Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
rafagg
Veterano
# jan/07 · Editado por: rafagg
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
pow hoje fui na lah loja compra as paradas...num achei os fios da parte elétrica em lugar nenhum (bertola vc sabeonde posso acha???os blindados saum os mais difíceis) e nem as folhas d cobre (bertola hehehe vc tb sabe onde posso acha???) e nem os parafusos inox...achu q vo lah in saum cristovão ve se achu lah...


vlw

Bigode Ozzy
Veterano
# jan/07
· votar


Fala ai Seiji e Bertola!

Bom, troquei os trastes do meu véio violão, e fico muito bom! Mas ainda tem muitas rebarbas que ficaram horriveis! Limando essas rebarbas na mão, estão todas ficando sem um padrão, ficando muito feio. Tem algum macete pra fazer esses cantos dos trastes??

Abraços!

Zandor
Veterano
# jan/07
· votar


Prejudica muito a afinação em todas as casas se eu lixar o rastilho do meu violão (de nylon) pra abaixar as cordas?

TS9DX
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Estou pensando em colocar um captador Dimarzio Fast Track 1 na posição meio da minha guitarra, ela tem um Dimarzio Fred na ponte e um Dimarzio Paf Pro no braço.

Será que vai ficar bom?
Alguém aqui ja tocou em alguma guita equipada com o Dimarzio Fast Track 1 ???
O que vocês acham?

Obrigado!

r2s2
Veterano
# jan/07 · Editado por: r2s2
· votar


marrone
e vc sabe se o verniz do corpo e o do braço influencia um pouquinho tmb??

Boa pergunta. Num sei se em guitarras influencia muito, mas em instrumentos acústicos com certeza influenciam.

Os violinos stratovarius têm um tipo de verniz que é tão frágil (frágil num é a palavra, mas é que eles nunca endurecem completamente) que se vc apertar forte com o dedo eles marcam, mas tem gente que acha que um dos fatores que tornam os strad tão fenomenais é o verniz, além é claro do formato deles, que foi inovador à época.

LuizLaiho
Veterano
# jan/07
· votar


Cerâmico com AlNiCo 5

Minha guita tem os Seizi Tagima originais (Traditional HB da Malagoli Sound) que são captadores cerâmicos.

Apesar do som legal deles, não aguento a falta de definição no da ponte e comprei um HH777 (Malagoli Sound) para a ponte que é de AlNiCo...

Bom, o do braço original tem um médio-grave gostoso e pretendo ficar com ele instalado, mas a dúvida é:

Vou sentir muita diferença em termos de volume ao trocar esses captadores, por serem de materiais diferentes????

marrone
Veterano
# jan/07
· votar


r2s2

boa resposta hehe!
mais axo que se influenciar, vai influenciar muuito pouco mesmo, até pq na guitarra em primeiro lugar são os captadores que definem um pouco do timbre, depois madeira e depois não sei o que mais! mais vou ter que esperar pra ver o resultado final! só é xato fica sem guitarra pra toca até o fim de fevereiro, mais td bem!

Luckas_Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Luckas_Guitar
· votar


Bertola, Seiji, deem uma luz aqui, por favor:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/154354/#1

GuitarHome
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Bertola

Vou procurar. Outra coisa, escutei falar que se você NÃO deixar a ação das cordas iguais entre elas ( ex: deixar a mizinha na mesma altura que a si e assim por diante, todas na mesma altura certinho ) a afinação oscila.
Não se isso é verdade, pois a ação da minhas cordas estão diferente entre elas, umas mais baixas que as outras. Gostaria de saber se o correto seria deixar elas na mesma altura para que não oscile a afinação, e também queria saber se o nut da guitarra tem que te o espaço certinho para que a corda passe, sem sobrar nenhum espaço depois de passa a corda por ele.

Abraços

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Bertola

Qual exatamente a função do abaulamento da escala?

sugesto
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Olá, salvadores das incertezas!
então... estou com uma dúvida aqui que não vi ninguém perguntar.
é o seguinte... comprei uma guita nova a pouco tempo, e levei pra fazer uma regulagem, pra colocar cordas 0.10 (regular o tensor) e deixar ela com baixa ação das cordas. um detalhe é que quando eu levei lá, o braço dela tava levemente empenado.
aproveitei a ocasião e peguei um case com o luthier (zerado), pq eu chorei um desconto.

e menos de uma semana depois, percebi que as cordas estão trastejando, e olhando o alinhamento das cordas, percebi que as primeiras casas estão com um espaço muito menor entre o braço e as cordas do que o final da escala. logo, entendi que o braço está empenado.
o serviço do luthier tem garantia de 3 meses, então não vai ter problema pra desempenar de novo.

eu queria saber:
porque isso aconteceu tão rápido, em menos de uma semana?
minha casa é bem pequena, e com muita gente morando, logo não tem muito espaço. eu deixo ela no case, de lado (nem na vertical nem horizontal), porque não tem muito espaço. será que isso causou o empenamento?
enfim, dentro do case veio um daqueles saquinhos de sílica, para absorver a umidade. eu retirei o saquinho logo que comprei, porque aqui em brasília tá muito quente e não tá chovendo.
alguma pista??

sugesto
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

ahhhhh
tem um detalhe que acho que pode ser importante:
qdo peguei ela da regulagem, a ponte dela estava (ainda está) levemente inclinada, acho que pela tensão das cordas, ou o arranjo das molas (acho eu). mas como é uma ponte fixa, tipo tremolo, não me preocupei.
outra coisa: o braço dela é de maple, a escala também.
obrigado pela ajuda!
abs!

Fábio Seiji
Luthier
# jan/07
· votar


Bigode Ozzy
Existem ferramentas adequadas, mas são caras pois são importadas e é como qualquer ferramenta, se não usar adequadamente...
Eu acho que vc tá usando lixas muito grossas, proteja a escala com fita crepe e use lixas 320, 400, 600

Zandor
Se não fizer direito vc pode perjudicar mais do que a afinação...

TS9DX
Se fica bom ou não só vc poderá dizer, o que é bom pra mim pode não ser para os outros, right?

rafagg
A lâmina de cobre em lojas de metais não ferrosos, geralmente pra indústrias,em último caso eu posso mandar pra vc daqui, mas vê se encontra por aí mesmo pq o frete pode não compensar.
Parafusos de inox vc tem que encomendar em casas de parafuso.
Agora, se vc não encontrou os fios... eu, sinceramente, acho que vc não procurou direito.

LuizLaiho
Não são apenas o tipo do magneto que vai influenciar no nível de saída dos captadores, vc encontra captadores cerâmicos mais fortes ou mais fracos que de alnico.

marrone
Não tem como rankear a influência de cada parte da guitarra, depende de todo o conjunto, inclusive do guitarrista.

GuitarHome
Vc sentiu alguma oscilação na afinação de sua guitarra?
Eu poderia dizer que guitarra nenhuma no mundo afina perfeitamente, mas isso depende muito de quem está ouvindo e tocando...
Os slots do nut podem ter uma folga mínima.

rafagg
facilitar a tocabilidade, mas esse "abaulamento" pode ser mais ou menos benéfico dependendo da "pegada" do guitarrista.

sugesto
Pra saber se o braço está empenado vc precisa apertar a corda na primeira e última casa ao mesmo tempo e verificar a altura das cordas no meio do braço, em relação aos trastes. (faça uma busca nos tópicos sobre ação do tensor)
A garantia de 3 meses não quer dizer que não dará problemas, quer dizer que, no caso de dar algum tipo de problema relacionado ao serviço, vc pode pedir revisão sem custo adicional.
Dependendo da guitarra o braço pode sofrer com instabilidade do clima e esse tipo de coisa pode ser normal, mas dependendo de como vc toca pode ser que não se adapte com ação baixas das cordas tb.

LuizLaiho
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji

HH777 (Alnico, ponte):
DC OHMS (K): 16,8.
SAÍDA: 360 mV.

Seizi Tagima (cerâmico, braço)
DC OHMS (K): 9,0. (aproximadamente)
... não tenho a saida dele =/

tendo isso, dá pra definir se dá diferença perceptível? Vou pegar instalado no dia q vou tocar na noite... rss

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Cover_Malmsteen
Pelos parafusos na lateral deles.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


rafagg
Aqui no RJ nunca ví. Tem um forista que disse que achou lá no bairro do Jacaré.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


GuitarHome
Também estou querendo saber, está difícil de encontrar aqui no RJ (talvez na Pro-Music tenha).
Homem da Ciência
Vai depender da potência do seu amp.
andreteixeira
Cara, peroba para corpo é inadequado, pois é muito pesada e dura, ademais é hoje tão rara quanto o mogno.
Abçs

felipe_net10
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Andei observando que stratos com 22 trastes aparentam ter o traste 22 com a escala passando do braço ficando em cima do escudo (pelo menos é o que pareceu em algumas tagimas que eu andei olhando) minha duvida é a seguinte isso geralmente é padrão ou é só a tagima que faz? poderia por exemplo pegar uma shelter sst62 que tem 21 e colocar um braço com 22 trastes sem maiores problemas? ou pra isso ia ter que arrumar um corpo novo com outra medida de escalas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


felipe_net10
Geralmente stratos com 22 trastes tem essa "extensão". Para não ter a "extensão" a cavidade da trócula deverá ser extendida, e só um luthier poderá fezê-lo.
Abç

Luckas_Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ha algum problema em se ligar 4 singles num potenciometro de volume e conectar dois deles no mesmo "local" da chave seletora?

sugesto
Veterano
# jan/07
· votar


Fábio Seiji
brigado pela prontidão na resposta, cara!
então, ontem te disse que aqui tava muito quente, e não tava chovendo... hoje de manhã amanheceu um dilúvio aqui, tive que vir de arca pro trabalho
essas alterações de tempo não são muito boas né
apesar do meu case ser dito "térmico" (sei que isso e nada é a mesma coisa)
vou ligar hj pro luthier, de repente, vendo o instrumento, ele consegue saber exatamente o que é
muito obrigado, Fábio Seiji !!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Luckas_Guitar
Sim, vai ficar fora-de-fase.

felipe_net10
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

e o que vc recomenda? melhor cavar mais a cavidade ou fazer essa "extensão", lembrando que eu vou mandar fazer um braço e escala em maple, trastes jumbo se não me engano 6105 possivelmente escalopado e vou mexer na pintura da guitarra então naum teria problema com o acabamento! vale a pena aproveitar esse corpo (por ser alder) ou valeria amsi a pena eu mandar fazer outro? (pq na verdade o que eu pretendo é fazer uma strato toda custom... mais não tenho condiçõe$ de chegar em um luthier e mandar fazer uma no cash, assim aos poucos da pra fazer do jeito que eu quero, e acho até q da pra gastar menos levando em consideração q eu jah tenho a parte eletrica pronta (pots, captadores tudo novo e o que eu não tenho... trastes, tarrachas, ponte wilkinson, escudo eu to começando a importar pelo e-bay), além de jah ter a guitarra pra ir usando conforme ela veio...

e eu tenho mais duas duvidas:

chave de 3 posições geralmente usado pra h/h eu poderia usar pra ligar um cap de cada vez em uma guit h-s-h ou ele obrigatoriamente na posição do meio junta as duas pontas?

esses dias li acho q nesse topico mesmo vc falando pra alguém colocar um felcro embaixo do pot pra ele ficar mais duro (achei genial cara =D) mais ai pensei... a guit q eu tenho esse problema é justamente com um pot push pull... nesse caso tema lguma outra tecnica pra ele ficar mais firme?

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas aonde vc compra as folhas d cobre q usa ou q jah usou e os fios pra parte elétrica????Se possível queria tb saber as especificações do fio pq assim eh mais fácil d achar neh???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


rafagg
Cara, eu uso alumínio.
Cobre, aqui no RJ é dificílimo de arrumar, pois tem que ser da espessura de uma folha de papel. Como disse anteriormente, parece que tem um lugar lá no bairro Jacaré (não confunda com Jacarepaguá) onde vende, mas eu nunca fui lá comprar. Quanto ao fio, qualquer fio fino de cobre serve.
felipe_net10
Cara,
Se vc colocar um braço de 22 trastes sem a "extensão" em uma guitarra para 21, e escavar a cavidade da trócula, tem que tomar muito cuidado pois a ponte terá que ser reposicionada. Isso é um serviço complexo, para um luthier experiente, caso contrário sua guitarra jamais afinará. Nesse caso, o ideal é fazer um novo corpo, já projetado para 22 trastes.
A chave de 3 posições sempre liga 2 capts no meio.
No caso de pot tipo "push-pull" não há o que fazer.
Abç

felipe_net10
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

uhum... mais nesse caso é mais viavel o braço com a escala toda de 22 trastes, ou a extensão? perde em alguma coisa se usar a extensão? é muito absurdo tudo que eu pretendo fazer e é melhor eu fazer uma guitarra direto em algum luthier?

Homem da Ciência
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Prum amp de 250W então acho que é melhor colocar um 15pw5, certo? Ja que o outro tem 250 e nao aguentaria tanto. Obrigado

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


marrone

E saber como a madeira influencia num é tão simples tb não. Inflencia o sentido do corte, a secagem, a idade da madeira, a construção, as junções, o shape etc. Ou seja, a mesma madeira pode se comportar de diversas maneiras, claro que com sua característica predominante.

Luckas_Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Luckas_Guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, vai ficar fora-de-fase.

desculpe minha completa ignorancia, mas quais são as piores consequencias q isso pode gerar ao som da guita ou a seu funcionamento?

Pelo q eu andei pesquisando na net, ficar fora de fase pode proporcionar resultados interessantes, visto q minha guita é modelo strato mas a chave seletora tem somente 3 posições.

rafagg
Veterano
# jan/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e essas folhas d alumínio q vc usa eh d cozinha mesm???senão aonde vc compra???e parafusos vc sabe onde posso encontra?queria troca tds os parafusos da guita por inox ou u q vc recomenda???

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)