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Jabijirous Veterano |
# out/06
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vou falar numa lingua mais facil
Na epoca medieval a musica era moda, na renascença tb o tonal só veio ao extremo no barroco
no modal na escala eolio o 7º é menor entao voce tem um acorde de dominante menor, PARA DIFERENCIAR a musica barroca da renascença criaram a escala menor harmonica que é a escala menor com o 7º maior pq a 7º maior é mais forte em termos de resolução, ainda mais com o tritono que era a dissonancia maxima!! entao na tonalidade a gente só trabalha com escala maior e escala menor HARMONICA, as vezes a escala melodica quando se trabalha com coro! o lance de usar modos na tonalidade é outra historia nao foi essa a questao que eu quis passar!!!
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marcelgtvcbx Veterano |
# out/06
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Jabijirous
esse papo de alegre e triste é furado,da pra fazer coisa triste usando acorde maior e alegre usando menor!!
eh por favor poderia dar um exemplo disso q fiquei muito curioso... desde q aprendi a tocar q me falam para associar acorde menor a t5riste e fechado e maior a aberto e alegre... como adoro quebra de conveitos vc poderia exemplificar como faria tal proeza?
no modal na escala eolio o 7º é menor entao voce tem um acorde de dominante menor
onde vc viu esse acorde dominante menor... n consegui identifica-lo, para mim, o dominante seria o VII7 , maior e naum menor... gostaria de saber onde esta o dominante menor...
Na epoca medieval a musica era moda
desculpe minha ignorancia n estudei nada de historia da musica e gostaria de aprender um pouco... quer dizer q soh usavam modos... por exemplo vc ia la ver um cara tocar e talz.. chegava la c o periodo historico for 1 o cara usa soh lidio, outro periodo historico prevalecia o mixolidio.... eh assim q funcionava???
Extrapolation
tenta falar a sibala "u" ou "i" e tocar um acorde menor e fazer ele ficar alegre hehe
bem c vc levar em consideraçao q o riso eh alegre, ao tocar o acorde menor e pronunciar "ui" pode ter alguem olhando, se seu "ui" parecer meio suspeito esse espectador vai começar a rir fazendo o acorde menor ficar alegre hauhauahuahuahuahuahauhauh nossa q q eu to falando devo ter bebido d+ hauhauahuah
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Jabijirous Veterano |
# out/06
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eh por favor poderia dar um exemplo disso q fiquei muito curioso... desde q aprendi a tocar q me falam para associar acorde menor a t5riste e fechado e maior a aberto e alegre... como adoro quebra de conveitos vc poderia exemplificar como faria tal proeza?
a impressao que dá é que acorde menor é acorde fechado sombrio, triste, mas da pra fazer uma musica alegre usando acordes menores!! tem uma do wagner tiso que eu esqueci o nome
onde vc viu esse acorde dominante menor... n consegui identifica-lo, para mim, o dominante seria o VII7 , maior e naum menor... gostaria de saber onde esta o dominante menor...
dominante 5º no caso de Am seria o Em
por exemplo vc ia la ver um cara tocar e talz.. chegava la c o periodo historico for 1 o cara usa soh lidio, outro periodo historico prevalecia o mixolidio.... eh assim q funcionava???
por ai!!!
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Extrapolation Veterano |
# out/06
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Jabijirous
a impressao que dá é que acorde menor é acorde fechado sombrio, triste, mas da pra fazer uma musica alegre usando acordes menores!! tem uma do wagner tiso que eu esqueci o nome
assim sim, deve ser tudo substituta de acordes maiores
nao devem ser puros acordes menores
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Jabijirous Veterano |
# out/06
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deve ser tudo substituta de acordes maiores
nao devem ser puros acordes menores
nao, sao acordes menores!!
waldir azevedo tem um choro em Fm e nao é triste!!
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mmarcao Veterano |
# out/06
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ghb
Valeu pela força! Vou aparecer sempre.
Extrapolation
Sem problema, cara! Já to acostumado. Aproveita e me responda uma: quando se diz acorde suspenso, não sei se é a mesma coisa que Xsus9, por exemplo. Em caso afirmativo, seria o 9º grau da escala aumentado em meio tom?
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luxcax Veterano |
# out/06 · Editado por: luxcax
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Fala ae galera, sou novo aki no forum... achei legal, e resolvi entrar.
Sei q a pergunta anterior nao foi feita pra mim, mas acho q posso responder.
mmarcao
quando se diz acorde suspenso, não sei se é a mesma coisa que Xsus9, por exemplo. Em caso afirmativo, seria o 9º grau da escala aumentado em meio tom?
cara, o acorde suspenso, é quando vc omite a terça pra colocar a tensao. Por exemplo, Xsus4. Voce omite a terça e adiciona a 4 o q literalmente vai dar uma sensação de suspensao no som do acorde. Com a 9 ocorre do mesmo jeito !!
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Extrapolation Veterano |
# out/06
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mmarcao
Em caso afirmativo, seria o 9º grau da escala aumentado em meio tom?
nao complica
faço essas as minhas palavras:
ara, o acorde suspenso, é quando vc omite a terça pra colocar a tensao. Por exemplo, Xsus4. Voce omite a terça e adiciona a 4 o q literalmente vai dar uma sensação de suspensao no som do acorde. Com a 9 ocorre do mesmo jeito !!
Na cifragem brasileira tu nao tem o Xsus, aqui no Brasil tens q especificar se é Xsus2 ou Xsus4. Na cifragem americana é q existe o Xsus, e que corresponde ao Xsus4
é só tirar fora a terça do acorde e por uma 4 ou 2 no lugar, senao fica um power chord, q nao é um acorde suspenso, apenas é um bicorde de tonica e quinta
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luxcax Veterano |
# nov/06
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pow.. nao vamos deixar esse topico esquecido nao...
façam perguntas ae.. :D
esse topico é mto util !!!
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pr0view Veterano |
# nov/06
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façam perguntas ae.. :D
esse topico é mto util !!!
bom no guitarpro as vezes eu coloco um acorde e aparece(confiram nos seus) por ex(o alterado): A7/5-/B(no3)
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-8
-8
-7
-
-7
ainda nao entendi esse "(no3)" q aparece, qm sabe ae?
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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no 3 é sem a terça
ai voce tem as notas lá eb e sol
se voce colocar o a terça o acorde vira um A7(b5)
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LeandroP Moderador |
# nov/06 · Editado por: LeandroP
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Extrapolation
Na cifragem brasileira tu nao tem o Xsus,
Mas nas cifras evangélicas é comum ver o acorde Gsus.
(essa foi fraca... :P)
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pr0view Veterano |
# nov/06
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Jabijirous
hhhmm vlw, as vezes aparece no5 tbm, vlw ae cara
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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significa sem a 5º
pra quem toca violao nem precisa colocar isso, pq na serie harmonica na fundamental voce ja escuta a 5º
isso geralmente é pra piano!!!
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pr0view Veterano |
# nov/06
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Jabijirous
vlw msm
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mmarcao Veterano |
# nov/06 · Editado por: mmarcao
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Extrapolation
Agora entendido!
Valeu!!!
Abração!
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mmarcao Veterano |
# nov/06
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luxcax
Repetindo: Valeu, cara!
Abração!
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Extrapolation Veterano |
# nov/06
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LeandroPanucci
porra, eu demorei pra entender hehe
tive q rir de mim mesmo, só pra nao chorar
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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tem um tipo de modulaçao que eu gosto de usar que é por nota em comum!!!
mas sempre pensando em triades!!! exemplo
C eu quero ficar parado com a nota dó, entao eu posso mexer o mi e o sol
se eu descer o mi pra mi bemol, e subir o sol para láb vou ter um acorde de Ab
modulei pro tom menor de dó!! ou voce pode chamar de AEM
outro exemplo
Fm eu quero manter o f e o Lab e subir o dó eu vou ter um Db
ja é uma boa pedida pra modulação a tons distandes :P
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luxcax Veterano |
# nov/06
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mmarcao
opa, valeu marcao... tamo ae pra isso !!! :D
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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pr0view
cara foi mal, eu li o acorde errado, essas merdas de tablatura, podia ter partitura tb, é muito mais facil :P
lendo com atenção eu nao entendi foi a cifra A7/5-/B(no3)
ja que o acorde é B7(b13) (isso na tablatura) e nao to vendo nenhum A7b5
acho que teu guitar pro é meio louco :P
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Extrapolation Veterano |
# nov/06
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oi gente
to numa mesa sozinho hehehe nao chega ninguem pra rachar uma breja comigo
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Silas Hammett Veterano |
# nov/06
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Extrapolation
Vama raxar uma entao uai
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froggy Veterano |
# nov/06
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todos
duvida maior pergutem ao panucci ou a penta_blues,q os caras sao profissionais no assunto
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Jabijirous Veterano |
# nov/06
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Mais modulação!!!
Modulação Direta
De acordo com o livro do chediak modulação direta é feita a partir de qualquer acorde da segunda tonalidade, isto é, indo de uma tonalidade a outra de uma maneira direta!!
Exemplo:
no livro dele é bota o mais tradicional
C7M| Am7| G#m7 C#7| F#7M||
T:Dó maior Fá# maior...........
nesse caso ai ele uso o II grau da tonalide de F# mas poderia ser qual quer outro acorde
o outro tipo de modulaçao que ele fala é a modulação direta ou PIVO eu ja falei sobre ela!!
outro tipo de modula~ção bem comum é a marcha harmonica!!
Modulação Transicional ou Marcha Harmônica
No livro do Ian Guest ele define como: é uma serie de modulações curtas onde a mesma formula de encadeamento se repete até alcançar o tom desejado( geralmente com acordes de funções dominantes)
Exemplo:
esse exemplo é classico
C | C#º | D | D#º|E||
AEM
vamos falar de Acorde de Emprestimo Modal
esse tipo de acorde vem do modo menor se a tonalidade é maior ou do modo maior se a tonalidade é menor
Exemplo:
C| Eb | F | C ||
outro exemplo
D| A | Bb | D
voce pode usar os modos gregos tb!!!
acho que modulação ja falei basicamente o q eu tinha que falar!!
valeu
Salut!!
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LeandroP Moderador |
# nov/06 · Editado por: LeandroP
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Extrapolation
piadinha boba ;)
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pr0view Veterano |
# nov/06
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Jabijirous
tipo eu nao lembrava q acorde q eu tinha colocado q apareceu esse (no3) ou (no5), ai eu coloquei o alterado pra ver, ai aparece varias maneiras de nomear o acorde e em uma delas tinha essa, ai eu coloquei pra da ex soh, tendeu?
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_bogus_ Veterano |
# nov/06
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ghb
X9 hehehe.. tipo, no teclado eu toco T 2M 3m ... a 2a, nao a 9a.. hehe
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_bogus_ Veterano |
# nov/06 · Editado por: _bogus_
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LeandroPanucci
Extrapolation
uiahuiah demorei pra entende tb uhashusa
Mas entao... falando sobre campos harmonicos... tipo, voce tem la por exemplo, campo harmonico maior:
T 2m 3m 4 5 6m 7° (eh diminuto mesmo ou meio-diminuto??)
Nesse caso, tenho soh diferenças de maior e menor.. quando eu coloco alterações como 7a, sus2, sus4, add9, add11 e essas frescuras?? posso colocar isso quando quiser, se manter a regra do menor e maior ??
Outro detalhe.. por exemplo, um acorde A/G (pelo menos o Guitar Pro disse q eh isso uhahuas)... como pode o G estar no baixo se ele n faz parte da triade??
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Extrapolation Veterano |
# nov/06
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_bogus_
T 2m 3m 4 5 6m 7° (eh diminuto mesmo ou meio-diminuto??)
cago tudo heheh
nao é assim q se escreve os acordes num campo harmonico, é assim:
I IIm IIIm IV V VIm VIIm(b5)
isso foi o q tu quis escrever, mas o campo harmonico no sistema tonal é feito por sobreposição de terças dentro de uma mesma oitava...
entao é assim, sobreposição de terças tu pega a tonica, pula uma nota da escala, q será a segunda, e voce terá a primeira parte da sobreposição de terças... Tonica e terça. Agora a partir dessa terça, pule uma nota, a quarta, e voce terá a terça de terça q é a quinta da tonica... agora tens tonica, terça e quinta. Como ainda tem mais nota dentro da oitava pra usar, fazemos mais uma vez a sobreposição. Pega a 5ª, pula uma nota, a 6ª, e tu terá a 7ª da tonica escolhida. Chuchu! agora parou, acabou a oitava né? e nao te esquece, sempre notas diatônicas, ou seja, que estao dentro da escala que tu ta tomando por base pra construir o campo harmonico.
Entao, na formaçao do campo harmonico tu tem tétrades né? pode-se usar triades, mas o estudo certinho é com tetrades.
entao ficará, em tonalidade Maior:
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)
agora, as dissonancias como 9, 11, e etc... tu pode usar o mesmo processo de sobreposiçao de terças pra achar quais sao as adequadas.
Tu pode omitir notas tambem, pra fazer um Xsus4 vais ter q omitir a terça do acorde original e por a quarta, né?
e falando em cifragem, o Panucci tem um topico sobre isso bem completo
A/G pode ter sim, é a mesma coisa que A7/G, só q nao precisava colocar o 7, já ta no baixo, mas é isso... quando a "nota a mais" está no baixo nao precisa escrever ela
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