| Autor | Mensagem | 
| Jabijirous Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 Outro detalhe.. por exemplo, um acorde A/G (pelo menos o Guitar Pro disse q eh isso uhahuas)... como pode o G estar no baixo se ele n faz parte da triade??
 
 tem que ver o acorde seguinte!! provavelmente vai pro D ou F#m ou D/F# que é pra onde eu iria :P
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 po, ninguem pra tomar uma caipirinha no horario de almoço?
 
 
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| marcelgtvcbx Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 despois de uma longa jornada estou de volta para me embebedar de conhecimento ao lado dos meus companheiros butequeiros hauhauhauhau
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # nov/06 · votar
 
 _bogus_
 
 T 2m 3m 4 5 6m 7° (eh diminuto mesmo ou meio-diminuto??)
 
 Tem quinta diminuta?
 
 A tríade diminuta tem os intervalos t, b3 e b5
 
 A tétrade diminuta tem os intervalos t, b3, b5 e b7 (7a diminuta = sexta maior).
 
 A tétrade meio-diminuta é semelhante a tétrade diminuta, só que possui 7a menor no lugar de 7a diminuta.
 
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 O A/G é uma inversão do A7.
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 LeandroPanucci
 como tu escreve setima menor?
 eu escreve bb7 pra setima diminuta e b7 pra setima menor
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # nov/06 · votar
 
 Extrapolation
 
 Eu uso:
 
 b7 - 7a diminuta
 7 - 7a menor
 7M - 7a maior
 
 
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| marcelgtvcbx Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 alguma coisa aki ja foi falada sobre progressoes tonais e talz, gostaria q alguem pudesse dar alguma explicação de como fariamos essas progressoes usando modos... sera q alguem ae tem alguma dica?
 
 
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| Embaixador da Etiopia Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 queridos colegas, preciso de ajuda para improvisar sob essa harmonia: Bb Cm Gm D#m G# F, aparentemente no tom de Bb exceto pelo G#, sugestões ai galera
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 Embaixador da Etiopia
 
 eu pensaria no seguinte, se voce ta dizendo que o tom é si bemol entao vamos lá
 
 Bb I
 Cm II
 Gm VI
 
 aqui eu usaria a enarmonia pra ficar mais facil
 
 Ebm(D#m) é um  AEM vem do tom de si bemol menor seria o IV
 Ab (G#m) é o VII de si bemol menor escala eolio
 F V
 
 essa seria minha solução!! vamos ver o q o resto do pessoal vai falar!!! :P
 
 
 
 
 marcelgtvcbx
 
 
 nao entendi bem sua pergunta, voce quer saber mais ou menos isso aqui
 
 temos uma progressao:
 
 C7M Dm7 G7 Am7 Dm E7 Am7M Abm7 Db7 C7M
 
 ai voce quer saber quais sao as escalas dos modos que voce vai utilizar?
 
 
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| Embaixador da Etiopia Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 Jabijirous
 valeu ai jovem mas tipo assim, tem algum arpejo que ficaria massa de eu usar nessa harmonia que não seja saindo da tonica sei lá algum modo em especifico que se eu usar irá da uma sonoridade interessante?
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 pra mim é pessoal, se voce gostar do som éo q importa!!! grava a base e joga varios arpejos até voce se idendificar com uma sonoridade!! isso é improvisação!! isso é minha opiniao!! :P
 
 
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| marcelgtvcbx Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 Jabijirous
 na verdade queria que alguem fizesse algum exemplo utilizando progressao porem modais naum tonais por exemplo , IIm7 - V7 - I, essse seria um dxemplo de progressao tonal certo?? queria saber se na musica modal temos esses tipo de progressao, ou se tem alguma dica para "fazermos a harmonia andar" nos modos entende o q estou querendo dizer??
 
 
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| pr0view Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 marcelgtvcbx
 esta kerendo dizer tensionar e resolver?
 
 
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| DiegoR Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 Galera, tenho um dúvida aqui....
 
 estou tentando me aprofundar agora em escalas e modos...
 ja vi pentatonicas, escalas naturais, modos gregos, etc...
 
 minha duvida é .... para cada "tipo' de escala eu tenho que ter certas regras na hora de montar meu campo harmonico?
 
 Por exemplo, ouvi uns comentarios de ... certa escala fica linda em Am9 ... isso significa que só essa escala?... e que se for um campo harmonico de Am somente não ira funcionar?
 
 
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| zaqueu_grunge Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 deveriam stickar esse tópico =)
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 marcelgtvcbx
 IIm7 - V7 - I,
 se faz a mesma coisa cara
 e nao é IIm7 V7 e I
 o movimento é II  V  I... se cada acorde vai ser menor, maior ou dominante é de acordo com a escala q tu ta usando
 exemplo em E frigio:
 
 F7M - Bm7(b5) - Em7
 
 o tom é E, mas o centro tonal nao é E, centro tonal só tem em harmonia tonal... tu pode sim tratar essa progressao q te dei como tonal... mas ai o centro tonal vai ser C maior, verifica ae, se tu pensar em C maior a progressao escrita seria: IV  VII  III   sub -  dominante  -  tonica
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 marcelgtvcbx
 
 
 deixa eu ver se entendi voce quer saber quais sao as escalas dos modos que voce pode jogar  em um two five??
 
 no teu exemplo IIm7 V7 I
 
 se for tem tom de dó por exemplo
 
 esse II voce pode jogar todos os modos que tem esse acorde, exemplo, dórico, frigio, eolio, até locrio voce pode jogar se voce gostar da sonoridade hehehehe
 
 a minha dica é toque todas essas escalas, e todas as outras do modo menor e ve qual te agrada, improvisação é sua arte, entao voce faz o q voce quiser, se soar bem pra voce é isso que importa
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 zaqueu_grunge
 é...
 mas como ninguem gosta de bebado, a nao ser eles mesmos...
 
 
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| DiegoR Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 Galera, tenho um dúvida aqui....
 
 estou tentando me aprofundar agora em escalas e modos...
 ja vi pentatonicas, escalas naturais, modos gregos, etc...
 
 minha duvida é .... para cada "tipo' de escala eu tenho que ter certas regras na hora de montar meu campo harmonico?
 
 Por exemplo, ouvi uns comentarios de ... certa escala fica linda em Am9 ... isso significa que só essa escala?... e que se for um campo harmonico de Am somente não ira funcionar?
 
 
 e ai galera ... alguem pode me dar uma força? por favor
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 DiegoR
 
 
 diego o campo harmonico é simples, voce pega  as notas das escalas exemplo
 C D E F G A B
 
 sendo que a triade sao terças em cimas de terças exemplo
 
 C D  etc etc
 E  F
 G A
 
 entendeu??
 
 Por exemplo, ouvi uns comentarios de ... certa escala fica linda em Am9 ... isso significa que só essa escala?... e que se for um campo harmonico de Am somente não ira funcionar?
 
 
 a nona é uma tensao adicionada a Am se foi uma nona voce pode usar qual quer escala que tenha a nota si, a questao da estética fica por voce
 
 
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| pr0view Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 minha duvida é .... para cada "tipo' de escala eu tenho que ter certas regras na hora de montar meu campo harmonico?
 sim pq os intervalos mudam de escala para escala.
 
 
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| marcelgtvcbx Veterano
 | # nov/06 · Editado por: marcelgtvcbx · votar
 
 pr0view
 esta kerendo dizer tensionar e resolver?
 isto tb.. andei lendo um pouco a respeito da aproximação das notas atraves do tritono e talz... mas ainda n consegui aplicar isso de forma eficiente na hora da pratica, na verdade eu queria que alguem desse um exemplo de progressao legal modal, c eh q existe isso pq nunca vi.. por exemplo qual tipo de progressao q eu utilizaria o modo locrio?? sei q usariamos acordes diminutos ou como diria o panucci, um acorde x7(9), mas na hora de criar as progressoes ainda fico meio perdido....
 
 Extrapolation
 deixa eu ver c eu entendi.. intaum essa prog eh chamada de movimento.. e vc q define quais serao as classificaçoes de acordo com o modo q vc esta utilizando?? falando a gorsso modo, no caso q vc citou vou usar a escala de C em cima desses acordes e vai soar frigio intao??
 
 Jabijirous
 vlw a força cara, na verdade minha duvida era esse lance ae q o extrapolation postou mas vlw da mesma forma q as informaçoes q vc postou foram interessantes para o meu aprendizado
 improvisação é sua arte, entao voce faz o q voce quiser, se soar bem pra voce é isso que importa
 sabias palavras
 
 ps: desculpa a demora pra postar, o dinheiro ta curto pra tomar cerva hauhauhauahuahuhuah, mas como a vaca magra engordo garçon desce outra hauhauhau
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 marcelgtvcbx
 só escrevi movimento pra nao ter q escrever progressao de novo hehe
 mas a progressao é II V I...
 
 é... por ae, pra soar frigio tem q ter mais percepçao do q teoria. O q aconteceu ali foi usar E frigio como Tom e Tonalidade
 Tom: E
 Tonalidade ("cor"): frigio
 
 na verdade aquela progressao nao foi tipicamente frigio, foi um Escala Maior mesmo, só q substituido...
 IV - VII - III
 a III no caso substitui a tonica, a VII a quinta...
 dependendo de como tu usar a melodia em cima dessa progressoa pra transformar o som dela (tonalidade) em C jonio, E frigio e o diaba-a-quatro
 
 nao vou entrar em harmonia modal pq meus conhecimentos sao insipientes (palavra bonita) e tb pq to sem tempo, tenho q ir correndo pro trabalho agora hehe
 falou
 
 
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| marcelgtvcbx Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 Extrapolation
 vlw meu camarada, acho q entendi + - ... , eu n entendo praticamente nada de harmonia modal, mas ja achei bem interessante esse lance de vc pegar uma progressao e solar nela pensando q fosse outra, ainda me confundo um pouco com esse negocio de tom e tonalidade, sei q vc ja citou isso aki no forum e talz.. ateh ja li sobre isso mas minha dificuldade eh como utilizar diversar tonalidades dentro do mesmo tom, como vc raciocinou no exemplo em frigio.. q eu achei genial, vlew pela força
 
 
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| marcelgtvcbx Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 enquanto tava aki tomando minha cerva achei um jornal antigo com algumas informações sobre harmonia modal, quem tiver afim de ler um pouco click aki, sei q tem algumas coisas um pouco confusas mas pra quem n entende nada de modo tem algumas dicas interessantes... a parte q mais me interessava n entendi nada hauhauhauhauhauah deve ser o efeito da cerveja....
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 marcelgtvcbx
 um exemplo de como usar mais de uma tonalidade em cima do mesmo tom é o blues!
 tu tem uma base (acorde) Dominante, e tu usa uma escala menor em cima.
 passasse da tonalidade dominante (mixolidio, digamos) para uma menor (dorico, digamos)
 
 ih cara, nao perde teu tempo lendo esse topico ae
 ta ruim mesmo, tens q ler o original deste, q tu vai perceber o q estou falando pelas respostas do Marisco
 tem coisa melhor na internet
 
 
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| marcelgtvcbx Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 Extrapolation
 ae genial.. n tinha pensado nisso, vou usar o blues pra treinar essas escalas dominantes.... agora geralmente eu uso penta menor, vo testar dorico tb, massa, c vc tiver algum link ae falando sobre esse assunto postae pra gente mano, por favor hehehe :)
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 marcelgtvcbx
 cara, é dificil achar um link bom sobre harmonia modal, até pq hj em dia harmonia modal puta e simplesmente está ultrapassada, nem os livros mais abordam na sua forma pura, sempre vem como um recurso de politonalismo ou entao vem muito pouca coisa.
 A moda agora é politonalismo, ou polimodalismo (compressao modal)... é um conceito de harmonia modal tocada em cima de um contexto tonal, é bem misturado as coisas mesmo
 
 olha, em cima do blues basico, aquele acorde X7 eu uso penta menor, dorico, frigio, alterada, mixolidio, lidio 7b... tudo bem misturado hehe
 
 
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| marcelgtvcbx Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 Extrapolation
 wow muito doido isso... eu n conheço esse negocio de politonaismo, d q c trata??? parece ser interessante... no caso do blues eu n conheço essa escala alterada mas estas outras ae eu conheço vo t4estar la e ver como fica heheheh, n achei q as coisas na musica ficassem ultrapassadas hauhauhauahu q bom q conceitos novos saum implementados, tem como vc falar um pouco + desse assuntoae, o politonalismo e o polimodalismo??
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # nov/06 · votar
 
 Vou falar um pouco de Cadências
 
 
 Cadências
 
 As cadências podem ser:
 
 Perfeita
 Imperfeita
 Interrompida
 Plagal
 À Dominante
 Meia Cadência .
 
 
 
 Perfeita
 
 Quando o encadeamento se faz do V ao I grau, ambos no estado fundamental
 
 Imperfeita
 
 Caracterizada pelo mesmo encadeamento da cadência perfeita, so que agora os acordes estao invertidos
 
 Interrompida
 
 Feita com o encadeamento V - IV, ambos no estado fundamental.
 
 Plagal
 
 Caracterizada pelo encadeamento IV-I
 
 À dominante
 
 Quando o repouso se faz sobre o V no estado fundamental
 
 Meia Cadência
 
 Essa apresenta 2 tipos
 
 1- Com repouso no V grau invertido
 2- Com repouso no IV grau precedido do I ou III.
 
 
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