Diferença de timbre digital e analogico

Autor Mensagem
john_joao
Veterano
# jun/08
· votar


Bog

cara acabei de dar uma passada no estúdio e peguei a tal faixa.
me passa tel email para eu te enviar a música.

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


john_joao

Coloca no 4shared ou afins e posta aqui, aí todo mundo pode ouvir. Não entendi bem o que você tanto quer que eu ouça, mas beleza.

john_joao
Veterano
# jun/08
· votar


você num pediu para escutar?!

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


john_joao
você num pediu para escutar?!

Que eu me lembre, não. O Deji que pediu.

Fellipe Quirino
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fellipe Quirino
· votar


bem galera como tinha falado vou postar um teste cego pro pessoal.. mais resolvi nao botar dois samples para comparação... e sim apanas um... quero q respondam duas coisas....

1ª o timbre está bom?? (mesmo que nao seja do teu gosto)

2ª estou usando equipamento analogico ou digital?

bem.. tá bemmm facinho.. com certeza os mais experientes vao acertar de primeira :P

http://www.4shared.com/file/52505269/c59437f5/teste_cego_digital_ou_an alogico.html?dirPwdVerified=cb18667c

john_joao
Veterano
# jun/08 · Editado por: john_joao
· votar


Bog
ok. foi mal.

john_joao
Veterano
# jun/08 · Editado por: john_joao
· votar


Deji

aqui está o som:

Ibanez num Jcm 800 num canal e Ibanez numa GT8 no outro.

ainda não foi editado.

http://www.4shared.com/file/52505765/cae9b935/never_ending_shore.html? dirPwdVerified=2549caa3

vê o que tu acha com relação aos timbres.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Fellipe Quirino

Não, o timbre não está bom - ardidão aos ouvidos.

Sim, está com cara de digital... de plugin ainda por cima - mas pode até ser um Zoom.

Se usou algo analógico timbrou mal demais.

Abraço...

Gabriel Cervi
Veterano
# jun/08
· votar


Fellipe Quirino
Creio que seja digital, mas por causa da gravação, dá pra perceber por causa da qualidade, se fosse gravado com um mic de pc fora de um estúdio não ficaria tão bom...
Agora, se ligar ao vivo um digital com um analógico, não conseguiria perceber(eu acho).

Fellipe Quirino
Veterano
# jun/08 · Editado por: Fellipe Quirino
· votar


: P : P amanha respondo!!! hehehe

GuitarHouse
Veterano
# jun/08
· votar


Fellipe Quirino

Na verdade, não da pra saber. Pode ser um ou o outro. A gravação caseira engana demais.

so acho que ficou grave demais..mas da pra ver que o timbre, se bem regulado, fica bacana, principalmente nas partes em que não faz palm mute.

Tá mto parecido com uma dist peculiar da boss me-30...que faz timbre de HB parecer single, ou um gt2 (timbres mto parecidos) . Ou seja, pedaleira ou um pedalzinho.

Pedro Cal
Veterano
# jun/08
· votar


Achei com cara de digital tbm, pelo embolo nas partes palm muted,e pelo timbre ser mais ondulado....

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


john_joao
a noite escuto!

usarnamer
Veterano
# jun/08 · Editado por: usarnamer
· votar


Som analogico é como um bife de alcatra
Som digital é como um hamburguer de carne de soja.

Sharper
Veterano
# jun/08
· votar


usarnamer
Som analogico é como um bife de alcatra
Som digital é como um hamburguer de carne de soja.


ahhahaahahah

Isso quer dizer que vegetarianos deveriam usar equipos digitais?

john_joao
Veterano
# jun/08
· votar


usarnamer

Uhauhuhu. Boa essa.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Fellipe Quirino

E aí?

Pai Edu
Veterano
# jun/08
· votar


Esse forum eh bem interessante. Desculpe se meus pontos soarem meio bobos..mas como eh que voces conseguem saber se o som digital eh melhor ou pior que um analogico se voces ouvem em uma aparelhagem digital ?
Se voce gravar digital para ouvir numa aparelhagem digital vai sair melhor que se voces gravarem em analogico para ouvir em digital.

Se voces pegarem um Vinil do Yes e um CD ou Gentle Giant ou Mozart, colocarem ambos numa aparelhagem decente, voces verao que o analogico eh muuuito melhor sim. E nao precisa ser expert, eh uma questao basica. Alem dos bits que dividem o sinal em "caixinhas" , o digital corta o som entre 20 hz e 20 khz que supostamente e o intervalo da nossa audicao. Todavia a 5 hz encontra-se a frequencia de ressonancia do nosso corpo. Dai o famoso "peso" do rock, que era o gravao. O Peso nunca foi da distorcao das guitarras nem do volume, mas sim das frequencias que a aparelhagem gera (e a relacao som x silencio tambem).

Facam o teste. Mas a aparelhagem tem que ter uma resposta de um gradiente de frequencias decente.

john_joao
Veterano
# jun/08 · Editado por: john_joao
· votar


mas como eh que voces conseguem saber se o som digital eh melhor ou pior que um analogico se voces ouvem em uma aparelhagem digital ?

pois é. num é que faz sentido? :O!

Se voce gravar digital para ouvir numa aparelhagem digital vai sair melhor que se voces gravarem em analogico para ouvir em digital.

mas eu não saquei essa parte não. pois eu acho que de digital para digital (a onda será limada duas vezes), já de analógico para digital ela será limada uma vez só. ou não?!

Homem Cueca
Veterano
# jun/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Discordo. Depois de muitos anos usando POD 2.0 e pegar um analógico descobri uma diferença absurda. Antigamente eu defendia o POD com unhas e dentes mas nem a pau que hoje eu troco um analógico por um digital, a diferença é gritante sim.

Valvulado então nem chega aos pés.

Digital ficar igual ou melhor que analógico isso eu pago pra ver. Em fóruns com gente profissional que vive de música eu nunca vi nenhum deles dizendo isso.

Timbrar mal pode ficar ruim com ambos.


Pode ir me pagando zé....huahuauhahuahuahua

Brincadeira :-p

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


Pai Edu
Se voce gravar digital para ouvir numa aparelhagem digital vai sair melhor que se voces gravarem em analogico para ouvir em digital.

Nossa cara, nada a ver.

Uma coisa é você pegar um sinal, fazer uma conversão AD e rodar algoritmos de processamento digital de sinais para transformar o sinal.

Outra coisa completamente diferente é pegar um sinal analógico, produzir transformações analogicamente, e só então fazer a conversão AD.

Não confunda conversão digital com processamento digital, são coisas diferentes. Em tese, o processamento digital devia ser capaz de repetir qualquer transformação realizada pelo processamento analógico. O que complica as coisas é o fato de que as transformações analógicas são não-lineares e interagem de formas complexas, que muitas vezes os modelos matemáticos usados não conseguem capturar. O ponto da discórdia costuma ser o quão bons são esses modelos/simulações. Não tem nada a ver com conversão.

Ou seja: valvuladão x Pod é diferente de vinil x CD. O problema apontado é outro.

Deji
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
cara, tava pensando em como explicar isso pro cara, hahaha, ainda bem que vc apareceu =p

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Homem Cueca

Pode ir me pagando zé....huahuauhahuahuahua

Seu timbre é muito bom... agora imagine se estivesse com analógicos aí.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Se voce gravar digital para ouvir numa aparelhagem digital vai sair melhor que se voces gravarem em analogico para ouvir em digital.

Aquele dia de noite eu toquei guitarra.

Pai Edu
Veterano
# jun/08
· votar


Bog
Ou seja: valvuladão x Pod é diferente de vinil x CD. O problema apontado é outro.

Mas nao da no mesmo ? Estamos falando do som de uma "guitarra" que passa por um "sistema" a chega aos nossos ouvidos.

Nao seria uma lespaul num Marshall eh igual a um disco de uma Lespaul num Marshall? Nao eh isso que agente quer no final das contas ?

Bog
Veterano
# jun/08 · Editado por: Bog
· votar


Pai Edu

Não, não dá no mesmo. Os problemas criados pela conversão AD são totalmente diferentes daqueles criados pelo processamento digital. São simplesmente coisas diferentes, já que o que os "sistemas" envolvidos estão fazendo é completamente diferente.

O que você está dizendo é quase como dizer que usar zoom digital numa câmera digital daria resultados melhores que usar uma lente de zoom (analógica) numa câmera digital. Ou que tanto faz, já que no final a foto é digital. Qualquer pessoa que entenda um mínimo de fotografia sabe que isso é um absurdo. ;) O mesmo vale para o áudio. Converter e transformar digitalmente é diferente de transformar analogicamente e converter.

Pai Edu
Veterano
# jun/08
· votar


Bog

Humm... entao um pedaleira digital nao faz uma conversao da minha guitarra "analogica" numa saida "digital". E tambem uma pedaleira digital nao faz uma transformacao AD na entrada e uma DA na saida do plug.

Correto ?

Gasoline
Veterano
# jun/08
· votar


Pai Edu
A questão não é Les Paul e Marshall e gravação de Les Paul e Marshall.

E sim se Les Paul + simulação de Marshall soa parecido/igual/melhor/pior/insira adjetivo aqui/ do que Les Paul + Marshall.


No mais, o que o Bog disse. (2).

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


Pai Edu
Humm... entao um pedaleira digital nao faz uma conversao da minha guitarra "analogica" numa saida "digital". E tambem uma pedaleira digital nao faz uma transformacao AD na entrada e uma DA na saida do plug.

Elas FAZEM a conversão, e eu disse isso explicitamente. Mas o ponto da discórdia com relação a esses equipamentos NÃO É a conversão, e sim o processamento digital.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/08
· votar


Humm... entao um pedaleira digital nao faz uma conversao da minha guitarra "analogica" numa saida "digital". E tambem uma pedaleira digital nao faz uma transformacao AD na entrada e uma DA na saida do plug.

Guitarra analógica? Quero uma dessas.

Quanto absurdo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferença de timbre digital e analogico