Boteco da Harmonia Rock

Autor Mensagem
joaodasoca
Veterano
# out/09


Tava eu conversando com o usuario renanozzy que eh meu parente, e ele tava me falando de uma ideia e pediu pra eu abrir esse topico pq ele ja torrou o dele de hj. A ideia é baseada nos varios botecos que tem no FCC. Eh o seguinte, seria um topico pro pessoal analisar a harmonia de classicos do rock e tb da musica instrumental, o pessoal que manja de harmonia analisa a musica de ponta a ponta (eu sei pouquinho mas vou ajudar no que for possível) e qdo for terminada a análise a gente parte pra outra, mas aih entra um fator decisivo pro boteco dar certo, a gente precisa do apoio do moderadores pra manter o topico em ordem, tipo, punir os usuarios que venham falar da análise de outras musicas fora a que ja ta correndo, e se possível apagar esses posts fora do assunto.

A gente tb iria abrir outro topico soh para pedidos das proximas musicas a rolar no boteco, aih qdo uma acabar a gente escolhe outra e bola pra frente.

renanozzy
Veterano
# out/09 · Editado por: renanozzy
· votar


Psé, a ideia ta aí, agora soh vamo esperar pelos moderadores pra ver o que eles dizem, se nao tiver um cara da lei no boteco vira zona.

ted o urso traquino
Veterano
# out/09
· votar


Bora analisar smoke on the water!!!!

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


ted o urso traquino
A ideia eh boa, mas vamo esperar os moderadores aparecerem, aih a gente cria um topico soh pra pedidos.

Rabbit
Veterano
# out/09
· votar


Por que o pessoal não utiliza seu tempo livre pra tocar guitarra, ao invés de ficar tentando criar idéias pra revolucionar o FCC?

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Rabbit
Eu gosto de estudar harmonia, tu eh daqueles que tira a musica no guitarpro sem nem saber o que ta tocando?

Rabbit
Veterano
# out/09
· votar


renanozzy

Sou...

renanozzy
Veterano
# out/09 · Editado por: renanozzy
· votar


Rabbit
Entao ta, da-lhe pau aih no guitarpro...Cada um estuda pelo caminho que acha mais proveitoso.

malucobeleza666
Veterano
# out/09
· votar


putz, muito boa idéia, auxiliaria e muito os caras que gostam de fazer cover quanto ás musicas propostas...massa a ideia galera

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Nenhum moderador viu o topico ainda ou nao vao se encarnah?

Frankie
Veterano
# out/09
· votar


Tomara que esse tópico dê certo!
Essas análises harmônicas vão me servir! Já que não tenho conhecimento o bastante pra ajudar, estarei sempre lendo e se preciso, dando UP's no tópico :D
Abç.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


renanozzy

ah, viram sim... cuidado pra não desvirtuar.

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Opa Panucci, a gente tava esperando que algum moderador se pronunciasse...
Mas entao, agora eu to indo dormir, se alguem quiser começar a analisar Smoke on the water que o nosso colega ali em cima pediu...

renanozzy
Veterano
# out/09 · Editado por: renanozzy
· votar


Aqui ta o tópico para os pedidos http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/219384/

Quem quiser pedir alguma musica faça por esse topico aew, vamo deixar esse limpo pra nao virar bagunça.

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


SMOKE ON THE WATER - DEEP PURPLE

A musica começa com power chords invertidos na tonalidade de "Gm",
eu soh nao entendo da onde veio aquele C#, alguem sabe?


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-----3--5-----3--6--5-----3--5--3---------------------
D--5--3--5--5--3--6--5--5--3--5--3--5------------------
A--5--------5-----------5-----------5------------------
E------------------------------------------------------


renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Seria um blue note?? Uma blue note com quinta? Existe isso?

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


renanozzy

Aproximação cromática. Você pode tocar uma nota, um intervalo, um acorde 1 semitom acima ou abaixo de onde deseja uma resolução. Uma outra visão é a harmonização em 4as da pentatônica, neste caso a penta-blues.

Harmonizar por 4as geram powerchords, só que invertidos.

Isso porque o intervalo de 5a justa invertido é um intervalo de 4a justa.

O C# é a blue-note desta pentatônica.

O powerchord da blue-note (power-blue-note?!)

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


aproximaçao cromatica da pra aceitar,mas blue note na minha opiniao nao ja que o C# é 4# da penta m7 de sol(blue note)mas a qinta do C# nao tem nada a ver com blue note(nota G#,sendo ate uma avoid note ja que forma uma 9b(nona menor)e nao é blue note pensando em c H de G menor) eu analisaria o C# invertido que aparece como um subV7 do do.
ex sem ser power chordes invertidos Gm Bb Cm Gm Bb C#7 Cm pensando que a musica esta no c Harm de Bb/Gm (se bem q prefiro pensar no Cmenor como C maior c Harmonico de Fa mas no solo fica claro c H de Gm),totalmente dentro das regras harmonicas.ja que pode se colocar um subV7 mei tom acima do acorde que vc quer atingir,depois passando para power chords G5 Bb5 C5 G5 Bb5 C#5 C5 e finalmente tira-se os baixos e fica so a tonica e quinta invertidas ou seja intervalos de quarta justa. mas vai saber oq o blackmore pensou.so o genio pra explicar se pensou em algo ou foi inspiraçao ,acredito que so pensou no som mesmo.abraço

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Pseh, aproximação cromatica faz sentido mesmo, valeu cara.
sidguitar1
SubV - Bah como que eu nao pensei nisso cara, cansei de ler isso no Chediak e nao lembrei, faz todo o sentido tb.

eduardodff
Veterano
# out/09
· votar


Realmente é o SubV7, já que é o substituto da sétima dominante, então na verdade ele é um Db e não um C#, apesar de serem enarmônicos, o acorde correto seria Db => C SubV7 => I

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


sidguitar1
eduardodff
Me bateu uma luz na cabeça agora, o que caracteriza o SubV eh o tritono entre a 3ª e 7ª do acorde, eh esse tritono que resolve meio tom abaixo, como o C# soh tem tonica e quinta acho que nao se trata de um SubV nao, ta mais pra aproximação cromatica mesmo.

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


eduardodff pense no lado pratico,nota enarmonica como vc disse,na pratica é a mesma coisa(nomes diferentes som igual)nao compliquemos,mas se vc quizer mesmo se prender em convensoes e nomenclaturar,pega o teu almir chediak e abre na pagina270 onde vc vai ve um exemplode sub V7 E7(9,#11) Eb7M,entendeu q é a mesma coisa C# Db no subV7????.renanozzy nao precida ter tritono nao pq estamos pensando em power chords(so T 5j),so fica a intençao,igual se vc for fazer powerchord deum II V I maior com power chords Dm7 G7 C7M = D5 G5 C5 (nao precisa colocar a 7,subintende-se no contesto harmonico) entendeu?,abraço

eduardodff
Veterano
# out/09
· votar


É um subV7, agora pergunta pros caras (Deep Purple) se eles pensaram... "ah vou jogar um SubV7 aqui que vai cair bem na harmonia, pois é um substituto da sétima dominante..." os caras tavam fumando uma e meteram essa sem nem pensar...

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


se for pensar dessa forma entao pra que esse topico????? tambem acho que esses genios da musica faziam musica e nao analizavam pra querer colocar um acorde mais complicado ou pra usar regras,boa musica nao se prende a regras.abraço

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Não tem nada a ver com SubV7, é aproximação cromática (primeira coisa que eu disse).

Falei da blue-note porque se você observar bem, não deixa de ser uma pentatônica tocada em intervalos de 4as (ou 5as invertidas, veja como quiser).

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


LeandroP se puder me explica como apareçe aquele G# ou Ab entao que ta dentro do acorde C#5 que nao tem nada a ver com blue note.abraço

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


estamos como num boteco mesmo nessa discuçao hehehe so faltou o conhaque e a cervejinha,espero que ninguem leve a mal,nao sou o dono da verdade,nem quero ser,mas o topico é pra debater justamente sobre como cada um analiza a harmona.entao vamos devender o ponto de vista e falar pq(com algum embasamento) ,nao simplesmente eu quero q seja isso é é isso que é.abraço (obs...se algum achar que nao devo postar mais ai me da um tok,nao quero ser inconveniente)muita musica a todos

eduardodff
Veterano
# out/09 · Editado por: eduardodff
· votar


Cara analisando melhor essa música, o tom original dela é Fá Maior, então a harmonia dela é:

F, Gm, Am, Bb, C, D, Em7b5

Então os powercords batem direitinho.

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


eduardodff vc pode usar em qualquer acorde (grau da musica ,primeiro segundo,etc) (so que se for levar ao pe da letra o nome é sub V 7 secundario quando nao esta afrente do I grau da musica)mas como disse pra que complicar.abraço

eduardodff
Veterano
# out/09
· votar


Realmente você tem razão é SubV7 secundário mesmo!!! Fechou!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia Rock