Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
· votar


LeandroP
pods crer é sol maior ! a pentatonica menor de mi ta encaixando bem (relativa de sol maior)


vlws cara

Rednef2
Veterano
# mar/11
· votar


Galera fazer um solo diminuto em cima do modo Eolio é correto???

por exemplo se pegarmos no tom de C seria o Am7
o segundo grau da escala eolia seria o "B" o quarto grau seria o "D" e o sexto grau o "F" e isso gera uma sonoridade diminuta. Indo com essa logica se eu usar a escala B diminuta em cima do Am7 estaria certo??

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


Rednef2

Você pode utilizar a escala de B diminuto sobre o Am7. Que tal tocar o acorde Am7 e tocar a escala sobre o acorde. Seu ouvido logo perceberá se fica bom ou não.

O lance é que a sonoridade é muito tensa, e talvez não dê pra segurar muito tempo nesta escala, sendo interessante a utilização "de passagem".

Um lick que pede resolução no Am:


........ deixe soar
e-------------------------------
B-------------------1-----------
G-----------------2-------------
D---------3\2----2--------------
A----2--5------0----------------
E--4----------------------------
Abdim ou Bdim / Am



Rednef2
Veterano
# abr/11
· votar


LeandroP
Valeu ae pela explicação cara.

Curti o lick tmb.

LeandroP
Moderador
# abr/11
· votar


Rednef2

Só que esta frase diminuta soa melhor sobre um acorde E7.

Então quando tocar sobre a tonalidade menor, o acorde diminuto por ter dois trítonos soa muito mais tenso que o prórpio dominante do acorde menor (o V7). Como o E7 é o V7 de Am, a escala de B diminuto, bem como de F diminuto, D diminuto e Ab diminuto soam bem sobre este acorde. A função desses acordes neste caso é a mesma, além das notas em comum. Pra ficar ainda mais legal o E7 pode ter ainda o intervalo b9, que é a nota F do acorde B diminuto, sendo um E7(b9).


Galera fazer um solo diminuto em cima do modo Eolio é correto???

Veja que "um solo diminuto" está mais pra um "solo curtinho" do que pra uma tonalidade.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/179349/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/51352/

Rednef2
Veterano
# abr/11
· votar


LeandroP
Vlw pelas dicas ae mano e pelos topicos.

Fica na Paz de Cristo!

will789
Veterano
# mai/11
· votar


upzinho no buteco! =P

Rednef2
Veterano
# jun/11 · Editado por: Rednef2
· votar


Ae galera tava vendo umas coisas aqui e descobri uma parada interessante:

Se temos Cmaj7(6) e pensamos no C como uma terça menor de um acorde, isso gera um Am7(9).

Ou seja se montarmos um acorde de setima maior com sexta a partir de uma terça menor de um acorde, vai gerar um acorde Maj7(9)

LeandroP
Moderador
# jun/11
· votar


Rednef2
Se temos Cmaj7(6) e pensamos no C como uma terça menor de um acorde, isso gera um Amaj7(9).

Não entendi. E de onde vem a nota C# do Acorde Amaj?

Se montarmos um acorde de setima maior com sexta a partir de uma terça menor de um acorde, vai gerar um acorde Maj7(9)

Isso é bem óbvio °.°

Rednef2
Veterano
# jun/11 · Editado por: Rednef2
· votar


LeandroP
Vixe, eu escrevi errado é Am7(9) heeh, foi mal

eu vi isso num topico daqui mesmo do cifraclub hehehehee

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia