Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
guschard
Veterano
# jan/07
· votar


alexdiffer
vai em algum lugar q tenha uma copiadora e manda tira uma copia, n sei c funciona no fax

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


busterchair
Valeu amigo !!!

Cover_Malmsteen
Se a sua guitarra tiver escudo ou moldura vc ajusta a altura apertando (sentido horário) os parafusos que se encontram na lateral do captador.
Se o captador for preso direto no corpo e o captador tiver parafusos de ajuste individual dos polos é só desapertar (setdo anti-horário) cada um dos parafusos.

alexdiffer
Se for fax de papel térmico não funciona não; o lance é a transferência do tonner para a placa, e a impressão térmica não possui tonner.
Vc pode tirar um xerox !!!

alexdiffer
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Xerox em papel sulfite mesmo????

marrone
Veterano
# jan/07
· votar


que isso seiji, 1:00 da manha aqui no forun ein huahau!!
kra, minha guitarra não sera mais memphis! vou trocar praticamente tudo dela (talvez possa ficar maple do braço, mais se eu conseguir, vo tentar um braço novo tmb, td depende do famoso paitrocinio aqui hehe)

tpo, a gotoh naum serviu direito na cavidade da ponte do corpo original da memphis, dae o luthier (pra constar, é o arimatéia, ou "ramá" dono da patende desses violões aqui: ramá violões) disse que podia dar algum problema com isso (e como eu ja queria um corpo novo desde quando meus pais ocmpraram essa guitarra sem eu nem mesmo ver o modelo) dae vai trocar o corpo, a escala, a ponte os trastes, captadores eu ja tinha colocado dimarzios e vou aproveitar eles, ou seja, uma guitarra signature... até pq vai ser o mesmo corte lateral, mais vou querer o topo um pouco cavado e bem suavizado, o que vai dexar ela com a "minha cara" pra minha pegada, com caps da minha escolha e madeira do corpo da minha escolha! e como o meu paitrocinador ta muuuuito generoso ultimamente, o corpo vai se feito em mogno! a escala vai ser feita com o genuino jacaranda da bahía com marcações trapezoidais em acrilico (ja que naum tinha madreperola "pronta entrega" na importadora, e ia demora muito tempo pra chegar)
dae é o segiunte, queria a opinião de vcs sobre a escolha das madeiras, e se fica bonito uma pintura traslucida burst em azul escuro. vai ser uma guitarra pesada mesmo, e sei pois ja peguei uma gibson 1995 studio feita de mogno, e putz, ela é bem pesada mesmo
incrustrar uma peça de metal na guitarra é muito dificil tmb?? pq eu qeuria fazer a sigla "52T" em metal, banhar a ouro , e colocar no head ou no corpo, pra deixar ainda mais customizada. e como eu faço uma peça de metal dessas? com que material, ou se existem lugares que façam isso (levando em consideração que eu moro em são josé dos campos)

E o modelo da guitarra pode influenciar alguma coisa no timbre? tpo, é um modelo estilo ibanez e jackson, que na warmoth eles xamam de soloist. e no meu caso vou chamar de M'A'H.O.N'E'Y signature solowist 52T!

bom, sei que td isso vai ficar caro, e o valor de revenda não sera alto, mais mesmo assim, quero fazer dessa guitarra a 1º guitarra quanto a possiveis futuros shows, deixando qlq guitarrista da platéia querendo saber que guitarra é aquela!

UFA! cansei até de escrever huahauau
meu, vcs luthiers deviam ter salario fixo pago pelo cifraclub! ajudam bastante agente aqui hehehe!!! e aliais, se quiser me add no msn pra trocas de experiencia ae! carlinhosmarrone @ hoTmaiL . CoM (pra evitar futuros spams!)

vlw ae des de ja! tnks a todos que ja me ajudarm aqui no forun, ja que sou um iniciante que sonha um pouco alto, amsi sabe de seus limites, e quer melhorar sua tecnica hehe

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Maurício bertola

Sobre a blindagem feita com folhas d cobre queria saber sobre o risco da formação do zinabre, se eh comum a formação do mesmo e se existe alguma forma de combate-lo e evitar sua formação...e ainda c a blindagem feita com folhas d cobre mesm com o risco d ocorrer o zinabre eh ainda a melhor escolha para se blindar uma guitarra


vlw

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


há outra dúvida...existe a vennda sadles com roldana???e c existe eh possível instala-los em uma ponte do tipo flutuante da marca wilkinson???

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


marrone
Se for pintar transblue sobre o mogno vai ficar quase preto, pois a madeira é escuda (cor de mel); apareceria mais o azul se vc pedir pra colocar um top de madeira clara, tipo pau marfim ou maple.
É possível incrustrar metal sim, mas é trabalhoso e vc vai precisar de todas as suas influências pro serviço de fundição, polimento e banho não sair muito dispedioso.
Cada uma dessas etapas podem ser feitas de formas diferentes; desde processos caseiros até usinagem em cnc.

rafagg
Existe o risco de formação de zinabre sim; isso pode ser evitado envernizando a maior parte do cobre; eu costumo passar goma-laca (logo depois de limpar as lâminas com álcool) pra evitar oxidações.
Vc pode desmontar a parte elétrica e passar verniz spray; se precisar de algum ponto de solda ou contato é só lixar um pedacinho.
Eu só vi saddles com roller, em wilkinson, em pontes para contrabaixos.

marrone
Veterano
# jan/07 · Editado por: marrone
· votar


então, mais dae se um dia eu for fazer uma coisa dessas posso contar com a ajuda e indicação de vcs daqui da comu??

e fabio, que vc axou dos materiais que vau ser usados e tal (tipo queria por um flamed maple, mais axo que naum vai dar, mas mesmo assim, por inquanto a pintura nuam vai ser trans naum, mais quando for ser eu vejo o que fazer, mais a ideia é um azul escuro, bem escuro mesmo hehe) e se vc axa que vai ficar uma guitarra bonita hehehe

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


marrone
então, mais dae se um dia eu for fazer uma coisa dessas posso contar com a ajuda e indicação de vcs daqui da comu??
Se ainda estivermos vivos...

O material me parece bom, na minha opinião o mogno é a madeira com o melhor custo/benefício; pois ela é tão consagrada qto o maple (ou até mais) e muito mais barata.
Captadores dimarzio são bons; eu não gosto de escala em jacarandá pois eu acho relativamente mole, mas isso é opinião minha.
Flame maple é caro mesmo, vc pode tentar importar ou colar apenas uma lâmina (também não gosto) e colocar frisos ou pintura sunburst pra esconder as bordas da lâmina... são muitas possibilidades

marrone
Veterano
# jan/07
· votar


bom, o kra tinha marupá e mogno, dae eu optei pelo mogno! o jacarandá ta quase definido, axo que vai ser nele pq a outra que ele tem aqui é pau-ferro, e li que ele pode causar um poucode alergia (como eu sou uma merda pra ter alergia...)

o corpo em mogno vai ter um puta timbre grave né? som estridente e tal... e com os dimarzios daqui, vai ferra. por falar em ferra, ferragem gotoh vai fica boa kra, e agradeço por ter pensado em trocar pra ela, ja que foi a responsavel pela troca do corpo!

rafagg
Veterano
# jan/07 · Editado por: rafagg
· votar


Fábio Seiji
humm entendi obrigado...soh mais uma coisa: devo usar verniz spray ou goma-laca...o verniz spray o nome eh esse mesm???E outra coisa qual deve ser a espessura das folhas d cobre e no caso d usa-las deve-se passar o spray ou a goma laca dos dois lados das folhas d cobre???

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


Maurício bertola
Bertola, queria q vc me respondesse essa pergunta, pq vc mora mais perto d onde eu moro, aonde vc compra as folhas de cobre para fazer a blindagem???

vlw

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


marrone
Não endendi direito o que vc disse aí; mas um timbre grave é o oposto do estridente...

rafagg
Procura o Verniz em Spray para placas de circuito impresso, a Goma laca precisa ser diluída em álcool absoluto e vai te complicar a vida junto com a sobra.
A espessura da lâmina é de 0,06mm e é preferível passar o verniz dos 2 lados logo após limpá-lo com álcool para tirar o óleo que vem pra proteger.
Vc encontra as lâminas em lojas que vendem metal não ferroso (cobre, latão e alumínio) para indústria; aqui em SP encontra-se facilmente na Casa da Bóia, na florêncio de abreu, ao lado da estação São Bento.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


alexdiffer
desculpa cara, eu tinha esquecido de vc.
é um xerox normal mesmo, mas não esquece que a parte impressa é o inverso do quevai ser transferido pra placa... o desenho vai ficar invertido, ok?

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
vlw mesm kra, me ajudo pacas!!!!!!

alexdiffer
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
A blz eu to pegando do tonepad ele ja vem certinho pra imprimiir valeu

Bigode Ozzy
Veterano
# jan/07
· votar


Opa, olha eu de novo aqui!

Bem, quero começar a fazer arte de verdade, então to querendo tirar tirar os traste de um violão velho aqui pra aprender.

Mas minha duvia é a seguinte...se tipow, na hora de alinhar e arredondar os traste, os passos são os mesmos de uma guitarra, se tem que ficar redondinho, pois é nailon né, e sempre é bom perguntar antes de fazer alguam cagada.

Abraços ae pra vcs!

GuitarHome
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Falaa =)..
Eu queria saber quanto custa em média os parafusinho que ficam nos carrinhos da ponte ( tremolo, tipo fender) para abaixar e levantar as cordas.

abraços

Homem da Ciência
Veterano
# jan/07 · Editado por: Homem da Ciência
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Aí, Bertola, você faz caixas acústicas para baixo?? Quanto sairia uma? Tirando o falante. E qual seria melhor o Selenium 15pw3 ou pw5?? Obrigado

andreteixeira
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
bom dia!! tudo certo com vcs!!!!!

Olha eu estive conversando com um luthier, e perguntei os tipos de madeira que ela esta usando no corpo para fazer uma Lespaul, ele disse que mogno está difícil de encontrar e ele está usando PEROBA, disse que é uma madeira que da uma otima sonoridade, como eu não manjo disso e nem conheço ele bem,e não vi ninguem aqui falar sobre está madeira gostaria de saber se procede essa informação. muito obrigado.

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
vc tem msn???c tiveh me adiciona, eu queria pega uns contatos com vc (o do rogério por exemplo, q fabrica captadores artesanais) e troca uma idéia mais sobre a blindagem d como faze aqui na minha guita

meu msn eh: rafael_gomes128 arroba hotmail.com

Atum Bluesman
Veterano
# jan/07
· votar


É possível fazer um tampo em Ash em uma semi-acustica? Eu vi um cara que estava querendo uma guitarra assim, será que é possivel?

marrone
Veterano
# jan/07
· votar


ta certo, axo que falei besteria mesmo seiji, mais assim, vc tem uma ideia do tipo de timbre que um corpo em mogno com o braço parafusado e ponte floyd vai ter??? vou conseguir um bom sustain com ela??? até pq quero um bom sustain pra certas musicas e criações que estou querendo fazer (preferia um e-bow, mais a grana depois dessas mods aqui na guitarra vaum ficar meio caras, e um e-bow naum sai por menos de 500 reais hehe)

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola onde vc compra as folhas d cobre q vc usa nas blindagenns q vc faz??vc compra d 0,06mm??

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


Bigode Ozzy
É sempre bom deixar redondinho e polido pra não estragar as cordas, pode fazer com lixas mesmo.

GuitarHome
Nossa, eu nunca vi esses parafusinho pra vender, procura em algum luthier perto da sua casa que ele deve ter.

andreteixeira
Existem vários tipos de peroba, precisa verificar qual o que ele está usando.
A peroba rosa, peroba do campo, peroba mica...

Atum Bluesman
É possível sim

marrone
O timbre vai depender de muitos outros fatores além da madeira; até mesmo em relação à construção.

marrone
Veterano
# jan/07
· votar


nossa, então só na hr que eu pegar ela que eu vou ter como ver o timbre!! mais o mogno puxa pra que tipo de timbre???

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


marrone
Puxa pra um timbre de mogno mesmo, hehe.
O shape e espessura do braço e do corpo vão influenciar também, dá pra trabalhar com uma certa margem de previsibilidade, mas sem saber todos os detalhes da construção essa margem é mínima, o que dá pra prever é o aveludado do mogno, mas qual será a madeira do braço? qual será a espessura e shape do braço, a madeira da escala, a espessura do corpo, tamanho o corpo, tamaho do headstock, inclinação do headstock, etc, etc e etc.

andreteixeira
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
bom dia tudo certo?
então o cara usa peroba rosa........ qual dessas que vc falou é melhor??
valeu até mais!!

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


andreteixeira
Melhor ou pior é relativo, né... depende da utilização.
No caso de construção de corpos para guitarra eu acho que aperoba mica seria mais adequado por ser a mais leve dessas que citei.
A peroba rosa é pesada (muito mais que mogno) e é meio estridente...

marrone
Veterano
# jan/07
· votar


axo que eu vou preferir esperar mesmo hauahuuaha, mais se quiser ter uma idéia, da uma olhada no shape da memphis mg 100, que tem que ter o shape do corpo igual ao dela hauha, mais assim, o braço mesmo é da memphis, a escala vai ser em jacaranda da bahia. e vc sabe se o verniz do corpo e o do braço influencia um pouquinho tmb?? não tenho tds esses detalhes da construção não, até pq não é uma guitarra totalmente planejada no papel, ela vai ser em aparencia igual a memphis, mais em timbre e alma vai ser a minha eterna signature hehehe

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)