John Mayer o mais novo Guitar God?

Autor Mensagem
BrotherCrow
Membro Novato
# mai/14
· votar


O diferencial do Mayer é que ele tem a manha de fazer o crossover. Ele é um guitarrista excelente, toca demais, o que atrai os "guitar nerds". Mas ao mesmo tempo ele tem a pegada de blues, que faz a alegria de quem curte um som mais das antigas. E, como se isso não bastasse, ele também tem um apelo pop muito forte, tanto nas músicas quanto na imagem. É isso que faz um cara se tornar um astro de verdade.

Outro dia mesmo tava vendo um video do Fluff onde ele discutia por que não surgem mais mega-astros do rock hoje em dia, e a conclusão dele foi a de que quem realmente estoura (não necessariamente no rock) é quem faz o crossover de diversos públicos (ele citou Katy Perry, Kanye West e, especificamente no rock, Metallica e Korn).

Aí você pensa: o público do Bonamassa é estritamente blues/rock. Tosin Abasi nem se fala: mesmo entre o pessoal que curte rock a maioria das pessoas acha ele chato (dá pra perceber pelas opiniões do forum)... acho que a maior parte dos fãs dele são músicos que admiram o virtuosismo. Mesmo quem reconhece a qualidade técnica não necessariamente curte o som. O público do Mayer, ao contrário, é muito vasto e variado.

Então, apesar de até preferir o Bonamassa, acho que quem vai mesmo ser lembrado daqui a 20 anos vai ser o Mayer.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


BrotherCrow
... acho que a maior parte dos fãs dele são músicos que admiram o virtuosismo. Mesmo quem reconhece a qualidade técnica não necessariamente curte o som.

Pode até ser verdade essa sua afirmação, mas pelo menos no meu caso o virtuosismo é o que menos me chama atenção nele. Técnica por técnica eu prefiro o Petrucci, porque aplica ela a influências de música erudita, onde pra mim o virtuosismo se encaixa bem melhor do que no jazz que é o que o Tosin faz.
O que eu quero dizer com isso é: Quem se dispor a ouvir o trabalho do Tosin e se despojar de um pré- conceito por ele ser super técnico, vai ver um grande músico que possui um bom gosto acima do normal, além de não ter medo de experimentar, vide o último álbum dele. Agora, é claro que ele nunca vai ter o status de um Mayer, até porque não é a sua intensão.

O que eu to achando estranho nesse FCC é que tem muita gente avaliando a qualidade de um músico pelo tamanho do seu sucesso comercial. Discordo completamente desta linha de raciocínio.

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


Então, apesar de até preferir o Bonamassa, acho que quem vai mesmo ser lembrado daqui a 20 anos vai ser o Mayer.

Pois é, BrotherCrow, eu também tenho essa impressão.

Mas, considerando o mundo atual, eu já nem sei se esse negócio do "ser lembrado daqui a 20 anos" pode ser analisado da mesma forma que a gente fazia há 20 anos! Hehehehehehehe!

Sacou?

o/

BrotherCrow
Membro Novato
# mai/14
· votar


cafe_com_leite
Pode até ser verdade essa sua afirmação, mas pelo menos no meu caso o virtuosismo é o que menos me chama atenção nele.
Gosto é gosto. Pra mim, se tirar o virtuosismo dele não sobra quase nada.

tem muita gente avaliando a qualidade de um músico pelo tamanho do seu sucesso comercial
Estamos falando de "novo guitar god". Acho que pro cara merecer essa alcunha tem que ser relevante, e é difícil ser relevante sem ser conhecido. O público não é burro. Se um artista faz sucesso, é porque ele sabe agradar o público. O Tosin Abasi não sabe. O som dele é duro de engolir, e isso não é necessariamente uma coisa boa.

E eu curto jazz. Tosin Abasi pra mim não é jazz de jeito nenhum. É um guitarrista de metal instrumental com umas influências de fusion. Aliás, o lado fusion dele é até bem superficial se você compara com caras como Gambale ou Holdsworth.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


O Bonamassa vai ser lembrando também, não na mesma proporção que o Mayer, mas vai.

Eu sinceramente não consigo entender essa forma de avaliação em que o cara só é bom se ele for super lembrado daqui a 20 anos. O Gentle Giant não tem nem metade do número de fãs que o Yes tem hoje em dia, mas mesmo assim muito dos conhecedores da cena prog e admiradores desse movimento consideram o GG muito mais banda que o Yes. A diferença entre o número de fãs dos dois está exatamente no direcionamento músical que cada um fez durante a sua carreira, enquanto que o Yes durante o seu tempo aureo investiu num som mais sinfônico e comercial, o gentle giant investiu pesado em experimentalismo e fusão gêneros nada convencionais pra música pop. É claro que o Yes iria se tornar mais pop, não apenas pelo certo apelo comercial, mas pela sua qualidade também.
Pra mim o mesmo se aplica no caso do Mayer, do Bonamassa, do Tosin Abasi etc.

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


Eu sinceramente não consigo entender essa forma de avaliação em que o cara só é bom se ele for super lembrado daqui a 20 anos.

Concordo contigo, cafe_com_leite.

Tem muito cara bom de 20 anos atrás que não é lembrado nem pela mãe no aniversário (Jonny Lang, por exemplo).

Mas acho que o que a galera quer dizer com esse negócio de ser lembrado em 20 anos tem mais a ver com a relevância do músico pro meio em que ele atua... O que também é relativo, na real.

o/

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


BrotherCrow
E eu curto jazz. Tosin Abasi pra mim não é jazz de jeito nenhum.
É claro que não é jazz, assim como o Petrucci não toca erudito. Eu disse que a sua sonoridade é voltada pro jazz, talvez tenha me expressado mal. E não acho que ele seja superficial não, ouvi o trabalho dele no T.R.A.M. e vi ali um negócio bem aprofundado de certa forma, não sou nenhum grande conhecedor do gênero, mas sei perceber quando o cara solta uma frasesinha clichê ou outra e quando ele sabe o que tá tocando.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


Natanael_DM
Mas acho que o que a galera quer dizer com esse negócio de ser lembrado em 20 anos tem mais a ver com a relevância do músico pro meio em que ele atua... O que também é relativo, na real.

Sim claro, mas veja o exemplo do Gentle Giant e do Yes que eu dei. Quem conhece de progressivo sabe da puta importancia do Gentle Giant pro gênero. E a banda é super conhecida? não é, mas tem uma grande importancia mesmo assim.

kekotenko
Veterano
# mai/14
· votar


Ainda não chegaram a um acordo? he..he..
Vou contar um fato acontecido comigo há muito tempo atrás, quando eu tinha 6 ou 7 anos de idade. Que eu me lembre, foi a primeira vez que eu larguei o que estava fazendo e me aproximei do rádio para ouvir uma música com atenção. E toda vez que ela tocava, lá ia eu, parava tudo corria pra perto do rádio e ficava ouvindo aquilo, parecia que havia uma tristeza tão grande nela...Mas eu gostava daquilo. O nome da música era esquisito e o nome de quem cantava também. Mas eu não ligava para esses detalhes. Só tinha interesse na música.

Bem, o tempo passou e hoje, quando ouço aquela mesma música, sinto a mesma coisa, aquela sensação de tristeza que ela passa para mim, parecia que quem cantava estava triste e se lamentando por alguma coisa acontecida, porque, em um trecho ele parecia dizer "ao ver a mamãe". E eu botei na cabeça que devia ter acontecido alguma coisa de ruim com a mãe dele e por esse motivo a música me parecia tão triste...

O que estou tentando dizer é que comigo, a música sempre vem em primeiro lugar. Eu não preciso saber e nem ver quem está cantando ou tocando para gostar. Esses detalhes eu deixo para saber depois.

Gosto do que Mayer toca e canta. E não sei explicar porque, mas gosto. Não gosto de outros que também tocam e cantam. Mas isso, pra mim, é fácil de explicar o porque: É que a música que eles fazem não me transmite nada.


Ah!...a música da qual eu falei na minha infância é I Can't Stop Loving You , cantada por Ray Charles.

INNARELLI
Membro Novato
# mai/14
· votar


kekotenko
É que a música que eles fazem não me transmite nada.
lembro de uma novela da globo, mas nao sei o nome, que no final existiam depoimentos reais, e uma senhora, toda na sua simplicidade, disse que se masturbava e gozava ouvindo Roberto Carlos. he he he
então, somos indivíduos sujeitos a sentir coisas diferentes um do outro.

BrotherCrow
Membro Novato
# mai/14
· votar


kekotenko
Hehe quando li tua descrição achei que era Souther Accents do Tom Petty, que o Johnny Cash regravou. Mas tem isso mesmo, cara. Eu ouvia muita música no carro, indo pro trabalho. Baixava discos que as pessoas me recomendavam e botava pra tocar. Um dia estava dirigindo e coloquei pra tocar o Ys, da Joanna Newsom. Depois de ouvir uns 3 minutos, desliguei, porque achei aquilo tão bom que não dava pra ouvir no carro, eu precisava ouvir em casa com calma, ler as letras.

O Mayer às vezes faz eu parar o que eu estou fazendo pra ouvir. O Bonamassa também, principalmente nos discos com a Beth Hart... Tosin Abasi não. A música dele não me passa emoção nenhuma, pra mim é só um cara fritando. E olha que eu gosto MUITO de prog, e até de algumas coisas do tal djent. Mas a música do Tosin pra mim não tem gancho, não tem nada que me faça voltar pra ouvir.

Sagula_89
Membro Novato
# mai/14
· votar


Na verdade eu tenho a sensação que certos guitarristas podem e conseguem tocar qualquer coisa de qualquer artista. Exemplo:

O Mayer, pra mim ele consegue tocar qualquer música do Planeta, sem perder a verdadeira essência de quando aquela música foi gravado, Consigo ver ele tocando facilmente de David Gilmour a Petrucci (mesmo que ele não tenha esse perfil técnico). Agora vou citar o Bonamassa por que ele tem sido o principal nome em comparação, não consigo ver ele fazendo o que o Mayer faz (posso estar falando uma grande besteira). Quando digo isso, quero dizer que ele não vai passar a verdade essência de quando determinada música foi tocada.

E não tem como discutir, o Mayer ele é diferenciado, seja pela forma de tocar, pelos timbres (o fdp ainda tem uma vóz diferente pra caralho)... Enfim, pra mim será um dos grandes nomes lembrados daqui alguns anos!

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


BrotherCrow
O Mayer às vezes faz eu parar o que eu estou fazendo pra ouvir. O Bonamassa também, principalmente nos discos com a Beth Hart... Tosin Abasi não.

Pois é, a música e o cérebro humano é incrível exatamente pela variedade. Eu por exemplo quando ouvi pela primeira vez On Impulse do Animals as Leaders fiquei embasbacado com a beleza daquela música e toda vez que eu a ouço sinto ela fluir suavemente como o vento. Questão de gosto, não podemos generalizar por gosto pessoal, tá na hora de aprender isso aí já.

MMJr
Veterano
# mai/14
· votar




Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


O público do Mayer, ao contrário, é muito vasto e variado.

Fato! Assisti o show atrás de umas gurias fãs da fase pop, do lado de um cara vidradro no JM3, e do outro lado um cara que começou a curtir depois do B&R.

Não tenho muito o que falar de Mayer nesse fórum, acho que falei tudo que queria nos últimos 5 anos hahaha

JM é meu Guitar God pelo menos, tenho uma banda cover de JM e isso já diz tudo hahaha

Vai dois vídeos nossos, acústicos, ainda sem baixista :(

I don't trust myself (with loving you), no 1ºensaio:



Belief, no 2ºensaio:



Estamos gravando "Who You Love", quando tiver pronto eu posto aqui.

No nosso instagram eu sempre posto algum trecho acústico, ou coisas do ensaio, quem quiser ver: http://instagram.com/bandatry

Ah, tem fanpage no Facebook tbm! https://www.facebook.com/pages/Banda-TRY/572907256138570?fref=nf

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Muito bom ein cara, parabéns!

Cres
Membro Novato
# mai/14
· votar


Sagula_89

E não tem como discutir, o Mayer ele é diferenciado, seja pela forma de tocar, pelos timbres (o fdp ainda tem uma vóz diferente pra caralho)... Enfim, pra mim será um dos grandes nomes lembrados daqui alguns anos!

Po cara, taí uma coisa que ninguém comentou, mas é bem verdade. Ele canta muito bem, e o pior de tudo: consegue tocar e cantar as músicas dele que, convenhamos, não é uma coisa simples de se fazer.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mai/14
· votar


cafe_com_leite

valeu mano!

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Pô, legal pra caramba, velho!
É difícil ver a galera tocando Mayer, por aí.

Bom, apesar de o JM não ser meu main guitar God, eu também toco num cover de Mayer! Hehehehehe!

Segue um videozinho maroto, gravado no calor da gig, mas bem honestinho.

Queen Of California




Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


E aqui, um Dear Marie:



Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


Natanael_DM

VSFFFFFF QUE VC É DA MAYER'S?!?!?! MANO SOU MUITO FÃ DE VCS, CURTI A FANPAGE HÁ MESES HAHAHAAHAHAHAHA VAMO TROCAR CONTATOS! HAHAHAAHA vc é quem na banda? Tocam demais! Já vi Home e Back to You (tbm já tinha visto esses dois) também, já mostrei pro vocal da minha banda... Vcs tão há quanto tempo juntos? Já tocaram em outros projetos antes né? São muito profissionais! Pena que são do Sul, se fossem de SP eu teria ido em todos os shows hahaha

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


Duplo

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Hehehahehaehaheha!
Pô velho, isso mesmo.
Eu sou o guitarrista que quase não aparece nos vídeos, com a strato verdinha ( e a correia da Two Tone)! Heaheuhaueauheuahueha!

MUITO obrigado pelos elogios!

Estamos tocando há um ano, mas já havíamos todos tocado juntos em outros projetos. Nunca me ferrei tanto pra tirar músicas! Heahehahehaehahe!

Mas tá bem divertido.

o/

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


Tosin Abasi não. A música dele não me passa emoção nenhuma, pra mim é só um cara fritando.


Eu rio internamente lembrando desses comentários enquanto ouço músicas tão lindas e expressivas quanto esta:



Nego fala de boca cheia de algo que ele nem conhece.

Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


Natanael_DM
Ter duas pessoas que tocam em bandas do Mayer só aqui no fórum já mostra como ele não é apenas um guitarrista ou um cantor e sim um músico. Não querendo desmerecer ninguém, longe disso, mas o Steve Vai por exemplo, quando você vai encontrar uma banda cover dele? Nada é impossivel, mas para mim é claro como tem pessoas que pensam fora do campo musical atribuído a eles, o Bonamassa é um cara que pensa muito nele também. Acho a música dos dois foda, esse ano eu fui no Steve Vai, mas que o foco é a guitarra não tem como negar. O Mayer o foco é a música.

EduJazz
Veterano
# mai/14
· votar


Em tempo, fiz uma gig cover de John Mayer essa semana... já era fa, fiquei mais ainda! O cara pensa o arranjo e as guitarras e violões de uma forma muito interessante!

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


Filippo14
Excelente leitura, meu velho.
Acho que esse é um lance bacana do Mayer: a questão da musicalidade, em si. Pro meu gosto, rola uma conexão bacana. Acho a música que o cara produz muito rica e harmoniosa. Mas eu reconheço que isso é, pura e simplesmente, gosto.

Em tempo: já ouvi muito Vai, Satriani e Malmsteen (e seus genéricos). Inclusive, tive o prazer de ver os três tocando ao vivo. Mas, hoje em dia, é um tipo de música que eu não consumo. Enfim, nosso gosto muda, né...

EduJazz
Arranjos geralmente simples, mas muito harmoniosos.
Trampo rico pra caramba.
Eu curto muito!

o/

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mai/14
· votar


Filippo14
O Mayer o foco é a música.

Sim, tem uma entrevista dele no "Someday I'll Fly" que ele fala que ele estava fazendo músicas pra músicos, e quando ele descia do palco, vinha alguém perguntava "Cara, que escala era aquela?". E que quando ele passou a se importar mais com música do que com fritar a porra toda, o que as pessoas diziam pra ele ao final dos shows era "Muito obrigado!". Achei isso sensacional!

Acho que esse é um lance bacana do Mayer: a questão da musicalidade, em si. Pro meu gosto, rola uma conexão bacana. Acho a música que o cara produz muito rica e harmoniosa. Mas eu reconheço que isso é, pura e simplesmente, gosto.

Em tempo: já ouvi muito Vai, Satriani e Malmsteen (e seus genéricos). Inclusive, tive o prazer de ver os três tocando ao vivo. Mas, hoje em dia, é um tipo de música que eu não consumo. Enfim, nosso gosto muda, né...


2! Mas entre os três citados, só vi o Satriani ao vivo...

Led Zé
Veterano
# mai/14
· votar


Sorry guys , mas a música dele é para agradar mulherzinha kkkkkk. E adolescente ainda por cima. Num forum onde se fala que o Floyd é uma merda , que o Page é um bosta e que Tosin Abasi não manda nada, me senti no direito de dar essa trollada aqui hehehe. Não é para brigar nem discutir. Já que palpitaram nos tópicos dos meu "ídalos" resolvi dar um alô no tópico desse sujeitinho sem graça que paga de rockstar chamado Mayer. Viva a democracia!!! \o/

Segue o tópico...

Calime
Veterano
# mai/14
· votar


Led Zé


kkkkkkkkkkkkkkkkk, mto bom, toma meu like aí man!

Num forum onde se fala que o Floyd é uma merda , que o Page é um bosta e que Tosin Abasi não manda nada

Nessas horas fico pensando que de repente seria uma boa ser analfabeto.....zuera, de qualquer forma seria ruim, mas que dá um desgosto do kramba ler esse tipo de coisa, ah dá sim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a John Mayer o mais novo Guitar God?