executados internamente, como reserva deste sistema, através de um simulador Pod XT.

Fonte:
http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=150& navID=329

Quanto ao Herbert Vianna, em todos os vídeos que eu vi dos Paralamas tocando depois do acidente, ele estava com uma pedaleira, acionando com as mãos. Além disso:

Quanto aos efeitos na minha guitarra, tenho usado muito um Pod, com efeitos mais de saturação, formando basicamente um preset de solo mais pesado e outro de base, mais limpo.

Fonte: http://www2.uol.com.br/paralamas/pergunte/fevereiro2008.htm

Quanto ao Pato Fu, por mais que estivessem ligados aos digitais desde o começo, a Fernanda usa(va?) um SansAmp analógico. E eles valem sim como demonstração de que existem músicos que usam digital nos shows, mesmo que sejam muito poucos.

Repito, caso não tenha ficado claro, que eu também acho que a diferença é muito maior para quem toca do que para quem ouve - o que quer dizer que eu concordo que a diferença existe. Tanto concordo que tenho de tudo aqui: digital e analógico, transistorado e valvulado, simulado e original. Não sou defensor ferrenho de nenuhum equipamento, só daquele que supre as necessidades de cada um.

Deji
Veterano
# jun/08 · Editado por: Deji
· votar


Bog
Não sou defensor ferrenho de nenuhum equipamento, só daquele que supre as necessidades de cada um.


É basicamente isso, to falando de bom digital e bom analógico, mas vamos dizer assim, quem precisa de bons timbres, e muita versatilidade, e nao quer gastar rios de dinheiro, um bom digital supre perfeitamente, quem quer, poucos timbres, mas "O" timbre, analogico, pr exemplo, nada melhor que um amp valvulado com o TS na frente para um bluseiro... Ja um cara que vive de musica, e toca metal, forro, pop, nada melho que um POD top de linha ...

Agora uma coisa que eu nem cogito, é tocar sem amp...

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


Deji

Heheh, pois é, necessidades e POSSIBILIDADES, né? Porque eu não preciso de nada disso, mas se eu PUDESSE, teria um AC-30, um Bassman, um Twin Reverb, um...

Tocar sem amp eu acho válido, dependendo da situação. Tem lugares e horas onde simplesmente não tem como tocar, nem com mini-amp com som de radinho de pilha. Fone de ouvido para mim serve perfeitamente para essas horas.

john_joao
Veterano
# jun/08
· votar


Bog

eu não estou dizendo que a qualidade dos multiefeitos tops sejam ruins não, pois nessa mesma ocasião em que eu gravei com o JCM 800 o outro guitarrista da minha banda gravou com uma GT8, cara ele tirou um som muito bom,gravado em linha só usando o simulador da gt8, mas eu achei um timbre meio opaco e talvez um pouco sem vida. agora no geral no meio da música. é outra história. não noto tanta diferença, mas talvez para quem faça um som bem orgânico esses equipos não atendam.

assim que a mixagem estiver pronta eu posto o som para tu comparar. ok??

valeu.

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Bog

a sim, pra estudar, passa, auhisdhuasd

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


john_joao
assim que a mixagem estiver pronta eu posto o som para tu comparar. ok??

o recado nao é pra mim, mas eu acharia muito interessante mesmo que vc postasse

Leblues
Veterano
# jun/08 · Editado por: Leblues
· votar


Pra mim o esquema nao eh nem um nem outro, sao os 2 mesclados.... nao curto ficar mexendo em pedalzinho de efeito, tipo dd-3, phaser, chorus, reverb etc.. ficar com uns 200 pedais no chao fazendo malabarismo pulando aquele monte de cabo engruvinhado, isso eh moh merda meu... pra mim o esquema eh pegar um bom valvuladinho meter uma pedaleira boa no loop pra usar soh os efeitos de modulacao e delay, e no input coloca uns pedais analogicos de drive pra boost, um wah wah e jah era...

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


john_joao

Mas então, eu não estou dizendo que era para o cara tirar o mesmo som do JCM 800 na GT-8. Pelo contrário. Isso não é "um" amp "analógico" (porque transistorado tb é analógico), é um valvuladão lendário que sozinho custa muito mais do que a GT-8. Estranho seria se ele não tivesse nada de melhor, heheh.

Agora, daí para convencer os meus vizinhos, o meu bolso e a minha casa de 20 metros quadrados de que eu posso ter um desses, são outros 500, hehehe

ankbanger
Veterano
# jun/08
· votar


...quem precisa de bons timbres, e muita versatilidade, e nao quer gastar rios de dinheiro, um bom digital supre perfeitamente...

concordo com isso!

Mas ainda prefiro os analógicos...

Agora uma coisa que eu nem cogito, é tocar sem amp...
Concordo com isso tambem!

Ainda terei meu valvulado Hand-made.... ja que um Marshall ou um Laney estão caros demais.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Bog

Agora você expôs melhor o seus comentários – e concordo em partes.

Na MTV mostraram uma vez a gravação de um CD, não lembro se do Barão ou do Frejat... ele estava garimpando coisas do tempo do onça para a gravação (um aparelho de reverb que eu nunca tinha visto), entre uma caralhada de analógicos, exatamente para não soar digital.

A praticidade de um bom digital é indiscutível... como toquei por muitos anos com digitais digo com propriedade que a diferença de som é grande, há muito tempo eu não lembrava que a guitarra "roncava" forte com um analógico.

Temos que esclarecer certas coisas aqui no FCC pois quem está começando acha que o Kiko Loureiro usa o mesmo Zoom que ele é endorser (ao vivo, em casa, workshop, CD). Esses dias eu estava vendo uma Guitar Player que mostrava o Home Studio dele... nem sinal de Zoom.

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


ankbanger
Mas ainda prefiro os analógicos...

Desde que você não esteja dizendo que prefere 6 pedaizinhos Behringer ligados em série (= abismo timbrístico sem fundo) a um Pod XTL ou GT-8 da vida, normal, hehehe.

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Pois é, o que mata é o exagero - pelos dois lados.

Exageros por um lado:
- Com uma G2 você tem todos os timbres que jamais irá precisar.
- Com um Pod, dá para tocar qualquer coisa que vai soar e dar a mesma sensação de qualquer um dos amps simulados.

Exageros por outro lado:
- 6 pedaizinhos Behringer engolidores de sinal soarão muuuito melhores que qualquer digital.
- Comparar coisas como JCM-800, AC-30 ou "aquele meu valvuladão handmade de 2000 reais" com Zoom 505, V-Amp, ou mesmo GT-8

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
e tem mais, comparar um clean de um fender SS 2x12 celestion, com clean de qualquer pedaleira do universo, rsrs

Leblues
Veterano
# jun/08
· votar


Acho que tudo depende do tipo de som que voce quer tirar...

ankbanger
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
Não não ehauiheiuaeh

Estamos falando de Tops !
Entre um top digital e um top analógico!

O problema dos analógicos, é que dependendo da quantidade, vc precisa realmente fazer balabarismos, para acionar um, desligar outro....

:D

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


ankbanger

Lembrando sempre que GT-8 e Pod da vida NÃO SÃO o top dos digitais...

Douglas_
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
Lembrando sempre que GT-8 e Pod da vida NÃO SÃO o top dos digitais...

... pois é, tem o AxeFX da Fractal Audio ($1500,00 dolares).

Mas para as minhas condições econômico-sociais... meu Top é a minha Tonelab LE. Sei que vc já teve uma. E tenho me surpreendido muito quanto aos timbres que tenho conseguido.

Gasoline
Veterano
# jun/08
· votar


Jg Destroyer
Não tenho som aqui. Em casa eu ouço.


Deji
Agora uma coisa que eu nem cogito, é tocar sem amp...
Pocket Pod + fones = tocar a 1 da matina, sem incomodar ninguém = win.
Não sei se eu faria show sem amp, mas acho que sim, desde que com um retorno BOM.


Bog
Lembrando sempre que GT-8 e Pod da vida NÃO SÃO o top dos digitais...
E lembrando sempre que pedais avulsos não são sinonimo de analógico. O que eu acho mais legal é ler o fórum de pedais, e ver o que tem de gente que recomenda efeitos analógicos o DD-3 da Boss, ou ainda falam que bom mesmo é o analógico G-Force ou G-Major.

Pra mim, top em digital é t.c eletronics pra cima, hehe.


Mas essa discussão é eterna, não leva a nada, e não pretendo/quero converter ninguém para lado nenhum. Temos mais é que aproveitar que está cada vez mais barato, tirar timbres bons.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/08
· votar


Timbre é uma coisa muito pessoal, se vc produz um timbre e gosta, isto é o que vale. Agora se ele agrada a muitos a história é outra. Portanto se é analógico ou digital é o que menos importa. O resultado é o que vale.

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


Gasoline
pedais avulsos não são sinonimo de analógico

Hehhe, é, detalhe importante.

essa discussão é eterna, não leva a nada

Acho isso só mais ou menos verdade. Converter os quadrados acho difícil mesmo, mas tem gente que começa e só ouve mitos. Acho que é bom sempre deixar registrado para essa gente que há quem não concorde muito com certas coisas. Senão daqui a pouco o fórum fica cheio de gente que acha que Les Paul foi feita para tocar hard rock, que só Ibanez é fritável, que todo e qualquer valvulado é melhor que todo e qualquer transistorado em toda e qualquer situação e aplicação, e por aí vai, hehehe.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
Acho isso só mais ou menos verdade. Converter os quadrados acho difícil mesmo, mas tem gente que começa e só ouve mitos. Acho que é bom sempre deixar registrado para essa gente que há quem não concorde muito com certas coisas. Senão daqui a pouco o fórum fica cheio de gente que acha que Les Paul foi feita para tocar hard rock, que só Ibanez é fritável, que todo e qualquer valvulado é melhor que todo e qualquer transistorado em toda e qualquer situação e aplicação, e por aí vai, hehehe.

Vc sempre consegue sintetizar as coisas. Só não concordo plenamente com sua afirmação, poir que vc a colocou como suposição, mas soa como um resumão geral do raciocínio coletivo por aqui.

MatheusFarage
Veterano
# jun/08
· votar


tem tambem uma grande diferença do canal distorcido do amp pra pedais.
os pedais dão de 10

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


MatheusFarage
tem tambem uma grande diferença do canal distorcido do amp pra pedais.
os pedais dão de 10


!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Você está falando sério?!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferença de timbre digital e analogico