Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Daniel Soares Porto
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E aí cara, blz?
Você já testou algum pedal da marca EFX? Eu tava pensando em pegar um compressor e o reverse delay...
Será que seria uma boa?

Acrobata Nacional
Veterano
# jan/07 · Editado por: Acrobata Nacional
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Fábio e Maurício, conforme tinha perguntado antes, retirei os pots de tone da minha Epiphone SG e não tive problema algum, obrigado pela ajuda.

Recentemente vi que há possibilidade de splitar os humbuckers para que soem como single coils, utilizando um esquema de colocar novos pots no lugar dos de tone (sem capacitores):

Pot aberto no 10 = som de humbucker
Pot fechado no 0 = som de single coil.
Nas posições intermediárias uma mescla de humbucker/single progressivamente.

Pergunto, é uma modificação cara para se fazer no luthier? Devo utilizar algum potenciômetro em especial? Não quero utilizar push pull, nem outro tipo de switch.

Estou no interior e vou para São Paulo dia 9 de fevereiro levar a guitarra para tal modificação. Algum luthier para recomendar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


felipe_net10
No seu caso, que já possui um corpo pronto, creio que é melhor fazer um braço com a "extensão". Não se perde nada.
Homem da Ciência
Sim, nesse caso o indicado é o 15PW5.
Luckas_Guitar
O som fica "fino", sem sustentação e baixo (volume). Alguns músicos usam ligações série/paralelo, como o Brian May, mas acho isso desnecessário. Nem sempre certas idéias são factíveis.
rafagg
Exatamente, eu uso aquelas folhas de alumínio de forrar fogão ou de embalagem de pizza (o alumínio tem que ser mais espesso que a folha de cobre). Quanto aos parafusos, vc deve procurar nas lojas especializadas do Centro do RJ, levando sempre as amostras.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Daniel Soares Porto
Não conheço.
Acrobata Nacional
Cara, eu até já ouví falar desse tipo de "split", mas nunca fiz, nem sei que pot usar (vou estudar isso). Quanto a luthiers, em Sampa tem vários muito bons, como meu mestre Sérgio Buccini e o Jair da Vintage.
Abç

Guto Tomaz
Veterano
# jan/07
· votar


o legal é uma captação com o mínimo de recurso (não produza chiado, pegue interferencia etc...) mas o que realmente importa pra mim é o braço, trastes etc..)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Guto Tomaz
Concordo. "Menos é mais".
Abç

iS_LaSh
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Guto Tomaz

3 meses atras eu peguei uma Cort x6

tudo muito legal Gostei pacas da guitarra porem está me dando dor de cabeça um seguinte,

A guitarra ta com 2 trastes bixados, 1 nivel mais alto que o outro ai ferra tudo em algumas notas, Geralmente qnd eu faço um Bend na 13ª CASA a nota some , do nada ela some, vcs sabem me dizer como arrumar isso ?? Ja levei em luthier e volto do msm jeito ... será que tem como me passar uma dica de como tentar arrumar esse lance?? o traste parece que está meio " De lado" comparado com os outros entenderam ???

Aguardo ... Abrax

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


iS_LaSh
A questão aí me parece ser de nivelamento de trastes.
Abç

Luckas_Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O som fica "fino", sem sustentação e baixo (volume)

bons motivos pra me fazer desistir hehe... obrigado.

iS_LaSh
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa ... E como eu arrumo isso ??? nao posso levar no luthier agora ... $$

Silas Hammett
Veterano
# jan/07
· votar


iS_LaSh
Pow,vc levou no Pablo i ele nao arrumou os trastes??

iS_LaSh
Veterano
# jan/07
· votar


Silas Hammett
Achei pizado tomem, O foda que eu nao vi na hora, empolgado d mais em ver sse a ponte tava blzinha, olhei o traste da 5ª casa e nao olhei esse outro ...

sugesto
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

olá pessoal!
queria perguntar a vocês o que vem a ser
um "tirante", e em qual situação é útil usá-lo
só sei que a minha guita não tem isso, um amigo falou que era pra eu botar uma na minha, mas ele tb nao soube explicar direito o que é
não sei nem se tá escrito certo, dei uma olhada na busca e não achei...
quem souber!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


iS_LaSh
Então não leve. Esse serviço é delicado e complexo, só pode ser feito por luthiers habilitados.
sugesto
Cara, "tirante" é um sinônimo para tensor (do braço). Se sua guitarra não tiver, ou estiver quebrado, vc está em maus lençóis......
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


Acrobata Nacional
Tem um tópico do Panucci em que ele fez essa ligação, faça uma busca que ele explica direitinho

Homem da Ciência
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, Bertola. Acabei de adiquirir um Tagima Jazz Bass e ele tem um certo espaço de uns 0,5mm entre o braço e o corpo, no encaixe. Será que se colar uma folha de madeira nessa parte do braço vai ficar legal? Idéia de doido... ahah

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Homem da Ciência
Vc pode colar sim, uma bem fininha. A idéia não é de doido não, eu já fiz isso algumas vezes.
Abç

sugesto
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
heheheheh
ela parece chocolate qdo eu toco
fica toda mole
to zuando

mas não existe um tipo de "tirante"
que é externo, que fica no braço?
como se fosse um tensor extra??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


sugesto
Não.
Abç

blackcorvo
Veterano
# jan/07
· votar


olá, eu sou novo no fórum, e tenho uma pequena dúvida
é que eu estou montando uma guitarra, com a ajuda do meu pai (só uma "experiência" nossa) e eu queria saber se tem q fazer alguma medição pra fazer os buracos dos captadores (do mesmo jeito q tem q fazer aquela medição do - o nome me foge agora, mas, como eu li num certo site - vulgo "traste 0", o apoio das cordas, até o 12º traste e depois do 12º até a área no corpo pra saber o lugar certo da ponte) ?

eu queria fazer as marcações direitinho e talz..

ah, e aproveitando... só por curiosidade, uma coisa que vem martelando na minha cabeça faz uma semana.... tem como ligar 3 humbuckers na mesma guita ao invés de 2 hum e 1 single?

agradeço desde já pela ajuda e me desculpo pelo inconveniente do tópico q eu fiz antes de postar aqui... disculpa aê gente. ^^"

..Feeling..MF
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Cara, tô precisando falar contigo... o teu e-mail é aquele do yahoo ?
Sou o Daniel da Little Darling, lembra ?

Abraços !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


blackcorvo
As cavidades dos captadores podem ser colocadas onde bem lhe aprouver, mas no caso de guitarras com escudo (tipo strato), elas devem seguir a medição do mesmo (a não ser que vc faça um escudo). Sim, é possível colocar 3 Hb's. Basta seguir o esquema da SG De Luxe. O posicionamento da ponte fica exatamente na mesma distância entre a pestana (ou traste zero) e o 12° traste, mas cuidado pois vc deve calcular isto num ponto médio entre o 3° e o 4° rastilho, e deixar uma margem para que se faça o ajuste de entonação.
Abç

The_Jack_White
Veterano
# jan/07
· votar


Bom dia aos amigos do forum.

Eu tenho uma Condor RX30, e, segundo os conselhos dos amigos do forum, estou pensando em pegar uma Shelter SG, pq eu toco White Stripes, e segundo os amigos, em uma base de até 800 reais foi a que me recomendaram.

Agora eu petrgunto, vai compensa ?

Ela é uma guitarra que compensaria mexer depois ? Trocar captadores, etc ?

O que se pode fazer nela, sem gastar muito, para ela ficar melhor ?

Bom, desde ja agradeco os amigos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


The_Jack_White
Sim, é uma boa guitarra, desde que vc compre o modelo de braço colado.
Os "up-grades" sugeridos são captadores e tarrachas.
Abç

The_Jack_White
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela dica.
Deixa eu aproveitar e perguntar, a de braço colado é muito mais cara que a parafuzada ? E teoricamente, qual é a diferença entre os dois ?

Ja aproveitando a boa vontade do amigo, que captador vc sugeriria para eu colocar nela, para tocar, por exemplo, White Stripes ?

Mais uma pergunta, abusando ainda mais. Na faixa de 800 reais, essa é a melhor opçao para mim mesmo ?

Desde ja agradeco.

Fox_scc
Veterano
# jan/07
· votar


Comprei na Stwart-MacDonald um pot push-pull de 250K, pois minha guitarra tem um Humbucker e 2 Singles, sendo assim achava que ela usava pots de 250K, e ao remover o pot, vi que era de 500K.

Que devo fazer? colocar o de 250K mesmo, ou comprar outro de 500K? O que muda com esta troca na minha guitarra?

blackcorvo
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obrigado pelas informaçoes =)

e... vc teria um site ou o link direto pra um esquema dessa guitarra? pq eu procurei , procurei... e naum achei nada

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


The_Jack_White
Para as guitarras tipo Gibson, o correto é braço colado. Proporciona mais sustentação e timbre mais "encorpado". Vc pode tocar o que quiser nela, pois a música não está no instrumento, mas no músico. Sim, para este tipo de instrumento essa é a melhor opção.
Fox_scc
Use pots de 250K.
blackcorvo
No site da Seymour Duncan e da Stewart MacDonalds tem esse esquema.
Abçs

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar


E aí Bertola Blz? é o seguinte, estou com problemas sérios de coluna e que não estão mais me permitindo exageros de les paul ou yamaha (Peso). Preciso de uma guitarra leve, priorizo tocabilidade e confecção, para posteriormente envenenar. Pensei numa stratocaster, ms não tô podendo com fenders mexicanas e squier nem pensar. Destas marcas baratas vc recomenda alguma em especial e que como disse possa fazer modificações para ficar legal de timbres.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


jimmt vandrake
Shelter SST-62
Condor GX-50
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)