Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
marcelgtvcbx
Veterano
# out/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


_bogus_
realmente esse livro eh muito bom mesmo... meu livro de kbceira hauhauha, olha realmente o motivo por terem sido adotadas essas nomeclaturas eu n sei, na escala maior esses intervalos estao corretos, uso assim porq essa eh a estrutura da escala maior, agora pq ela foi criada dessa forma eu n sei t falar... com relaçao aos interalos
porque a 4a e a 5a sao justas ??? a 4a e a 5a sempre serão JUSTAS, DIMINUTAS ou AUMENTADAS ??
pq elas n saum injustas?? (hauhauha zuera deve ser a cerveja do buteco hauhaua) brincadeira hehe eh isso mesmo as 4 e 5 sempre terao essas classificaçoes q vc citou, dependenu da escala e do acorde q vc estiver usando
a 2a a 3a a 6a e a 7a nunca poderao ser JUSTAS, DIMINUTAS ou AUMENTADAS, soh MAIORES ou MENORES ??
bem nesse caso elas seriam maiores ou menores a 2ª 3ª 6ª e 7ª , agora a setima tb po ser diminuta, a 6 eu n tenho certeza mas acho q n pode... no caso da 3ª e 2ª soh podem ser classificadas dessa forma mesmo, n existe 2ª dim nem 3ª dim
E sobre os modos, está certo o que eu falei ?escala de C maior tocada em cima dum acorde Am seria A Eólio ?
bem a principio esse tipo de raciocinio pod parecer certo... acho q esse pensamento pod nao ser a melhor forma de vc ver essa coisa de modos, eu n sou a pessoa + indicada pra esse tipo de assunto (tb estudo isso hauhauah) na pratica talvez pode ateh funcionar , mas o q eu sei eh q c vc ta tocando a escala de G em cima de um acorde de Em na verdade vc ta tocando a escala de Em , apesar delas serem enarmonicas a interpretaçao eh diferente, acho q eh + - por ae... n sei c ficou claro... c n ficou.. pergunte de novo heheheh

no caso dos modos c alguem puder dar uma clareada melhor ae pro nosso amigo eu agradeceria muito... pq n achei nem 1 post do basicaum mesmo, ou com uma aplicação que eu julgasse bem simples

filosofia de buteco on

"as vezes o segredo n esta na resposta e sim na forma q vc pergunta"

filosofia de buteco off

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


Extrapolation
1- ah ta eh isso mesmo havia me esquecido disso hehehe credo bebe mesmo hauahuauh bem intaum n entendi + nada q q ele quis dizer com acorde comum do Iv e V graus??

2- aeeee hauhauha

3- vamu com calma nessa hora heheh na verdade ch menor eu aprenndi correndo atras de curioso n sei bem como q funciona... tipo sempre q eu tiver um acorde dominante eu posso resolve-lo em um acorde menor?? nessa parte q eu me perco um pouco ainda... pra se ter a tonalidade maior pode usar menor harmonica ou menor melodica, quer dizer q eu uso isso como maior... vixi n entendi naum... agora fiquei perdidaum hauhauh pod da um help ae hehehhe

_bogus_
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
mesmo contando enarmonicos ?? saquei mais ou menos... agora nao passo da pagina 84 daquele livro q ja comecou a linguagem dificil uhasduhdsa.. mas assim to fazendo umas experiencias no guitar pro montando acordes...

agora, eu quero entender como eu sei quais acordes funcionam com quais... isso faz parte do campo harmonico nao ??

por exemplo... eu nao posso passar de C pra A, porque ? eu notei que no acorde A a terça eh C#, e em Am eh C, por isso que A nao combina com C, e tambem pq A é a relativa menor de C.. mas nao entendi bem qual é a formula pra mim saber quando um acorde é maior ou menor, ou com 7a, diminuto, etc... pelo que sei, se o tom for C, posso usar qualquer acorde que esteja na escala de C, certo? mas nao sei quando que o acorde tem outra variacao tipo menor, 7a, etc..

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
pra se ter a tonalidade maior pode usar menor harmonica ou menor melodica,
opa, copiasse isso de mim? caralho, escrevi mal, é tonalidade menor

e sim, um acorde V7 pode resolver em um Im

procure o livro A Arte da Improvisação do Nelso Faria, lá ele explica o pq disso
alias... o UNICO livro até hj q eu li q tem a explicação do pq um V7 pode resolver em um I ou Im... o cara é fera tche, eu digo, o livro deste da um pau no do chediak... só q o do chediak tem muito mais coisa

ah...
1- ah ta eh isso mesmo havia me esquecido disso hehehe credo bebe mesmo hauahuauh bem intaum n entendi + nada q q ele quis dizer com acorde comum do Iv e V graus??
nao entendi nada da tua pergunta, de novo

tche, tu tendo no 5º grau um V7 o resto pode ser o q der, qualquer coisa mesmo... só nao se pode ter no 1º grau acorde diminuto ou meio diminuto, até dominante pode

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Extrapolation

o UNICO livro até hj q eu li q tem a explicação do pq um V7 pode resolver em um I ou Im...

Então por favor, mate a minha curiosidade. É por causa do trítono ou tem outro elemento?

Nunca li este livro do Nelson Faria. Também eu sou muito besta, fico procurando esses livros nos sebos. Quem tem esses livros não se dasfaz deles. :)

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


LeandroPanucci
hahahah cara, esse livro tem no www.freenote.com algo assim...
ediçao recente

vo colar aqui a parte q ta isso no livro (pag 40)
4.1 Trítono
Trítono é o nome q se dá a um intervalo de 3 tons (quarta aumentada ou quinta diminuta) e que representa o som preparatório do acorde dominante. O trítono diatonicamente acontece entre a subdominante e a sensível de uma tonalidade, "atraindo" as notas de resolução mediante e tônica.


massa né?

pra quem leu e nao entendeu porra nenhuma:
o 4º grau de uma escala diatonica é Subdominante
a sensivel é a 7ª da escala
mediante 3ª
tonica é tonica po heheh 1º grau

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


_bogus_
mesmo contando enarmonicos ??
intaum esse eh meu ponto de vista pois n existe regra q diga q tem q ser assim ou assado, vou escrever aki como eu interpretaria esse solo... primeiro, vamos falar sobre uma intençao em G, imagina um G5 (sol re sol), o que temos ae... a nota sol e sua quinta. Um acorde maior e formado por 3 notas basicas (T 3ª 5ª), ou quatro (T 3ª 5ª 7ª), sendo q essas podem ter diversas classificações como ja discutimos anteriormente(aum, dim, menor, blabla), intaum blz vamos pegar o G e analisar as notas q compoe esse acorde T 3ªM 5ªJ (sol si re), tente tocar esse arpejo em cima do G5, vc esta colocando uma intenção maior nesse acorde, uma vez q o acorde e maior vamos utilizar uma escala maior para solar em cima dele, utilizando a escala de G (sol la si do re mi fa#), observe q agora adicionamos uma 7ªM no acorde, esta seria um intenção maior, agora imagine agora se a nossa setima fosse menor, intao a nossa escala de G (sol la si do re mi fa#) teria a setima menor (sol la si do re mi fa) opa q coincidencia, mas e a escala de C maior, tcharam, vc acaba de descobrir a intenção mixolidio, ae vc vai falar intao toda triade maior q eu tocar a escala maior da tonica diminuindo meio tom da setima eu vou ter o mixolidio, + - por ae heheh,entendeu??

agora, eu quero entender como eu sei quais acordes funcionam com quais... isso faz parte do campo harmonico nao ??
com certeza faz parte do campo harmonico, ae vc tem q estudar harmonia, c vc procurar tem otimos posts explicando como vc monta o CH de determinada tonalidade (certo Extrapolation??? hehehe), e acompanhe os posts aki do boteco q vc pode aprender muita coisa... espero q tenha ajudado vc nos estudos :) by [v]|>

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


Extrapolation
vlw pelas dicas vo pegar esse livro mesmo, ateh bom material novo da + vontade de estudar hehauehuaeh tonica é tonica po heheh 1º grau brilhante deduçao hauhauhauahuah zuera

filosofia de buteco on

"as vezes o segredo n esta na resposta e sim na forma q vc pergunta"

filosofia de buteco off

eu n lembro de ter dito isso naum :p hauhauhauhauh

_bogus_
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
hum, sakei hehee.. valew pela ajuda vo continuar acompanhando

eu sinceramente acho que a teoria eh na verdade nomes complicados pra complicar coisas faceis uhashusa... to tentando aprender mas no meio dos livros vem um monte de nome e nao vejo explicacao, tipo diatonica, tensao, subdominante, dominante, nao sei q...

_bogus_
Veterano
# out/06 · Editado por: _bogus_
· votar


Hm andei lendo mais e entendi os eskemas... dominante eh a 5a neh.. e subdominante a 4a... custava os caras continuarem chamando de 4a e 5a... o ciclo das quintas entendi mais ou menos, mas nao entendi como vc sabe os graus q vc vai andar, tipo vc anda 5 graus ateh achar a escala toda neh... e dai, vc pega o modelo de escala que quiser? tipo, maior T 2M 3M 4J 5J 6m 7° e vai fazendo o ciclo em cima disso? hehe..

Outra coisa que eu queria saber é sobre as tríades.. como descubro o nome de um acorde, eu vou ter que decorar as tríades ? porque algumas vezes elas aparecem numa inversão diferente e tal... eu tava ontem tirando a base de Havona do Weather Report no teclado, é uma base desgraçada, nao faço ideia de onde os cara tiraram aqueles troço, no minimo o jaco fumou uns e botou no papel huahua... olha soh a base:

Acordes:
1 - D# F# A# D# com base E - acho q eh D#m/E neh
2 - E G B D com base C - esse nao faco ideia, seria um Em7/C essa base C complica tudo
3 - C# F# A# com base B - F#/B ?
4 - B D F# A com base G - Bm7/G ?
5 - D F# B com base E - Bm/E ?
6 - D# F# A# (na mesma base E) - D#m
7 - D G B com base C - G/C ?
8 - E G B na msm base - Em
9 - D# F# A# com base B - F#/B ?
10 - A# C# F - A#m
11 - F# C# A# - F#
12 - C# F G# - C#
13 - D F# A com base G - D/G
14 - D E A com base A - Dsus2/A ???
15 - E F# B com base B - Esus2/B

eh basicamente isso huahuasuhas... usei o Guitar Pro pra saber as triades pq ainda nao decorei, mas ele nao diz o nome certo dos acordes por causa da base.. agora, nos 2 ultimos notei que ele disse q o 14 seria Asus4 e o 15 Bsus4...

Como se forma acordes sus ?? sus2, eh uma 2a aumentada ?? no livro do almir chediak diz que as 2as sempre aparecem como nonas :P ... sus4 seria 4a aumentada ?

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
n entendo o q vc quer dizer com acordes comuns... tipo sei q o IV e V de C seria F7M e G7 respectivamente, vc quer dizer tipo em que tonalidades a gente poderia encontrar esses acordes eh isso??

eu quero dizer o seguinte, escala de dó C Dm Em F G Am Bmb5

quero ir pra tonalidade de F eu posso usar o Dm como acorde de modulação pra ir para o F?? posso, ele esta na tonalidade de F, sacou?? eu posso usar o Bmb5 como acode de modulação pra F?? nao pq em F o si é bemol, sacou???

essa eu sei heheh a escala de F tem sib, na escala de C a nota seria si, ja no caso da escala G, esta tem o fa#, acidente q nao tem na escala de C, certo??

certo

nao entendi pq q eh a escala menor harmonica na parte da progressao menor... seria por causa do E7 ?? a progressao menor seria Dm E7 Am certo??

se a gente usasse a menor natural seria modal, seria o modo jonio e seria por exemplo um dominante menor!! e no tonal nao tem dominante menor por causa do tritono, na epoca medieval e na renascença o tritono era evitado por pq era o intervalo do diabo !!

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


e sim, um acorde V7 pode resolver em um Im

o tritono pede resolução, no caso G7 fá e si o fá desce pro mi e o si sobe pro dó, eu poderia falar em termos técnicos, mas teria que falar um pouco da historia do tritono e ficaria muito longo o texto!!

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


Jabijirous
ahhh agora vai te q escrever

pr0view
Veterano
# out/06
· votar


aki vai uma boa, pq 5justa ou as otras "justas" tem esse nome?

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


pr0view
pq a quinta justa, quando invertida vira quarta justa

ja os menores viram maiores, diminutos viram aumentados e vice-versa pra tudo isso

Jabijirous
Veterano
# out/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


aki vai uma boa, pq 5justa ou as otras "justas" tem esse nome?

provavelmente pq na epoca medieval a 5 e a 4 eram os unicos intervalos consonantes

hj alguns consideram a 4 como intervalo dissonante e consonante, isso é depende da situação!!!

_bogus_
Veterano
# out/06
· votar


ta certo aqueles acordes que eu falei ???
Qual a formação dos sus2 e sus4 ?? eh a 2a e a 4a aumentada mesmo ??

_FrEd_
Veterano
# out/06
· votar


_bogus_

N li c ja disseram mas "sus" significa q a 3ª fika suspendida (ou suspensa, n lembro bein), ou seja, vc n toka a terça, toka ou abaixo (2ª maior), ou acima (4ª justa)...

_FrEd_
Veterano
# out/06
· votar


pr0view

Isso n tem explicação, quem inventou quis que tivesse esse nome... o problema eh pergunta pra esse alguem hj...

_bogus_
Veterano
# out/06
· votar


Extrapolation
Invertida ??

pr0view
Veterano
# out/06
· votar


_FrEd_
cara tinha uma explicação loca sobre os harmonicos das notas do piano, mas nao lembro mais ehehe

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


_bogus_
Invertida ??


vou te dar um exemplo dó - sol intervalo de 5º agora invertendo, sol- dó vira uma 4º

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


Jabijirous

vou te dar um exemplo dó - sol intervalo de 5º agora invertendo, sol- dó vira uma 4º

Resumindo: O resultado das inversões é sempre igual a 9, porém maior vira menor e aumentada vira diminuta:

G terça maior de Eb, então Eb é igual a sexta menor de G
3 + 6 = 9 (houveram apenas inversões dos valores)

F# quarta aumentada de C, então C é igual à quinta diminuta de F#
4 + 5 = 9

E por aí vai...

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


ghb
O resultado das inversões é sempre igual a 9 -> genial

Jabijirous
se a gente usasse a menor natural seria modal, seria o modo jonio e seria por exemplo um dominante menor!!
eu entendi + - soh n entendi o pq.

_bogus_
cara... n sei c vc toma aula e talz mas acho q o ideal seria vc arrumar um professor para t eplicar essas duvidas... acho q vc ta embolando um pouco o meio de campo... uma coisa eh intervalo 5J b2 3ªm , outra coisa sao os graus do campo harmonico, e outra coisa eh o circulo das 5ª e 4ª, para descobrir c um acorde esta invertido ou nao vc deve analisar o contesto harmonico, ou seja a logica da sequencia de acordes, tem ateh uns exemplos ae mesmo no buteco c vc ler vai ver por ae, de uma procurada nos posts aki do forum q achara 1 muito bom sobre circulo das 5ª , com relaçao aos acordes suspensos, eh isso mesmo q o _FrEd_ disse vc omite a terça do acorde e troca esta ou pela 2ª (sus2) ou pela 4ª (sus4), c quiser saber + procure informaçoes sobre acordes suspensos,

_bogus_
Veterano
# out/06
· votar


Jabijirous
Entendi o esquema.. hehe

marcelgtvcbx
Poiseh, nao faço aula isso q complica uhasuhas... to tentando aprender sozinho mas eh foda... professor ta caro neh :T .. e por isso acabei me desenvolvendo na técnica mas esquecendo da teoria... agora quero compor, e apesar de compor algumas coisas legais mesmo sem teoria, quero aprender esse troco pra finalmente poder compor uma musica desgraçada de foda tipo uns jazz fusion uhashuas... e tenho q começar pelo começo...

Sobre o campo harmonico eu entendi, tava discutindo com um amigo... mas eu ainda nao cheguei nessa parte... agora, em acordes suspensos, vc omite mesmo a 3a ?? pq no teclado eu continuo tocando a terça e sai o som como eh (T 2M 3m T), com 5a ainda nao experimentei

mmarcao
Veterano
# out/06
· votar


ghb
Cara, aprendi um bocado sobre os ciclos.
Vcs questionaram sobre mais pessoas postarem aqui. Falando por mim, é que estou muito aquem de voces quanto ao conhecimento e acho, que muitos também, por isso desistem antes de conhecerem a turma. Aprendi mais com vcs do que em muitas aulas! Não vão ficar livres de mim mais! Mas, não riam. Faço algumas perguntinhas bem fracas, ok?
Abração!

ghb
Veterano
# out/06
· votar


Jabijirous
Tipow historicamente quando as peças teatrais eram "mudas", o fundo instrumental dava as sensações durante a peça. Tipow uma terça maior era em um momento mais alegre, uma quinta diminuta em um momento mais dark, um teras amenor em um momento mais triste e por aí vai.. seria mais ou menos esta a condição histórica de uso dos intervalos não?


_bogus_
Quanto às nomenclaturas:

2ª = 9ª
4ª = 11ª
6ª = 13ª

O que distingue se é uma 2ª ou uma 9ª por exemplo, é a oitava em relação à tonica em que ela está disposta. Para C, o D na primeira oitava ( um tom acima ) é uma segunda, e o D na segunda oitava ( 7 tons acima ) é uma nona.

agora, em acordes suspensos, vc omite mesmo a 3a
Sim
pq no teclado eu continuo tocando a terça e sai o som como eh (T 2M 3m T), com 5a ainda nao experimentei
Você tá colocando uma 2ª ou uma 9ª? Se for uma nona, você tá fazendo um acorde X9


mmarcao
Legal cara \o/ .... com certeza!!! Apareça sempre no Boteco !!!!

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


Tipow historicamente quando as peças teatrais eram "mudas", o fundo instrumental dava as sensações durante a peça. Tipow uma terça maior era em um momento mais alegre, uma quinta diminuta em um momento mais dark, um teras amenor em um momento mais triste e por aí vai.. seria mais ou menos esta a condição histórica de uso dos intervalos não?

isso ja é velho, quando eu digo antigo, é da epoca medieval!!!

e esse papo de alegre e triste é furado,da pra fazer coisa triste usando acorde maior e alegre usando menor!!

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


mmarcao
kkkkk desculpa cara, mas eu sempre ri de quem diz q sabe pouco e só vai perguntar

chega mais, a cerva aqui é barata e o cara sempre racha a conta

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


Jabijirous
e esse papo de alegre e triste é furado,da pra fazer coisa triste usando acorde maior e alegre usando menor!!
da um exemplo ae

tenta falar a sibala "u" ou "i" e tocar um acorde menor e fazer ele ficar alegre hehe

vamo faze um esquema assim, falou sobre tal coisa tem q dar exemplo, assim fica mais facil

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia