| Autor | Mensagem | 
| rhoadsvsvai Veterano
 | # mar/11 · votar
 
 LeandroP
 pods crer  é sol maior ! a pentatonica menor de mi ta encaixando bem (relativa de sol maior)
 
 
 vlws cara
 
 
 | 
| Rednef2 Veterano
 | # mar/11 · votar
 
 Galera fazer um solo diminuto em cima do modo Eolio é correto???
 
 por exemplo se pegarmos no tom de C seria o Am7
 o segundo grau da escala eolia seria o "B" o quarto grau seria o "D" e o sexto grau o "F" e isso gera uma sonoridade diminuta. Indo com essa logica se eu usar a escala B diminuta em cima do Am7 estaria certo??
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # mar/11 · votar
 
 Rednef2
 
 Você pode utilizar a escala de B diminuto sobre o Am7. Que tal tocar o acorde Am7 e tocar a escala sobre o acorde. Seu ouvido logo perceberá se fica bom ou não.
 
 O lance é que a sonoridade é muito tensa, e talvez não dê pra segurar muito tempo nesta escala, sendo interessante a utilização "de passagem".
 
 Um lick que pede resolução no Am:
 
 
 ........ deixe soar
 e-------------------------------
 B-------------------1-----------
 G-----------------2-------------
 D---------3\2----2--------------
 A----2--5------0----------------
 E--4----------------------------
 Abdim ou Bdim / Am
 
 
 
 
 | 
| Rednef2 Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 LeandroP
 Valeu ae pela explicação cara.
 
 Curti o lick tmb.
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # abr/11 · votar
 
 Rednef2
 
 Só que esta frase diminuta soa melhor sobre um acorde E7.
 
 Então quando tocar sobre a tonalidade menor, o acorde diminuto por ter dois trítonos soa muito mais tenso que o prórpio dominante do acorde menor (o V7). Como o E7 é o V7 de Am, a escala de B diminuto, bem como de F diminuto, D diminuto e Ab diminuto soam bem sobre este acorde. A função desses acordes neste caso é a mesma, além das notas em comum. Pra ficar ainda mais legal o E7 pode ter ainda o intervalo b9, que é a nota F do acorde B diminuto, sendo um E7(b9).
 
 
 Galera fazer um solo diminuto em cima do modo Eolio é correto???
 
 Veja que "um solo diminuto" está mais pra um "solo curtinho" do que pra uma tonalidade.
 
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/179349/
 
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/51352/
 
 
 | 
| Rednef2 Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 LeandroP
 Vlw pelas dicas ae mano e pelos topicos.
 
 Fica na Paz de Cristo!
 
 
 | 
| will789 Veterano
 | # mai/11 · votar
 
 upzinho no buteco! =P
 
 
 | 
| Rednef2 Veterano
 | # jun/11 · Editado por: Rednef2 · votar
 
 Ae galera tava vendo umas coisas aqui e descobri uma parada interessante:
 
 Se temos Cmaj7(6) e pensamos no C como uma terça menor de um acorde, isso gera um Am7(9).
 
 Ou seja se montarmos um acorde de setima maior com sexta a partir de uma terça menor de um acorde, vai gerar um acorde Maj7(9)
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # jun/11 · votar
 
 Rednef2
 Se temos Cmaj7(6) e pensamos no C como uma terça menor de um acorde, isso gera um Amaj7(9).
 
 Não entendi. E de onde vem a nota C# do Acorde Amaj?
 
 Se montarmos um acorde de setima maior com sexta a partir de uma terça menor de um acorde, vai gerar um acorde Maj7(9)
 
 Isso é bem óbvio °.°
 
 
 | 
| Rednef2 Veterano
 | # jun/11 · Editado por: Rednef2 · votar
 
 LeandroP
 Vixe, eu escrevi errado é Am7(9)  heeh, foi mal
 
 eu vi isso num topico daqui mesmo do cifraclub hehehehee
 
 
 |