Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
DiegoR
Veterano
# out/06
· votar


Galera.... fiz uma frase pra introducao do nada... tava sentando tocando e saiu algo legal.....
F# - E - D - C# - F# - E - D - A - G

sendo q ai coloquei so as notas... sem contar que algumas repetem e tem ligados e talz... mas enfim

a minha duvida é ..... como descubro a ou as escalas que tem essas notas pra mim poder saber outras notas pra continuar a frase e fazer alteracoes sem ter q ir "chutando" notas???

Eu teria que saber todas escolas de cor??? seria isso???

Nao tem alguma dica pra descobrir enquanto eu não decorei todas escalas ainda....???



Espero a ajuda de vcs....

valeu.

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


DiegoR
po, poe a base de novo ae, senao fica dificil, eu nao me lembro mais

mas essa escala ae é de D maior

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


DiegoR

Eu teria que saber todas escolas de cor??? seria isso???

Nao tem alguma dica pra descobrir enquanto eu não decorei todas escalas ainda....???



Pelo número de acidentes (# ou b).

Neste caso tem dois #, então a escala é de D maior.

Procure estudar o "círculo das 4as e das 5as".

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Não sei nada disso :\ ...

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


DiegoR

Eu teria que saber todas escolas de cor??? seria isso???

Nao tem alguma dica pra descobrir enquanto eu não decorei todas escalas ainda....???



Explicando sobre os ciclos que o Panucci escreveu:

Ciclo de Quintas - "mostra" em que CH as notas ou acordes estão através do número de # da linha melódica:

O ciclo é F# C# G# D# A# E# B#

Se a música está em:
C - Não contém acidentes
G - F#
D - F# C#
A - F# C# G#
E - F# C# G# D#
B - F# C# G# D# A#
F#- F# C# G# D# A# E#
C#- F# C# G# D# A# E# B#

Observe que o CH corresponde à nota meio tom acima do ultimo acidente do ciclo:

Galera.... fiz uma frase pra introducao do nada... tava sentando tocando e saiu algo legal.....
F# - E - D - C# - F# - E - D - A - G


Na sua linha há os acidentes F# e C#. Pelo ciclo. C# é o ultimo acidente; lodo sua linha está em D
E se as notas que você colocasse fossem:

F# A C# E G# D C# B

Onde elas poderiam estar? Vamos listar os acidentes que se encontram nela: F# C# e G#.Pela ordem do ciclo de quintas, o G# é o ultimo acidente, e, oque esta meio tom acima dele é o A, logo sua linha melódica está em A.


Ciclo de Quartas - Segue a lógica do ciclo de quintas, mas ao invés de quintas, são intervalos de quarta, porém o CH da linha melódica sé encontra uma quarta abaixo do ultimo acidente, e os acidentes são compostos por bemois.

o Ciclo é: Bb Eb Ab Db Gb Cb Fb

Se a música está em:
C - não contém acidentes
F - Bb
Bb- Bb Eb
Eb- Bb Eb Ab
Ab- Bb Eb Ab Db
Db- Bb Eb Ab Db Gb
Gb- Bb Eb Ab Db Gb Cb
Cb- Bb Eb Ab Db Gb Cb Fb

Vamos ver um exemplo:

A C Bb D F C A

O único acidente aí é o Bb. Agora só procurar a quarta acima dele. Neste caso o F; Logo a linha está em F.

Outro exemplo:

Ab C Bb Db F C A

Vamos listar os acidentes, na ordem: Bb Ab Db. Considerando o último acidente, estamos em Ab. Obs: não há o Eb aí, mas vamos pensar só no CH maior, e considerar que alí há um Eb que complemente o ciclo.
Outra coisa, se você tem alguns acordes e conhece a estrutura de um Campo Harmonico, é possível deduzir todos os acordes deste campo através dos ciclos.

É ± isso o funcionameneto dos ciclos : )

ghb
Veterano
# out/06
· votar


DiegoR
Olha aqui também:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/124871/

Jabijirous
Veterano
# out/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


ghb

lega essa tua explicação!!

Modulação é passar de um tom para o outro!

existem alguns tipos de modulação, aqui vou falar de um muito simples que sempre falo aqui

Modulação por acorde comum


mas o q é isso????

bom esse tipo de modulação é muito comum nas musicas do BACH é isso mesmo, Bach ja detonava, aconselho a analizar umas peças para piano, que voce vai ver como ele trabalha com harmonia a 2 vozes!!!

bom, geralmente a gente modula pros tons vizinhos, pra quem nao sabe, tem varios sites falando disso!!

Entao geralmente a gente modula para o IV ou V, isso nos vizinhos diretos

Vamos pegar o exemplo da tonalidade de Dó maior

C Dm Em F G Am Bm(b5)

agora vou tomar um exemplo modulando para F maior depois vou para Am e volto para o dó

C Dm Bb C7 F C Dm E7 Am Dm G7 C


bonito né??? agora vem a explicação

C I de dó
Dm II de dó e VI de fá aqui eu ja modulei para fá
Bb IV de fá
C7 V de fá
F I de fá III am eu posso modular aqui ou no Dm
C III de lá
Dm IV de lá
E7 V de lá
Am I de lá e VI de dó
Dm II de dó
G V de dó
C I de dó

agora vem a pergunta, na tonalidade de dó, quais sao os acordes comuns do IV e do V?????

simples, qual a diferença da escala de dó pra escala de F??? e quala diferença da escala de dó, pra escala de sol????

LEMBRANDO QUE PARA TONALIDADE MENOR A ESCALA É MENOR HARMONICA, depois a gente usa as outras escalas, e nada de modo, esquece modo por enquanto, é o basico do basico na modulação!!! depois que voce dominar isso ai voce pode usar seus modos!!

pra ver se voces entenderam quero uma sequencia de modulação por acorde comum nos tons vizinhos indiretos e relativo e anti relativo

Salut

Zakk Wylde_
Veterano
# out/06
· votar


Tópico true ficou esse, poderia até ser fixado, o que acham?

ghb
Veterano
# out/06
· votar


Zakk Wylde_
Seia uma boa! Stick!!!!

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


Zakk Wylde_
nao acho nada, to sem sorte

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


nao acho nada, to sem sorte

hehehaehahehahehahe

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


Zakk Wylde_
eu gostei da ideia :)

Extrapolation
po cara naum to conseguindo mandar pro seu email

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
pra qual? do gmail ou do hotmail?
manda pra esse nicevestruz @ gmail.com

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


ae galera essa ideia de colocar um topico fixo eh muito boa eu acho, talvez pudessemos ateh expandir o assunto pra boteco de musicos, acho q o estudo de harmonia esta diretamente ligado a composição, eae poderiamos colocar + assuntos taiz como utilizaçao do ritmo em conjunto com a harmonia... letras de musica... conceitos de musica instrumental... e todo tipo de material q ajudasse o musico ou o compositor a c desenvolver por exemplo um baterista poderia falar sobre determinada levada q caracteriza o estilo jazz X, ou um tecladista poderia discutir com um violonista sobre alguma determinada interpretaçao harmonica, algum vocalista poderia escrever algumas tecnicas de poetica musical... sei la acho q haveria maiores possibilidades q q vcs acham??? tem alguem em especial q precisa aprovar esse tipo de iniciativa??pod ser boteco da composiçao tb heheh

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


vamos por partes cara, nem conseguimos adesao dos guitarristas... quem dera de todo mundo
vamo fazendo o nosso, quem quiser participar q venha

Li Cabral 7
Veterano
# out/06
· votar


Intereçante o Ciclo de quintas e quartas, bom pra ver na menor harmonica não? seria Jonio +5 = Eolio +7 legal isso

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


acho q o estudo de harmonia esta diretamente ligado a composição


nao, esta ligada a estudo de musica geral!!! como voce vai acompanhar uma pessoa ou voce mesmo se voce nao sabe harmonia???? vamos supor que no meio de um monte de acorde dissonante aparece um simples C e voce acha fraco e quer botar tensao, so que nao é qual quer tensao, se voce nao saca de harmonia voce vai tocar a tensao errada!!! harmonia é pra tudo!!!

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


Jabijirous
vc esta certo

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


parou?
qualé?

U1000D
Veterano
# out/06
· votar


por favor garçom mais uma rodada de teoria modal e escalas dissonantes!!
no capricho amigo!

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


achei um post muito massa falando de tons vizinhos quem estiver interessado
click aqui

pr0view
Veterano
# out/06
· votar


vc improvisaria como, em q estilo, na seguitne harmonia:
Eø , Aø

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


pr0view

Eu tocaria C7(9) e F7(9), blues

pr0view
Veterano
# out/06
· votar


LeandroPanucci
;0

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


Jabijirous
agora q tava estudanu isso direito vo faze umas perguntas nas suas perguntas blz?? hehehe
1-agora vem a pergunta, na tonalidade de dó, quais sao os acordes comuns do IV e do V?????
n entendo o q vc quer dizer com acordes comuns... tipo sei q o IV e V de C seria F7M e G7 respectivamente, vc quer dizer quer dizer tipo em que tonalidades a gente poderia encontrar esses acordes eh isso??

2-simples, qual a diferença da escala de dó pra escala de F??? e quala diferença da escala de dó, pra escala de sol????
essa eu sei heheh a escala de F tem sib, na escala de C a nota seria si, ja no caso da escala G, esta tem o fa#, acidente q nao tem na escala de C, certo??

3-LEMBRANDO QUE PARA TONALIDADE MENOR A ESCALA É MENOR HARMONICA
nao entendi pq q eh a escala menor harmonica na parte da progressao menor... seria por causa do E7 ?? a progressao menor seria Dm E7 Am certo??

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


butequeiros de plantao tb podem responder c quiserem hauahuahuha :p

_bogus_
Veterano
# out/06
· votar


entao blz.. me tragam a bera e vamo começa a conversa aqui... espero que eu possa perguntar pq eu sou um zero a esquerda em harmonia heheh mas quero mt aprender...

a minha maior duvida eh como encaixar as escalas e tal nos acordes... eu ja li algumas coisas sobre intervalos e modos... entendi o esquema dos intervalos... os modos demorei um pouco pra entender mas acho que entendi: na verdade os modos são escalas dispostas em harmonias diferentes, eh isso ?? por exemplo... a escala de C maior tocada em cima dum acorde Am seria A Eólio ? ou nao ? hehe...

Uma duvida sobre intervalos: tudo bem, na escala de C por exemplo, C eh a tonica, D a 2a, E a terça, etc... agora, qual é aquele esquema de 2a maior, 3a maior, 4a menor, 5a justa... isso ai nao entendi bem pra que serve... seria pra aplicar os acordes dentro de um tom ?? por exemplo, se o tom for C, e a 3a eh maior, significa que eu posso passar pra E maior ?? Quando posso usar variaçoes como 7a, 9a, etc ?

por enquanto eh soh isso heheheh... to procurando alguns livros aqui, dei uma olhada naquele blogger e to baixando, mas espero que nao seja nada complicado.. fiz copia dum livro de um amigo meu aqui que fala sobre escalas e improvisacoes, mas nao consigo entender 100% o que ele fala porque nao tem uma explicacao muito legal...

flw ae

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


_bogus_
wow na verdade responder sua duvida seriam paginas e paginas eu acho heheh bem vou colocar uns posts q eu achei aki mesmo no forum sobre o q vc perguntou....

marisco disponibilizou esse arquivo em excel e ficou muito bom, tem um esqueminha massa pra intervalos... intervalo na verdade seria a distancia de uma nota em relação a outra, por exemplo uma 2ªm esta meio tom acima da tonica, uma 2ªM esta um tom acima da tonica, uma 3ªm 1tom e meio e assim sucessivamente, esses intervalos q formam as escalas e os modos ( como montar as escalas e modos by t_uriel) , atraves destas escalas e modos vc monta seus respectivos campos harmonicos ( como montar um campo harmonico by panucci ) ( esse post sobre acordes tb vai lhe ser muito util), bem espero ter ajudado, c nao entendeu alguma coisa eh soh falar heheh

_bogus_
Veterano
# out/06 · Editado por: _bogus_
· votar


hehe to lendo aquele livro do almir chediak.. mt bom... aqui tem por exemplo... intervalos de uma escala maior seriam T 2M 3M 4J 5J 6M 7M neh.. agora, porque a 4a e a 5a sao justas ??? a 4a e a 5a sempre serão JUSTAS, DIMINUTAS ou AUMENTADAS ?? a 2a a 3a a 6a e a 7a nunca poderao ser JUSTAS, DIMINUTAS ou AUMENTADAS, soh MAIORES ou MENORES ??

E sobre os modos, está certo o que eu falei ?

Extrapolation
Veterano
# out/06 · Editado por: Extrapolation
· votar


marcelgtvcbx
1-agora vem a pergunta, na tonalidade de dó, quais sao os acordes comuns do IV e do V?????
cara, nao entendi os dois hehe
uma coisa é certa, Tom e Tonalidade sao coisas diferentes...
Dó Maior quer dizer Tom: Dó; Tonalidade: Maior
esse maior pode ser a escala maior natural... um lidio... e os cambau

2-simples, qual a diferença da escala de dó pra escala de F??? e quala diferença da escala de dó, pra escala de sol????
essa eu sei heheh a escala de F tem sib, na escala de C a nota seria si, ja no caso da escala G, esta tem o fa#, acidente q nao tem na escala de C, certo??

isso ae

3-LEMBRANDO QUE PARA TONALIDADE MENOR A ESCALA É MENOR HARMONICA
nao entendi pq q eh a escala menor harmonica na parte da progressao menor... seria por causa do E7 ?? a progressao menor seria Dm E7 Am certo??

é, para a tonalidade ser menor tem q ter o V7 do acorde do Primeiro Grau...
pra se ter a tonalidade maior pode usar menor harmonica ou menor melodica, q as duas possuem V7 e Im
tu sacou o esquema

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia