Um grande recado pra grandes guitarristas

Autor Mensagem
Rowashburn
Veterano
# out/06 · Editado por: Rowashburn


E aí jovens.

Me deu na idéia...

Tem muita gente nessa idéia de tocar old school...e sempre existe aquela velha discussão daquilo que é melhor ou pior, o que deve usar, o que deve tocar, fazer riff x fazer solo, fazer nem sei quantas notas por segundo x tocar melodias lentas, ponte fixa x Floyd Rose...

...sem falar no " Qual é o melhor guitarrista da atualidade... "

Coisa que sinceramente, já encheu.

Mas parem pra pensar:

Quem é o melhor guitarrista da história??

Uns vão dizer nomes perdidos em suas mentes...mas querendo ou não, todo mundo lembrou de Hendrix...

...achando ele o melhor ou não.

" Pro mundo é o Hendrix...mas pra mim é o..."

Pois o detalhe não é se ele é melhor, ou tá em 2º, ou tá em último pra vc mesmo.

O detalhe, é o ponto de referência que ele é.

Guitarra: Antes e Depois de Hendrix.

E isso é fato. Você reconhecendo ou não.

Mas já percebeu como muitos dos famosos reconhecem isso??

...dá pra citar nomes e mais nomes famosos, e pra eles, Hendrix é São Hendrix...

E porque isso?? Simples. Nunca época que todo mundo tava fazendo acordezinhos na guitarra, ele tocou as cordas com os dentes, enfiou a guitarra no amplificador, e mudou a história da guitarra para sempre...como a própria Guitar Player disse:
" Antes de colocar fogo na guitarra, ele já tinha incendiado o mundo todo ".

De fato...por último só restou ela.

Tá, mas uns vão dizer: E daí?

E daí...

Responda: Você quer mesmo ser um grande guitarrista??

Então, faça com a guitarra, tudo o que te der na cabeça.

Poxa...quem disse que é pra tocar assim ou assado? Toque do jeito que você quiser oras...

" põe um dedo aqui, o outro ali, e o outro ali, segura eles aí!! Agora vc não precisa mudar mais a posição dos dedos da mão esquerda, só mudá-los de lugar, de uma casa pra outra...

...ah, e tbm dá pra passar e fazer a mesma coisa, pulando pras cordas de baixo, só mantenha esses 3 dedos nessa mesma posição...

...daí é só segurar a palheta e bater nas cordas de acordo com o ritmo ".

Fim de toda a lição do que vc precisa saber sobre a guitarra.

Ah...fala sério né??

Eu sempre inspirei no melhor. E o melhor, é aquele que consegue fazer coisas que ninguém fez.

E vc não pode??

se derepente vc achar que morder as cordas por cima do braço da guitarra vai dar um som legal?? Ué...então morda!!

...se com uma Floyd Rose vc pode fazer a guitarra gemer...vamos ouvir ela gemer então!!!

...se vc acha que passar a mão nas cordas da guitarra...como se passasse a mão numa mulher, vai sair um som massa disso???...ótimo!!!

Faz ué. Pq não?? Faz o que der na cabeça...

...ou vc pode ficar fazendo sempre o mesmo movimento com a mão.

...mas, você é tão repetitivo assim??

Pois pra mim existem dois tipos de músicos de verdade:

Os que interpretam bem...e os que fazem música de fato.

Quer ficar tocando cover o resto da vida??

Claro, que vamos considerar as limitações físicas...e cada um carrega o quanto aguenta carregar...

...mas eu geralmente vejo exatamente aí o problema...

...pois parece faltar disposição pra essa capacidade ser mostrada.

...porque tem muita gente que poderia tocar muito mais do que toca...se simplesmente...quizesse.

" Ah...eu não consigo..."

Quando se quer de verdade...se passa pelo que for preciso e necessário pra que aconteça...e não simplesmente esperamos cair de algum lugar...


...ou pior ainda, que seja dado pelos pais.


Amplificadores violentos, pedais tais e tais...guitarra tal, com captadores tais....com isso aquilo, aquilo outro...

...e não praticam, não se esforçam...
...e pior: Não reconhecem o esforço dos próprios pais que pagaram por tudo.

Eles não compraram pra vc ficar fazendo de conta que toca...

É como eu sempre digo:

Se não praticar, nem pacto com o diabo vai adiantar.

...mas eu garanto pra vocês...

...tocar guitarra é bem melhor, quando se faz por si próprio...do seu próprio esforço, das suas próprias idéias...dando o melhor de si (e sendo sincero consigo mesmo quanto a isso).

Pagando suas próprias coisas, se esforçando pra aprender ao invés de querer tudo de bandeja...

...pq vcs acham que eu amo tanto minha guitarra??? Pq eu sei tudo o que tive que passar pra ter ela do jeito que ela é.

E tem muitos aqui...que sabem do que eu estou falando.

E isso tudo, eu digo pra todos.

Abraços jovens


Rowashburn

Valhalla Viking
Veterano
# out/06
· votar


kara, adorei seu topico, t apoio totalmente...
o foda eh q nao eh tao facil inovar mas eu me esforço ao max!!!

Igor Martins
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
Sábias palavras.

sendo sincero consigo mesmo
Na minha ignorância, o q vejo (e não é só no fórum), é a falta da quebra de limites. Parece q existem "receitas de bolo" sobre como ser guitarrista, sabor "shred", "vintage", etc. Para mim não passa tudo de bobagem, deve se tocar o q quiser, não existe isso.

Outra coisa triste, pensam primeiro em investimento (equipos), e depois tocar. Tem sua importancia equipo, mas em primeiro lugar deve vir a música. Muita gente já leu a frase de "o timbre vem dos dedos", mas não entendeu o significado.

Eles não compraram pra vc ficar fazendo de conta que toca...

Infelizmente, tem doido q prefere gastar 15000 q tirar um som de ouvido.

Guitar_L
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
Parabéns pelo tópico man, aposto que vai "chacoalhar" a cabeça de vários "pseudo-músicos" do fórum.
Abraços

nettoroses
Veterano
# out/06
· votar


ótimo cara
o foda é inovar
hj em dia já fizeram ''quase''
mais nada é impossível

Igor Martins
Veterano
# out/06
· votar


"pseudo-músicos"
Às vezes penso q hoje em dia, infelizmente ser instrumentista não é necessariamente ser músico.

Saitu
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
Eu sempre tento inovar, ai eu descubro que é dificil... ^^ mas eu continuo tentando xD

Rabbit
Veterano
# out/06
· votar


O problema eh que muitos acham que a musica surgiu depois da guitarra. Esquecendo que a guitarra surgiu em favor da musica.

Kirk_Hammett
Veterano
# out/06
· votar


Eu não quero ser um grande guitarrista, quero me divertir tocando guitarra, só isso

Kirk_Hammett
Veterano
# out/06
· votar


E eu não pensei em hendrix aquela hora

ff_studio
Veterano
# out/06
· votar


Ótimo tópico!! Parabéns!!!
Assino embaixo...

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Kirk_Hammett
Eu não quero ser um grande guitarrista, quero me divertir tocando guitarra, só isso
E eu não pensei em hendrix aquela hora


Sinto muito por vc.

Tiruk
Veterano
# out/06
· votar


E eu não pensei em hendrix aquela hora
2

Curly
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn

...tocar guitarra é bem melhor, quando se faz por si próprio...do seu próprio esforço, das suas próprias idéias...dando o melhor de si (e sendo sincero consigo mesmo quanto a isso).


em outras palavras: ter estilo próprio ! esse é principal problema dos guitarristas atuais, tocam muito mas são carbonos dos outros

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Tiruk

achando ele o melhor ou não achando...esse nome veio na sua cabeça.

" Aff...que mania que todo mundo tem de dizer que é o Hendrix...mas pra mim é o Fulado Bertano da Silva... "

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Eu juro que pensei Malmsteen.

Tiruk
Veterano
# out/06
· votar


Eu juro que pensei Satriani.


molusco
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
concordo com muita coisa que você disse

Mas eu acho que espancar a guitarra, morde-la, a por no microondas, usa-la como raquete de tenis,etc mesmo sendo algo diferente e inovador não é algo que seja muito "musical", se é que você me entende.
Concordo com a sua ideia que é preciso inovar, mas fazer isso dentro da música é possivel!
O Malmsteen tocou musica classica na guitarra, O Satriani fez melodias fantasicas com a pentatonica, etc.

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/06
· votar


Teve uma época que os guitarristas tentavam copiar outros guitarristas, mas só ouvindo o disco do cara e tentando tocar junto, improvisando, ou tentando tirar nota por nota.

Como isso é dificil, o cara ia tirando do jeito dele e quando menos esperava ia criando estilo próprio.

Duvido que o Hendrix, o Eddie e tantos outros não fizeram isso um dia.

É normal e faz parte da evolução.

O que pega hoje em dia é que apareceu uma avalanche de informações, todas de mão beijada como dizem hehehe

Quer tocar um lick do Malmsteen !??? ok, tem uma meia-duzia de professores logo ali na esquina que vão te ensinar como fazer, e tem um monte de video-aulas na net, e tem um monte de tablaturas com o solo todinho ali.

Nessas a gente se perde e faz o solo bem feito, mas totalmente mecanico.

E existem milhares de caminhos fáceis, o mais dificil que é usar o ouvido tá sendo esquecido.

Acho que devo sempre usar o ouvido, mesmo que seja pra copiar. Em algum momento o mesmo ouvido vai te levar pra novos caminhos, e ai voce vai pegando seu jeito de tocar.

Luigi LeBeau
Veterano
# out/06
· votar


nossa q texto grande...

_bogus_
Veterano
# out/06
· votar


soh tem um problema... se eu morder a minha guita ou por fogo nela, fico chupando no dedo uhasuhsuhs

pra mim nao eh o hendrix (apesar de achar ele mt foda e concordar com a guita antes e dps do hendrix, assim como jaco pastorius no baixo), mas sabia q ele ia falar hendrix hehehe

agora existem mts guitarristas com tecnica, harmonia e tudo mais avancado que o Hendrix, mas ele revolucionou a guitarra, o pior eh ouvir as musicas dele sabendo q nem botar as musicas no papel ele sabia

Yngwie Slash
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn

Sinto muito por vc.

Já ta ficando claro que você é mais um ''pseudo''. Qual o problema em o cara achar que outro que inovou? Isso pra mim já é uma inovação!

O povo hoje geralmente toma como influência sempre os mesmos guitarristas, sempre citam Steve Vai, Malmsteen e Satriani pra dizer que entendem de fritação.......... e pra não chamarem ele de mais um atleta da guitarra, ele diz que gosta de Hendrix pra se salvar.
Po gente, vamos parar de se limitar tanto assim.....

eu não quis ofender ngm

Luigi LeBeau
Veterano
# out/06
· votar


pra mim nao eh o hendrix
pra mim eh, logico! Hendrix e Clapton..

o pior eh ouvir as musicas dele sabendo q nem botar as musicas no papel ele sabia
isso naum importa!

Yngwie Slash
Veterano
# out/06
· votar


JoeCruzGuitar
E existem milhares de caminhos fáceis, o mais dificil que é usar o ouvido tá sendo esquecido.

Acho que devo sempre usar o ouvido, mesmo que seja pra copiar. Em algum momento o mesmo ouvido vai te levar pra novos caminhos, e ai voce vai pegando seu jeito de tocar.
(2)

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Yngwie Slash
Já ta ficando claro que você é mais um ''pseudo''. Qual o problema em o cara achar que outro que inovou? Isso pra mim já é uma inovação!

Não é por isso que eu falei sinto muito.

Eu disse sinto muito pelo fato dele afirmar que pra ele a guitarra é só por diversão, que ele não quer ser um grande guitarrista.

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


...sem falar no " Qual é o melhor guitarrista da atualidade... "

Coisa que sinceramente, já encheu.


Não importa qual a sua opinião a respeito...não é disso que se trata o tópico.

Yngwie Slash
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
Não importa qual a sua opinião a respeito...não é disso que se trata o tópico.

e...?

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Yngwie Slash

Mano. Se você não entendeu o recado...não é minha culpa.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
Curly

em outras palavras: ter estilo próprio ! esse é principal problema dos guitarristas atuais, tocam muito mas são carbonos dos outros

ia dizer a mesma coisa!!
excelente topico ...e eu acredito q vale não soh para guitarristas .. mas para músicos!!!

Yngwie Slash
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn

Eu entendi, mas não posso fazer nada se você não gostou da minha opinião que tem tudo a ver com o tópico.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Um grande recado pra grandes guitarristas