Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


jimmt vandrake
Shelter SST-62
Condor GX-50

E pare de comer tatu cara!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
...mas dá muiitia dô nas costa...

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar


É problema de amarelão.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
E aí Seiji...tô na merda sem PC, como está inda a construção?
Abraço

paulgilbert
Veterano
# jan/07
· votar


faz tempo que eu não enxo o saco de vocês luthieres...

aqui vai uma duvida

to pensando em pegar uma LP... de até uns 1500, tava procurando marcas e tals, e vi que aqui perto de casa, tem uma made in brazil que tem por uns 1580 acho uma EPIPHONE LES PAUL CLASSIC, ou uns 1700 em uma standard, ou uma condor, ou uma sx antiga, o que eu faço da vida? ajudem por favor

KAIAKFAGUNDES
Veterano
# jan/07
· votar


e ai pessoal comprei uma cort x2 a uns quinze dias atras e ela veio com uma mola extra,gostaria de saber praq esta mola e a ponte e full action vcs sabem se e uma boa ponte?

ToRReSMo
Veterano
# jan/07
· votar


paulgilbert
Epíphone pelo acabamento, a SX tbm é legal..
mas uq faz a guitarra boa é o guitarrista...

paulgilbert
Veterano
# jan/07
· votar


ToRReSMo

peguei EPIPHONE hoje... standard, aquela que é estilo do ACE do kiss... vermelho que vai amarelado, acho que com FM...
2hb (que eu até me surpriendi com a qualidade, bem legal, isso é bom, nem vou trocar tão cedo)
bem regulada,

peguei na made in brazil (que aqui em santo andré abriu no shopping, então fui conferir)

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/07
· votar


opa, to com uma duvida simples, um colega meu disse que trocar os pots, jack e toda a parte elétrica por outros de qualidade "melhora" o som da guitarra, até onde isso é verdade na prática? realmente se nota essa diferença ou é apenas um detalhe?

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Rodrigo Yoshida
É bastante relativo...
Tem gente q diz q até os estanho q vc usa pra soldar dá diferença no timbre.
Tem gente q crê e jura de pé junto q percebe essa diferença. Outros dizem q é a mesma coisa.
Com potenciômetros, eu até acredito um pouco mais. Mas nada estrondoroso.

Minha oficina tá montada lá em casa cara... Aparece de vez em qndo!

Phantom Of Death
Veterano
# jan/07
· votar


Eu to pensando em escalopar minha Squier (meio raso, e da 12 em diante), mas tenho duvidas do tipo: Será q o braço aguenta? e seria muito dificil pra mim fazer o serviço manualmente? ou eh melhor tenta juntar uma grana? (luthiers bons por aki eu não conheço ou ouvi falar de um sequer, e pagar pra um cara q eu não confio fica foda neh...)

MAF1050
Veterano
# jan/07
· votar


Phantom Of Death

velho...... eu tbm tenho uma squier......... levei no luthier pra escalopar e ele falou q o braço naum aguenta naum.......... mas leva num luthier e peça por uma opiniao ........ pode ser q ele pense diferente.........

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


paulgilbert
Parabéns pela nova aquisição !!!

KAIAKFAGUNDES
Precisa verificar qtas molas estão sendo usadas na sua ponte; se tiver só 2 é conselhável colocar essa outra.

Rodrigo Yoshida
Depende se as suas peças forem muito ruins vai fazer muita diferença, mas se forem boas a diferença é pouco sensível; fica mais por conta da "dureza" dos pots e durabilidade.

Phantom Of Death
Se vc confia no seu taco pode arriscar fazer, mas sabe como é... é bem arriscado.
Se fizer direitinho o braço aguenta sim; claro que dentro dos limites.

Phantom Of Death
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji

haha, mas intao, tava pensando em treinar numa gianini velha (velha mesmo) de um amigo, mas não sei, muitos amigos tao dizendo q eh arriscado fazer sozinho ahaha, mesmo confiando q tenho potencial para tal tarefa acho q sem treinar em nada antes não arrisco mesmo... bom de qualquer forma valeu pela opnião cara. abraço.

Jonas Bernardo
Veterano
# jan/07
· votar


ai cara
sou guitarrista de primeira viagem
to com um probleminha no timbre da minha guitarra
comprei uma groovin(tbm nao conheço)
e ta parecendo violão elétrico
ja mudei afinação e tal mas nao ta como eu gostaria q estivesse
eu quero tokar punk rock nela
como faço pra mudar isso?

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Jonas Bernardo
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/154907/

rafagg
Veterano
# fev/07
· votar


Olá bertola e seji

estou trocando os trastes da minha guita e acabei d retira-los e lixar a escala...agora queria saber q cola eu devo usar para colar os trastes???vlw!!!!!!

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


rafagg
A princípio, não é preciso colar. Ainda mais se for a primeira troca de trastes dessa guitarra.
Só use cola se sentir q os trastes vão ficar frouxos.
Nada contra colar tb, masvaidar muito mais trabalho em uma eventual próxima troca.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


rafagg
Não use cola, só se estritamente necessário.
Abç

sugesto
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
olá maurício!
to querendo trocar a ponte da minha guitarra
que é de canhoto, e tem ponte fixa, tipo trêmolo
pq é uma genérica... e eu queria deixar ela top

um luthier que eu conheço aqui
falou que tem uma wilkinson nova que eu posso pegar
mas ele falou que sai 300 contos
queria te perguntar se o preço é esse mesmo, pq geralmente peças pra canhoto saem mais caras... e eu nunca vi uma gotoh ou wilkinson de canhoto pra vender, nem no mercado livre... queria ter uma noção do preço
e também não tem jeito de adaptar uma de destro né
ou tem?
agradeço a ajuda!
abraço

LuizLaiho
Veterano
# fev/07
· votar


Dei uma fuçada aqui, mas não achei (afinal, muitas páginas)... nem mesmo na busca achei...

3 perguntinhas para os luthiers ou pra quem sabe ae...

Limpor cordas com M1 e as ferragens... consequentemente acaba pegando na escala.. acho q isso tá prejudicando ela.. portanto...

1) M1 faz mal para escala? Luthier hidratou pra mim, mas tá secando;
2) O que posso usar para hidratá-la (brazilian rosewood, hehe);
3) E para limpar o corpo envernizado.

thanx

Rifferman
Veterano
# fev/07
· votar


Se eu pegar uma cort katana kx-1 (braço colado, nut grafite, toda em mogno, escala em rosewood e 2 HB) colocar cordas 0.13 e afinar em B (tal qual uma 7 cordas, mas sem a mizinha)
eu vou precisar mexer em mais alguma coisa?
regulagem de ponte (altura, oitavas), braço (tensor), algo assim?
vlw

The_Jack_White
Veterano
# fev/07
· votar


Eu já fiz um topico, mais resolvi pergunta aqui tbm, se puderem me ajudar, agradeço.

Da linha de semi acusticas da Condor, qual é a melhor ? De até uns 900 reais, qual delas é a melhor para toca um rock meio blues ?

Eu vi aqui na minha cidade, uma JC501 por 900 reais.

O preço é isso mesmo ? Tem melhor que ela pelo mesmo preço mais ou menos ?

E outra pergunta. Guitarra acustica compensa ?
É mais trabalhoso para usar, guardar, manter, do que as "normais" ?

Desde ja agradeço.

rafagg
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Soulface
Fábio Seiji

sakei intaum nuam devo usar cola...soh mai uma coisa intaum estou com um grade problema...pus o trastes no lugar mas eles naum fikaram bem assentados...alguns com um lado mais alto q outro, outros com fedeas na madeira por causa do formão q usei pra tirar os trastes velhos, enfim...mas perbeci q parte do problema se dá or q o traste estaum muito retos e naum se acomodam bem na superfície abaulada da escala...o q eu faço para abaular o traste???(OBS: marteladas naum forma suficientes)

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


rafagg
Vc deveria ter entortado eles antes de martelar na escala.
Ele deve ficar um pouco mais côncavo q a escala para q se ajuste direitinho qndo martelado.
E talvez seja necessário ajustar a profundidade do sulco tb. O comprimento da "perninha" dos trastes não é padrão.

Rifferman
regulagem de ponte (altura, oitavas), braço (tensor), algo assim?
Sim... terá q fazer tudo isso.

LuizLaiho
M1 faz mal para escala?
Não conheço esse tal de M1. Mas se for oq eu estou pensando, faz sim.

O que posso usar para hidratá-la
Óleo de limão, óleo de laranja, óleo de peroba...

LuizLaiho
Veterano
# fev/07
· votar


Soulface

o que vc está pensando?

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar


LuizLaiho
1- nunca usei esse M1, mas se tá ressecando a escala é bom evitar.
2- pode passar esses produtos que o Soulface indicou ou óleo de linhaça, precisa passar até saturar e depois retirar o excesso.
3- para limpar o corpo vc pode usar um bom lustra móveis ou cera grandprix, mas o ideal é usar produtos próprios.

Rifferman
Regulagem geral

The_Jack_White
Desculpa mas eu não conheço...

rafagg
Realmente vc deveria ter curvado os trastes antes de recolocá-los.
Além disso vc deveria aproveitar pra retificar a escala (pra tirar esses lascados), limpar os slots dos trastes e aprofundar/alargar os slots, se necessário.

B r u t u S
Veterano
# fev/07
· votar


O skema eh o seguinte:

tenho um warm music 112gt q n consigo vender d jeito nenhum. ae tava pensando em modificar ele e por um entrada de pré, pra poder ligar um pré externo tipo simulamp e utilizar apenas o power e o falante do amp. eu kero saber c eh negocio fazer isso num amp desses, o power dele serve pelo menos pra isso?? tb pretendo trocar o falante por algo melhor.

mas oq eu kero saber eh: c ha a possibilidade de fazer essa ligacao e manter o loop de efeitos funcionando, vide q eu uso essa ligacao de pre externo num peavey bandit q to usando no momento e ligando dessa forma, o loop de efeitos fica desativado. da ou n da???

abs!

LuizLaiho
Veterano
# fev/07
· votar


Fábio Seiji

thanx.. só mais uma coisa...

esses "produtos próprios" tem fácil acesso e preços bons?

rafagg
Veterano
# fev/07
· votar


Fábio Seiji
Soulface
tah, eu vo tira os trastes intaum...coomo jah tirei várias vezes...mas mesm assim ainda naum sei como entorta-los, mesm fora da escala naum sei como faço para entortalos...como eh????

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)