Um grande recado pra grandes guitarristas

Autor Mensagem
pedrunk
Veterano
# out/06
· votar


olha n me levem a mal, mas drogas sao o q ha para criaçoes mais originais :)

r2s2
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
É que é foda mesmo...o som do cara soa atual até hoje. E isso foi unânime entre todos lá.

Olha, q ele é foda até hj isso é indiscutível.

Mas neguinho fica cego de idolatria. Esses dias um muleque aqui disse q ele nunca tocaria uma Tender Surrender, pq ele num tinha técnica pra isso. Eu concordo, pq ele tinha técnica pra outras coisas, não pra mandar essa música.

Mas é claro que ele foi fuzilado d críticas, teve um que disse que tocaria até Jason Becker se quisesse!!!

Mas uma coisa é verdade, essa idolatria é que leva os caras a imitarem os outros, e é por isso q a evolução da guitarra é tão lenta. Quando vem um e destrói tudo, tipo Frank Zappa, aí a guitarra dá um solavanco para um nível superior, mas é raro aparecerem caras assim.

Agora eu acho que somos muito pressionados pela sociedade a querermos ser grandes músicos, e para isso temos que ser diferentes.

Eu já me vejo completamente alheio a isso, eu quero que meu som soe bem e bonito, num interessa se é cópia ou se é original.

r2s2
Veterano
# out/06
· votar


imorrivel

cara, concordo plenamente contigo.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


E tem caras como o Jeff Beck que inovam muito mas não são muito conhecidos ou não fazem muito sucesso.

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


r2s2
Mas neguinho fica cego de idolatria. Esses dias um muleque aqui disse q ele nunca tocaria uma Tender Surrender, pq ele num tinha técnica pra isso. Eu concordo, pq ele tinha técnica pra outras coisas, não pra mandar essa música.

Claro que se ele se dedicar e treinar muito vai conseguir tirar a música. Mas aí que está o detalhe...tirar a música com muito esforço até é possível ( mas isso desconsiderando o fato da interpretação do compositor, que é inigualável)...mas e compor???

Fritz_mkvl
E tem caras como o Jeff Beck que inovam muito mas não são muito conhecidos ou não fazem muito sucesso

Concordo que isso é foda. Jeff Beck é um gênio, mas não tem um reconhecimento tão grande...mas eu devo isso à falta de cultura da maioria. Querendo ou não, quando se é músico, seu gosto se aprimora...

...se você considerar Veneza na época de Beethoven, a maioria estudava música, mesmo os de baixa renda. Beethoven mesmo, era de uma família muito humilde...hoje em dia, nós estudantes de música somos minoria, e como agradar pessoas que não entendem de música?? Com besteiras que vemos todos os dias na mídia...infelizmente.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
Mas tem outro fator também, me parece que ele não liga muito pra fazer sucesso ou ser reconhecido. Ele poderia ter tocado no woodstock e se projetado com isso, mas ele optou por não tocar. Acho que a época em que ele fez mais sucesso foi com o Yardbirds.

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Fritz_mkvl

Mas querendo ou não, ele inova. Acho que enjoa da própria maneira de tocar, e vive mudando a si mesmo...acho isso muito doido...pois ele não se prende a um estilo, curto ele na época do Yardbirds, mas curto muito mais ele hoje. Jeff Beck detona!!!!

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Eu também curto o trabalho dele. Parece que uma vez a cada dez anos e ele acorda e pensa: "Pô, vou me reinventar". Bem louco.

r2s2
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
...se você considerar Veneza na época de Beethoven, a maioria estudava música, mesmo os de baixa renda. Beethoven mesmo, era de uma família muito humilde...hoje em dia, nós estudantes de música somos minoria, e como agradar pessoas que não entendem de música?? Com besteiras que vemos todos os dias na mídia...infelizmente.

Hj em dia ninguém pode estudar música pq senão perde a novela das 8 e o big brother

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


r2s2
Hj em dia ninguém pode estudar música pq senão perde a novela das 8 e o big brother

...foda...a TV poderia aprimorar e muito a cultura do país, exibindo coisas que prestem no lugar de tanto lixo...mas ao contrário, promovem e criam cada vez mais lixo.

Rowashburn
Veterano
# out/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


Fritz_mkvl
Eu também curto o trabalho dele. Parece que uma vez a cada dez anos e ele acorda e pensa: "Pô, vou me reinventar". Bem louco.

MUITO louco mesmo....e nem acho que seja a cada dez anos...ele é um daqueles que sempre estão querendo arrancar um som diferente da guitarra...

...justamente uma das coisas que eu falei no tópico. Depois vem neguinho dizendo que é impossível...

...se já tem esse pensamento desde o início, vai ser impossível mesmo.

pr0view
Veterano
# out/06
· votar


Guitar X: Na época em que estudei no IGT, você sempre incentivava a classe a pesquisar novas idéias, sonoridades, etc. Que idéias foram ainda pouco exploradas na guitarra e você indicaria como caminhos a serem pesquisados?

Mozart Mello: Nós já estamos "encharcados" de campos harmônicos, escalas, II V I, afinações tradicionais, estereótipos do que é tocar blues, rock, jazz, funk, etc...

Passamos uma vida tocando 2/4, 3/4, 4/4, 6/8, 12/8 basicamente. A "arte" nos pede. Por favor me pesquise. O teatro (inclusive infantil), cinema, artes plásticas, dança, literatura, etc... todos estão propondo estéticas novas. O guitarrista acha que tocar virtuosamente sobre um acorde ou lindas frases sobre II V I é o suficiente. Nós guitarristas somos muito caretas. O artista mais careta entre todos acima mencionados. Só a gente não percebeu ainda. Quando aparece uma banda tocando em 7/4 todo mundo oh oh oh oh oh ... É ridícula essa atitude, mostra uma ignorância enorme em relação a cultura musical. Você precisa de parâmetros. Não escute guitarristas, já é um bom começo. Que tal música Indiana, música étnica (qualquer), música erudita em geral e pesquisar os pilares da música popular e erudita brasileira. Nomes como Pixinguinha, Carlos Gomes, Villa Lobos, Egberto, Tom Jobim, Radamés, Ari Barroso, Hermeto, são tantos que as minhas sugestões acabam sendo injustas.

Você não precisa ser "nacionalista" na questão arte. Escute tudo . Por exemplo a guitarra de 7 cordas é tão pouco explorada. Imagine uma guitarra de 7 cordas com uma afinação bem estranha. Torna-se uma fonte de pesquisa muito grande. Imagine as novas possibilidades harmônicas. Peça para o seu baterista achar um "vaso" que tenha um som muito interessante e o seu contrabaixista tocar tudo em two-hands. Esquisito? Tá bom então vamos continuar imitando tudo que vem de fora, é mais fácil e a digestão mais tranqüila!!!

Busque formas alternativas de improvisação. Comece sem harmonia nenhuma e cantando tudo o que toca.

Importante: Essas idéias não amadurecem do dia pra noite. resultado pode ser muito demorado.

Lembre-se: "A arte" está pedindo de joelhos: "Experimente", "Ouse" como se fosse uma busca espiritual.

leiam essa entrevista eh mt boa! http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/destaque/030205_h tml/entrevistamozart030305.htm

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


pr0view

OOOOOOOWWWWWWWWWWW


MUITO OBRIGADO CARA!!!!!

Nossa que massa. Mozart Mello é muito fera!!! Falou tudo, eu concordo plenamente com isso. Era sobre isso que eu estava falando desde o início!!!!!!

Valeu por ter colado essa parte da entrevista, que diz MUITO sobre o que eu estava querendo dizer. Acho que deveria ter um tópico com essa entrevista e dar um "stick" nele.

De novo, muito obrigado cara, por ter colado isso aí. \o/

Rowashburn
Veterano
# out/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


Lembre-se: "A arte" está pedindo de joelhos: "Experimente", "Ouse" como se fosse uma busca espiritual.

Caramba, essa frase é linda, poética mesmo. É assim que vejo a música, é essa a filosofia que tenho com a guitarra...uma busca espiritual mesmo, se encontrar dentro da própria arte...
...nossa que fera, fiquei emocionado.

pr0view
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
cara eh mt boa essa entrevista! tu aprende com essa entrevista, Mozart Mello eh o cara

pepper
Veterano
# out/06
· votar


ótimo texto, parabéns.
talves alguns acordem pra vida depois dessa.


...pq vcs acham que eu amo tanto minha guitarra??? Pq eu sei tudo o que tive que passar pra ter ela do jeito que ela é.

E tem muitos aqui...que sabem do que eu estou falando.



pior que eu sei xD

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


pepper

Yeah!! Valeu jovem!!!

Fera vc saber do que eu estou falando mesmo...quanto a isso só digo uma coisa: Parabéns.

Hyllop
Veterano
# out/06
· votar


Oq eu absorvi desse topico foi...
Seja criativo na guitarra, assim como quando faz um desenho e etc. Crie oq vier em mente.

[raptor]
Veterano
# out/06
· votar


Lembre-se: "A arte" está pedindo de joelhos: "Experimente", "Ouse" como se fosse uma busca espiritual.

Caramba, essa frase é linda, poética mesmo. É assim que vejo a música, é essa a filosofia que tenho com a guitarra...uma busca espiritual mesmo, se encontrar dentro da própria arte...
...nossa que fera, fiquei emocionado.
(2)

Mas eu ainda acho q Hendrix é o melhor ^^

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Hyllop

Isso aí cara. De fato a idéia principal é deixar a criatividade rolar, ser vc mesmo, pois vc por si só, é único, e original.

[raptor]

hehehehehehe...Hendrix é foda.

Copag
Veterano
# out/06
· votar


Boa noite a todos.

Devo ter ficado aqui lendo este tópico e o do Guitar Corner por mais de 2 horas. Realmente não me lembro dos nicks de todo mundo e sinceramente não vou rever as páginas para responder um a um, mas me deu vontade de deixar minha opinião.

O primeiro guitarrista que pensei no início do post foi o David Gilmour, e o segundo foi o John Frusciante. Jamais pensaria no Hendrix, pois não gosto do som e isso é um problema meu. Eu não fico aqui falando mal dele, nem de outros guitarristas: cada um na sua. O PROBLEMA É MEU. Eu ouço Hendrix algumas vezes, tenho todos os álbuns e nunca achei nada demais. Não vou discutir a importância dele para a era antes - depois da guitarra, pois sei que é indiscutível. Mas ele não foi o único, nem foi singular, mesmo na sua época.

Não acho que quando surge um assunto, apenas quem concorde com ele deva responder. Todo mundo tem direito de opinar, uma vez que isso é um fórum. FÓRUM! Engraçado que quando aprendi o que era fórum, fui explicado que era um lugar onde julgavam pessoas acusadas de algo que pudessem ter cometido (entre outras coisas). Isso significa que há defesa e ataque, lados opostos, no mesmo lugar. Então, não há nada errado no fato de haver discordância com o tema proposto. Apenas deve existir respeito. Se tenho uma maçã, e você também, e trocamos essas maçãs, eu continuo com uma e você com uma. Se eu tenho uma idéia e você outra, e trocamos nossas idéias, eu passo a ter duas, assim como você (é velha mas é muito boa).

Muita gente escreve suas opiniões como se fossem as mais corretas. Outras lêem algumas opiniões e se sentem ofendidos por aquilo ali descrito não ser a coisa mais feliz que sua cabeça possa agüentar.

Há algum tempo fizeram um festival de banda aqui na cidade. Alguém no Orkut, numa comunidade de bandas perguntou o que o pessoal havia achado e eu falei realmente tudo que eu achei. A organizadora, que também participa, ficou louca, chegando a dizer que nunca mais organizaria outro. Problema é dela. Pessoas públicas, escritores, músicos, artistas, qualquer pessoa que exponha algo ou faça algo está à mercê da crítica, seja ela construtiva, boa ou ruim. E aqui também funciona assim.

Toco guitarra há 3 anos e sei poucas músicas para o tempo que toco. Às vezes toco uma mesma música 3 vezes seguidas. Um mesmo solo 10 vezes seguidas. Na maioria das vezes, troco timbres, guitarra, pedais, regulagens, e sempre tento chegar a um bom lugar, mesmo que em algumas vezes ou mesmo no resultado final eu não chegue a lugar nenhum. Mas eu me diverto e gosto disso.

Sou jovem e 1 ano e meio desses 3 anos estive morando fora, estudando numa faculdade de tempo integral, e ainda trabalhava. Não tinha tempo para nada. Algumas vezes deixei de assistir a algum filme ou palestra, e toquei muita guitarra. Mas NUNCA numa mesma semana, somando todas as vezes que eu a pegava, e/ou o violão, daria 5 horas. Nem tudo na vida é do jeito que queremos, há muito pra correr atrás e eu não posso, atualmente, me dar ao luxo de parar com meus estudos, meu trabalho, para me dedicar integralmente à guitarra. Mesmo que eu queira. E aí, como eu vou viver?! E se minha oportunidade não aparecer? Mesmo que eu seja um "monstro" na guitarra. Muita gente é muito boa com seus instrumentos e não têm reconhecimento, não fazem sucesso, muitas vezes não têm nem um álbum gravado.

A busca pela inovação é pelo sucesso? Reconhecimento? Dinheiro? Quem faz uma letra boa, tem um pouquinho de musicalidade, e coloca uns acordes, mesmo que fáceis, em sintonia, e arruma um empurrãozinho, consegue arrumar uma gravadora e entrar na mídia. Aí ganha dinheiro, fama, meninas e reconhecimento.

Bom, como eu estava falando, fiquei 1 ano e meio apenas, na faculdade... Era tão caro o custo de vida lá que fui ficando desistimulado, assistindo à minha família passar dificuldades por aqui e eu por lá. Resolvi voltar. Hoje posso me dedicar um pouco mais aos meus equipamentos, e mesmo assim não o faço como gostaria. Porque continuo trabalhando e fazendo N outras coisas. Ah, eu faço outras porque eu quero? É a vida. Existem vários rumos. Eu torço por aqueles que se dedicam integralmente à guitarra, e querem viver disso um dia, espero que consigam. Pois se eu conseguir, também ficarei muito feliz. Mas, até lá, preciso viver, ter meu dinheiro, cuidar de minhas responsabilidades, pois cada um tem uma vida, cada um sabe o peso de seu fardo. A vida de uns não é a mesma de outros. Outro dia estava lendo os "posts" num fórum de política, onde uma menina disse que "um prato de arroz com feijão e farinha não vai deixar ninguém mais feliz nesse país, isso não resolve nada". Não resolve pois ela nunca ficou um dia inteiro sem comer nada. Ou dois dias. Ou teve alguém na família que morreu de fome. O que acontece é que a vida é diferente para cada um de nós, e não dá para ser dono da verdade e dizer como cada um deve ser, e que há uma fórmula a ser seguida. E nem é uma verdade isso tudo que estou dizendo. Isto é a minha opinião...

Lembro-me que alguém disse, neste mesmo tópico, que se por um passe de mágica, ou Deus perguntasse, se quereria ter todos os dons do melhor guitarrista, ou melhor jogador de futebol... Eu também estaria nessa! É claro que eu gostaria! Mas não vivo de ilusões e, como já disse, tenho compromissos.

É simples: quer ser um guitarrista excepcional? Dedique-se, leia o texto, afunde nos estudos. Mas é melhor que você mesmo faça sua fórmula. Quer ser um guitarrista comum? Estude algumas vezes, componha algo que seja seu mesmo e pronto. Ou faça como quiser. Mesmo que seja numa linha de algum guitarrista. Talvez você nunca ouviu alguém tocando e toque igual. Esse lance de ser igual ou inovador é muito sutil. Você pode achar que está inovando, e alguém ja fez sem você saber. E ae? Você deixa de ser criativo?! Eu crio coisas que nunca ouvi nem de longe, mas talvez, o dia que eu publicar algo, alguém vai falar: "muita influência de Xxxx Xxxxxxxx" ou "que cópia descarada de Xx X Xxxx". Vai saber. Tenho um tio que nasceu e morou a vida toda na roça. Você entrega a ele um violão afinado corretamente com uma afinação padrão, ele diz que está desafinado, mexe em várias cordas, coloca uma afinação totalmente desconhecida e faz um som maravilhoso. Como eu gostaria de filmar isso e mostrar para todos viu. Difícil é eu arrumar tempo pra ir pra roça hehehe...

O triste é que muita informação neste imenso tópico é totalmente inútil, não ajuda em nada, só gera confusão e muito mais. Eu tinha concordado com muitas coisas, e discordado de outras, mas ao final das contas, uma coisa é verdade: o nível aqui está precário, e as pessoas que têm realmente o que falar, discutir e opinar sabem quem são. E é possível identificar algumas delas aqui neste mesmo tópico.

De qualquer forma, agradeço (mesmo não sendo o autor) a todos (e inclusive a ele) por nos proporcionar algumas horas de leitura e por, mesmo que algumas vezes com certa insanidade, deixarem aqui suas opiniões.


Valeu!


(Eu tinha tantas coisas a mais para falar, eu deveria ter criado um texto de acordo com o que eu ía lendo, realmente foi muita informação e não dá pra lembrar tudo.)



Abraços.

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Copag

Valeu pelo post cara, que li com cuidado, principalmente que logo de cara vc disse:

Devo ter ficado aqui lendo este tópico e o do Guitar Corner por mais de 2 horas.

É uma pena que você tenha tido que largar a facul, mas eu sei bem do que vc está falando.
Quando eu estava na faculdade, tbm trabalhava, e me dedicava a guitarra, pela falta de tempo, chegava a matar aulas que eu sabia que não eram tão importantes pra correr em casa e tocar 40 minutos de guitarra, e daí voltava correndo pra faculdade (minha sorte é que eu morava do lado, apenas 1 quarteirão)...

...e algumas vezes as coisas ficaram feias tbm.

Logo no 1º ano de faculdade, houveram 2 semanas, que a única coisa que tinha em casa era água da torneira, açucar e algumas latas de sardinha...e o que eu almoçava era exatamente isso. Água com açúcar pra beber, e uma lata de sardinha pra comer...emagreci 10 kilos em 2 semanas, e passei por muitos outros bocados, mas consegui me formar.

Eu espero que vc não desista de nenhuma das duas coisas, nem da facul nem da guitarra.

É simples: quer ser um guitarrista excepcional? Dedique-se, leia o texto, afunde nos estudos. Mas é melhor que você mesmo faça sua fórmula. Quer ser um guitarrista comum? Estude algumas vezes, componha algo que seja seu mesmo e pronto.

Aí está o X da questão, como eu comentei: Muitos poderiam tocar muito melhor, se simplesmente quizessem...

Abraços jovem, valeu pelo post.

Guitti
Veterano
# out/06
· votar


Cara...pois é....tava pirando numas onda assim esses tempos......

Eu toco a 6 anos...e infelizmente quando tenho tempo não tenho dinheiro...e quando tenho dinheiro não tenho tempo.....

As unicas coisas q tenho são uma yamaha fulera da porra (mas que eu cuido bem!) e um Amp Fender Bullet Reverb......Eu monto muitas coisas pra mim....pedais, caixas....mas 98% dos casos toco só com isso.....

Adoro o som de uns caras fodões (acima de todos, Ardanuy e YJM)
Meu único professor foi o guitar pro........
Se eu pudesse voltar....teria confiado mais no meu ouvido no que no PC! ehehehehe.

Muita gente me elogia........e a formula acho que não existe! Pq não corro atraz de nenhum Equip. eu guita. Só uso bem oq tenho: Guita + Amp + Amor a música e um pouco de dedicação e persistencia (cara...quanta gente não sabe o quanto o volume do amp e da guita, assim como a equalização muda totalmente o som e o timbre!!!!) Limitações todos equipamentos tem....mas vc pode contorna-las.....e ai nasce parte da sua "tecnica" ou Estilo.....enfim...

Acho que nós guitarristas (isso incluindo eu) deveriamos ter mais apego, acima de tudo, a arte......toco uns liks fudidos de Malmsteen....mas admiro quando vejo alguem tocando uma canção simples na guitarra ou violão...e olho pra aquilo e falo "caraiiio.......donde que o maluco tirou isso?!?!?!"....as vezes o mesmo acontesse quando escuto as coisas que gravava com 16 anos, quando não entendia nada de técnica e ficava arranhando a guitarra com os som que me agradavam.....

resolvi toma vergonha na cara e procurar, pela primeira vez, um prof. pra me auxiliar....e não tem outra....quero REcomeçar de baixo....vamo aprende a toca Blues antes de fritar a guitarra em um monte de liks sem sentimentos...

Guitti

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Guitti

Grande atitude a sua jovem!!! Confie mais no seu ouvido mesmo, não se deixe mecanizar pelo PC...o PC é uma ferramenta de auxílio, e só. Fera você ter decidido procurar um professor, e buscar isso:

vamo aprende a toca Blues antes de fritar a guitarra em um monte de liks sem sentimentos...

Parabéns jovem!!!

pr0view
Veterano
# out/06
· votar


Aí está o X da questão, como eu comentei: Muitos poderiam tocar muito melhor, se simplesmente quizessem...

como vc msm falou na pagina inicial, se nao me engano, tocar bem todos kerem, mas mts parecem q fikam esperando de lambuja como se fosse aparecer do nada, nosso pior inimigo eh a preguiça, mas jah q vc eh preguiçoso pra tocar bem pq nao amadurece no que escuta, nao consegui axar a palavra certa mas o q eu quero dizer eh q pelo menos, pelo menos!, amadureca musicalmente, procure escutar mais coisas, q logo vc vai olhar para tras e dizer: -Nossa e eu axava aquilo mt loko, akilo soh eh isso, e isso, q basicamente todo mundo faz isso!
me expressei mt mal agora auehauehaue mas whatever

Sr_ninguem
Veterano
# out/06
· votar


Como filósofo, Mozart Mello talvez seja um bom músico. Ele poderia ao menos se isentar em emitir opinião num ambito intelectual que não domina satisfatoriamente. Quando se fala em "compor uma música", obviamente está se falando em conceber, criar. Usada nesse contexto, compor não significa "unir partes". Ou seja, o nosso Mozart não entende nada de semântica e quem faz a confusão é ele.

Quer ser um grande guitarrista??? Vai ter que se empenhar e se dedicar, e aprender que pra isso vai ter que se abdicar de várias coisas. Não quer ter que fazer isso? Então torça pra que alguma mágica ocorra. Pois não é ficar passaram horas matutando um plano para a dominação mundial e subversão com o paradigma, mas sim, amar o instrumento e ter ele como algo mais do que simplesmente um hobby.

Amigo Rowashburn, é tão difícil entender que a motivo da existência da música é o entretenimento? Para você parece difícil, visto que trata dirige palavras desdenhosas àqueles que tocam por hobby. Espero que sua ânsia por ser um "grande guitarrista" não tenha a sua contrapartida, o tornando um ser humano medíocre. Você deixaria de ficar com sua namorada só para tocar guitarra? Deixaria de tomar uma cerveja entre os amigos para isso? Deixaria de cuidar de seu filho? Reiteiro: a música deve ser um fator de diversão, quando passa a ser obsessão ela perde o sentido. Conhece a história de Brian Wilson?

Kurt fez sucesso não só pelo jeito que cantava (que eu acho MUITO fera) como pelo jeito que tocava tbm. Seus riffs, e muitas intenções melódicas não são tão simples quanto parecem...quando vc tira as músicas, e vai estudar qual escala o cara usou, e tudo mais...daí vc começa a entender perfeitamente porque ele fez tanto sucesso.
Concordo que isso é foda. Jeff Beck é um gênio, mas não tem um reconhecimento tão grande...mas eu devo isso à falta de cultura da maioria. Querendo ou não, quando se é músico, seu gosto se aprimora...

Colega, o que acha de deixar de tocar guitarra um pouquinho e começar a ler algo sobre lógica? Percebe que você atribui o sucesso do Nirvana às intenções melódicas do Cobain e em declaração diz que Beck não fez sucesso em virtude da ignorância popular? Um disparate no qual nem minha sobrinha de 5 anos incidiria.

E esse papo de aprimoração do gosto? Quando se é músico, você passa a ter referenciais diferentes e passa a enxergar as artes de outra forma. Isso é uma aprimoração? Não, é apenas uma troca de parâmetros. Não é preciso ser músico para apreciar perfeitamente a música, não é preciso ser cineasta para apreciar o cinema em sua plenitude e não é preciso ser escritor para admirar a literatura.

Se hoje eu ouço rock em detrimento da música erudita, é porque aquele diz muito mais coisa para mim, me emociona muito mais. O mesmo vale para o garoto que ouve música eletrônica e a rapaz que ouve rap. Sou a favor de uma cultura multifacetada e que todos tenham acesso às suas vertentes. Julgar universalmente uma como superior à outra configura facismo cultural.

Sr_ninguem
Veterano
# out/06
· votar


Muito obrigado cara!!! Continue estudando, e lembre-se: É só querer!!

Como eu disse no início: Quem quer de verdade faz


Eis um dos maiores mitos forjados pelo capitalismo e que ganhou vulto recentemente com a ascensão dos livros de auto-ajuda: o você quer, você pode. E, indo mais longe, a crença nesse pensamento é responsável por boa parte da frustração e tristeza que assola mesmo a classe média. Nos omitem que mesmo que estudemos 24 horas por dia, talvez não sejamos o Einstein. Mesmo que treinemos o máximo de futebol que podemos, talvez não deixemos de ser medíocres. É um argumento muito bom para vender livros e persuadir interlocutores incuatos, mas quem tem um pouco de sagacidade sabe que coisas não funcionam assim.

Sr_ninguem
Veterano
# out/06
· votar


Achei alguns posts no Guitar Corner que sintetiza bem o seu ideário. Será que por trás deste discurso "bonito" e cheio de clichês, clamando por uma renovação da música, não há um rapaz competitivo ao extremo e implorando por admiração?

"Se trata de ser um grande guitarrista... de inovar, de ser respeitado por ser alguém na história da guitarra, e não de ser respeitado por ser alguém casado ou com filhos, que tem a música como mero hobby, e simplesmente (e provavelmente), não é bom o bastante para viver dela."

"Daí vai ser legal, todo mundo posta a própria foto, e algum video tocando...daí vamos comparar, vai ser massa.
Faz assim então...posta um video seu tocando, e vamos ver quantos downloads vc consegue."

"Criticar é fácil...superar é difícil."



Para completar:

Não vejo nenhum usuário desse fórum tocando em lugar nenhum, a não ser em festinhas que eles mesmos montam, pra chamar os amigos e vizinhos, e tentarem de alguma forma, se auto-intitularem músicos.

Conhece a banda Los Pirata ou Luxúria? As duas são relativamente conhecidas e têm na formação usuários do Guitar Corner - Erbetta e Beto Rich, respectivamente. Se fama é bom argumento para você (para mim, não é), acho que isso basta.

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


pr0view

Entendi o que você quis dizer cara. E concordo contigo, ficar ouvindo só música de guitarra, ou mesmo só um estilo não é bom...te limita no que diz respeito a música de fato, pois várias frases, intenções, e técnicas, são usadas em estilos em particular, fazer um "mix" disso tudo é muito importante.

Rowashburn
Veterano
# out/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


Sr_ninguem
Como filósofo, Mozart Mello talvez seja um bom músico. Ele poderia ao menos se isentar em emitir opinião num ambito intelectual que não domina satisfatoriamente. Quando se fala em "compor uma música", obviamente está se falando em conceber, criar. Usada nesse contexto, compor não significa "unir partes". Ou seja, o nosso Mozart não entende nada de semântica e quem faz a confusão é ele.

Bom, já no primeiro parágrafo você analisar fria e logicamente o contexto lógico do que o Mozart Mello disse na entrevista, sem nem sequer se dar o esforço de entender de fato o que foi dito, já me leva a não querer mais ler o que você escreve. Pois aí quem não merece o respeito de fato é você.

Amigo Rowashburn, é tão difícil entender que a motivo da existência da música é o entretenimento? Para você parece difícil, visto que trata dirige palavras desdenhosas àqueles que tocam por hobby. Espero que sua ânsia por ser um "grande guitarrista" não tenha a sua contrapartida, o tornando um ser humano medíocre. Você deixaria de ficar com sua namorada só para tocar guitarra? Deixaria de tomar uma cerveja entre os amigos para isso? Deixaria de cuidar de seu filho?

A música por si só não é uma coisa, mas sim várias. Ela pode ser uma forma de expressar uma atitude, pode ser uma válvula de escape, pode ser um bom motivo pra rebolar, ou algo pra ficar de fundo numa transa, etc, etc,etc...

...mas muitos não vêem o que a música tbm é: Uma religião.

Uma busca por um sentimento maior, e uma iluminação espiritual pessoal.
Eu gosto de tocar, pois estou ouvindo, ao vivo, meus próprios sentimentos.

Se você tem a música como algo pra deixar tocando enquanto vc faz qualquer outra coisa, ao invés de sentar, fechar os olhos, e viajar em toda a essência do que a música tocada está passando...nada posso fazer.

Como disse Beethoven: A música, é aquilo que permite ao ouvinte, saber exatamente o que se passa na cabeça do compositor...
...se você ouve uma valsa, vc dança, se vc ouve uma marcha, vc marcha, se ouve uma missa, vc reza.
É como hipnotismo. E o ouvinte nada pode fazer, a não ser, ceder completamente seu ser à música.

Já deixei de ficar com minha namorada pra tocar guitarra, já matei aula da faculdade pra tocar guitarra, já deixei de tomar uma cerveja pra tocar guitarra...isso não me fez nenhum mal, pelo contrário, me fez muito bem, e na maioria das vezes, foi melhor que se eu tivesse largado a guitarra pra fazer outra coisa.

Reiteiro: a música deve ser um fator de diversão, quando passa a ser obsessão ela perde o sentido.

Isso é uma regra e um fato?? Desde quando?? Quem pode impor tal afirmação???
( ou seja: Se liga!! )

Colega, o que acha de deixar de tocar guitarra um pouquinho e começar a ler algo sobre lógica? Percebe que você atribui o sucesso do Nirvana às intenções melódicas do Cobain e em declaração diz que Beck não fez sucesso em virtude da ignorância popular? Um disparate no qual nem minha sobrinha de 5 anos incidiria.

A diferença é que o Kurt não simplesmente fez música. Como eu disse, as intenções melódicas contribuíram pro sucesso, mas o público que mais curtia o Nirvana era a adolescência, que se identificou não só com a música, mas tbm com as atitudes, e com as ações do grande e finado Kurt.
Já Jeff Beck, tem por simples (simples?) atitude se reinventar musicalmente. Não é qualquer um que curte as músicas dele. Se você mostrar pra um funkeiro uma música dele, ele talvez até ache o som agradável, mas vai preferir ter a música como motivo pra agarrar mulheres do pancadão.

De novo, vc está se preocupando demais em ligar uma palavra na outra e ver a lógica gramatical das frases, ao invés de se importar com a mensagem que está sendo passada.

E esse papo de aprimoração do gosto? Quando se é músico, você passa a ter referenciais diferentes e passa a enxergar as artes de outra forma. Isso é uma aprimoração? Não, é apenas uma troca de parâmetros. Não é preciso ser músico para apreciar perfeitamente a música, não é preciso ser cineasta para apreciar o cinema em sua plenitude e não é preciso ser escritor para admirar a literatura.

Perfeitamente não. Quando se é leigo no assunto, não se presta atenção à todos os detalhes envolvidos na arte. Você pode olhar pra Monalisa de Da Vinci e achar o quadro muito bonito. Mas alguém que entende do assunto, fica maravilhado com as técnicas de pincel que foram usadas, com a mistura das cores, com as idéias propostas pelas camadas aplicadas, e até mesmo com o tamanho do quadro...e principalmente: (algo que até agora tem parecido algo impossível pra você fazer) Entender a mensagem transmitida pelo artista.

Se hoje eu ouço rock em detrimento da música erudita, é porque aquele diz muito mais coisa para mim, me emociona muito mais. O mesmo vale para o garoto que ouve música eletrônica e a rapaz que ouve rap. Sou a favor de uma cultura multifacetada e que todos tenham acesso às suas vertentes. Julgar universalmente uma como superior à outra configura facismo cultural.

Daí está o que eu lhe disse, não se trata de facismo cultural, mas de motivo. Uns gostam de música pra dançar, outros pra reclamar e xingar, outros pra deixar tocando...mas os grandes músicos da história, tem a música como algo muito mais complexo do que isso. Ou você acha que alguém de respeito compõe uma música pra que as pessoas simplesmente deixem ela tocando enquanto conversam a respeito de outras coisas, ou fazem outras atividades?? Música como Beethoven disse, é um hipnotismo, mas vc deve pelo menos parar pra ouvir.

Eis um dos maiores mitos forjados pelo capitalismo e que ganhou vulto recentemente com a ascensão dos livros de auto-ajuda: o você quer, você pode. E, indo mais longe, a crença nesse pensamento é responsável por boa parte da frustração e tristeza que assola mesmo a classe média. Nos omitem que mesmo que estudemos 24 horas por dia, talvez não sejamos o Einstein. Mesmo que treinemos o máximo de futebol que podemos, talvez não deixemos de ser medíocres. É um argumento muito bom para vender livros e persuadir interlocutores incuatos, mas quem tem um pouco de sagacidade sabe que coisas não funcionam assim.

Mas quanto a isso, é simples. Eu mesmo expliquei no início do tópico. Você deve buscar o SEU melhor, e não estudar pra tentar ser outra pessoa. Se você quizer de fato, vai conseguir, lógico. Mas você deve reconhecer as próprias limitações físicas e psíquicas. Como eu disse:

Claro, que vamos considerar as limitações físicas...e cada um carrega o quanto aguenta carregar...

...mas eu geralmente vejo exatamente aí o problema...

...pois parece faltar disposição pra essa capacidade ser mostrada.


Se você acredita que tem capacidade o suficiente pra ser o que você quer ser, e quer isso, vá, lute, se esforce e aguente o sofrimento que você vai ter que enfrentar pra isso, mas conheça a ti mesmo, saiba de tuas limitações...
...não é porque vc quer pular sem paraquédas de cima de um prédio, bater os braços e sair voando, que vc de fato vai sair igual um passarinho, ao invés de se arrebentar no asfalto.

Novamente, vc só consegue enxergar a lógica gramatical, e não vê a mensagem que está sendo passada.

Achei alguns posts no Guitar Corner que sintetiza bem o seu ideário.

Bom, se você se deu o trabalho de ler e procurar, então está colando estes meu comentários aqui pra fazer exatamente o que os usuários de lá estavam fazendo: Me ironizando e me ridicularizando.

Competividade todo mundo tem, mas desrespeito pelo potencial alheio é o fim. Tbm tive minha imagem exposta, e tbm foi ridicularizada, não sou do tipo que fica muito tranquilo sendo desrespeitado, numa dessas, não dá simplesmente pra ser elegante e tentar apaziguar...e antes de me criticar, faça melhor que eu...pois se vc não tem potencial pra isso, que valor tem sua crítica?? Só serve pra irritar mesmo.

Conhece a banda Los Pirata ou Luxúria? As duas são relativamente conhecidas e têm na formação usuários do Guitar Corner - Erbetta e Beto Rich, respectivamente. Se fama é bom argumento para você (para mim, não é), acho que isso basta.

Luxúria já ouvi falar sim, e já ouvi uns sons por aí.

Mas de fato escrevi aquilo me referindo à aqueles que estavam me criticando...não acho que nenhum integrante dessas bandas veio me criticar, ironizar, ridicularizar ou me expor...

Novamente vc não entendeu a mensagem passada. Mas como pra vc, tudo tem que ter lógica gramatical perfeita, concordância literária e filosófica e em outras palavras "timtim por timtim", vou ser "o mais" tudo isso possível:

Este tópico não foi feito pra você. Foi feito pros futuros grandes guitarristas desse fórum que simplesmente ainda não foram descobertos, ou simplesmente ainda não descobriram a si mesmos.

Abraços jovem

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Um grande recado pra grandes guitarristas