Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
edilsonaragaojr
Veterano
# nov/07
· votar

Para Bertola, Soulface, Fábio Seiji ou quem mais entender do assunto....

Olá, gostaria q vcs olhassem o tópico q eu criei: "Regulagem da Edge III (ibanez rg370dxl, a mesma ponte da famosa rg350dx) ". Jah procurei na busca e jah li o tópico de regulagem de floyd rose inteiro, mas não consegui tirar a minha dúvida.

Fenrisulfr
Veterano
# nov/07
· votar

Seiji e Bertola:

Caras eu realmente amo guitarras, apesa de naum saber tocar...acho a profissao de luthier linda e é ai q vai minha pergunta... como posso fazer pra me tornar um???? Existe algum curso, algo desse tipo...se algum dos dois quiser um assistente com muita força de vontade pra aprender tbm tah valendo... mas e ai...como se apende?

clebinho
Veterano
# nov/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado abç

gabriel murray
Veterano
# nov/07
· votar

ae kem me ajuda???
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/174366/

desd jah obrigado

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

Fenrisulfr
olá. não sou luthier, nem musico profissional, sou apenas um músico amador e estou estudando um pouco de luthieria por conta própria. portanto, vou tentar dar uma ajuda no que eu sei até o momento.

primeiro, acho que pra ser luthier tem que saber tocar. pelo menos um pouco, mas quanto mais melhor. voce tem que entender o que está fazendo, conseguir testar, avaliar na pratica. e construir instrumentos ajuda a entende-los na hora de tocar.

sobre luthieria, parece que não há cursos oficiais no brasil, como há em outros países. há cursos em escolas pequenas, já ouvi falar de alguns em sp.

de qualquer forma, fazendo um desses cursos ou não, é recomendável estudar pelo menos o básico de marcenaria, que é a base da costrução de instrumentos de cordas.

e, pra finalizar, voce consegue muito material bom na internet, é só caçar. posso garantir que há muito que se aprender de graça pela internet.

bom, aguarde os mestres que eles devem ter mais informações. mas tambem busque pelo forum que eu acho que já teve discussões sobre formação em luthieria.

até

Marcel MSL
Veterano
# nov/07
· votar

Seiji,

Estarei te enviando um e-mail mais tarde, para continuarmos a falar sobre meu projeto, ok!
um abraço.

denier
Veterano
# nov/07 · Editado por: denier
· votar

É o seguinte !

Eu tenho uma squier e um dia desses eu a desmontei um amigo meu que entende um pouco mais do que eu viu o corpo desmontado e me disse esse corpo eh bom !
perguntei por que ele me disse que era pelo fato de as entradas para os caps soh serem do tamanho single
( nao cabe "humbuckers")

Pelo fato de ser squier isso influencia, causa alguma melhora nela !
(por ter mais madeira, influencia no timbre)

Da pra saber que serie ela é ?
no braço tem o numero de serie por ele posso saber ?

desde já agradeço

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

denier
olha, sem querer ser estraga-prazeres, mas já sendo...

o fato da guitarra ter cavidades pra single e não pra humbucker influencia muito pouco na quantidade de madeira.
ou seu amigo não lhe explicou direito, ou ele chutou alguma informação sem certeza do que falava.
se não stratos com humbuckers seriam piores, e quanto menos captador seria melhor.
é muito mais importante o tipo de madeira usado.

o número de serie é justamente pra saber que série é o produto.

mas acho que voce quer saber sobre o modelo, não é? as especificações técnicas, etc. pra isso tem que ver omodelo, que pode ser um número, um código, um nome, etc.

denier
Veterano
# nov/07 · Editado por: denier
· votar

kiki

a tah tranquilo !!!

eh que eu pensei que as estratos( o modelo da minha é strato) com o meio todo aberto tivessem piores qualidades sonoras !!!

eu tenho o numero de serie dela está escrito na cabeça parte das tarrachas, e com ele onde eu poderia descobrir a serie da guita ?

não sei da serie da minha squier e ouvi dizer aqui no forum que soh alguns modelos compensam, eu tava querendo investir nela depois da noticia eu não sei se devo investir !
se compensa !

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar

Já que o Seiji está viajando,vou perguntar para o Bertola somente,mas quem souber e quiser responder estejam à vontade:

Bertola,você já construiu um instrumento em acrílico?
É muito difícil (estou pensando para um luthier,num tou querendo chegar num fábrica de acrílico e pedir para me fazerem uma)?
Quais são as dificuldades enfrentadas?
Obrigado e abraços.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

denier
se for a mesma guitarra, mas uma tiver o meio mais cavado, ela vai ter menos sustain. só isso.

quanto aos modelos não sei dizer.

Tetanossauro Rex
um problema que eu vejo para quase todos os luthieres é que provavelmente não vão dominar a tecnica, já que luthier é meio marceneiro...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar

Tetanossauro Rex
Não.
Nem pode ser construído por lutieres, mas apenas por fábricas, pois o Lutite ou Plexiglass (material do qual são construídos esses instrumentos), é fundido por inteiro em moldes industriais, e isso é muito caro e só se justifica numa produção em escala. Ademais, o timbre proporcionado por esse material não é muito bom.
denier
Seu amigo é luthier?
Ele apenas "chutou" uma resposta de "ouvi falar".
Repare qual a espessura do corpo: Se for em torno de 45mm, tá ok. Se for em torno de 40mm, vc terá um timbre "magro" e com menos sustentação.
Se vc quer investir nela, compre um bom jôgo de captadores Malagoli Custom Alnico Blues, Kent Armstrong Alnico ou Cabrera.
Abç

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Será que com uns 10 mil num dá pra fazer não?Não né?E eu gostaria que ela tivesse chapas mesmo para facilitar a elétrica,numa fundida em uma peça só fica difícil,mas se num der mesmo eu invento outro projeto louco.Mas num teria como comprar a chapa de acrilico igual uma chapa de madeira e ir escavando não?Abraços.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

Tetanossauro Rex
acho que não é uma questão de preço, mas de processo de produção. voce não vai mandar fazer uma forma pra fazer uma guitarra, nem dá.

mas é possivel procurar por empresas que trabalham carilico. eu sei que se vende em peças, e é possivel usinar. mas não faço ideia dos custos disso.
pesquise. eu sei que em sp tem uma loja que trabalha esse tipo de material. chama plastitecnica. eles fazem uma usinagem basica lá, corete, lixamento. precisaria arrumar uma oficina que fizesse esse serviço.

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar

kiki
O mais complicado é que a dor de cabeça toda para arranjar a eletrica etc ficaria pra mim,seria um projeto extremamente complicado e eu tenho para mim que seria uma das guitarras com a eletrica mais complicada do mundo,e uma das mais estranhas também,mas bah,deixa eu arranjar dinheiro primeiro.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

Tetanossauro Rex
seria um projeto extremamente complicado e eu tenho para mim que seria uma das guitarras com a eletrica mais complicada do mundo,
bom, exageros à parte, acho dificil voce criar a guitarra com a elétrica mais complicada do mundo. já coisas inimaginaveis.

agora, voce tem que ter em mente o que voce busca. ou uma guitarra de acrilico, ou uma guitarra com eletrica complexa. tentar fazer os dois é pedir pra dar errado.
não me parece o tipo de pensamento de quem realmente quer viabilizar alguma coisa.

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar

kiki
O problema é o seguinte,ia ser tanta fiação,knob e botão que eu acho que madeira complicaria e muito,qual material você sugeriria?Abraços.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

Tetanossauro Rex
qual material você sugeriria?
madeira.

se voce tentar fazer em acrilico, voce vai ter trabalho pra achar alguem que trabalhe com ele. e, quando encontrar, provavelmente não vai ser um luthier. então ele não vai poder te garantir que o acrilico vai aguentar as suas cavidades, pois ele nunca fez nada parecido.

em madeira os luthieres saberão o quanto é possivel cavar. e é possivel fazer uma guitarra oca, vulgo semiacustica.
o que complica é voce achar que madeira é complicado e então chutar um material que nem sabe se é possivel.

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar

kiki
O acrílico teria função estética também,por isso era a minha primeira opção,mas você realmente não tem noção de como eu esburacaria essa guitarra,por isso eu pensei:bah,já que o timbre vai ser quase só os captadores e as firulagens então vou fazer algo estético,entende?Abraços.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

Tetanossauro Rex
entendo. mas se o corpo ficar muito frouxo, tanto em acrilico quanto em madeira, ela não vai sustentar o som. aí não há captador que salve.

não digo que seja impossivel, mas voce vai ter que caçar, pesquisar muito, tanto o acrilico quanto a eletrica. isso exige tempo, dedicação, paciencia.

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar

kiki
E principalmente:dinheiro.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

Tetanossauro Rex
ué, pensei que voce tinha 10 mil pra investir...
huahauhau

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar

kiki
Esse é o orçamento,mas não tão cedo,por enquanto estou só pesquisando e só até aonde é de graça.Já desistindo do acrílico então pensando no que você falou,é possível fazer uma camada de cromo ou algo parecido sobre a madeira? (a chrome boy do satch num vale porque é de lutite).Abraços.

denier
Veterano
# nov/07
· votar

Tem um colega meu que eh doido por Fenders soh que ele viu a minha squier e ficou xonado, (sei que squier nao eh fender)

Ele tava querendo trocar em uma HURRICANE

ela tem micro afinação soh que sem aquele buraco, a formação dos caps eh H S H 24 trastes e ele soh usa 010 soh precisa de umas regulagens mais isso eh detalhe
cara eu ja ouvi o som dela eh muito bom assim nunca toquei por que ele eh canhoto ai nunca peguei assim mesmo pra tocar
(ela eh para destro mesmo viu )

COMPENSA ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar

denier
As Hurricanes eram excelentes guitarras pelo preço.
Tetanossauro Rex
Cuidado com elocubrações, pois elas geralmente não levam à nada ou a custos-benefícios negativos. Certas coisas simplesmente não são factíveis (se não a indústria capitalista já teria implementado e estaria lucrando com isso!) ou são anti-econômicas. Ademais, estude a Lei de Murphy, principalmente uma de suas variações: "...Quanto mais coisas, mais coisas irão quebrar..."
Abçs

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
salve mestre bertola.
venho aqui lhe fazer uma pergunta.

não sei se voce se lembra, mas eu tenho um baixo samick, cujo corpo provavelmente é compensado. veja nas imagens pra confirmar:
http://www.kiyoto.xpg.com.br/CIMG54172.jpg
http://www.kiyoto.xpg.com.br/CIMG5421.jpg
http://www.kiyoto.xpg.com.br/CIMG5422.JPG

já faz uns 9 anos que tenho ele, e como faz anos não tenho mais banda, só toco em casa, nunca liguei muito pra qualidade dele.
mas agora estou montando uma banda novamente, e comecei a sentir as limitações sonoras dele.
a gente tem tocado muito beatles, elvis, e rock antigo, pra essas acho que o som dá conta. mas em musicas mais atuais parece que o som do baixo não dá conta.

eu queria saber o seguinte:
voce havia recomendado, caso ele fosse de madeira macicça, instalar um captador traditional PB (http://www.captadores.com.br/).

o meu raciocinio é o seguinte: o captador custa R$ 56,50. o baixo eu paguei 300 reais, faz alguns anos. não é um investimento muito alto. e eu posso utilizar este captador depois em outro baixo, se for o caso.

será que vale a pena?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar

kiki
Sim, claro que vale à pena. Porém eu recomendo também que vc adquira alguns pedais, como um compressor e um bass booster (da EFX pedais) ou equalizador.
Abç

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Realmente,seria um projeto caro e talvez inviável,mas visando a praticidade,algum dia ainda tento.Sobre a lei de murphy,é a mesma coisa que morrer por medo de viver

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar

Tetanossauro Rex
Não se trata de "...morrer por medo de viver...", mas de obter o máximo de confiabilidade com o mínimo custo de produção e de manutenção. É isso o que dá certo economicamente (no sentido amplo do termo).
Abç

kiki
Moderador
# nov/07
· votar

Mauricio Luiz Bertola
valeu mestre!

ainda tenho dificuldade em pensar em pedais, pois tenho muito que aprender sobre eles.
o único que eu usei foi um zoom BFX-808, mas eu não soube fazer nada util com ele.
um desses tem compressor e bass boster? presta?

Tetanossauro Rex
tendo dinheiro muita coisa de torna viável. mas investir alto num grande projeto e ele dar errado frustra num nível traumatico.