Um grande recado pra grandes guitarristas

Autor Mensagem
Screamer_Strings
Veterano
# out/06
· votar


muito certo tudo isso, a unica coisa q conta eh pirar!

Peik
Veterano
# out/06
· votar


Quem é o melhor guitarrista da história??

Uns vão dizer nomes perdidos em suas mentes...mas querendo ou não, todo mundo lembrou de Hendrix...


Pois é ele foi... e eu vou ser ainda.....

Responda: Você quer mesmo ser um grande guitarrista??

Quero....


Então, faça com a guitarra, tudo o que te der na cabeça.

Poxa...quem disse que é pra tocar assim ou assado? Toque do jeito que você quiser oras...

" põe um dedo aqui, o outro ali, e o outro ali, segura eles aí!! Agora vc não precisa mudar mais a posição dos dedos da mão esquerda, só mudá-los de lugar, de uma casa pra outra...

...ah, e tbm dá pra passar e fazer a mesma coisa, pulando pras cordas de baixo, só mantenha esses 3 dedos nessa mesma posição...


Igual vc mesmo tinha dito da pr fazer varias coisas cm a guita...

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


zaqueu_grunge

Isso aí!! Valeu cara.

iS_LaSh
imagino o que vc deve ter passado pra ter sua Washburn tambem ....

Cara...de verdade, vc nem imagina...auhauhauah...foi foda...mas valeu MUITO a pena.

Valeu cara!!!

_JCM_
" ah vou tocar guitarra pq naum sei...." naum tem sentido..

Concordo cara...e parece que tem muitos por aí, que tem esse pensamento.
Valeu!!!!

Gasoline

Por diversão que seja cara, vc tem o seu jeito de tocar...

Fritz_mkvl
E se o cara achar legal imitar nota por nota o David Gilmouri? E se pro cara ser sincero com o que ele mesmo tiver de tocar fritando sem pensar em mais nada?

Mas daí...ele não vai estar sendo ele mesmo cara...vai estar tentando ser o David Gilmour... :/


jfguittar

Valeu cara, legal vc ter curtido!!

Rodrigo Yoshida

hehehehehehe...tô falando mano, hoje em dia é muito mais tranquilo pra aprender...basta querer.

Facchini

A intenção não é calar a boca de ninguém cara...o que eu quero é que cada um desperte dentro de si, seus próprios instintos de tocar guitarra!!! ( Orra, essa foi massa )


Deji

Independente de quem seja a culpa disso, isso é ótimo!!! \o/

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Screamer_Strings

YEAH!!

Peik
Igual vc mesmo tinha dito da pr fazer varias coisas cm a guita...

Dá sim cara. Por isso mesmo vc não pode se prender a ficar só com um dedo aqui, outro ali...e acabou.

Peik
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
Dá sim cara. Por isso mesmo vc não pode se prender a ficar só com um dedo aqui, outro ali...e acabou.

Pois é.... acho isso super interessante, m professor disse q o que tinha q ser criado com relaçao a cordes, notas, ...ja foi, q na guita ninguem mais inventada nada, q tudo q fazemos embora achamos q é diferente, alguem ja inventou antes...
Mas de qualquer forma ainda sim sempre vale a pena vc descobrir, fazer pr si só...embora nao va ser novidade.

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Peik
Mas de qualquer forma ainda sim sempre vale a pena vc descobrir, fazer por si só...embora nao va ser novidade.

Talvez vc não esteja considerando o seguinte...

...qualquer coisa que vc não saiba fazer na guitarra...vai ser novidade pra você, quando vc for aprender a fazer!!!

E isso cara, é muito fera...

...bom, pelo menos eu curto...aprender algo novo...é muito fera...

Peik
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
qualquer coisa que vc não saiba fazer na guitarra...vai ser novidade pra você, quando vc for aprender a fazer!!!

Assim nesse sentido claro, sempre vai ser novi....

...bom, pelo menos eu curto...aprender algo novo...é muito fera...

Pr mim até o q ja sei é fera....levando em consideraçao q ainda nao sei quase nada....rsrsrs

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Num ponto eu concordo com o Fritz !!!

As vezes, pro cara, o que dá prazer é tocar nota por nota do David Gilmour, ou tocar nota por nota do Malmsteen e soar exatamente uma cópia.

Tem um ponto : É o melhor musicalmente falando ? talvez não seja pra mim, com certeza não é.

Mas tem outro ponto heheh

Pro cara pode ser o melhor que ele consegue, e o que dá mais prazer pra ele.

Como musica é arte e diversão, tá valendo.

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


JoeCruzGuitar

Mas daí ele nunca vai estar sendo o melhor que ELE pode ser...pois vai estar colocando o David Gilmour, ou o Malmsteen como limite.

Ele pode até sentir prazer nisso...mas daí, nunca vai ser o grande guitarrista que ele pode ser.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
Mas ele vai ser um grande guitarrista pra ele ou pra você? Porque derepente o cara se sente realizado fazendo isso.

edalko
Veterano
# out/06 · Editado por: edalko
· votar


Ótimo tópico (se bem que a questão de "ir atrás do seu próprio som, já foi discutido várias vezes).
Mas sempre é bom rememorar.

No que se refere à tirar músicas de outros guitarristas, como já foi dito, creio ser uma experiência normal de aprendizado de qualquer guitarrista.
Geralmente vc vai querer tirar essa ou aquela música daquele guitarrista que vc mais se identifica.
Além disso, não nos esqueçamos que inúmeros "pseudo-professores" de música por aí começam ensinando o aluno com os famosos livrinhos de cifras.

Lembro de ter lido várias vezes que grandes guitarristas como Page e Clapton se reuniam à noite para tirar as músicas do Elvis Presley.
Só que - e aqui está o segredo da bagaça - eles começavam a criar em cima dessas músicas, ou seja, começavam a aprimorar o som de seus ídolos. E hoje são os idolos de várias gerações...

Creio que o "X" da questão é vc, através de cada música tirada, de cada lick aprendido, ter capacidade de assimilar tudo isso, e com base nesses elementos criar o seu estilo musical, a sua pegada, o seu timbre.

Sinto hj uma grande perda da musicalidade, uma vez que muitos se acham grandes guitaristas porque tocam à velocidade da luz. Pra mim não há musicalidade nisso e todas essas musicas que polulam a internet são um saco pra se ouvir.
Não tiro o mérito técnico deles, mas se esqueceram da música em si.

Li esses dias um famosos guitarrista dizer que um solo é bom quando vc consegue cantarolá-lo na sua cabeça. Isso é possível hj em dia??

Vi um show do Eric Clapton em que se apresentou o Robert Cray, tocando a música "Time makes two". O cara é básico em sua técnica, mas sua musicalidade transcende...
Se alguem um dia tiver a oportunidade de ver esse video, vai entender o que estou falando.

Ouvi uma declaração do Malmsteen que achei interessante de que a técnica não serve apenas pra vc tocar rápido, mas sem a técnica vc não pode se expressar como realmente queira.

Acho que a relação técnica x musicalidade somente é adquirida com o amadurecimento pessoal e musical.

eeevee
Veterano
# out/06
· votar


Fritz_mkvl
A idéia não é fazer com a guitarra o que você acha legal?
E se o cara achar legal imitar nota por nota o David Gilmouri? E se pro cara ser sincero com o que ele mesmo tiver de tocar fritando sem pensar em mais nada?
(2)

Concordo com muita coisa que o Rowashburn, mas isso aí que o Fritz disse pra mim é a verdade absoluta. Se o que o cara quer é copiar outro, e ele é feliz assim, eu não vejo problema nenhum com isso.

iS_LaSh
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
disse o lance da sua wahsburn lah mais como eu comprei minha lespa e agora vou comprar minha RG ... vai ser sofrido cara ...
3 meses sem gastar grana com quase nada ao nao ser a guitarra... e ainda tendo de ajudar em casa ... isso que [e foda ... ser o homem da casa eh duro ...

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Fritz_mkvl

Pra todos ué!! Pq senão ele não vai estar sendo um grande guitarrista...mas sim uma cópia de um grande guitarrista...
...bom, sei lá...cada um na sua, mas eu não curto essa idéia.

eeevee

Se o que o cara quer é copiar outro, e ele é feliz assim, eu não vejo problema nenhum com isso.

É como eu disse pro Fritz_mkvl, pq dessa maneira, ele não vai estar sendo ele mesmo...só vai estar mostrando quem ele gostaria de ser.

edalko

Valeu cara, é isso aí mesmo!!!!!

iS_LaSh
3 meses sem gastar grana com quase nada ao nao ser a guitarra... e ainda tendo de ajudar em casa ... isso que [e foda ... ser o homem da casa eh duro ...

É foda mesmo, mas é massa...ter orgulho de si mesmo tbm é importante.

LeandroCZ
Veterano
# out/06
· votar


O Hendrix foi o melhor guitarrista do mundo, agora existem milhões q o superaram

eeevee
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn

É como eu disse pro Fritz_mkvl, pq dessa maneira, ele não vai estar sendo ele mesmo...só vai estar mostrando quem ele gostaria de ser.


isso é muito relativo, velho, vaiu da cabeca de cada um mesmo. Eu não vejo nada demais em o cara querrer soar com outro.

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Desde que todos ouçam Malmsteen cada um faz o que quiser. \o/

eeevee
Veterano
# out/06
· votar


Fritz_mkvl
\m/

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


eeevee
Eu não vejo nada demais em o cara querrer soar com outro.

Mesmo sendo uma mera cópia?? Putz...

...eu já acho que cada um deve dar valor a si mesmo.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# out/06
· votar


a técnica não serve apenas pra vc tocar rápido, mas sem a técnica vc não pode se expressar como realmente queira.


Muito legal, nunca tinha ouvido essa, quer dizer então que de vez em quando o Malmsteen é sério.
Mas eu respondo para ele, se tua expressividade pedir velocidade sim, mas sendo bom o suficiente tu expressa qualquer sentimento sem velocidade, a raiva e a energia que ele passa com a guitarra é muito legal. Eu penso que ele quis dizer para ele ajuda a se expressar, realmente o melhor casamento da velocidade é com o metal, dentro do Rock é claro; Jazz...

laemcasa
Veterano
# out/06 · Editado por: laemcasa
· votar


Rowashburn

Putz, tópico longo e tal mas a discussão é amplamente pertinente. Passei por algo assim este fds: tô ensaiando com uma banda de classic rock com um pessoal mais velho e tal. O q aconteceu foi q os caras me tesouraram de improvisar em algumas músicas, pq "o solo original era um clássico e tinha q ser IGUAL" e tal. Poha, pulei fora...assim, nada contra tirar o solo parecido (pq igual igual mesmo NEM FODENDO - tô falando de Backmore, Clapton, Page, van Halen) ou até dar a mesma direção do q o solo original dá. Mas pra mim o grande tesão de tocar guitarra é saber q tu pode fechar os olhos, estabelecer contato direto com a fonte cósmica e viajar grandaum. Mesmo q seu impro seja uma merda, FOI TEU, foi vc q fez. Dae vem à tona a discussão deste tópico: tem gente q vai achar seu improviso uma merda, e se tu tocar do lado dum cara q copie mal e porcamente o solo talvez o cara saia em vantagem. Fazer música pra músicos é foda, e tocar pra quem não "entende" tb é foda. Tanto q a maioria qdo ouve um outside já acha "errado ou feio" - estou sim generalizando.

Eu não vejo nada demais em o cara querrer soar com outro.

Tb não acho errado, mas convenhamos q quem faz isso está se limitando absurdamente! Primeiro pq entre o original e a cópia, prefiro o original...

...eu já acho que cada um deve dar valor a si mesmo.


Tb acho isso, mas de repente o cara acha q se valorizar é copiar o ídolo em tudo: roupas, técnica, guitarra. Sinceramente, se eu tocasse igaulzinho o Va, embora bastante limitado, talvez eu estivesse feliz (não, não estaria feliz, eu quero sempre mais...). De qq forma eu voto na inovação: copiar não ´ta com nada, o q vira é fazer diferente, inovar, fazer novos timbres, fraseado, barulho...qq coisa q dexe o q vc tá tocando com a SUA cara. Atitude é tudo neste mundo de negócios, ter um diferencial é o qvai te projetar - ou não. Escrevi pra carai,.,,,,abraços!

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


Jimi Halen Benitz
quer dizer então que de vez em quando o Malmsteen é sério.

...desculpe, mas isso me fez rir...hehehehe...mas eu curto Malmsteen...não tanto quanto já curti, mas...

laemcasa

Valeu cara, eu boto fé nisso!!

[raptor]
Veterano
# out/06
· votar


Excelente tópico.

Ao falar de algum assunto gosto sempre de expandir minha visão o máximo possível. Se estamos falando de guitarra, falamos de um instrumento novo, com 50 anos de vida. Então acho até normal todos os "malabarismos" com a guitarra, pq com qualquer coisa nova, queremos experimentá-la o máximo possivel, de todos os jeitos... medir seus limites. Depois dessa fase, aí procuramos refinar o nosso gosto, escolher o certo e o errado etc... Por isso, acho que a originalidade precisa de algo que quando somos jovens negligenciamos: TEMPO. A nossa juventude quer tudo aqui e agora, enquanto na verdade precisamos deixar o tempo amadurecer as idéias, até as vezes deixar de lado a guitarra por algum tempo (pelo menos algumas horas :P) para que, depois, as idéias sejam renovadas e voltem a fluir.

Outro ponto importante: EMOÇÃO. Hendrix foi pobre, sofreu pra caramba, seus pais se divorciaram qdo ele tinha 9 anos, e sua mãe morreu qdo ele tinha 16. E, devido a sua natureza timida, creio que ele encontrou na guitarra um meio de se expressar, de falar o que ninguém de outra forma ouviria. Não dá pra separar o ser humano do guitarrista: ambos são a mesma pessoa. Eu imagino que as coisas que vão ocorrendo na nossa vida, fatos que a gente observa ou que acontece com a gente, são como ingredientes que vão fermentando, fermentando, até que chega uma hora e esse bolo de idéias fica pronto de tal forma que a música sai como uma expressão natural, assim como o ato de falar. O Steve Vai diz que ele associa notas e acordes com cores, ou situações, ou estados de humor. Para compor algo original, é preciso passar por momentos originais NA SUA VIDA, por isso é de se notar que os guitarristas mais bem-sucedidos só fizeram sucesso a partir de uma certa idade.

Igor Martins
Veterano
# out/06 · Editado por: Igor Martins
· votar


a técnica não serve apenas pra vc tocar rápido, mas sem a técnica vc não pode se expressar como realmente queira.
Eu tenho numa guitar player o conselho do Malmsteen, faço questão de escrever

"Como você conseguirá expressar seus sentimentos sem técnica? O que chamo de técnica não é tocar rápido. Técnica para mim é saber controlar o vibrato, a entonação, os bends... além de conhecer teoria musical. Não há outro caminho. Não é possível ser um músico que se expresse de verdade se não tiver conhecimento"

Ame ou odeie o cara, mas ele está certo. A parte de conhecimento teórico é algo questionável (por ex.: Hendrix não tinha), mas sempre bem vinda, só tem a acrescentar o estudo.

Lembro q Hendrix tocou muito, e tinha um ouvido fdp. Diz a lenda q o Sgt. Pepper dos Beatles numa sexta, e na segunda ele já incluiu cover de algumas músicas, parece q ele já tocava o albúm todo :)

Igor Martins
Veterano
# out/06 · Editado por: Igor Martins
· votar


Antes haviam comentado sobre as performances do Hendrix. Bom, em estúdio não fazer diferença nada, ok.

Mas ao vivo, eu considero parte da música sim. Não é uma questão de tirar um som diferente, mas sim encarnar a própria música, gosto do lado teatral dos shows, o Hendrix e o som dele se tornavam a mesma coisa.

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


[raptor]

Valeu por ter curtido cara, é isso aí mesmo.

Igor Martins
Ame ou odeie o cara, mas ele está certo.

Concordo.

Igor Martins
Não é uma questão de tirar um som diferente, mas sim encarnar a própria música

Isso aí mesmo cara...eu acho que um cara que fica parado no palco, como se estivesse tocando um teclado numa igreja, não tá passando toda a mensagem que a música pode propor...claro que cada um curte sua música de um jeito...mas prefiro ver o Hendrix no palco do que o Eric Johnson paradão.

angus junior 2
Veterano
# out/06 · Editado por: angus junior 2
· votar


O Hendrix foi o melhor guitarrista do mundo, agora existem milhões q o superaram
aff, que tamanha bestera, isso eh a tipica opniao pronta, formada de qm nunca ouviu hendrix, se ouviu, ouviu hey joe e bla bla bla, aff cara, q imbecil isso..
nunca superaram

Rowashburn
Veterano
# out/06
· votar


angus junior 2

Calma calma, vai acabar gerando discussão...a intenção do tópico, como eu já disse, não é discutir quem é o melhor no que.

Deji
Veterano
# out/06
· votar


angus junior 2
nunca superaram
2

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


Rowashburn
sim mais o cara falou bosta

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Um grande recado pra grandes guitarristas