Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
GonnaFlyNow
Veterano
# fev/07
· votar


Olá a todos!
Gostaria de saber uma coisa.

Marcação normalmente é em Madre-Pérola certo, ou não?

Marcação em acrílico, imitando Madre Pérola é uma boa?
Prejudica a escala? estraga com o tempo, vcs poderiam me tirar essa dúvida???

Valeu!
Abraço!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar


The_Jack_White
Bom, não é mais trabalhoso, mas exigem os cuidados de um instrumento acústico.
Depende muito da guitarra também, pra jazz e blues é bastante utilizada; mas costuma dar feedback dependendo da posição em relação aos falantes, pra evitar isso existem adesivos que tapam os "f-holes".

B r u t u S
Não sei te responder, só olhando o esquema ou as especificações.

LuizLaiho
Geralmente estão em falta no mercado nacional =P
O preço costuma ser meio alto, principalmente se comparado com produtos alternativos.

rafagg
Se vc esquentar os trastes vai facilitar a retirada deles.
Pra curvar, isso depende de como vc compra os trastes (peças cortadas ou por metro) e quais os recursos que vc tem por aí.
Uma maneira engenhosa é construir um bender com rolamentos, mas vc pode também fazer um esquema de positivo/negativo, em madeira, com um sulco mais largo que o slot dos trastes, para facilitar a retirada, mas não tanto que acabe entortado lateralmente (smile) a invés de curvar.

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar


GonnaFlyNow
Existem diversos materiais usados em marcações; os de madrepérola e abalone são mais resistentes ao desgaste se comparado com os perlóid, acrílico e sintéticos (utilizados pra essa finalidade) em geral.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


sugesto
Cara, seria anti-ético de minha parte comentar preços de outro profissional aqui, mas te adianto que, se sua guitarra tem uma ponte estilo "vintage" (não é ponte fixa), deverão haver adaptações, além do preço do material para canhoto.
The_Jack_White
As Condor Semi-sólidas (essa é a designação correta para guitarras que tem bloco central, tipo 335) tem bom custo-benefício. Os cuidados são os mesmo que para uma guitarra sólida, mas deve-se ter cuidado com choques e quedas.
B r u t u S
Não vale à pena.

rafagg
Veterano
# fev/07
· votar


Fábio Seiji
pow não etendi direito hehehhhe, o q seria um bender???

sugesto
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
massa! já esclareceu o que eu queria!
brigado, cara!
abraço

king_arthur
Veterano
# fev/07
· votar


E aí, galera! tudo certo?

Seguinte: minha guitarra está com um problema de afinacao. Ela nao afina ao longo da escala, exemplo: afino as cordas D e G soltas com uma quarta justa, mas quando comparo a corda D solta com o traste 2 da G, o intervalo de quinta justa soa desafinado. O mesmo acontece com a corda D no 9o traste comarada com a E aguda solta, e em varios outros pontos da escala. Ja regulei as oitavas, mas o problema persiste.

É uma Fender Strato Mexicana. Eu ja troquei de calibre de cordas mais de uma vez, sera que isso pode ser tensor desregulado? Se sim, que chave eu tenho que usar pra regular? Tenho uma chave allen que usava pra regular o tensor da minha Yamaha, mas este nao encaixou no buraco do tensor da strato.

se alguem pudesse me ajudar, ficaria agradecido!

Obrigado! Abraço!

gpeddino
Veterano
# fev/07
· votar


Olá, tenho uma dúvida e acho que esse é o tópico certo.

Num futuro próximo pretendo levar minha SX Strato pra checar a regulagem e tal... e tava pensando em pedir pro luthier adicionar um mecanismo que pelo que me parece chama 'chave momentânea', que corta o sinal por um instante. O Jonny Greenwood do Radiohead usa isso na sua Fender Telecaster e é algo que realmente casaria com o som que busco.

Queria saber se fazer algo assim é simples, se é caro, se estragaria o som da guitarra, se vale a pena... anyway, qualquer informação.

Obrigado!

Mr Page
Veterano
# fev/07
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
tou pensando em colocar uma floyd na minha les paul... vale a pena? qnto fica em média? (eu tenho uma floyd e um nut de uma ibanez aqui)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


king_arthur
Cara, vc já levou sua guitarra a um luthier habilitado para fazer uma regulagem geral?
gpeddino
É algo muito simples de fazer. Basta adicionar uma chave de liga-desliga na saída do instrumento (após os potenciômetros e antes do "jack").
Mr Page
Não vale à pena, pois é uma intervenção muito ampla e trabalhosa, e portanto cara.
Abç

rafagg
Veterano
# fev/07
· votar


Alguem teria uma dica d como eu poderia entortar artesanalmente os trastes para encaixar na escala abaulada????

king_arthur
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

errr.. nao heheh
eu sei que ta errado.. vo acabar levando mesmo.. é que eu tava pensando que poderia resolver sozinho esses problemas! eu e meu pai temos certa experiencia com instrumentos, e nao fazemos nada a la loca hehe

mas mesmo assim, isso poderia ser desajuste no tensor, cara? só por curiosidade mesmo.. eu quero aprender sobre instrumentos, pra pode fazer pequenos ajustes sem ter que levar num luthier

ah e a chave que eu usava nao da na yamaha mesmo, ela encaixa é no tensor do meu violao tagima

valeu, abraço cara!

_FrEd_
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

tava dando uma olhada em uns tópicos ae sobre escalopar o braço da guitarra e vi que pelo menos uns 5 corajosos escaloparam sozinho o braço, apenas tomando cuidado em forrar os trastes e fazer as marcações do tamanho da cavidade do escalope...

Queria saber c eh assim q faz mesmo, ou se tem q tomar mais cuidados ou fazer outras coisas e o que poderia ter acontecido de ruim com o braço da guitarra....

Vlw

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar


rafagg
Bender é entortador; o robô do desenho "futurama" chama bender pq ele era um entortador de canos.
Experimenta encaixar o traste de um canto para o outro; NãO encaixe as 2 pontas antes pois vai ficar uma barriga no meio. Se o traste for muito duro isso não vai funcionar.

king_arthur
Dificilmente é problema de tensor; qual é a sua guitarra?
Pode ser que os trastes estejam mal colocados ou alguma outra coisa relacionada com os trastes, nut ou ponte; mas só olhando e testando pra ter um diagnóstico.

_FrEd_
Quanto mais cuidado melhor, isso pra fazer qualquer coisa, concorda?

Asphix
Veterano
# fev/07
· votar


Fala pessoal!

Eu toco há mais ou menos 1 ano e gostaria de trocar de guitarra. Alguns modelos na faixa dos 500 reais me interessaram - todas estão nessa faixa de preço:

Stagg L300
Stagg L320
Stagg L400
Link: http://www.cromat.com.br/gtstagg.htm

Shelter HS420 - http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=1621 010&linha=ES&Setor=INTR

Shelter PPG - http://www.habro.com.br/prod/det.asp?m=21&g=1&i=2&p=665

Shelter HS430 - http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=1621 011&linha=ES&Setor=INTR

Shelter SST62 - http://www.habro.com.br/prod/det.asp?m=21&g=1&i=3&p=667

Eu toco de tudo um pouco. Minha banda toca desde pop/rock, heavy, hardcore, até reggae, ska, blues. Falam que as stratocaster são mais versateis, por isso me indicaram a Shelter Strato que tem um excelente timbre e é versatil. As outras são modelo Les Paul com corpo massisso.

Algumas pessoas me disseram que a Les Paul com o corpo massiso em Alder possuem a versatilidade das strato e a consistência das LP. Isso procede?

Eu não conheço a marca Stagg, segundo alguns amigos é uma marca conceituada no exterior. Vcs conheçem? São bons instrumentos?

Alguem tem algumas delas? Qual vcs indicam (custo x benefício x upgrade x durabilidade)?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


Asphix
Cara, o "tiro certo" é a SST-62, que com os "up-grades" corretos fica excelente. Agora, se houver disponibilidade das LP's com design "clássico", verifique estas.
Quem deve ser versátil é o músico, o instrumento é só uma ferramenta.
Abç

Rafael Cividati
Veterano
# fev/07
· votar


Boa tarde!
To pra compra uma Condor Clp II e um jogo de tarrachas Gotoh, o vendedor ia mandar com as tarrachas já instaladas mais hoje ele me ligou e disse q a furação é diferente.
Será q compensa falar pra ele mandar as tarrachas e colocar aqui em um luthier para ele fazer as furações novas?
Fica muito feio os buracos antigar expostos?
E no caso de tampar o buraco, teria q pintar todo o braço dnovo?
Guitarra:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52988514-_JM
Tarracha:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52092092-tarrachas-gotoh-para-g uitarra-promoco-por-30-dias-_JM
O vendedor falou q nos lotes antigos as tarrachas cabiam perfeitamente.
E se mais tarde eu quiser colocar um kit Emg Zakk Wylde, a bateria caberia no compartimento atras da guita(sem precisar furar)?
Valeu!!!

guilherme mussalem
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e ai td certo?tenho uma ibanez rg 321 ponte fixa so q acho q ela esta com um problema ja acontceu 3 vezes qndo eu estava tocando de estourar o mizao na parte da ponte desfiando qq eu posso fazer? mandar num luthier regular ou tenho q trocar a ponte? eh essa aki
http://www.chrisguitars.com/iban05rg321mh2.jpg
valeu ae

Belloni
Veterano
# fev/07
· votar


guilherme mussalem

Tchê, pode ser, embora pouco provável em uma Ibanez RG, mau acabamento na ponte, se tiver alguma rebarba, pode ser que esteja atritando com a corda e causando maior desgaste nela.

Abraços.

Daniel Soares Porto
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E aí cara, bom? Amigão, espero que seja a última vez que te faço uma pergunta sobre minha telecaster, que eu acho que é da Hohner.
Será que uma guitarra de compensado pesaria 5kg? E outra: dei uma regulada nela e o som ficou bom, próximo ao da minha Shelter strato, só que mais estalado um pouco. Porém com um sustain bem legal. Agora tô na dúvida se a guita é da Hohner ou se é só o braço que foi feito pela tal.
Será que se eu leva-la a um luthier ele saberá tirar minha dúvida?

Matheus_Br5000
Veterano
# fev/07
· votar


Pow pra qualuer um q souber

comprei um cover pra botar nos cap da minha lespaul.So q os parafusos q tem nele fiaram baixos naquele buraquinho.Tirei o captador e vi q esses parafusos seguem ateh em baixo do cap,pow ai eu queriasabe se pode girar esse parfuso pra subi e fica alinhadinho,ai eu queria sabe se pode ou nauum podi ajuda aew

The_Jack_White
Veterano
# fev/07
· votar


Boa noite a todos do forum.

Bom, eu gostaria de uma ajuda.

Eu acabei de comprar uma Guitarra Semi Acustica da Condor, modelo JC 505.

Eu gostei da guitarra, mais eu gostaria de umas opinioes de quem entende mais.

O que eu poderia fazer com ela para deixala com um som mais Vintage ?

Eu gostaria de tocar um White Stripes com ela.

Bem, aguardo respostas, desde ja obrigado.

maten
Veterano
# fev/07
· votar


Oi pessoal!
1.950 num peavey valveking cubo novo é negócio?
o que acham desse amp?
obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/07
· votar


Rafael Cividati
O que é que não encaixa? O furo do captador ou do parafuso de fixação?
O furo está maior ou menor que o necessário pra instalação das tarrachas novas?

guilherme mussalem
Cara, o saddle deve estar com rebarbas mesmo.

Matheus_Br5000
Não entendi a sua dúvida =P

The_Jack_White
O que vc chama de "som mais vintage"? Antigamente existiam vários modelos de guitarras diferentes com timbres diferentes...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


Rafael Cividati
Para a colocação deste jôgo de tarrachas vc precisará levar sua guitarra à um luthier, pois o alargamento dos furos é trabalho delicado e perigoso (pode quebrar o "headstock"). Quanto ao EMG, bem vc até pode colocá-los, mas a bateria não caberá (salvo engano meu), na cavidade dos pots, devendo ser feita uma outra cavidade externa. Porque vc não coloca bons capts passivos mesmo? Considero o som tão bom (ou melhor), e lhe poupará dissabôres e gastos desnecessários.
guilherme mussalem
Isso deve ser resultado de uma "rebarba" de metal no rastilho. Com uma lima pem pequena lime-o com cuidado. Aproveite para aumentar a altura do cordal (ou passar as cordas ao redor dele).
Daniel Soares Porto
Cara, ao contrário do que muitos pensam, compensado é mais pesado que madeira. Se vc quer tirar a dúvida, basta abrir a guitarra e observar se na parte interna a madeira possui linhas horizontais bem pronunciadas, parecendo um biscoito waffle, com côr e consistência bem diferente entre as linhas; se for assim, é compensado; se a consistência do material for homogêneo mas muito granulado, duro e "amarronzado", pode ser MDF (material ainda pior que compensado). Se não for nada disso, é madeira (cuja aparência e consistência é bem conhecida de todos).
The_Jack_White
Toque as músicas do White Stripes ( e de qualquer banda que vc quiser) com ela e procure o timbre que lhe agradar com ela, esqueça o do guitarrista dessa banda (ele tem o dele).
Abçs

LuizLaiho
Veterano
# fev/07
· votar


Fiz cagada no meu push pull....

Troquei o captador da ponte de minha guitarra. Não aguentei e como em parte elétrica eu fuço (mal fuçado pelo visto), soquei a bucha e coloquei meu HH777 novo na Tagima Cobra com push pull (no volume).

Bom, o que rolou. Rolou que ficou animal o som, solda bem feita, mas ... O PUSH PULL NÃO SOBE MAIS... o botão gira, mas travou na posição normal e não sobe quando puxo para defasar.

Creio que a cagada foi na hora de soldar a malha na carcaça do push-pull (aterramento). Não sei se internamente havia estanho que derreteu. Isso procede?

Não tentei "esquentar" novamente a área e puxar o botão, com medo que pare de vez e eu tenha que trocar o potenciometro (meio carinho inclusive).

Como vc's procederiam num caso desse? Arrisco esquentar...?

Daniel Soares Porto
Veterano
# fev/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então cara, eu abri a guita. Só que ela é pintada por dentro... Não dá pra ver a madeira. Se é que posso chamá-la assim!!!
Témais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


Daniel Soares Porto
Raspe a tinta.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/07
· votar


LuizLaiho
Muito esquisito. Só vendo mesmo.
Abç

gsprs
Veterano
# fev/07 · Editado por: gsprs
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Boa tarde caras
Estou com uma Tagima Custom all black E-2 Edu Ardanuy com caps HH777 da Malagoli, paguei muito barato nela..
Achei no mercado livre uma Epiphone Les Paul Classic Birdseye com Captadores SD Alnico 2 Pro por 1600, já achei barato..
Então ofereci a tagima pela epiphone, e o cara me pediu mais 200 reais.
Achei um baita negócio, mas nunca vi esse modelo da epiphone. O que me dizem?? Já ouviram falar nessa Les Paul Classic Birdseye ??

Farei um bom negócio??

Link para a Epiphone

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)