Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Gambá do Rock
Chorar de alegria cara. Muito bom mesmo.

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl

Pois é, pra mim semi-solida era a 335...

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


Gostei da resposta do Gasoline

hatebreeder
Veterano
# ago/05
· votar


muito bom

iS_LaSh
Veterano
# ago/05
· votar


pessoal e o q vcs sabem sobre guitarras com corpo de solid basswood???
tava querendo comprar uma MICHAEL les paul ... alguem a conhece ??

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


iS_LaSh
LP tem que ser mogno.

iS_LaSh
Veterano
# ago/05
· votar


Deji
dei uma lida e me falaram q nem todas sao de mogno ... ateh msm as spcl !!! parece q elas saum de Alder .. coisa assim ... mais pq mogno ??? o q tem de errado com o basswood ??

Deji
Veterano
# ago/05 · Editado por: Deji
· votar


iS_LaSh
Special nao presta é de compensado, mogno da timbre de LP.

mogno- tem ataque macio, rico em sustain e massa; é uma madeira consideravelmente pesada.

basswood- geralmente usada em guitarras de rock feitas para tocarem em alto volume; possui ataque moderado, com sustain constante; é uma boa madeira leve, mas com boa massa sonora final.

Resumindo, mogno tem som mas gordo e encorpado.

_Kasakolt_
Veterano
# ago/05
· votar


Seria legal se alguem que tivesse duas guitarra com caps iguais mais com corpo diferente para colocar sons e colocar a frequencia sei la..
algo para medir o som..com som limpo e distorcido..

alguem ae tem?

GuitarHome
Veterano
# ago/05
· votar


Disculpa a pergunta igonorante mais por acaso Ash eh igual a Alder?

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


GuitarHome
não

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


Alder é mais grave se eu não me engano

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


"No corpo da Fender normalmente são encontradas as madeiras americanas Alder ou Ash. O Alder tem como característica sonora um som mais aveludado com grave bastante profundo. O Ash é uma das madeiras mais pesadas com médio-agudo bem definido e aberto."

Fonte

iS_LaSh
Veterano
# ago/05
· votar


cara mais msm assim .... msm tendo um timbre mais encorpado do q as guitarras de basswood eu naum creio q isso vai ter tanta relevancia para o q toco ... eu toco hard rock ... keria essa lp nem tanto pela madeira q tem no corpo ... acho q naum teria tanto problema ... estava kereno fazer o seguinte ... comprar um hard rock da spanich ou intaum um stellbucker da stellfner ... pra colocar nessa michael ... pois akilo naum eh captacao ... pelo amor de deus ... mais sera q teria um comportamento legal (ou ateh parecido) de uma guitarra legal(uma lp da epiphone por ex ... ) ... sei lah ... ?!

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


iS_LaSh
Com o dinheiro gasto na comprar da michael e da captaçao vc pega uma epi standard usada que é bem mais guitarra.

http://www.produtolivre.com.br/detalhes.aspx?produto=54912

Eduardo Thomé
Veterano
# ago/05
· votar


Olá,

Ficarei mais inteirado sobre o assunto e darei minha opinião.
Obrigado pelo convite.

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Eduardo Thomé
Ok, obrigado ;) estamos aguardando

U1000D
Veterano
# ago/05
· votar


Tópico interessante...

muita informação..

mas como saber qual madeira tem na minha guitarra??

Igor Martins
Veterano
# ago/05 · Editado por: Igor Martins
· votar


Alguém tem informação sobre Marupá (q eu creio q é minha tagima) e Cedro?

O q noto nessa minha guitarra, é q é pesada, ela chega ser mais pesada q a epiphone SG g-400.


eu não entendo nada disso ae, marcas de captador, tipo de madeira, nada. o lance é tocar e curtir, se vale a pena outra guitarra aí eh soh testar.

Acho q é por isso q tu tira um timbre bom com zoom e warm music.
O povo se apega demais a certas características e marcas.

E qto mais tempo tenho com a zoom (a primeirona 505), toh fazendo uns patches q curto mais.

PedroMoser
Veterano
# ago/05
· votar


Bom, primeiro quero dizer que nao tive saco de ler todos os comentarios. Mas e se eu dicesse a voces, que acreditam que o corte influencia no timbre, que na stairway to haven do led zeppelin (banda que ja deixei de gostar ha algum tempo) o page usou uma telecaster? Pergunto, voces realmente notam uma grande diferença? Acho que essas coisas mudam muito mais no jeito que tu pega o instrumento, no conforto e tal. Eu já falei com o meu professor de fisica, ele falo que a influencia da madeira praticamente nao existe, já que a guitarra funciona com captação magnetica. Já em violoes e semelhantes a coisa muda.

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


PedroMoser
http://www.funtecg.org.br/publicacoes.html

Murilo Oliveira
Veterano
# ago/05
· votar


tô numa lan e quando eu acabar d ler issu ai eu naum vô ter tempo pra responder, intaum se eu naum responder vc sabe pq q foi...

Murilo Oliveira
Veterano
# ago/05
· votar


iS_LaSh

i vei, acho q sei qm eh vc

hehehe

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


Igor Martins
Alguém tem informação sobre Marupá (q eu creio q é minha tagima) e Cedro?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/32548/ultima.html
o bertola comento sobre madeiras nesse tópico

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


Segundo o mestre Mauricio Luiz Bertola

Mogno: madeira nobre indicada tanto para corpo como para braço, densidade média, boa granulação, timbre que favorece o médio-grave.
Maple: madeira do hemisfério norte (não existe no Brasil), oleosa e muito dura, pesada e estável, indicada para braços e escalas (não confundir com o soft maple que é usado para corpos).
Jacarandá: madeira nobre, muito dura de alta granulação, indicada para escalas.
Alder: madeira do hemisfério norte (não existe no Brasil), baixa granulação, densidade média baixa, sem veios, timbre médio (comumente usada em stratos).
Ash: madeira do hemsfério norte (não existe no Brasil), alta granulação, densidade média, com muitos veios e desenhos, timbre médio com mais sustentação que o Alder (comumente usada em Stratos em acabamento natural dada sua beleza).
Marupá: madeira brasileira de baixa granulação, clara leve e ressonante, baixa densidade, sem veios, timbre médio agudo, boa para corpos de strato (usada pela Tagima e por mim).
Ébano: madeira nobre africana, altíssima densidade, muito escura, dura e de timbre agudo, usada exclusivamente em escala.
Poplar(Choupo): madeira do hemisfério norte, média granulação, sem veios, timbre médio, muito usada em corpos de stratos e de baixos.
Agathis: madeira do sudoeste asiático, leve e de timbre médio, baixa granulação, sem veios. usada em corpos de guitarras e baixos.
Cedro: madeira leve e ressonante de média granulação, com odôr caracteristico (oleosa), timbre médio-grave, boa para corpos (substitui bem o mogno) e usada em braços de violões (não de guitarras).
Freijó: madeira brasileira de média granulação, um pouco mais densa que o cedro, timbre médio, sem veios, boa para corpos.
Pau-Marfim: madeira brasileira clara, densa e dura, indicada para braços e escalas.
Peroba: madeira densa, dura e pesada, mais escura e amarelada que o marfim (existem vários tipos), indicada para braços.
Não existe isso de madeira tonal (usada em luthiería) melhor ou pior, o que existe são suas caracteristicas, grau e tipo de secagem, corte correto, idade da árvore cortada, presença ou não de emendas, etc.
Abç

iS_LaSh
Veterano
# ago/05
· votar


VOU GASTA 450 REAIS EM TUDO ...

iS_LaSh
Veterano
# ago/05
· votar


com a guitarra e a captacao .. soh a ephiphone jah deve ser usada uns 700 ...

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


Aqui vai mais algumas informações que eu colhi da net sobre timbres de madeiras:

# Maple - madeira clara que tem como característica um timbre bem agudo, normalmente usada no braço ou como top de guitarras que combinam madeiras no corpo (ex: Les Paul, formada por um corpo de mogno com um top de maple).

# Alder - madeira de timbre caracteristicamente mais grave e normalmente usada no corpo. Ash - madeira clara com característica aguda também usada no corpo de instrumentos. Rosewood – É o nosso Jacarandá, sendo o da Bahia o mais valioso, reputado como o melhor, usado normalmente para fabricar escalas (fingerboard).

# Ebony/Ébano - madeira escura, quase preta, normalmente usada como escala em instrumentos mais caros, tem como característica um timbre mais agudo do que o maple.

# Mahogany/Mogno - madeira densa, pesada, de característica grave, usada no corpo de Les Pauls.

# Basswood - madeira leve, clara e com característica de destaque em freqüências de médio, foi muito usada nos anos 80 em guitarras como Ibanez e Jackson.

Fonte: TOTALGUITAR

Deji
Veterano
# ago/05
· votar


^

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Podiam fixar o tópico, mesmo se der treta depois os mods apagam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influencia da madeira no som da guitarra.