Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


vou falar numa lingua mais facil

Na epoca medieval a musica era moda, na renascença tb o tonal só veio ao extremo no barroco

no modal na escala eolio o 7º é menor entao voce tem um acorde de dominante menor, PARA DIFERENCIAR a musica barroca da renascença criaram a escala menor harmonica que é a escala menor com o 7º maior pq a 7º maior é mais forte em termos de resolução, ainda mais com o tritono que era a dissonancia maxima!! entao na tonalidade a gente só trabalha com escala maior e escala menor HARMONICA, as vezes a escala melodica quando se trabalha com coro! o lance de usar modos na tonalidade é outra historia nao foi essa a questao que eu quis passar!!!

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


Jabijirous
esse papo de alegre e triste é furado,da pra fazer coisa triste usando acorde maior e alegre usando menor!!
eh por favor poderia dar um exemplo disso q fiquei muito curioso... desde q aprendi a tocar q me falam para associar acorde menor a t5riste e fechado e maior a aberto e alegre... como adoro quebra de conveitos vc poderia exemplificar como faria tal proeza?

no modal na escala eolio o 7º é menor entao voce tem um acorde de dominante menor
onde vc viu esse acorde dominante menor... n consegui identifica-lo, para mim, o dominante seria o VII7 , maior e naum menor... gostaria de saber onde esta o dominante menor...

Na epoca medieval a musica era moda
desculpe minha ignorancia n estudei nada de historia da musica e gostaria de aprender um pouco... quer dizer q soh usavam modos... por exemplo vc ia la ver um cara tocar e talz.. chegava la c o periodo historico for 1 o cara usa soh lidio, outro periodo historico prevalecia o mixolidio.... eh assim q funcionava???

Extrapolation
tenta falar a sibala "u" ou "i" e tocar um acorde menor e fazer ele ficar alegre hehe
bem c vc levar em consideraçao q o riso eh alegre, ao tocar o acorde menor e pronunciar "ui" pode ter alguem olhando, se seu "ui" parecer meio suspeito esse espectador vai começar a rir fazendo o acorde menor ficar alegre hauhauahuahuahuahuahauhauh nossa q q eu to falando devo ter bebido d+ hauhauahuah

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


eh por favor poderia dar um exemplo disso q fiquei muito curioso... desde q aprendi a tocar q me falam para associar acorde menor a t5riste e fechado e maior a aberto e alegre... como adoro quebra de conveitos vc poderia exemplificar como faria tal proeza?

a impressao que dá é que acorde menor é acorde fechado sombrio, triste, mas da pra fazer uma musica alegre usando acordes menores!! tem uma do wagner tiso que eu esqueci o nome

onde vc viu esse acorde dominante menor... n consegui identifica-lo, para mim, o dominante seria o VII7 , maior e naum menor... gostaria de saber onde esta o dominante menor...

dominante 5º no caso de Am seria o Em


por exemplo vc ia la ver um cara tocar e talz.. chegava la c o periodo historico for 1 o cara usa soh lidio, outro periodo historico prevalecia o mixolidio.... eh assim q funcionava???


por ai!!!

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


Jabijirous
a impressao que dá é que acorde menor é acorde fechado sombrio, triste, mas da pra fazer uma musica alegre usando acordes menores!! tem uma do wagner tiso que eu esqueci o nome
assim sim, deve ser tudo substituta de acordes maiores
nao devem ser puros acordes menores

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


deve ser tudo substituta de acordes maiores
nao devem ser puros acordes menores


nao, sao acordes menores!!

waldir azevedo tem um choro em Fm e nao é triste!!

mmarcao
Veterano
# out/06
· votar


ghb
Valeu pela força! Vou aparecer sempre.

Extrapolation
Sem problema, cara! Já to acostumado. Aproveita e me responda uma: quando se diz acorde suspenso, não sei se é a mesma coisa que Xsus9, por exemplo. Em caso afirmativo, seria o 9º grau da escala aumentado em meio tom?

luxcax
Veterano
# out/06 · Editado por: luxcax
· votar


Fala ae galera, sou novo aki no forum... achei legal, e resolvi entrar.
Sei q a pergunta anterior nao foi feita pra mim, mas acho q posso responder.

mmarcao
quando se diz acorde suspenso, não sei se é a mesma coisa que Xsus9, por exemplo. Em caso afirmativo, seria o 9º grau da escala aumentado em meio tom?

cara, o acorde suspenso, é quando vc omite a terça pra colocar a tensao. Por exemplo, Xsus4. Voce omite a terça e adiciona a 4 o q literalmente vai dar uma sensação de suspensao no som do acorde. Com a 9 ocorre do mesmo jeito !!

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


mmarcao
Em caso afirmativo, seria o 9º grau da escala aumentado em meio tom?
nao complica

faço essas as minhas palavras:
ara, o acorde suspenso, é quando vc omite a terça pra colocar a tensao. Por exemplo, Xsus4. Voce omite a terça e adiciona a 4 o q literalmente vai dar uma sensação de suspensao no som do acorde. Com a 9 ocorre do mesmo jeito !!

Na cifragem brasileira tu nao tem o Xsus, aqui no Brasil tens q especificar se é Xsus2 ou Xsus4. Na cifragem americana é q existe o Xsus, e que corresponde ao Xsus4

é só tirar fora a terça do acorde e por uma 4 ou 2 no lugar, senao fica um power chord, q nao é um acorde suspenso, apenas é um bicorde de tonica e quinta

luxcax
Veterano
# nov/06
· votar


pow.. nao vamos deixar esse topico esquecido nao...
façam perguntas ae.. :D
esse topico é mto util !!!

pr0view
Veterano
# nov/06
· votar


façam perguntas ae.. :D
esse topico é mto util !!!


bom no guitarpro as vezes eu coloco um acorde e aparece(confiram nos seus) por ex(o alterado): A7/5-/B(no3)
-
-8
-8
-7
-
-7

ainda nao entendi esse "(no3)" q aparece, qm sabe ae?

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


no 3 é sem a terça

ai voce tem as notas lá eb e sol

se voce colocar o a terça o acorde vira um A7(b5)

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Extrapolation

Na cifragem brasileira tu nao tem o Xsus,

Mas nas cifras evangélicas é comum ver o acorde Gsus.

(essa foi fraca... :P)

pr0view
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
hhhmm vlw, as vezes aparece no5 tbm, vlw ae cara

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


significa sem a 5º

pra quem toca violao nem precisa colocar isso, pq na serie harmonica na fundamental voce ja escuta a 5º

isso geralmente é pra piano!!!

pr0view
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
vlw msm

mmarcao
Veterano
# nov/06 · Editado por: mmarcao
· votar


Extrapolation
Agora entendido!
Valeu!!!
Abração!

mmarcao
Veterano
# nov/06
· votar


luxcax
Repetindo: Valeu, cara!
Abração!

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
porra, eu demorei pra entender hehe
tive q rir de mim mesmo, só pra nao chorar

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


tem um tipo de modulaçao que eu gosto de usar que é por nota em comum!!!
mas sempre pensando em triades!!! exemplo

C eu quero ficar parado com a nota dó, entao eu posso mexer o mi e o sol

se eu descer o mi pra mi bemol, e subir o sol para láb vou ter um acorde de Ab

modulei pro tom menor de dó!! ou voce pode chamar de AEM

outro exemplo

Fm eu quero manter o f e o Lab e subir o dó eu vou ter um Db

ja é uma boa pedida pra modulação a tons distandes :P

luxcax
Veterano
# nov/06
· votar


mmarcao

opa, valeu marcao... tamo ae pra isso !!! :D

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


pr0view


cara foi mal, eu li o acorde errado, essas merdas de tablatura, podia ter partitura tb, é muito mais facil :P

lendo com atenção eu nao entendi foi a cifra A7/5-/B(no3)

ja que o acorde é B7(b13) (isso na tablatura) e nao to vendo nenhum A7b5

acho que teu guitar pro é meio louco :P

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


oi gente
to numa mesa sozinho hehehe nao chega ninguem pra rachar uma breja comigo

Silas Hammett
Veterano
# nov/06
· votar


Extrapolation
Vama raxar uma entao uai

froggy
Veterano
# nov/06
· votar


todos
duvida maior pergutem ao panucci ou a penta_blues,q os caras sao profissionais no assunto

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


Mais modulação!!!

Modulação Direta

De acordo com o livro do chediak modulação direta é feita a partir de qualquer acorde da segunda tonalidade, isto é, indo de uma tonalidade a outra de uma maneira direta!!

Exemplo:

no livro dele é bota o mais tradicional


C7M| Am7| G#m7 C#7| F#7M||
T:Dó maior Fá# maior...........

nesse caso ai ele uso o II grau da tonalide de F# mas poderia ser qual quer outro acorde

o outro tipo de modulaçao que ele fala é a modulação direta ou PIVO eu ja falei sobre ela!!

outro tipo de modula~ção bem comum é a marcha harmonica!!


Modulação Transicional ou Marcha Harmônica

No livro do Ian Guest ele define como: é uma serie de modulações curtas onde a mesma formula de encadeamento se repete até alcançar o tom desejado( geralmente com acordes de funções dominantes)

Exemplo:

esse exemplo é classico

C | C#º | D | D#º|E||



AEM

vamos falar de Acorde de Emprestimo Modal

esse tipo de acorde vem do modo menor se a tonalidade é maior ou do modo maior se a tonalidade é menor

Exemplo:

C| Eb | F | C ||

outro exemplo

D| A | Bb | D

voce pode usar os modos gregos tb!!!

acho que modulação ja falei basicamente o q eu tinha que falar!!

valeu

Salut!!

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Extrapolation

piadinha boba ;)

pr0view
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
tipo eu nao lembrava q acorde q eu tinha colocado q apareceu esse (no3) ou (no5), ai eu coloquei o alterado pra ver, ai aparece varias maneiras de nomear o acorde e em uma delas tinha essa, ai eu coloquei pra da ex soh, tendeu?

_bogus_
Veterano
# nov/06
· votar


ghb
X9 hehehe.. tipo, no teclado eu toco T 2M 3m ... a 2a, nao a 9a.. hehe

_bogus_
Veterano
# nov/06 · Editado por: _bogus_
· votar


LeandroPanucci
Extrapolation
uiahuiah demorei pra entende tb uhashusa

Mas entao... falando sobre campos harmonicos... tipo, voce tem la por exemplo, campo harmonico maior:

T 2m 3m 4 5 6m 7° (eh diminuto mesmo ou meio-diminuto??)

Nesse caso, tenho soh diferenças de maior e menor.. quando eu coloco alterações como 7a, sus2, sus4, add9, add11 e essas frescuras?? posso colocar isso quando quiser, se manter a regra do menor e maior ??

Outro detalhe.. por exemplo, um acorde A/G (pelo menos o Guitar Pro disse q eh isso uhahuas)... como pode o G estar no baixo se ele n faz parte da triade??

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


_bogus_
T 2m 3m 4 5 6m 7° (eh diminuto mesmo ou meio-diminuto??)
cago tudo heheh
nao é assim q se escreve os acordes num campo harmonico, é assim:
I IIm IIIm IV V VIm VIIm(b5)

isso foi o q tu quis escrever, mas o campo harmonico no sistema tonal é feito por sobreposição de terças dentro de uma mesma oitava...
entao é assim, sobreposição de terças tu pega a tonica, pula uma nota da escala, q será a segunda, e voce terá a primeira parte da sobreposição de terças... Tonica e terça. Agora a partir dessa terça, pule uma nota, a quarta, e voce terá a terça de terça q é a quinta da tonica... agora tens tonica, terça e quinta. Como ainda tem mais nota dentro da oitava pra usar, fazemos mais uma vez a sobreposição. Pega a 5ª, pula uma nota, a 6ª, e tu terá a 7ª da tonica escolhida. Chuchu! agora parou, acabou a oitava né? e nao te esquece, sempre notas diatônicas, ou seja, que estao dentro da escala que tu ta tomando por base pra construir o campo harmonico.
Entao, na formaçao do campo harmonico tu tem tétrades né? pode-se usar triades, mas o estudo certinho é com tetrades.

entao ficará, em tonalidade Maior:
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)

agora, as dissonancias como 9, 11, e etc... tu pode usar o mesmo processo de sobreposiçao de terças pra achar quais sao as adequadas.
Tu pode omitir notas tambem, pra fazer um Xsus4 vais ter q omitir a terça do acorde original e por a quarta, né?

e falando em cifragem, o Panucci tem um topico sobre isso bem completo
A/G pode ter sim, é a mesma coisa que A7/G, só q nao precisava colocar o 7, já ta no baixo, mas é isso... quando a "nota a mais" está no baixo nao precisa escrever ela

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia