Um grande recado pra grandes guitarristas

Autor Mensagem
Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Upa nessas idéias!!!!!!

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
cara, eh proibido dar up nos topicos agora, se o silvio te pega ele da ban na hora

Deji
Veterano
# out/06 · Editado por: Deji
· votar


Gasoline


Acho que tu não me entendeu, to falando de caras que ficam tocando no zoom 505 da vida, no quarto o tempo todo e vem aqui falar merda, de valvulas por exemplo, e nunca tocou ao vivo pra saber o que é isso, e fazer o que hendrix fez, com o que fez, mas enfim...

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


angus junior 2
cara, eh proibido dar up nos topicos agora, se o silvio te pega ele da ban na hora

ah é? Putz...não sabia disso.

Essas novas regras acontecem e eu nem fico sabendo. :S

MSN maluco!!!

edalko
Veterano
# out/06
· votar


Eu acho que há questões polêmicas aqui no Fórum que nunca serão decididas, e que nem deveriam mais ser postas em discussão.

Se o cara expõe sua opinião pessoal aqui no fórum, está sujeito a ser compelido a uma discussão, pois existirão "n" impressões pessoais diversas.

Se vc põe um vídeo pessoal aqui, estará sujeito a gozações, esculachos, parabenizações, etc. e tem que aguentar o tranco.

Agora questões como:

a) se tem equipamento barato o cara é mau guitarrista
b) se tem equipamento fudido é ótimo guitarrista
c) se conhece teoria musical é bom guitarrista
d) se curte Hendrix, Page, Clapton é bom guitarrista
e) se curte TOnico e Tinoco é péssimo guitarrista
f) amplificador valvulado é o melhor
g) amplificador transistorizado é lixo
h) som bom é de equipamento importado
i) equipamento nacional é lixo
j) ser bom guitarrista é tocar "n" notas por segundo, fazer tapping, arpejos, etc
k) amplificador hand made são os melhores
etc, e etc, e etc

São tópicos chatos que não levam mais a nenhuma discussão sadia. Daí fica uma briga de egos, resultando em situações inusitadas, como o banimento do Rowashburn no outro fórum

Acho os Foruns algo muito especial para o aprendizado musical, de modo que todas as considerações são importantes e devem ser respeitadas. Como aqui ninguém é político e não necessitam de voto pra po*** nenhuma, deveria começar a prevalecer o respeito acerca das outras idéias que conflitam com as nossas, sem que essas sejam impostas a qualquer custo.

paulao_jazz
Veterano
# out/06 · Editado por: paulao_jazz
· votar


edalko

Cara, permita-me discordar!

Alguns desses tópicos tem sim sua valia de debate. O problema é saber debater!!

Veja bem:

a) se tem equipamento barato o cara é mau guitarrista

Nossa, bobagem das grandes. Eu conheço excelentes guitarristas ferrados de grana que se viram com as porcarias que tem, tiram som e fazem dinheiro com guitarra. Mesmo que pouco.

b) se tem equipamento fudido é ótimo guitarrista

Outra bobice. Eu mesmo tenho um equipo legal. Não é TOP nem chega perto, mas não é barato. E to longe de ser um ótimo guitarrista!

c) se conhece teoria musical é bom guitarrista

Tb me encaixo aí!!! Eu sou regente, dou aula de teoria musical, e sou um guitarrista de meia pataca!

d) se curte Hendrix, Page, Clapton é bom guitarrista

Não necessariamente, mas que tá com boas referências, isso tá!! Ótimas!! :)

e) se curte TOnico e Tinoco é péssimo guitarrista

Oxi?!?!

f) amplificador valvulado é o melhor

Cara... a não ser que vc toque exclusivamente alguns estilos MUITO ESPECÍFICOS (como metal extremo ou jazz tradicional), essa frase procede. Infelizmente para nossos bolsos. Mas é a verdade.
Não necessariamente que não consigamos tirar bons sons de transistorizados. Rola! Mas o melhor som de guitarra tirado num amp transistor é PIOR que o pior som de guitarra num bom amp valvulado.

g) amplificador transistorizado é lixo

Lixo não... mas como eu disse, é pior que um valvulado. Bons transistorizados são os Laneys e os Peaveys. E os Polytones, claro, mas são muito específicos para jazz (não tem drive e não aceitam bem pedais).

h) som bom é de equipamento importado

Ia negar a frase falando dos handmakers, mas os bons handmakers usam componentes importados para confeccionar suas obras... :P A frase é extrema, mas procede também. Infelizmente. Mas não para tudo, claro!

i) equipamento nacional é lixo

Não necessariamente. Os de fábrica são, sim, SUPERVALORIZADOS nos seus preços, mas nem tudo é lixo.

j) ser bom guitarrista é tocar "n" notas por segundo, fazer tapping, arpejos, etc

Essa discussão aí é que não tem fim mesmo. É uma babaquice sem tamanho mas que muita gente acredita, ainda. Uma merda.

k) amplificador hand made são os melhores

São os melhores PELO PREÇO que têm. Claro que dependendo dos componentes e de quem constrói. O meu amp, por exemplo, é handmade. Paguei 2000. E não existe um amp de 2000 reais pra competir com o meu em termos de construção, componentes e, claro, timbre. Assim, os amps handmande legais, bem feitos, tornam-se melhores sim! :)

Deji
Veterano
# out/06
· votar


paulao_jazz
ele nao afirmou nada disso... ele so citou algumas discuç~es que nao levam a nada....

edalko
Veterano
# out/06 · Editado por: edalko
· votar


paulao_jazz
ele nao afirmou nada disso... ele so citou algumas discussões que nao levam a nada....


Valeu Deji!!!!

paulao_jazz
Por essas mesmas razões que vc descreveu é que entendo serem totalmente dispensáveis os referidos tópicos

paulao_jazz
Veterano
# out/06 · Editado por: paulao_jazz
· votar


paulao_jazz

edalko

Cara, permita-me discordar!

Alguns desses tópicos tem sim sua valia de debate. O problema é saber debater!!


Deji, edalko, eu entendi perfeitamete o post. Mas acho (ou melhor, tenho certeza) que eu que não me fiz entender.

Comentei todos os tópicos e em alguns deles eu realmente concordei que nem vale a discussão.

Já em outros, acho que é muito válida a discussão!!

Por exemplo, valvulado x transistorizado é algo legal de debater. Não é só uma questão de gosto.

Equipamento caro com mãos ruins... tb acho legal debater. Ou melhor, debater pq que tem gente que não se satisfaz até ter aquela guitarra de seis milhões de dólares (biônica, no caso... :)).

Da mesma forma, o inverso: caras que tiram SONZAÇO de equipos de merda.

A discussão sobre os handmakers... acho super hiper ultra válida!! Pq somos nós que gastamos grana com eles! Quanto mais discutirmos isso, mais a salvo nosso bolso estará na hora de decidir.

Então, caros, discordei do cerne do post, não dos "topicuzinhos". Discordei que esses assuntos não merecem atenção.

Eu acho que alguns tópicos que vc citou deveriam sim ser muito discutidos, mas como só tem criança e adolescente (aqui e tb nos outros fóruns) que levam as coisas (de um forunzico de internet!!!) pro lado pessoal, fica difícil debater com sabedoria, parcimônia e abertura de mente.

Infelizmente.

Deu pra sacar agora?

Alex_Guitar
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn, camarada vc. está coberto de razão quanto à esta mesmice (se foi isso mesmo que eu entendi que vc. quis dizer).
Sei que deve ser difícil, mesmo pq. a guitarra está em um nível técnico e tecnológico totalmente extendido e aparentemente estagnado.
Mas acredito que ainda venha aparecer alguém por aí que possa realmente fazer com que os holofotes caiam sobre ele de uma forma merecidamente original e não pq. ele soe como uma "cópia fraudulenta" e oportuna.
Não deve ser fácil criar algo novo no meio de tanta informação e tanta coisa já criada mas, prefiro acreditar que sempre haverá um espaço para algo interessante.
Para tentar soar "novo", acredito que o camarada tenha que se "armar" primeiramente de uma guitarra, um "punhado" de técnica, um "caminhão" de musicalidade, e com estas poucas ferramentas, caminhar nesta direção. Daí, quem sabe possa surgir algo que realmente se destaque no meio dos "modismos" atuais, para a nossa felicidade...

Chega, vou parar por aqui ... :o)

Flying CCCP
Veterano
# out/06 · Editado por: Flying CCCP
· votar


Rowashburn

Bom tópico. Traduziu muita coisa do que eu penso e sinto, talvez tudo, talvez mais =] ...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/06
· votar


Alex_Guitar
Para tentar soar "novo", acredito que o camarada tenha que se "armar" primeiramente de uma guitarra, um "punhado" de técnica, um "caminhão" de musicalidade, e com estas poucas ferramentas, caminhar nesta direção.

sempre digo algo quando surge o assunto inovar, acredito que nao precisa criar algo novo pra fazer bonito, basta saber fazer!

edalko
Veterano
# out/06
· votar


Eu acho que alguns tópicos que vc citou deveriam sim ser muito discutidos, mas como só tem criança e adolescente (aqui e tb nos outros fóruns) que levam as coisas (de um forunzico de internet!!!) pro lado pessoal, fica difícil debater com sabedoria, parcimônia e abertura de mente.

Assino embaixo com firma reconhecida!!!!

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


paulao_jazz
Não vou nem começar a discordar, que é para não ficar horas digitando.

Mas : Mas o melhor som de guitarra tirado num amp transistor é PIOR que o pior som de guitarra num bom amp valvulado.
Meu deus. <o>. É só o que eu tenho a dizer.


Deji
Eu entendi o que tu quis dizer, mas é que as vezes, uma coisa parece outra, apenas isso.
E concordo contigo no que diz respeito a "guitarristas de quarto".
Mas as vezes tu soa um pouco extremista em relação a isso. E as vezes até mesmo um "guitarrista de quarto" tem boas idéias, e pode nos ensinar alguma coisa.. mas com certeza.. a maioria.. beh.

r2s2
Veterano
# out/06
· votar


Nego aceita muito fácil as coisas.

Antes mesmo de eu saber o que era guitarra já me falavam que o Hendrix era o melhor de toda a história e que nunca haveria ninguém melhor que ele.

Pronto, antes mesmo de ouvir eu já tinha que achá-lo o melhor.

r2s2
Veterano
# out/06
· votar


Que que deu? Ouvi a 1ª vez, achei palha. Aí todo mundo: Vc num entende nada, é um idiota, o cara representa mais que todo mundo aí e tal.

Aí pensei "devo estar errado". Aí ouvi mais algumas vezes e passei a gostar.

Mas isso me abriu os olhos. O marketing fez com que eu ouvisse várias vezes mesmo sem gostar até aprender a gostar. Será que num é assim desde o começo?

Bendsup
Veterano
# out/06
· votar


r2s2

Cara gosto é gosto, e o marketing manda muito... mas nesse caso aí esse cara tem agradado as pessoas num primeiro momento, no segundo, e continua soando moderno e inovador até hoje...mas como eu disse gosto é gosto...

Alex_Guitar
Veterano
# out/06 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


r2s2
Nego aceita muito fácil as coisas.

Antes mesmo de eu saber o que era guitarra já me falavam que o Hendrix era o melhor de toda a história e que nunca haveria ninguém melhor que ele.

Pronto, antes mesmo de ouvir eu já tinha que achá-lo o melhor


Camarada, ninguém é obrigado a achar ninguém o melhor, mesmo pq. esta idéia de que "Fulano" é melhor é relativa demais. A única coisa que eu acho primordial a fazer é respeitar o que estes "Beltranos" ou "Cicranos" fizeram para a evolução do instrumento ou a música em si.

No demais, pelo o que eu entedi, o tópico aqui tenta falar na tentativa da criação de algo novo, tentando fugir das mesmices que vêem aparecendo constantemente.
Bom, pelo menos foi o que eu entendi... :o)

paulao_jazz
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline
Não vou nem começar a discordar, que é para não ficar horas digitando.

Mas : Mas o melhor som de guitarra tirado num amp transistor é PIOR que o pior som de guitarra num bom amp valvulado.
Meu deus. <o>. É só o que eu tenho a dizer.


Po, brôu, vamos debater!! Rasga o verbo!! É disso que eu estava falando... Ou a galera tem medo ou tem preguiça de debater.

Essa é a minha opinião, e eu gostaria de ouvir a sua. Saber qual som de transistor que vc curtiu, etc e tal... Enfim, conversar e debater numa boa.

Eu continuo achando isso. E vou continuar achando, até que alguém venha conversar comigo e a gente possa debater, com abertura de mente.

Vamos lá, cara!

Um abraço

b1gh4nd
Veterano
# out/06
· votar


cara! eu nem te conheço. mas tu foste bastante foda nessas palavras ai. é nisso q eu sempre acreditei quando decedi ser "musico"! isso tudo é muito rock roll tb!! do it yourself!

r2s2
Veterano
# out/06
· votar


Alex_Guitar

Concordo contigo.

r2s2
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline
Não vou nem começar a discordar, que é para não ficar horas digitando.

Mas : Mas o melhor som de guitarra tirado num amp transistor é PIOR que o pior som de guitarra num bom amp valvulado.
Meu deus. <o>. É só o que eu tenho a dizer.


Pô GasGas, o cara tem a opinião dele, e acho que até tem certo sentido. Teve um cara que disse a frase exata sobre isso, era assim:

"O som da válvula num é melhor que o do transistor, o que acontece é que aprendemos a gostar do som valvulado pq as grandes bandas usaram e usam"

paulao_jazz
Veterano
# out/06
· votar


r2s2

aprendemos a gostar do som valvulado pq as grandes bandas usaram e usam

Aí vem a famigerada questão!!!!

POR QUÊ?? Pq será que as grandes bandas e grandes guitarristas preferem as válvulas?

edalko
Veterano
# out/06
· votar


Essa é a minha opinião, e eu gostaria de ouvir a sua. Saber qual som de transistor que vc curtiu, etc e tal... Enfim, conversar e debater numa boa.

COncordo, que as trocas de opiniões engrandecem a cultura musical.
DESDE QUE: alguém venha conversar comigo e a gente possa debater, com abertura de mente.

Sem imposição de idéias, sem baixaria e, principalmente, sem banimento!!!

Pq será que as grandes bandas e grandes guitarristas preferem as válvulas?

Bom, é uma pergunta que nunca vai se calar.
Mas já que estamos falando em "criar algo novo", concordo com a frase de que antes mesmo de ouvir eu já tinha que achá-lo o melhor., e isso não recai somente em guitarristas, mas em equipamento também.

Basta ver as JAMs que são feitas: se o cara usa um timbre diferente do padrão "usei amp valvulado no talo" o pessoal já lima, dizendo que não gostou porque tava abelhudo, porque isso, porque aquilo. Nos meus comentários sempre deixei claro que gostava da inovação do timbre.

Quanto às válvulas, notei por experiência própria que o som tem mais qualidade para gosto musical, mas nisso engloba meus pedais, minha guitarra, meu jeito de tocar.
Mas já toquei em Laney, ROland JC120, ambos transistorizados e achei ducaráleo. Asim como já toquei em valvulados que não gostei do som...

Daí que, pegando um gancho no que o Paulao_Jazz falou, se for pra discutir que válvula vc usou?, se o capacitor da marca tal é foda? se a microfonação assim ou assado é melhor? se o trafo é bom? é sadio...
Mas discutir se valvulado ou transistorizado é melhor? é chover no molhado...

Gasoline
Veterano
# out/06
· votar


paulao_jazz
Se quiser debater isso comigo, sem problemas.
Crie um tópico no fórum correto (Amplificadores) e assim que tiver tempo, poderei debater contigo a questão, com exemplos práticos de minha vivência, além de sons, na medida do possivel.

Mas não vou desvirtuar o tópico do cara.
Além de eu sempre pregar que "não existe o melhor absoluto". "existe o melhor para ti".

r2s2
Veterano
# out/06
· votar


paulao_jazz
Aí vem a famigerada questão!!!!
POR QUÊ?? Pq será que as grandes bandas e grandes guitarristas preferem as válvulas?


Uai, pq no começo só tinha válulas.

Deji
Veterano
# out/06
· votar


Gasoline

Cara, de fato, tem um monte de guitarrrista de quarto que detona, mas tem esses casos tb, não queria soar extremista :/

Rabbit
Veterano
# out/06
· votar


Uai! Depois de ler todo topico(e ler ate o do guitarcorner), sao tantas opnioes que nao sei nem por onde comecar.

Fritz_mkvl

Foi a sua opniao a que eu mais concordei.

Primeiro acho que isso eh um forum de discussao. Se sua opniao nao for pra se discutida, entao nao poste. Nao tem essa de discursao sadia. O Rowashburn so achou que a discussao estava sadia quando ninguem estava discordando veemente dele.


Rowashburn

Acho que nao precisamos revolucionar nada. Nao vivemos numa era cubista, em que precisamos nos rebelar com o que se possui na atualidade, sem nenhuma causa, para nos tornarmos bons musicos. Isso eh atitude de pessoas sem opniao propria.

Sou casado, tenho filho, guitarra eh o meu hobby. Gostei do topico, mas vc comecou a insitir em uma coisa que nao tem sentindo nenhum.

Vc colocou, como se quem nao tivesse interessado em revolucionar, ser um grande guitarrista, estivesse perdendo tempo.

A base para ser um grande musico eh traduzir para sons tudo o que vc tem na alma.

Hendrix, Clapton, e outros nao se tornaram o que sao pensando em revolucionar nada, mas sim mostrar publicamente o que eles tinham em mente. Fama, revolucao, sucesso foram so efeitos de suas causas.

Rabbit
Veterano
# out/06 · Editado por: Rabbit
· votar


paulao_jazz
edalko

Pra falar a verdade. Ta faltando mais gente como vcs aqui nesse forum.

Pra da uma calibrada.

Mutumutum
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn

Cara! Pode ser q o HENDRIX seja o maior guitarrista da história... mas, na época dele, jah tinha o Eric Clapton e o Duane Allman... q tbm eram phodásticos... e ouvi dizer q o HENDRIX nem sabia tocar taaaaanto assim... o cara era (isso sim) um gênio da criatividade... criava efeitos baseados em experiências sem sentido (como o barulho de uma pessoa caindo com paraquedas... jah ouviram falar disso? Mto trú...)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Um grande recado pra grandes guitarristas