Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


marcelgtvcbx

É legal mesmo.

Você pode treinar umas progressões II, V, I bem legais também:

| Bm7 E7(9) | A7M | Am7 D7(9) | G7M | etc...

Isso também abre caminhos.

ghb
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
Isso!!!

Sgt_ Pimenta
Veterano
# out/06
· votar


ghb

carai...
esse site disponibiliza esses vídeos mesmo??
huhu..
tô baxando os livros!!
este site eh ótimo, pqp vlw ai brodi!!

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


como em todo buteco sempre tem um ultimo bebado hauhauhuaha
bem postando o q eu havia falado antes q eram as analises dos cliches q o ghb havia passado, faltam os dois ultimos exemplos de resoluçao do acorde dominante (Gb° | Fm7) e (F#° | Gm7), bem vamos la:

Gb° | Fm7
solb----------fa
si-------------lab
re------------dob
fa------------mibb* -> enarmonica a re

considerações:
a resolução desse tritono eu achei interessante por causa do acorde Fm7, que pra mim na verdade eh um Fm6(b5), achei + facil pensar assim, o que nao entendi eh como o tritono eh resolvido um tom e meio abaixo.

(F#° | Gm7)
fa#----------sol
la -----------sib
do ----------reb
mib----------fab

considerações:
bem parecido com os outros exemplos la resolve em sib e mib em fab...
postei para quem ta acompanhando a conversa hehehe

ghb
muito rox esse link mesmo ;)

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


marcelgtvcbx

como em todo buteco sempre tem um ultimo bebado hauhauhuaha

huahuahuhauahu

Pra você ver, às vezes não precisar cadenciar V/I ou SubV... um acorde diminuto é ótimo para passagem, e por ele você pode chegar a um acorde do campo harmonico!!!

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


LeandroPanucci
ahhh
essa do desdobramento no alterado é uma coisa q ainda nao uso muito... ainda hehe

pucci
Veterano
# out/06
· votar


comprem o livro do arnold schoemberg!!!!! lá tem tudo!!!!tudo está lá!!!!!!!!!!sem erro!!!!!

pucci
Veterano
# out/06
· votar


livro do arnold schoemberg é o melhor livro!!!

é p melhor livro

é o melhor livro

é o melhor livro


livro do arnold schoemberg

livro do arnold schoemberg



livro do arnold schoemberg


livro do arnold schoemberg

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Extrapolation
desdobramento no alterado é uma coisa q ainda nao uso muito

Nem eu!... não sou doido hehehehehe

pucci
Veterano
# out/06
· votar


Sgt_ Pimenta
Membro

ghb
Veterano

carai...
esse site disponibiliza esses vídeos mesmo??
huhu..
tô baxando os livros!!


passa o site ai pra nois!!!!!valeu!!!!
este site eh ótimo, pqp vlw ai brodi!!

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


bem pra dar continuidade ao assunto do buteco.. ja q falamos em diminuto q tal falarmos um pouco sobre modos, sera q alguem tem algo a dizer sobre progressoes utilizando modos???

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


ae ghb o site q vc passou eh fodassooo hauhauhauha altos materiais rooxxxx

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


poxa vejo como tem muita gente interessada em harmonia no forum hauhauahuahuah o boteco deve ta falido ou intaum a cerveja ta quente... bem como eu gosto eh d pinga hauhauhauh ja q ng falo nada vo fala um pouco sobre o modo mixolidio, misturado com a sincope brasileira, como a gente ve escrito aos montes aqui no forum mixolidio e um modo dominante, ou seja, eh usado sobre o acorde v7, certo? ja a sincope brasileira e quando c usa semicolcheia colcheia semicolcheia, achei muito interessante aplicar essa figura ritmica com o mixolidio, pq parece meio "abrasilerado" hehehe, alguem ae ja tentou por exemplo tocar o acorde de D7 (re, fa# la do) eu toco a escala de G (re mi fa# sol la si do), da essa intençao ae, agora alguem poderia dar um exemplo interessante em menor harmonica???

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


Eu acho que o intervalo em que você encontra uma tensão "abrasileirada" é a relação entre o intervalo de 4# e 7 de um acorde, logo, pensando na condição de menor harmonica, gosto de pensar em Dórico 4#. Se pensarmos, ao invés de um acorde X7 em um acorde sus9, conseguimos uma intenção bacana, pois conseguimos somar tudo e "criar" um acorde X7/9/11#

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
essas sensações sao o q chamamos de Outside de Ritmo. Scott Henderson, por exemplo, muitas vezes ele usa as escalas comuns, maior e menor, só q com ritmos quebrados, e todo mundo acha q ele ta matando a pau nas escalas.
Eu gosto de fazer isso, fica legal

onde tu conseguiu essas informaçoes de ritmos? eu tenho um monte sobre harmonia mas até hj nao consegui nada com ritmos

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


ghb
acho q o q tu quis expor era a Escala Nordestina, ou Modo Nordestino, q sao as mesmas notas do Lidio 7b, ou Lidio Dominante, ou ainda Mixolidio 4#. Sao as mesmas notas, mas usados de maneira diferente, mas nao me pergunte qual hehehe

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Extrapolation

Eu ouvi dizer que a "escala nordestina" é o modo lídio_b7 ascendente e modo mixolídio descendente. A mesma idéia sobre a menor melódica. Sobe melódica e volta menor natural (ou dórico).

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


Extrapolation
O marcelgtvcbx postou pedindo um exemplo em menor harmonica, por isso que eu falei do dórico4# . Pensando em Menor Melódica o negócio é usar o mixo4# mesmo!!! Pra usar o dórico4# eu prefiro um acorde Xsus9... pra bater umas notas na trave... em acorde dominante (maior 7) a 4# dá um gostinho especial : )

ghb
Veterano
# out/06
· votar


Extrapolation

onde tu conseguiu essas informaçoes de ritmos? eu tenho um monte sobre harmonia mas até hj nao consegui nada com ritmos

Tem um livro do Nelson Faria - The Brazilian Guitar BooK - que fala um sobre o universo rítmico da música brasileira. E também tem um do Scott Henderson - Melodic Phrasing - que fala sobre - é claro - Fraseado Melódico. Eu estava pensando em procurar um livro de bateria pra estudar sincopa e outros chegados...

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


Extrapolation
po esse lance ae eu aprendi fazendo aula de treinamento ritmico... livro mesmo eu n conheço, o outro brasileiro q eu conheço eh o baiao q fica muito legal de usar eh uma colcheia pontuada e uma semicolcheia , isso em 2/4, no segundo compasso vc pode fazer variaçoes por exemplo tente 2 semicolcheias na segunda metade do compasso fica roxx d++, n sei c ajuda ou c vc ja conhecia (pq este eh + famoso q a sincope brasileira) , mixolidio nessa figura ritmica fica muito bom, metodos de batera tb ajudam mas acho q o bom mesmo eh estudar um pouco de percussao, te da um upgrade no ritmo legal.

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


LeandroPanucci
pior, ouvi dizer isso tb e nao me lembrava
tem q vir aqui no forum pra sempre escutar a mesma coisa e por fim fixar na cabeça hehe

ghb
é q tu falou em 4# e 7 num contexto X7 e eu já fiquei bem doido pra usar o lidio 7b hehe adoro essa escala
e quanto ao livreto do Scott, eu ja vi ele, mas nao é bem o q eu quero, ele te dá as frases prontas, com variaçoes ritmicas, o q eu procro mesmo sao ritmos, estudo de ritmos
eu vo procurar esse do Nelson Faria e dar uma olhada, só tenho o arte e improvisaçao dele e ja andei lendo um de partituras de musicas brasileiras


marcelgtvcbx
poise, eu nunca tive aula, e nunca vi livro sobre o assunto
faz um bom tempo q eu quero estudar uns ritmos padroes, ritmos brasileiros tb. eu gosto de ler o ritmo mesmo, ver direitinho a estrutura dele no compasso, só tocar parece q fica algo meio q faltando

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


Extrapolation
poxa cara acho muito massa esse interesse por ritmo pois e como vc disse as vzs vc toca a pentatonica com umas figuras ritmicas malucas e parece q vc ta fazendo um mont de coisas doidas, po naum sei como postar um arquivo aki senaum podia deixar alguns ae pra vc dar uma estudada, tenho aki alguns exercicios da apostila q eu estudei, acho o ritmo essencial pra uma boa composiçao (apesar de n ser o assunto principal do topico acho relevante esse assunto aki no buteco huahauhau e como estamos todos bebados aki neh hehehe), c vc puder me explicar como q eu uso esse negocio de rapid share ou c vc tiver msn, faço um arquivo aki e te mando na boa.

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


ghb , Extrapolation e
LeandroPanucci

vo testar essas doideiras q vcs disseram agora hauhauha

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
cara, eu nao sei usar o rapidshare, eu uso o http://www.4shared.com/
se quiseres tb meu msn é nicevestruz arroba hotmail ponto com

falou

ghb
Veterano
# out/06 · Editado por: ghb
· votar


Extrapolation
Eu te add ok?
marcelgtvcbx
Se quiser me add também!!!

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


opa ja add os dois hehehe po muito complexo esses conceitos e talz... 1 to fazendo experiencias com a lidio b7 e a mixo hehehe

Extrapolation
Veterano
# out/06
· votar


marcelgtvcbx
ghb
ah, entao eram vcs...
me adicionaram aqui e eu ja larguei: porra, mas quem sao esses filhos da puta???
hehe

ghb
Veterano
# out/06
· votar


h, entao eram vcs...
me adicionaram aqui e eu ja larguei: porra, mas quem sao esses filhos da puta???
hehe

Huahuauuhauhauh

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06
· votar


hauhauhauhauah roxx

marcelgtvcbx
Veterano
# out/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


parece q somos os unicos interessado em harmonia aki do forum, nem duvida naum colocaram aki heheheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia