John Mayer o mais novo Guitar God?

Autor Mensagem
kekotenko
Veterano
# mai/14
· votar


Felizmente, de vez em quando aparece alguém disposto a fazer música com a guitarra, e não piruetas. Curto o som do Mayer já há algum tempo e só lembro de ter dado uma atenção maior a um guitarrista que ouço pela primeira vez, quando ouvi Mark Knopfler. Com Mayer aconteceu o mesmo. Gosto do estilo dele tocar e cantar.



Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


ogner

Sim, mal da para ouvir a guitarra, mas é dele sim. Isso é algo também muito bom dele, ele sabe dar espaço para as pessoas que estão tocando com ele e assim conseguir ter um show de música e não de guitarra, coisa que o Bonamassa não faz, mesmo eu adorando o cara.

Ancient_CTHULU
O mayer ele tocou muito músicas de menininha mesmo, mas nunca foram ruins, foram frouxas mesmo vai. Contudo a guitarra/violão geralmente não é nada besta, inclusive harmonicamente. Vale a pena ouvir muito o album Try dele, é o de blues. O cara puxa o saco do SRV a todo instante hahaha, o vocal se assemelha muito.



Abração

Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


kekotenko

Ele no crossroads é muito foda. Mesmo estando em uma onda extremamente blues hoje em dia, eu ando ouvindo muito os dois últimos álbuns dele. O Paradise Valley é animal, sonzão, tem muito pedal steel ali, ficou muito bom, muito country mesmo.

Calime
Veterano
# mai/14
· votar


Ancient_CTHULU

e gente elogiando coisas como Tosin Abasi

Questão de gosto man, esse kra realmente merece elogios e é um dos melhores guitarristas atualmente.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


Ancient_CTHULU
Bom, em tempos de guitarras de 9 cordas, com timbres que parecem mais um aspirador ligado, e gente elogiando coisas como Tosin Abasi, o Mayer realmente é um vento de ar puro...


O que mayer fez foi só tocar o que muito outros tocam a 5 décadas atrás. Não que o ache ruim, aliás, acho bom pra caramba. Mas em questão de inovação:
Tosin Abasi>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>meu cachorro batendo o rabo nas cordas da minha guitarra por acidente>>>>>>>>>>>>>>>>> John Mayer.

MauricioBahia
Moderador
# mai/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O Mayer é um ótimo guitarrista mas ainda falta muito. Acredito nele. Pode mais.





:)

ps. Telecaster banca from hell, no detalhe!

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


MauricioBahia
Que ele é um ótimo músico e guitarrista ninguém tem dúvida. Mas é evidente que falta aquela marca ainda, aquela técnica, aquela frase, aquela pegada que seja só dele, que quando tu ouve tu sabe que é ele. Todos os "guitar god's" tem isso.

ROo
Veterano
# mai/14
· votar


Sério, vejo graça nenhuma nesse cara. Acho um bom guitarrista e nothing more, nothing less.

kekotenko
Veterano
# mai/14 · Editado por: kekotenko
· votar


cafe_com_leite
O que mayer fez foi só tocar o que muito outros tocam a 5 décadas atrás. Não que o ache ruim, aliás, acho bom pra caramba. Mas em questão de inovação:Tosin Abasi>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>meu cachorro batendo o rabo nas cordas da minha guitarra por acidente>>>>>>>>>>>>>>>>> John Mayer.

Entre inovar, mas sem dizer nada musicalmente, e tocar música convencional que desperte emoção e sentimento em quem ouve, fico com a segunda opção. Musicalmente falando, Mayer é uma mistura de Hendrix, Mark Knopfler, B.B.King, Stevie Ray Vaughan e mais um ou outro mestre das firulas na guitarra.

E o que Tosin Abasi fez foi usar uma guitarra com mais cordas para tocar as mesmices que se toca atualmente. Prefiro ouvir Stevie Vai e Metallica nos bons tempos. Depois de Stanley Jordan, nada de novo sob o sol, quando se fala em inovação. Acho mais divertido ver o rei das firulas, Angelo Batio em ação.



Filippo14
Ele no crossroads é muito foda. Mesmo estando em uma onda extremamente blues hoje em dia, eu ando ouvindo muito os dois últimos álbuns dele. O Paradise Valley é animal, sonzão, tem muito pedal steel ali, ficou muito bom, muito country mesmo.

Mayer é do ramo. A gente vê que o cara é sentimento puro, quando toca. Isso vem do blues, a fonte dos melhores que a guitarra já revelou.

Calime
Veterano
# mai/14 · Editado por: Calime
· votar


kekotenko

Se acha que p Tosin não diz nada pra vc musicalmente blz, o direito é todo seu, mas ninguém pode negar a qualidade, técnica apurada e identidade(não muita, mas tem sim) no som do kra. Eu vejo nele o "herói da guitarra" na atualidade.

Calime
Veterano
# mai/14
· votar




Ancient_CTHULU
Veterano
# mai/14
· votar


Ele pode até ser original, mas acho confuso, além do som ser "feio", NA MINHA OPINIÃO, a técnica dele é "engasgada", a palhetada dele é meio borrada, comendo nota, apenas a MINHA OPINIÃO!

E eu tenho um xodó por coisas velhas, pra mim o cara que toca uma Les Paul ou uma Strato direto no amp, já ganha muitos pontos comigo...

Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


Calime
Tosin é animal, realmente inova com o Animals and Leaders. Já tive a honra de ter um masterclass com os dois guitarristas da banda, um em cada dia. O Tosin é absurdo, toca muito.

TODOS

O que eu acho muito marcante do Mayer não são os solos, na verdade são as harmonias, as formas como são feitas




Olha o tema dessa música, tem uma forte melodia, mas por trás é uma harmonia muito foda, essa combinação que ele faz, as melodias com os "motivos" ritmicos são animais, geralmente voltados para o blues. Ele literalmente pega ideias de outros e usa para ele, mas eu vejo muito uma identidade nisso em vários pontos. Ele está voltando com algo que não fazia sucesso desde o SRV, o blues. Segundo que tudo que ele copia (nem coloco aspas porque ele copia mesmo) ele inova, faz do jeito dele. Essa musica o tema pode-se dizer que tem muito do Hendrix para mim, a forma como ele é tocado pelo menos, mas tem a cara do Mayer total. Podem dizer que ele copia o timbre do SRV e do Hendrix na guitarra tambem, mas esse timbre de Dumble, tanto os Steel String como os Overdrive Specials são tidos por muitos como um grande timbre de guitarra, um dos mais bonitos, tanto clean como drive, sendo que ele é fortemente indicado para esse estilo mesmo. Eu não ligaria de dizer que copio o SRV e o Robben Ford por usar esse tipo de timbre, eu acho lindo. Ou seja, o Mayer faz tudo que outros já fazem só que do jeito dele, um jeito que não perde a característica blueseira, mas joga outras características dele mesmo gerando um som original, afinal, se isso não for considerado original no blues, o que seria considerado? Blues tende a se basear em antecessores, sem grandes inovações, desde o blues/jazz do Larry Carlton & Cia pouco se transformou no blues, apenas se inovou e foi tocado por outras pessoas.


Abração

Jhonaton
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Jhonaton
· votar


Também gosto do trabalho do cara mas convenhamos, muito do sucesso dele vem da imagem, se duvida olha a mulherada nos shows, e do pop para agradar as massas, nada de errado com isso no lugar dele eu faria quase a mesma coisa... Mas chamar de Guitarra God é forçar a barra, já citaram vários então vou me lembrar do incrível Warren Haynes que infelizmente nunca teve tanta exposição e reconhecimento das massas mesmo com timbre impecável ótimos trabalhos cheios de feeling, técnica, boas composições, criatividade...

Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


Jhonaton
Mas o Warren Haynes é um guitar god, não é massa que "elege" isso, são os músicos. Eu nem queria entrar nesse assunto do próprio tópico sobre essa classificação subjetiva, era mais para conversar sobre o que se tornou a carreira dele depois de 2007, mas se for para falar sobre isso, eu realmente acho ele um puta guitarrista. As pessoas tem que lembrar que HARMONIA é tão importante quanto MELODIA. Não é porque o cara não frita, não cria solos totalmente inovadores que ele não pode ser considerado um puta guitarrista. Ele faz harmonias muito boas, nem tão simples quanto muita gente faz. Eu adoro o Slash por exemplo, mas as harmonias dele são bem simples, o grande diferencial dele são seus solos que tem a cara dele. Da mesma forma o Mayer, ele não conquista pelos solos, e sim pelas harmonias e "temas" das músicas que ele faz, como essa última que eu postei.

Acho que o Mayer é um grande exemplo para os guitarristas atuais de como é importante olhar para o blues, e como eu falei, de não ficar fechado em solos, solos e solos sem sentido e sim em música no geral.

Abraço

Calime
Veterano
# mai/14
· votar


Ancient_CTHULU

Que bom que afirmou que é uma questão de gosto pessoal.Ele pode até ser original, mas acho confuso, além do som ser "feio", NA MINHA OPINIÃO

Que bom que afirmou que é uma questão de gosto pessoal. Esses ítens acima citados são relativos e passíveis de serem admirados ou não.

a técnica dele é "engasgada", a palhetada dele é meio borrada, comendo nota, apenas a MINHA OPINIÃO!

Discordo novamente, isso aí já é algo que não relativo, e sim algo que dá pra chegar fácil num consenso. Tecnicamente o kra é qse irreprensível.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


kekotenko

Tu não deve ter ouvido o Animals Leaders direito e até entendo, porque não é sua praia. Mas o Tosin tem uma técnica de slap que até hoje só vi ele fazer, só por ele ter inventado essa técnica (creio que foi ele que aperfeiçou o rolê) e inventar uma nova possibilidade na guitarra, já o considero mais importante que o Mayer.
Se quer entender o que eu to falando, ouça a música An infinite regression do Animals as Leaders, o negócio é tão louco que eu pensava que era feito por computador aquele som. Não vou postar a música porque já to desvirtuando demais o tópico. Embora tenha abrido uma discussão interessante aqui que até caberia um novo tópico.

E o que Tosin Abasi fez foi usar uma guitarra com mais cordas para tocar as mesmices que se toca atualmente.

Definitivamente você não conhece o trabalho do cara, é até engraçado ler isso hahaha

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


E no último post eu to falando de uma técnica em específico, que é apenas um meio para se atingir uma sonoridade. Se for falar de música mesmo, o cara fez grandes coisas em apenas 3 trabalhos. Em um gênero tão limitado e saturado quanto o Djent, o cara conseguiu transcender os limites do metal (como se pode ouvir no último álbum do AAL) criando um fusion totalmente dele. Embora goste do trabalho do Mayer, considero o trabalho do Tosin (que embora ainda seja curto) muito mais interessante e inspirador, pois ouvindo as suas música aumenta a minha fé de que ainda é possível inovar musicalmente, mesmo com muita gente dizendo ser impossível.

Ancient_CTHULU
Veterano
# mai/14
· votar


Entre inovar, mas sem dizer nada musicalmente, e tocar música convencional que desperte emoção e sentimento em quem ouve, fico com a segunda opção.

Cara, onde eu assino?

"Música é melodia, melodia é música". (Mozart).

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Ancient_CTHULU
Entre inovar, mas sem dizer nada musicalmente, e tocar música convencional que desperte emoção e sentimento em quem ouve, fico com a segunda opção.

Daí vai do que é dizer musicalmente pra cada um. Música é muito subjetiva e sublime pra defini-la apenas por opnião própria. E Mozart tá toltamente errado nessa frase. Ainda bem que há pessoas que pensam diferente dele, se não a música seria um saco.

Calime
Veterano
# mai/14
· votar


Entre inovar, mas sem dizer nada musicalmente, e tocar música convencional que desperte emoção e sentimento em quem ouve, fico com a segunda opção.

Como já disse, isso aí é algo subjetivo, gosto pessoal mesmo. Não é algo que se possa definir como bom ou ruim, certo ou errado. Agora, falar de inovação, novas técnicas, qualidade técnica, novas sonoridades, são elementos que dá sim pra chegar em um consenso, diferenciar um do outro, etc. há de se concordar claramente que são questões totalmente distintas.

Jhonaton
Membro Novato
# mai/14
· votar


Filippo14

O "forçar a barra" foi da revista no começo do tópico mas admito ele é excelente, só quis ressaltar que a mídia o ajuda muito(lógico) o que pode inebriar um pouco as coisas, vejamos por exemplo: Oz Noi e outro cara chamado Pino Forastiere, estes também fazem harmonias sensacionais(não sou fera em harmonia se quiser ver o trabalho dos caras e me corrigir eu até te agradeço, mas é o que vejo com meu limitado conhecimento) mas não são tão reconhecidos, talvez a exposição na mídia - que fez muitos de nós conhecer jhon-, ou o estilo das músicas tornem caras como estes menos propensos a receber a alcunha de "guitar god", e ajuda Mayer que também é bom e merece ser reconhecido .

kekotenko
Veterano
# mai/14
· votar


Calime
Se acha que p Tosin não diz nada pra vc musicalmente blz, o direito é todo seu, mas ninguém pode negar a qualidade, técnica apurada e identidade(não muita, mas tem sim) no som do kra. Eu vejo nele o "herói da guitarra" na atualidade.

Bem, quanto à técnica, ele tem de sobra. Quando ele colocar essa técnica a serviço da música, talvez eu possa mudar minha opinião. Porque, por enquanto, não vejo ele como "herói da guitarra", e sim, mais um "vilão da música".
Stanley Jordan ainda é o cara. Faz música, com a técnica que tem. E música é o que me interessa. Música é o objetivo maior, o resultado final a ser alcançado pelo músico. Técnica é ferramenta. Instrumento musical é ferramenta. Tosin tem os dois, só falta fazer música que me faça querer ouvi-lo de novo. Porque se eu fechar os olhos, vou apertar o botão do Stop, no vídeo, com certeza.

kekotenko
Veterano
# mai/14
· votar


Filippo14

Mayer tem bom gosto musical e faz um som que agrada aos meus ouvidos. Tecnicamente, ainda está longe do virtuosismo. Ainda bem.

kekotenko
Veterano
# mai/14
· votar


Também gosto do trabalho do cara mas convenhamos, muito do sucesso dele vem da imagem, se duvida olha a mulherada nos shows, e do pop para agradar as massas, nada de errado com isso no lugar dele eu faria quase a mesma coisa... Mas chamar de Guitarra God é forçar a barra, já citaram vários então vou me lembrar do incrível Warren Haynes que infelizmente nunca teve tanta exposição e reconhecimento das massas mesmo com timbre impecável ótimos trabalhos cheios de feeling, técnica, boas composições, criatividade...

Lembra do Peter Frampton? A mulherada chegava a jogar calcinhas no palco. Cadê o trabalho dele? Sumiu, desapareceu. Foi só fumaça de pólvora.

No meu entender, Mayer está construindo uma carreira com solidez, calcada em um estilo musical que nunca sai de moda, pois a base é o blues e não o pop.

Jhonaton
Membro Novato
# mai/14
· votar


kekotenko
Quis dizer que este tipo de coisa ajuda irmão, são caras com imagem popular descolada, coisa que americano gosta, ocara é bom e o melhor esta despertando nas pessoas -algumas- vontade de tocar, pode ser ate uma coisa mais de gosto mas acho que tem gente que faz um trabalho mais interessante que o dele e não recebe o devido reconhecimento.

PS: Não lembro quando Peter Frampton fazia tanto sucesso mas conheço algumas músicas. "Breaking all the rules" rock's, agora que me lembrou vou tentar tirar ela.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/14
· votar


kekotenko
fiquei tentando imaginar, como é o case dessa guitarra de dois braços.

kekotenko
Veterano
# mai/14
· votar


Filippo14
Acho que o Mayer é um grande exemplo para os guitarristas atuais de como é importante olhar para o blues, e como eu falei, de não ficar fechado em solos, solos e solos sem sentido e sim em música no geral.

Concordo contigo. Acho que, independente do estilo escolhido, o resultado final deve ser sempre a favor da música. Mas parece que, atualmente, inverteram a coisa. Ao invés da música prevalecer, a maioria a usa como um pretexto para desfiarem solos intermináveis e que, em sua maioria, são puro exibicionismo do músico.

Calime
Veterano
# mai/14
· votar


kekotenko

Meus últimos cents sobre a questão do Tosin

Bem, quanto à técnica, ele tem de sobra.

Fico feliz que concordemos em algo.

Quando ele colocar essa técnica a serviço da música, talvez eu possa mudar minha opinião. Porque, por enquanto, não vejo ele como "herói da guitarra", e sim, mais um "vilão da música".

Mais uma vez, questão subjetiva; ainda bem que essa é a sua opinião, que é diferente da minha, e que ainda é diferente da de outros...enfim, questão subjetiva mesmo, que depende de visão pessoal e gosto, etc.

Stanley Jordan ainda é o cara. Faz música, com a técnica que tem. E música é o que me interessa. Música é o objetivo maior, o resultado final a ser alcançado pelo músico. Técnica é ferramenta. Instrumento musical é ferramenta.

Dois pontos em que novamente concordamos plenamente.

Tosin tem os dois, só falta fazer música que me faça querer ouvi-lo de novo. Porque se eu fechar os olhos, vou apertar o botão do Stop, no vídeo, com certeza.

Mais uma vez discordamos. Em minha opinião ele faz música, e muito bem por sinal. Destaquei algumas palavras em negrito pra mostrar a evidencia que tudo se resume a gosto musical e pessoal seu, e não de fato a algo definitivo.

Enfim, pra esse lado o papo ficou de certa forma infrutífero, então já tá bom.

Calime
Veterano
# mai/14
· votar


Minha opinião sobre o Mayer;

Excelente guitarrista, mas nada que me faça ficar muito surpreso. Vejo mto mais som, tecnica e originalidade no Joe Bonamassa, Tosin, Oz Noy, Daniele Gottardo (quem não conhece, se tiver a fim procure sobre, o kra é excelente), entre outros, que nele. Então está longe de eu considera-lo como "guitar god" ou algo do tipo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a John Mayer o mais novo Guitar God?