Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
marcelgtvcbx
Veterano
# out/06


Bem to fazendo esse topico para quem estiver interessado em falar sobre harmonia, exemplificar cliches harmonicos, esclarecer duvidas e compartilhar conhecimentos sobre esse assunto... bem vou dar inicio ao topico com uma duvida sobre os acordes diminutos (X°), bem estava lendo aki no livro do chediak, esses acordes na verdade podem ser 4 acordes diferentes com as mesmas notas, no caso um B° (si, re, fa, la bemol) tem as mesmas notas que o D° , F° ou Ab°, harmonicamente isso eh uma gama de possibilidades c eu usar o acorde de D°/B poderia resolver em Eb, ou C, ou Gb, ou A, agora vai a duvida c eu quisesse resolver este acorde em um acorde menor, teria como??

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


bem tenho q sair agora daki a pouco eu volto pra ver c alguem postou alguma coisa :)

froggy
Veterano
# out/06 · Editado por: froggy
· votar


harmonia eh massa de estudar,principalmente campo harmonico
marcelgtvcbx
veio,axo q so vc fazendo campo harmonico e vendo a armadura e ver aas notas na viola,eu so nao falo pq to meio sem pratica em campo harmonico,mas axo q pode ser alteraçao no 7 ou 5 grau,ai so vc vendo q to sem pratica;)
flws

ghb
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
De certo modo, todo acorde diminuto serve como dominante. Ele possui o trítono que é onde há a tensão. Pra mim, cadência tensão/resolção, é mais ou menos aproximar notas do acorde de tensão para notas do acorde de resolução. Tipo um V/I normal em C> G: GBDF
C: CEGB
Neste caso F se aproxima da quinta G , e B se aproxima da tônica C.
O F e o B são notas separadas pelo trítono. Outra coisa, porque - historicamente - surgiu a menor harmonica? Simples, para que se houvesse um acorde tenso o bastante para cadenciar com o primeiro grau menor : )
Pensando no raciocínio de usar diminuto, ou alterado, como dominante, você pode tentar esta opção. Se decida pelo seu ouvido.
É meu jeito de pensar, me corrijam se falei algo a sem muito sentido.

froggy
Veterano
# out/06
· votar


ghb
axo q tem haver os acordes com as escalas menores harmonicas,com a alteraçao no 7 grau,rpz......na parte de teoria to malz,vo voltar a estudar
XD

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


Dominante é uma condição sonora...

darkwolf
Veterano
# out/06
· votar


hmm boteco.. me traz uma cerveja POR FAVOR, ta um calor do caralho!

kishuu
Veterano
# out/06 · Editado por: kishuu
· votar


Já que o assunto é harmonia, harmonização, onde que eu encontro livros ou material pra estudar os conceitos?
eu tenho uma noção, mas é mais da parte prática da coisa...
onde eu encontro livros?
toda vez que pedimos material, vem um imbecil e cola modos gregos na cara da gente...
ou senão algo super ultra bizarro pra quem já sabe e quer expandir
cadê o básico?
edit: quando eu digo aprendi pela parte pratica eu digo, acordes dominantes sub-dominantes e suas funções básicas de resolução =P

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


- editei - não dá certo hehe

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


kishuu
Olha este blog:
http://material-instrumental.blogspot.com/
Tô postando um blog, já postaram blogs com CDs e não deu nada (eu acho)..... e este blog tem material que pode ajudar nas discussões do Tópico....qualquer coisa, um modera edita ...

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


ghb
ateh a parte do tritono eu entendi.. soh gostaria de saber q tipo de aproximaçao eu conseguiria para uma resoluçao menor, partindo de um acorde diminuto.. c eh q essa resoluçao eh possivel, justamente devido ao tritono, pq ainda n achei nenhum exemplo de acorde diminuto que resolvesse em um acorde menor, vo testar a menor harmonica aki depois posto c funcionar...hauhauha pub eu acho meio gay hauhauhauh
kishuu
bem um livro q eu ja tinha e q vejo a galera do forum recomendar eh os do almir chediak, tente comprar o harmonia e improvisação I e II, sao excelentes, atualmente minha principal fonte de consultas sobre esse assunto, alem de consultar o forum aki heheh
darkwolf
opa a minha com sal por favor hauhauhau

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


marcelgtvcbx
Editei : D é que eu não bebo c|_| ..... No livro do Chediak ele fala mais ou menos disso... Dá uma olhada na página 88 do livro I.. fala isso em cadência maior.
Outra coisa, como eu disse:
Dominante é uma condição sonora...
Você terá tensão para resolver em um acorde menor, só que uma 3ª menor ´meio melancólica, diferente de uma 3ª maior, mais \o/ por isso talvéz a resolução não seja tão bacana

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


marcelgtvcbx
Use acordes diminutos como passagem, clichês a lá Djavan, resolvendo em algo do campo harmonico, tipo:
C7+ C#dim Dm7
G7 G#dim Am7
Gbdim Fm7
F#dim Gm7

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


ghb
po blog rooxxx pena q os links do aldimeola n estao funcionando :( , mas to baixando do Alan Holdsworth, q n conheço mas ja ouvi muito falar, po adorei esses cliches a la djavan huahauhauh muito bom, toquei aki e adorei heheh vo analisar detalhadamente agora cada 1 deles :)

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


marcelgtvcbx
Aí posta pra gente aí suas "equações" pro boteco ir pra frente!!!
Isso também pode colaborar com o Topic : )

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


bem analisei 2 dos cliches harmonicos e vo postar estes primeiro pra c meu raciocinio n estiver certo vcs ja me corrigirem
cliche 1 C7M | C#° | Dm7

do------- do#------ re
mi_____ mi ------ fa
sol_____ sol ____ la
si ------- sib ------ do

considerações:
o baixo vc segue ele ascendente de meio em meio tom, achei interessante tb pq a setima segue ascendendo com a tonica, do segundo para o terceiro temos a resolução do tritono do acorde diminuto o mi ascende em fa e o sib ascende em do (quem gosta de metal experimente utilizar soh o tritono e sua resoluçao com o baixo fazendo as tonicas fica muito bom), causando enfim o repouso.
vo postar o cliche 2 em seguida comentem este por enquanto heheheh
ghb
pod explicar o q quiz dizaer com condiçao sonora???

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


putz quando escrevi aki naum fico embolado vo colocar tracinho em tudo pra ficar + facil de visualizar

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


cliche 2 G7 | G#° | Am7

sol ------ sol# ----- la
si ------ si ----- do
re ------ re ----- mi
fa ------ fa ----- sol

considerações:
da mesma forma q o exemplo anterior aki o baixo segue de forma ascendente, o interessante q para passar do acorde maior dominante para o dominante diminuta a unica nota q foi alterada foi o baixo, me lembro muito alguns cromatismos q baixistas costumam usar antes do acorde de resolução, gostei do resultado quando ocultei a tonica na guitarra deixando somente o baixo fazer o cromatismo, muito interessante. vc resolveu em Am7 porem eu achei + forte a resoluçao em C n sei c eh costume mas me pareceu + forte a sensação de repouso em C, tb testei repousando em Ebm e em Eb , apesar de nao saber explicar o pq o acorde de Ebm ficou muito bom depois do G#°, nem precisa falar q nessa progressao o tritono si/fa resolve em do/sol neh.. heheh garçon traz + 1 hehehe

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


Gbdim Fm7
F#dim Gm7

faltam estas 2 q vo analisar daki a pouco o ronco da minha barriga ta atrapalhando agora hauhauhau + tarde eu coloco aki heheh

ghb
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
pod explicar o q quiz dizer com condiçao sonora???
O dominante tem uma sonoridade tensa, fechada, que pede uma resolução mais aberta. Um acorde dominante "chama a atenção" quando ouvido.

Pelas considerações postadas dá pra reparar que a resolução pode funcionar com aproximação cromática ou tonal para notas de um acorde ao outro. Deu uma consultada do livro do Chediak?

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


marcelgtvcbx

Ele resolve "melhor" no menor do que no maior. O diminuto preparando pro maior soa mais melódico.

Você observou que os diminutos se desdobram, mas eles também podem ser uma inversão de um acorde dominante alterado.

Ao invés de considerar como diminuto o acorde Bº, experimente vê-lo como um acorde dominante alterado com a 3a no baixo, invertido.

Se o B é o baixo, então o B é a terça do misterioso dominante alterado. Conte "3 pra trás" e terá o G.

Bº = B, D, F, Ab

Considerando inversão com a terça no baixo você tem G7(b9)/B

Ignorando a inversão: G7(b9)

Desdobrando o dominante alterado (se o diminuto também desdobra, por que não o dominante?!)

G7(b9) <--> Bb7(b9) <--> Db7(b9) <--> Fb7(b9)

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


ghb
intaum parece q eh uma resoluçao cromatica mas o q seria resoluçao tonal?? olhei o livro do chediak e la tava falando de subV7, bem n entendi muito bem mas parece q c eu pensar q um acorde eh subV7 eu posso levar a musica pra outro lado (o convencional q todo mundo aprende eh G7 resolve em C7 e nao G7 resolve em F# ou F#m, agora qual seria a setima desse F#) na pagina 89 eh q ta a materia q me gerou a duvida q abri o topico... repare q todos os diminutos estao sendo resolvidos em acordes maiores.

ps: po o arquivo do alan holdsworth n funcionou :(

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


LeandroPanucci
interessante intaum sempre q eu tiver um acorde diminuto na verdade eu posso ver ele como um dominate (X7) na primeira inversao, quer dizer q c eu tocar o acorde de B° e o baixista tocar G na verdade vai estar soando um G7(b9)

B° = si re fa lab
G7(b9) = sol si re fa lab

putz mas isso pod mudar todo o conceito da minha progressao nao?? por exemplo no cliche 1 c eu pensasse q ao inves de ter C#° eu tivesse C7(b9) provavelmente eu iria resolver em F7M ou utilizando esse conceito de subV7 eu resolveria em Bm ou B, ta certo esse raciocinio??

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
o convencional q todo mundo aprende eh G7 resolve em C7 e nao G7 resolve em F# ou F#m, agora qual seria a setima desse F#)

A 7a desse F# pode ser 7a maior, como também pode ser 7a menor.

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


LeandroPanucci
intaum nesse caso a 7 eh indeferente, tipo posso usar a 7 q eu achar melhor na minha progressao??

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


marcelgtvcbx

Tá certo sim. Isso abre uma janela enorme de opções.

Mas que pode lhe responder isso melhor que qualquer pessoa é o seu próprio instrumento.

Toque C7(b9) e resolva no F7M, como é comum.

Toque o C7(b9) e resolva no B (maior ou menor) como você sugeriu.

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


marcelgtvcbx

Sim, pode usar a sétima que preferir.

Normalmente o que se vê por exemplo é a resolução: G7 --> C7M

Agora experimente tocar: G7 --> C7

Quem disse que não pode resolver num acorde com 7a menor?

Na dúvida, o violão diz se está certo ou errado.

ghb
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
intaum parece q eh uma resoluçao cromatica mas o q seria resoluçao tonal??
Seria como se fossemos trabalhar com notas de repouso. Vamos pensar que estamos tocando sobre uma harmonia em C maior, quero resolver na NOTA A. Pensando cromático, poderia fazer o movimento de G# para A, ou de Bb para A. Pensando no campo harmonico, poderia chegar à nota A atravéz do G ou do B. Logo em um acorde, você pode fazer a aproximação das notas do mesmo por estas duas maneiras.

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


LeandroPanucci
po nunca tinha testado resolver um dominate em outro... intaum posso ficar "preparando" o tempo inteiro tipo G7 | C7 | F7 | Bb7 | Eb7 .... muito massa isso heheheh

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


ghb
ah sim aproximando pela escala certo??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia